Chimoltrúfia
Intérprete: Florinda Meza
Nome completo: María Expropiación Petronila Lascurain y Torquemada de Botija
Caracterização: Cabelo com pelo abundante e mal cortado, maquiagem natural e pintas sobre o nariz, dentes incisivos podres nas pontas centrais que os unem.
Vestuário: Utiliza um vestido simples, de manga curta, confeccionado em cor marrom escuro e florezinhas azuis. Tem um avental amarelo sobre a cintura que não sobe ao peito. Também utiliza meias listradas de cores vivas e sapatos brancos, de correias, sem sola e sem taco.
Personalidade: É uma mulher de aproximadamente 35 anos. É de classe social baixa, a clássica doméstica lutadora que sustenta a família. É profundamente honesta, respeitando as hierarquias e a ordem social estabelecida, por convicção e formação.
É sonhadora, idealista e vive feliz sem tirar nada dos demais. Ela somente quer saúde, um bom emprego que lhe permita viver do seu trabalho e talvez a boa sorte de que algum dia alguém a contrate como cantora, mesmo que cante horrivelmente e a gritos desafinados. Todavia, ela crê que canta divinamente.
É otimista, cândida, ingênua e com uma acentuada ignorância que às vezes a faz parecer criança. Também tem um grande senso de justiça e sempre defende as causas nobres, ajudando os mais necessitados na medida de suas possibilidades.
Texto: Arkantos