Fórum Portal Vídeos Guia de Episódios

Chaves em Desenho Animado

chaves-desenho-animado

Clique aqui e assista aos episódios do Chaves Animado em versão dublada.

Com o enorme sucesso de várias décadas, a Televisa decidiu apostar em um novo formato para o Chaves: uma versão animada da série, que começou a ser produzida em 2006. A realização do desenho ficou por conta da Ánima Estudios, com produção de Roberto Gómez Fernández e supervisão de Roberto Gómez Bolaños, que dá a palavra final sobre os roteiros dos episódios, os quais muitos são de sua autoria.

O lançamento da série animada ocorreu em 21 de outubro de 2006, com um programa especial transmitido pela Televisa. Com a presença dos produtores e dubladores originais, o destaque foi a participação de Roberto Gómez Bolaños, que deu “play” no primeiro episódio, Os Balões. No Brasil, o desenho começou a ser exibido em 1º de janeiro de 2007, às 18h, no SBT.

show-chavo-animado

Com o surgimento do desenho, um novo e rico filão se abriu na Televisa, podendo explorar de forma muito mais intensa os personagens de Chespirito. Centenas de produtos licenciados, desde doces, brinquedos, kits de aniversário e lancheiras surgiram. Em 2010 e 2011, o McDonald’s ofereceu bonecos do Chaves como brindes no McLanche Feliz. Com o imenso sucesso da versão animada, adquirida por todos os países da América Latina, a Televisa investiu em novos formatos de Chaves: o Show do Chaves Animado, enorme êxito de público no México. No show, atores fantasiados como os personagens interpretam uma história especial. O show esteve no Brasil em 2011 e 2012, apresentando-se em São Paulo. Em 2012, também surgiu La Gran Carpa del Chavo, uma versão do show, porém em formato de circo.

No desenho, praticamente todos os personagens estão presentes. Apenas a Chiquinha ficou de fora da série, em razão das disputas judiciais pelos direitos de uso da personagem, interpretada por Maria Antonieta de las Nieves. Com esta ausência, Pópis ganhou mais destaque no desenho.

Jesús Guzmán, dublador do Chaves na versão animada.

Jesús Guzmán, dublador do Chaves na versão animada.

Os dubladores originais do desenho são:

Jesús Guzmán – Chaves e Godinez
Sebástian Llapur – Quico
Mario Castañeda – Seu Madruga e Nhonho
Erica Edwards – Dona Florinda e Pópis
Juan Carlos Tinoco/Arturo Mercado – Professor Girafales
Erika Mireles – Dona Clotilde
Victor Delgado/Sebástian Llapur  – Senhor Barriga
Maggie Vera – Paty
Leonardo García – Jaiminho
Julieta Rivera – Glória

Na versão em português, Tatá Guarnieri assumiu a voz do Chaves. Marta Volpiani, Carlos Seidl e Osmiro Campos retornaram aos seus personagens originais, Dona Florinda e Pópis, Seu Madruga e Professor Girafales, respectivamente. Nelson Machado, dublador do Quico, não aceitou o contrato oferecido pelo SBT e por isso, ficou de fora da dublagem, sendo substituído por Sérgio Stern. Confira a lista completa dos dubladores brasileiros do desenho aqui.

Atualmente, o Chaves em Desenho Animado está em sua sexta temporada. A sétima já está em produção. Depois de algumas temporadas com remakes de episódios clássicos, na maioria, os capítulos do desenho agora contam com histórias inéditas, inclusive explorando temas bastante diferentes, como o espaço, Egito ou o mar.

Texto: Antonio Felipe