Fórum Portal Vídeos Guia de Episódios

Sobre o Fórum Chaves

forum-chaves-logo-novo3

Fórum Chaves é a maior comunidade brasileira de fãs de Chaves e Chapolin na internet, além de ser o fórum CH com o maior número de usuários cadastrados – mais de 30.000 até dezembro de 2016.

O site foi fundado em 1º de fevereiro de 2009, quando um grupo de fãs decidiram criar um espaço livre, aberto e democrático para que outros fãs pudessem conversar e discutir sobre as obras de Roberto Gómez Bolaños. Aos poucos, o Fórum foi conquistando seu lugar, para hoje ser uma das maiores referências sobre Chaves e Chapolin no Brasil.

Confira mais sobre o Fórum Chaves  e o que fizemos ao longo de nossos seis anos de história:

SEÇÕES

O Fórum Chaves é formado por quatro seções:

Fórum – é o centro de nosso site. Uma comunidade onde os fãs podem se cadastrar e conversar com outros fãs sobre tudo o que envolve as séries de Chespirito. O espaço conta com subfóruns onde os usuários podem falar sobre CH, sobre assuntos gerais, esportes, TV e ainda participar de jogos e promoções. Na Fonte dos Desejos, os fãs têm acesso ao maior acervo multimídia de Chaves, Chapolin e Chespirito para download na internet.

Portal – esta seção onde estamos abriga a central de notícias do Fórum Chaves. Aqui são publicadas as últimas informações sobre as séries, seus atores, dubladores, exibições, eventos, entre outros. Os fãs encontram ainda páginas com a história dos seriados, atores, dubladores e curiosidades.

Vídeos – espaço que reúne o acervo multimídia do Fórum Chaves que está no Youtube. Nessa página, os fãs podem conferir todos os episódios de Chaves e Chapolin, todos os capítulos dublados do Chaves Animado e Programa Chespirito, filmes com o elenco de CH, reportagens, programas, vídeos raros e muito mais. São quase 2.000 vídeos à disposição.

Guia de Episódios – a lista mais completa de episódios das séries de Chespirito, ordenada cronologicamente. É possível conferir a ordem original de exibições ou a ordem atual da Televisa, bem como quais episódios são exibidos pelo SBT e outros canais.

ACREDITAÇÃO DO GRUPO CHESPIRITO

grupoch

O Fórum Chaves é o único site de toda a América do Sul a possuir uma acreditação do Grupo Chespirito. Concedida em março de 2015,  é um reconhecimento ao trabalho e à relevância do Fórum Chaves junto aos fãs de Chaves, especialmente no Brasil. A acreditação foi dada pelo Grupo Chespirito, que administra os direitos sobre as obras de Roberto Gómez Bolaños, em parceria com a Televisa. O selo que destaca esse reconhecimento está em exibição nas redes sociais e no topo do Fórum.

REDES SOCIAIS

O Fórum Chaves está presente nas principais redes sociais:

Facebook – em sua fanpage oficial, com mais de 480.000 curtidores, o Fórum publica notícias, curiosidades, fotos raras e inéditas, tirinhas e vídeos das séries.

Twitter – com 75.000 seguidores, o site publica notícias, fotos e curiosidades de Chaves e Chapolin, além de acompanhar as exibições das séries e realizar a cobertura em tempo real de eventos relacionados a CH.

Youtube – com mais de 500.000 inscritos e mais de 365 milhões de visualizações, nosso canal oficial no Youtube é o maior em português dedicado a Chaves – sendo maior inclusive que o canal da Televisa. Nele, publicamos episódios, filmes, músicas, programas, entrevistas, reportagens, raridades, entre outros vídeos sobre CH.

Instagram – em nosso perfil oficial, publicamos fotos de episódios, imagens raras e inéditas, fotos de notícias, além de tirinhas das séries.

EVENTOS

O Fórum Chaves vem apoiando e divulgando todos os principais eventos relacionados a Chaves que ocorrem no Brasil. O site foi apoiador oficial de todas as turnês de Edgar Vivar, o Senhor Barriga, o que incluiu seus shows em São Paulo (2011 e 2012), Porto Alegre (2012 e 2013), Belo Horizonte (2011 e 2013) e Caxias do Sul (2013). Também fomos parceiros oficiais na turnê de Carlos Villagrán, o Kiko, em 2013, em seus shows nas cidades de São Paulo, Rio de Janeiro, Belo Horizonte, Porto Alegre e Recife. Fomos ainda parceiros no show de Maria Antonieta de las Nieves, a Chiquinha, em Porto Alegre (2013), no show do Chaves Animado, em São Paulo (2011) e no lançamento do livro Chaves – A História Oficial Ilustrada, da Universo dos Livros, que contou com Edgar Vivar, em 2012.

NOTÍCIAS E ENTREVISTAS

O Fórum notabilizou-se por ser a principal referência dos fãs no que diz respeito a notícias sobre o universo de Chespirito. Por muito tempo desmentimos os boatos sobre a morte e problemas de saúde de Roberto Gómez Bolaños. Além de traduzir as principais matérias sobre CH que são divulgadas nos meios de comunicação, o Fórum produz reportagens especiais e entrevistar atores de Chaves e outras personalidades. Confira alguns exemplos:

Entrevista com Roberto Gómez Fernández – em 2011, quando o filho de Chespirito esteve no país, o Fórum Chaves o entrevistou com exclusividade. Fernández falou sobre o pai, sobre as séries e o sucesso no Brasil.

Entrevista com Repórter Vesgo e Tatá Werneck – em 2012, o Fórum produziu um especial sobre os 28 anos de Chaves e Chapolin no Brasil. Nesse especial, três fãs famosos foram entrevistados: o Repórter Vesgo, do Pânico na Band; a atriz e humorista Tatá Werneck; e o produtor do Programa do Ratinho, Murilo Bordoni.

Fórum Chaves desmente aposentadoria da Chiquinha – uma notícia circulou na internet em 2012: Maria Antonieta de las Nieves, a Chiquinha, estaria se aposentando. Em contato com a atriz, o Fórum foi o primeiro veículo a desmentir a notícia.

Candidatos pelo país usam nomes de personagens de Chaves – ainda em 2012, o Fórum fez um levantamento exclusivo sobre quantos candidatos às eleições municipais usavam nomes de personagens de Chaves. Além disso, o site entrevistou um dos candidatos, o “Seu Madruga” que concorreu a vereador em Cotia (SP).

Entrevista com Rubén Aguirre, o Professor Girafales – o primeiro ator de Chaves entrevistado pelo Fórum foi Rubén Aguirre. Por Skype, ele falou sobre sua carreira, seu trabalho com Chespirito, sua passagem pelo Brasil e muitas outras curiosidades.

Edgar Vivar sendo entrevistado pelo Fórum Chaves em 2013.

Edgar Vivar sendo entrevistado pelo Fórum Chaves em 2013.

Entrevista com Edgar Vivar, o Senhor Barriga – em 2013, o Fórum conversou com Edgar Vivar durante sua passagem por Porto Alegre. O ator revelou detalhes de sua passagem pela medicina, porque Chespirito decidiu acabar com o Chapolin em 1979, sobre a morte de Ramón Valdés e também como se sente tendo contato com os fãs pelas redes sociais.

Entrevista com Maria Antonieta de las Nieves, a Chiquinha – também em 2013, por Skype, o Fórum falou com Maria Antonieta. Ela contou porque saiu das séries de Chespirito, em 1973, falou de sua carreira solo, de suas brigas com Bolaños, entre outros temas.

Entrevista com Carlos Villagrán, o Kiko – em 2015, também por Skype, o Fórum entrevistou o intérprete do Kiko. Direto do México, Villagrán falou sobre o começo de carreira, sobre os tempos de Chaves, esclareceu o porquê da saída das séries de Bolaños, o Brasil, o futebol e vários outros assuntos.

Kiko e Senhor Barriga dão seus palpites para a Copa do Mundo – em matéria exclusiva, o Fórum Chaves entrevistou Edgar Vivar e Carlos Villagrán, que deram seus palpites para a Copa do Mundo de 2014.

Especial de 30 anos de Chaves no Brasil – o Fórum Chaves produziu um especial sobre os 30 anos de Chaves e Chapolin no Brasil. A reportagem contou com depoimentos de fãs de todo o Brasil, entrevistas com Edgar Vivar, com uma fã cega, com os dubladores Cecília Lemes, Sandra Mara Azevedo e Carlos Seidl, além de Márcio Gastaldi, filho do dublador do Chaves, Marcelo Gastaldi, e com a diretora de produtos da Televisa, Maca Rotter.

PARCERIA COM FÃ-CLUBE

Em 2011, o Fórum firmou uma parceria com o Fã-Clube Chespirito Brasil, o maior fã-clube do mundo de Chaves e Chapolin, responsável pelo Festival da Boa Vizinhança, que em 2010 trouxe Kiko e Senhor Barriga ao Brasil. Juntos, as duas entidades colaboraram na etapa brasileira de América Celebra a Chespirito, participaram da divulgação de eventos dos atores de Chaves no Brasil, além de movimentos pela volta de Chaves e Chapolin ao SBT.

PROMOÇÕES

Desde 2010, o Fórum Chaves realiza diversas promoções para os fãs de Chaves, seja no próprio site ou em nossas redes sociais. Entre os itens sorteados, estão livros, ingressos para shows, camisetas, jogos, produtos autografados, chicles, entre outros. Para tanto, realizamos parcerias com diversas empresas, tais como: Matrix Editora, Universo dos Livros, Riclan, Online Editora, Slang, C&A e Samsung. Em 2012, o Fórum realizou uma promoção em parceria com o SBT, quando a emissora lançou a campanha Eu Amo Chaves. O site sorteou dois kits com camiseta, boneco e pen drive personalizado. Em 2014, para comemorar os cinco anos do fórum, realizamos a maior promoção de todos os tempos no fandom de Chaves. Em parceria com o Grupo Chespirito, sorteamos itens autografados por Edgar Vivar, Carlos Villagrán, Florinda Meza e Roberto Gómez Bolaños, além de um jogo de moedas do Chaves, cunhado pela Casa da Moeda do México, entre outros produtos.

ATORES E DUBLADORES

O Fórum Chaves é reconhecido por todos os atores e por diversos dubladores das séries de Chespirito. Em 2013, entregamos camisetas do site para Roberto Gómez Bolaños, Florinda Meza, Ana de la Macorra (Paty), Ricardo de Pascual (Senhor Furtado), Carlos Villagrán (Kiko) e Maria Antonieta de las Nieves (Chiquinha). No ano anterior, Edgar Vivar (Senhor Barriga) já havia recebido a camiseta Além disso, os dubladores Cecília Lemes (Chiquinha), Nelson Machado (Kiko) e Carlos Seidl (Seu Madruga) também possuem a nossa camiseta.

Possuímos contato com todos os atores e boa parte dos dubladores. Além disso, temos relação direta com o Grupo Chespirito, responsável por gerenciar as questões de licenciamento dos personagens de Bolaños.

NA MÍDIA

O Fórum Chaves é presença constante na mídia de todo o Brasil. Já colaboramos com reportagens publicadas na revista Mundo Estranho, nos portais UOL e G1 e no jornal Zero Hora. Além disso, nossas ações já repercutiram em diversos meios.

Gangnam Style – a versão Chaves do famoso hit do coreano Psy foi notícia na Jovem Pan, Jornal do Brasil, Folha de São Paulo, Tecmundo, SBT, Veja, iG, R7, Veja SP, Multishow, Natelinha, Info, Rede TV! e Terra.

Volta, Chapolin! – a campanha do Fórum Chaves pedindo a volta do Chapolin ao SBT em 2012 contou com o apoio de Rubén Aguirre (em vídeo), Edgar Vivar e do próprio Chespirito. O movimento foi notícia no Jornal do Brasil, MSN, Caras, Ofuxico, Natelinha, Jovem Pan e Estadão.

Reencontro de Florinda Meza e Rubén Aguirre  – o vídeo com o reencontro dos intérpretes da Dona Florinda e Professor Girafales, publicado de forma exclusiva pelo Fórum Chaves, teve repercussão em toda a América Latina. Nossa marca e vídeo estiveram presentes em veículos como El Universal (México), América TV (Peru), El Nacional (Venezuela), El Comercio (Equador), La Prensa (Honduras), Mega (Chile), Jornal O Globo, SBT, Extra, Caras e Diário de São Paulo.

AÇÕES SOCIAIS

O Fórum Chaves também busca realizar ações de caráter social. Em 2013, com o Fã-Clube Chespirito Brasil, demos início ao projeto Sigam-me os Bons, que consiste em unir fãs para realizar ações que beneficiem quem mais precisa. O projeto já realizou cinco doações de sangue, duas em São Paulo, duas no Rio de Janeiro e uma em Porto Alegre, na ação chamada Vamos doar sangue com o Polegar Vermelho?. Desde 2014, o Fórum participa da bancada de blogueiros do Teleton. Assim, fizemos parte diretamente da campanha de arrecadação de recursos para a AACD (Associação de Apoio à Criança Deficiente). Em 2015, participamos da organização do Chespirito Day, evento em comemoração ao aniversário de Roberto Gómez Bolaños, em São Paulo, e que arrecadou mais de cem quilos de alimentos não-perecíveis.

 

QUEM FAZ O FÓRUM CHAVES

A equipe do Fórum Chaves é renovada a cada seis meses, através de eleição no site. Os usuários escolhem quem deve comandar o fórum durante o semestre. Atualmente, esta é a equipe responsável pelo Fórum Chaves:

Administradores
Antonio Felipe Purcino – jornalista, 27 anos, de Porto Alegre. É responsável pela assessoria de imprensa e de mídias sociais.
Fábio Barbano (Barbano) – analista de sistemas, 34 anos, de São Carlos. Gerencia a parte técnica do site e é responsável pelo upload de vídeos para o Youtube.
James Revolti – desenvolvedor de software, 36 anos, de Maringá. Comanda a parte técnica e gerencia a Lista de Episódios.

Moderadores

Adão Jesus da Rosa (Adão RS) – estudante, 16 anos, de Rosário do Sul.
André dos Santos Júnior (CHarritO) – 33 anos, de Indaial.
Fellipe Mariano (FellipeKyle) – estudante, 2 anos, do Rio de Janeiro.
Hyuri Augusto – estudante, 15 anos, de Mogi das Cruzes
Igor Kleinschmitt (Igorkk33) – estudante de Sistemas da Informação, 22 anos, de São José do Sul.
Rebecca Snowcraft – estudante, 20 anos, de São Paulo.
Rogério Souza (Billy Drescher) – estudante de História, 24 anos, do Rio de Janeiro.
Vitor Souza (Chad’) – estudante, 17 anos, de Barra Mansa.

Colaboradores

Rodrigo Cesar – publicitário, 35 anos, de São Paulo. Coordena a área de ações sociais do Fórum.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *