Fórum Portal Vídeos Guia de Episódios

Anúncio de Kiko como embaixador de Porto Alegre na Copa repercute internacionalmente e divide opiniões no RS

Nesta segunda-feira, a imprensa noticiou que o ator Carlos Villagrán será nomeado embaixador de Porto Alegre na Copa do Mundo de 2014. A nomeação acontecerá nesta quinta-feira, às 14h30, em evento na prefeitura da capital gaúcha. A escolha de Villagrán teve uma rápida repercussão nos meios de comunicação internacionais, mas vem desde ontem dividindo opiniões no Rio Grande do Sul.

Carlos, conhecido internacionalmente como o intérprete do Kiko, foi escolhido como mais um embaixador da cidade na Copa – há atualmente 19 pessoas nomeadas para a função, o que inclui ex-jogadores e até a ex-Miss Brasil, Gabriela Markus – pela sua relação íntima com o futebol. Villagrán é um apaixonado pelo esporte, tendo acompanhado de perto a Copa do Mundo de 1970, no México. Por tal paixão, dedicou os nomes de dois de seus filhos a jogadores da seleção brasileira: Edson, em homenagem a Pelé, e Paulo César, lembrando PC Caju.

A nomeação foi divulgada pela agência de notícias EFE e logo correu a América Latina. Diversos meios de comunicação noticiaram o fato, como a Univision, dos Estados Unidos, o Gol Caracol, da Colômbia, a Rádio Cooperativa, do Chile, no Goal.com, da Espanha e na Fox Sports LA. Também houve amplo destaque em sites brasileiros, como Terra, Rolling Stone, Folha, ESPN, entre outros.

No Rio Grande do Sul, entretanto, a notícia dividiu opiniões. O jornal Zero Hora destacou em sua edição desta terça-feira que o secretário extraordinário da Copa do Mundo 2014, João Bosco Vaz, não estaria sabendo do anúncio de Kiko como embaixador. Vaz teria dito que, se consultado, não concordaria, já que o ator não teria ligação com o futebol. O jornal também publicou em seu site uma enquete, perguntando ao público se aprovavam a escolha. A maioria dos votantes estava votando pelo “não”, até a edição deste post. O Zero Hora destacou ainda o protesto do coletivo Portoalegre.cc e outros internautas contra a escolha.

Entre comunicadores da Rádio Gaúcha, principal veículo do meio de radiodifusão do RS, a repercussão foi positiva. Em debate no programa matutino Gaúcha Hoje, Antônio Carlos Macedo e Daniel Scola não viram problemas na escolha de Kiko como embaixador. O jornalista André Machado publicou em seu blog: “Deixem Kiko promover Porto Alegre“. O assessor de imprensa do Grêmio Foot-Ball Porto-Alegrense, Márcio Neves, postou em seu Twitter: “O Embaixador da Copa é para divulgar a cidade sede pelo mundo. Não adianta nominar pessoas daqui, que não saem daqui.”. Muitos dos críticos da escolha perguntam por que não escolher um artista local para ser o embaixador.

Nas redes sociais, as reações são bem divididas. Várias pessoas elogiaram o anúncio de Villagrán, enquanto outros demonstraram surpresa e incredulidade.

Durante a tarde, o prefeito de Porto Alegre, José Fortunati, publicou em seu blog uma resposta aos críticos da nomeação. Destacando a relação de Carlos Villagrán com o futebol e afirmou que “os que tentam ridicularizar a iniciativa desconhecem a história de Villagrán e, com os preconceitos usuais dos “caranguejos”, tentam minimizar o ator de comédias mexicanas porque, talvez, estejam habituados a somente assistir aos “grandes clássicos do cinema”. 

Discuta este assunto com outros fãs no tópico no Fórum Chaves!

Texto: Antonio Felipe

One Response to Anúncio de Kiko como embaixador de Porto Alegre na Copa repercute internacionalmente e divide opiniões no RS

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *