Chaves – Personagens secundários
Nesta sessão apresentaremos rapidamente alguns personagens secundários do elenco da série “Chaves”.
Glória: O papel desta personagem já foi interpretado por várias atrizes, mas, no Brasil, ficou mais marcante o estrelado por Regina Torné. Glória é uma nova vizinha que chegou para morar na vila do Chaves, e, rapidamente, atraiu olhares de Seu Madruga e até do Professor Girafales. Reside na casa 23. Intérpretes: Maribel Fernández, Olivia Leiva e Regina Torné.
Paty: Enquanto a tia, Glória, atraia olhares dos homens adultos da vila, sua sobrinha, Paty, causou as mesmas sensações nas crianças. Interpretada pela bela Ana Lílian de La Macorra, a Paty mais conhecida do seriado Chaves chegou para morar na vila em 1978, e também participou de episódios da escolinha do Professor Girafales e alguns outros. Intérpretes: Patty Juárez, Rosita Bouchot e Ana Lílian de la Macorra.
Dona Edwiges: Esta personagem interpretada por Janet Arceo substituiu Glória e Paty, morando no apartamento 23, mas se assemelha mais com Dona Clotilde, a “Bruxa do 71”. Aliás, dizem que ela participou de dois episódios (um deles, O Terno do Tio Jacinto, primeira versão, de 1973), porque Angelines Fernández estava doente devido ao fumo excessivo. As crianças chamam Dona Edwiges de “louca da escadaria”.
Seu Madroga: Na série, Seu Madroga é primo do Seu Madruga. Ele substitui o papel do parente na primeira versão do episódio em que Quico é pregado numa caixa de madeira (a segunda versão se chama A bruxa está solta!). Em uma outra dublagem MAGA para o único episódio que Madroga aparece, ele é chamado de Seu Romão. Interpretado por Germán Robles.
Malicha: Mais uma familiar do Seu Madruga, neste caso, afilhada. Interpretada por Maria Luisa Alcalá, Malu, como também é chamada, participou de pelo menos três episódios, que há tempos não eram exibidos no Brasil devido à classificação “episódio semelhante”. São eles: Como Sujar uma Roupa de Festa?, O Festival da Burrice e O Caçador de Lagartixas, todos de 1974.
Elizabeth: Interpretada por Martha Zavaleta, aparece no episódio O Festival da Burrice (episódio perdido que voltou ao ar em 2012). Chaves também cita a personagem no episódio Isto merece um prêmio! (1974). É esta a aluna inteligente que vendeu a “estrelinha de bom aluno” para o Chaves, que a revendeu ao Quico.
Cândida: Interpretada por Angel Roldán, é conhecida no Brasil por sua aparição no já tão citado episódio O Festival da Burrice, onde ela também representa uma aluna do Professor Girafales.
Frederico: Pai de Quico, ex-esposo de Dona Florinda, que ficou viúva após Frederico, que era marinheiro, ser devorado por um tubarão.
Seu Furtado: Figura importante do episódio O Ladrão da Vila. Na versão de 1974 (não exibida no Brasil até 2018), é interpretado por José Antonio Mena. Já na versão de 1976, que os brasileiros conhecem, é interpretado por Ricardo de Pascual. José Simão classificaria Furtado como um “predestinado”: ele roubou objetos pessoais dos moradores da vila. Após oração de Chaves, Furtado se arrepende.
Sr. Calvillo: Interpretado por Ricardo de Pascual, este senhor é chamado de “Carequinha” pelas crianças da vila. Calvillo demostrou interesse em comprar a vila do Chaves após Seu Barriga pensar que estava com problemas no coração devido a um curcigrama, digo, eletrocardiograma. Aparece nas duas partes do episódio A Venda da Vila.
Hector Bonilla: famoso ator mexicano, Hector interpreta a si mesmo nas duas partes de Um Astro Cai na Vila, de 1979, como o galã das novelas que acaba parando na vila do Chaves precisando de um macaco para trocar o pneu de seu carro.
Garçom carequinha: interpretado por Ricardo de Pascual, aparece apenas no episódio O Restaurante de Dona Florinda, como o garçom que atende no restaurante da moradora do 14. Acaba enfrentando a concorrência do Chaves, que também quer trabalhar ali.
Texto: Victor235
Correções: Pedro Martín Barboza Gómez (Chavo Arachán)