Fórum Portal Vídeos Guia de Episódios

Chapolin – Personagens secundários e vilões

seu-mundinhoSeu Mundinho: É um idoso que já trabalhou como fiscal sanitário. Passava a maior parte do tempo assistindo aos programas do Chapolin Colorado na televisão. Consequentemente, acabou tendo grandes prejuízos mentais. Começou a acreditar que realmente era o próprio Chapolin. Em determinado momento, passa a vestir uma roupa vermelha, um chapéu com anteninhas de vinil, além de utilizar uma marreta semelhante à biônica e repetir os bordões do herói. No fim do episódio “Cada um vale pelo que é“, Chapolin reduz seu tamanho através de uma pastilha encolhedora e inicia um diálogo com Seu Mundinho, fingindo ser sua consciência. O idoso afirma querer ser o herói por acreditar que não realizava algo importante. Chapolin consegue convencê-lo a não tentar ser outra pessoa, além de ressaltar a importância de outras profissões na sociedade. Interpretado por Ramón Valdés.

tripa-secaTripa Seca: É um bandido extremamente perigoso e um dos maiores inimigos do Chapolin. Em determinados episódios, age em conjunto com outros bandidos, como Quase Nada e Nenê. Assim como seus companheiros, demonstra grande estupidez em algumas situações. Geralmente, veste um terno e chapéu. É um dos amantes de Celina no episódio “Cleópatra“, em que duela com Quase Nada. Tentou forjar a própria morte no episódio “O estranho e misterioso caso do morto que morreu“, para poder continuar praticando crimes sem deixar rastros. No episódio “Não seja burro, Chapolin!“, consegue enganar o herói, que reduz o próprio tamanho através da pastilha encolhedora. Chapolin menciona no episódio “Tripas de cera” que conhecia o bandido desde sua infância. Interpretado por Ramón Valdés.

quase-nadaQuase Nada: É um bandido bastante temido que cometeu uma vasta quantidade de crimes. Possui uma enorme cicatriz no olho esquerdo. Demonstra, como uma de suas principais características, o grande mau-humor. No episódio “Cleópatra“, é um dos amantes de Celina e trava um duelo com Tripa Seca. Aparece também como bandido do Velho Oeste no episódio “A revólver dado não se olham as balas“, em que afirma ter cometido vários assassinatos, além de furtos em bancos, hotéis e diligências de todos os povoados. No mesmo episódio, é amante de Rosa, a Rumorosa. Planeja o assassinato de Chapolin no episódio “Não seja burro, Chapolin!“, atuando em parceria com Tripa Seca e Nenê. Interpretado por Carlos Villagrán.

neneNenê: É um impiedoso bandido que age com frieza em determinadas situações. Possui elevada estatura e grande força. Geralmente, veste roupas pretas. No episódio “Não seja burro, Chapolin!“, planeja com outros bandidos a morte de Chapolin. Após o herói reduzir seu próprio tamanho através de uma pastilha encolhedora, Nenê utiliza uma arma de fogo para tentar assassiná-lo. Interpretado por Rubén Aguirre.

celinaCelina: É uma mulher que geralmente acompanha os bandidos Tripa Seca, Quase Nada e Nenê. É loura, fuma com grande frequência e possui baixa capacidade intelectual. No episódio “Cleópatra“, é amante de Tripa Seca e Quase Nada. Presta auxílio na tentativa de forjar a morte de Tripa Seca no episódio “O estranho e misterioso caso do morto que morreu“. É utilizada para atrair Chapolin no episódio “Não seja burro, Chapolin!“, em que os bandidos planejam assassiná-lo. Interpretada por Florinda Meza.

poucas-trancasPoucas Trancas: É um louco perigoso e surdo-mudo que mata qualquer indivíduo que apresente a capacidade de falar. Apesar de possuir baixa capacidade intelectual, demonstra elevada força física. Escapa do manicômio no episódio “O louco“, passando a circular no edifício em que Dr. Chapatín trabalha. Posteriormente, passa a dormir em um banco do parque. Chapolin e o detetive pretendem capturá-lo. Aproveitando a oportunidade, utilizam um narcótico para animais, buscando mantê-lo controlado. O plano não é executado da forma esperada. No fim do episódio, o louco acaba simplesmente sendo levado pelos funcionários do manicômio. Outra versão do personagem seria utilizada no episódio “A volta do Super Sam“, em que Chapolin e Super Sam unem forças para detê-lo. Interpretado por Rubén Aguirre.

racha-cucaRacha Cuca: É um cruel pistoleiro que causa grande temor em todos os povoados. É aliado de Matoncísimo Kid e pai de Rosa, a Rumorosa. No episódio “Depois de jogarem o Chapolin, tapem o poço“, domina o poço de uma comunidade e cobra cinco dólares ou um saco de alfafa por cada balde d’água retirado pelos habitantes. Deixa de ser temido e representar uma grande ameaça no episódio “A volta do renegado“, tendo problemas com o alto e forte cantineiro do bar. Interpretado por Ramón Valdés.

rosa-a-rumorosaRosa, a Rumorosa: É a filha de Racha Cuca. Lamenta por não conseguir casar-se, devido à má fama de seu pai. No episódio “A revólver dado não se olham as balas“, é amante de Quase Nada. O criminoso tenta acertá-la com dois tiros, após Rosa recusar seu pedido de casamento. Os tiros a atingem superficialmente, resultando em sua sobrevivência. Estabelece a ordem no episódio “A volta do renegado“, utilizando a marreta biônica para dar uma lição no xerife, cantineiro do bar, seu próprio pai e Chapolin. Tenta libertar seu pai da prisão no episódio “A lei da marreta biônica“. Interpretada por Florinda Meza.

alma-negraAlma Negra: É o pirata mais sanguinário dos sete mares. Apresenta, como uma de suas características, a risada maléfica. Utiliza um tapa-olho. O pirata Matadouro é seu braço-direito. Procura assassinar pessoas que o ajudaram a enterrar tesouros, para evitar que informações sejam divulgadas. No primeiro episódio da saga “Os piratas“, Pança Louca e Lagartixa foram os escolhidos. Alma Negra também aparece como um suposto fantasma no episódio “O tesouro do pirata fantasma“, sendo, na realidade, um produto da imaginação. Interpretado por Ramón Valdés.

bruxa-baratuxaBruxa Baratuxa: É uma perversa bruxa que vive em uma caverna de um bosque. Deseja o casamento de seu filho com a “camponesa simples de nobre coração que vai todos os dias ao bosque recolher lenha”. A camponesa não aceita o casamento e a bruxa utiliza sua varinha mágica para transformá-la em árvore. Posteriormente, Chapolin consegue obter a varinha mágica e descobre a palavra cabalística que a faz funcionar: parangaricotirimirruaro. Consequentemente, consegue desfazer a transformação da camponesa. Aparece em História de Bruxas. Interpretada por Maria Antonieta de las Nieves.

almondegaAlmôndega: Um bandido que tem a faculdade de se disfarçar de qualquer coisa, seja um violão – o que faz com que se possa tirar notas de seu torso – um bebê – o que o deixou com vício em mamadeira – ou mulher. Aparece no episódio O Rei dos Disfarces, sendo requisitado por um homem que deseja matar a tia velha para ficar com a herança. Inicialmente surge como um homem gordo, mas depois reaparece como um homem magro, mostrando ao seu contratante a sua versatilidade para se disfarçar conforme o necessário para suas missões. Interpretado por Edgar Vivar e Ramón Valdés.

Texto: Arkantos