Marcelo Gastaldi
Marcelo Gastaldi nasceu em 20 de outubro de 1944 e foi o primeiro dublador de Roberto Gómez Bolaños no Brasil. Além de ator e dublador, era cantor. Integrou o grupo musical Os Iguais, junto com Mário Lúcio de Freitas, que produziu as músicas e vinhetas brasileiras das séries de Chespirito.
Iniciou sua carreira como dublador nos anos 60, nos antigos estúdios da AIC São Paulo (que mais tarde, daria lugar à BKS), em séries, como A Noviça Voadora, e filmes, como Abbott e Costello na Legião Estrangeira.
Era o proprietário da cooperativa Maga, que, além de realizar os trabalhos de dublagem das séries de Chespirito, no Brasil, era responsável pelas dublagens de filmes, desenhos e séries, que seriam exibidos pelo SBT nas décadas de 80 e 90.
No ano de 1991, Marcelo e Carlos Seidl (este último, dublador dos personagens de Ramón Valdés) propuseram ao SBT a criação de uma série humorística, com base nas séries de Chespirito, fundamentada na criatividade e inocência dos seus programas. Tratava-se de Feroz e Mau-Mau. O projeto foi aprovado pelo SBT, mas não foi levado adiante, porque Marcelo não entrou em um acordo financeiro com a emissora.
Faleceu em 3 de Agosto de 1995, em virtude de uma baixa em seu sistema imunológico, causada pelo agravamento de sua diabetes.
Outros trabalhos como dublador:
– Snoopy (Charlie Brown Jr.)
– Spectreman (Wada)
– Batman (Traça)
Confira uma palestra de Gastaldi realizada em um curso de dublagem no SBT:
Texto: Dani da Silva