Fórum Portal Vídeos Guia de Episódios

Florinda Meza

Florinda Meza García nasceu em Juchipila, no estado de Zacatecas, em 8 de fevereiro de 1949. Desde cedo começou a demonstrar interesse por cultura, história e política. Com pouca idade, fica aos cuidados de seus avós, que logo falecem, deixando Florinda e seus irmãos à deriva. Consequentemente, seu caráter se fortalece, sendo formada uma personalidade firme e decidida.

florinda-meza2

Em sua juventude, devido à vocação artística que possuía, estuda arte dramática na ANDA (Asociación Nacional de Actores). Trabalhou como modelo de comerciais para televisão e desempenhou o ofício de secretária, buscando pagar seus estudos. Sua evidente capacidade histriônica a faz integrar-se à equipe de Roberto Gómez Bolaños. Chespirito a descobriu enquanto atuava nos esquetes de “La media naranja” e “La chismosa”. Florinda Meza trabalharia, inicialmente, para a Televisión Independiente de México (TV TIM).

florinda-meza1

Em 1973, após a fusão da Televisión Independiente de México com o Telesistema Mexicano, Florinda integra-se à recém-nascida Televisa. Posteriormente, converte-se na estrela feminina das séries de Chespirito. Ao longo dos anos, interpretaria diversas personagens, como Dona Florinda, Pópis e Rosa, a Rumorosa.

florinda-meza4

O relacionamento entre Florinda e Chespirito deixaria de ser meramente profissional. No ano de 1977, durante uma turnê no Chile, ambos assumem um romance. A união dura até os dias atuais. Antes de envolver-se com Bolaños, teve um relacionamento com Carlos Villagrán.

A partir de 1980, começa a trabalhar no programa Chespirito, que iniciava seu novo período. Interpretaria várias personagens, como a Chimoltrúfia (Los Caquitos), a vizinha (Los Chifladitos) e a enfermeira (Doutor Chapatín). Com o passar dos anos, dado o enorme sucesso de Chimoltrúfia, introduz no mercado uma revista semanal baseada na personagem, que alcançou grande êxito editorial.

florinda-meza3

Em “Milagro y Magía”

Trabalhou nos principais filmes de Chespirito, como “El Chanfle” (1979), “El Chanfle 2” (1982), “Don Ratón y Don Ratero” (1983), “Charrito” (1984) e “Música de Viento” (1988). Também participou da peça de teatro “Títere” (1984).

Inquieta, ofuscante e empreendedora, decide utilizar sua capacidade organizativa, financeira e seus amplos conhecimentos do meio televisivo em um novo desafio: produção de telenovelas, indústria de grande renome na televisão mexicana. Como produtora, Florinda Meza produziu na Televisa as novelas: “María de nadie” (1985), “Milagro y Magia” (1991, também atuou), “La Dueña” (1995) e “Alguna vez tendremos alas” (1997).

Atuou por mais de seis anos, ao lado de Chespirito, na peça de teatro “11 y 12”. É uma mulher de grande versatilidade: atua, escreve, produz, dança, canta, além de possuir ampla cultura e domínio sobre diversos temas.

florinda-meza5

Em entrevista para o Programa do Ratinho

Em 19 de novembro de 2004, após 27 anos de relacionamento, casou-se com Chespirito. Desde a morte de Bolaños, vive na Cidade do México. O casal não teve filhos, sendo que os seis filhos de Roberto são do primeiro casamento.

Texto: Arkantos, com informações de Mundo Chespirito.