Não substituíram Quico e Seu Madruga, mas melhorou a qualidade da série, graças a isso deu pra continuar. Se não tivesse criado o Jaiminho, a Dona Neves e o restaurante, a grande maioria do público não iria mais assistir porque a qualidade da série caiu muito sem o Seu Madruga e o Quico.Don CHelipe escreveu: A série melhorou com Jaiminho e Neves para suprir Quico e Madruga? Nunca. Isso foi um jeito muito criativo, mas não dá para comparar o brilhantismo dos dois e as histórias com os dois, com episódios do restaurante, que em grande maioria, são bem abaixo em qualidade.
Isso eu discordo, a Dona Florinda, mesmo sem o Quico, continuou tendo sentido na vila. Ela ficava advertindo as crianças, esperando a chegada do Professor Girafales e, sempre que possível, implicando com o Seu Madruga ou com a Chiquinha, sendo que tudo isso ela já fazia quando ainda tinha o Quico. O Senhor Barriga não ia para a vila só por causa do Seu Madruga, ele também ia pra cobrar o aluguel dos outros moradores. E, com isso, acabava entrando nas confusões que aconteciam.Don CHelipe escreveu:Chaves aprontava alguma com Quico, que por sua vez, passava para Florinda, que descontava em Madruga e por fim recaia em Chaves. Sem Quico, Florinda precisou ser alocada ao restaurante para ter algum sentido na série. Até porque, a ida do Seu Barriga a vila era justamente para cobrar o aluguel do Madruga.
Só que, sem o Seu Madruga e o Quico, ficou mais difícil fazer histórias na vila porque muitas das confusões giravam em torno dos dois. Chespirito criou o restaurante pra suprir esse buraco e funcionou, não pra substituir o Seu Madruga e o Quico (até porque não acho que tem como um cenário substituir um personagem), mas pra suprir a dificuldade de fazer episódios na vila. O restaurante possibilitou um novo leque de possibilidades nas histórias - tanto que poucos remakes aconteceram no restaurante, a maioria das histórias lá são inéditas - e entre os personagens (a relação entre o Chaves e a Dona Florinda, por exemplo, pôde ser mais explorada).
Sim, mas foi melhor criar o restaurante do que não criar. Sem ele, o que teria era um monte de episódios inteiros na escola. E, como já falamos, eles não são tão bons assim.Don CHelipe escreveu:O restaurante foi uma saída bem bolada para dar novas funções aos personagens, mas a magia da série nunca mais foi a mesma. Depois, foram uma série de remakes.
Concordo, mas o Jaiminho só passou a fazer a função do Seu Madruga depois que a série voltou a ser um quadro do Programa Chespirito. Antes disso, quando era uma série independente, o Jaiminho teve uma função própria: a de entregar as cartas para os moradores, mas por causa daquele jeito preguiçoso dele, ele acabava ficando lá mais tempo e entrava nas confusões. Acho que essa mudança pode ter sido um erro: se o Jaiminho tivesse continuado a ser como era em 1979, em vez de passar a substituir o Seu Madruga, Chespirito teria que criar novas histórias.Essa transformação dele aconteceu mais porque Chespirito quis fazer um monte de remakes, não porque era algo que a série precisava.Don CHelipe escreveu:A série com Quico e Madruga é muito mais interessante do que sem eles. Tanto que nos remakes seguintes, Jaiminho meio que faz a função do Madruga, e as crianças se revezam para suprir a ausência do Quico.
Mas o Chaves também apronta sozinho algo com o Quico. Isso se vê, por exemplo, no episódio das Lições de Box. E, como já disseram, na temporada de 1974 a Chiquinha não fez falta nas histórias.Don CHelipe escreveu:No desenho até concordo que a Chiquinha não faz falta, mas na série ela é super importante. Sem ela, muitas das vezes não seria possível todas as confusões que geram o looping Chaves > Quico > Florinda > Madruga > Chaves. Pois é ela que impulsiona por diversas vezes a "maldade" para Chaves ou Quico.
O episódio do Professor Apaixonado. Assistindo a versão de 1977 e comparando com a de 1974, dá pra ver que a Chiquinha não acrescenta nada a história.Don CHelipe escreveu:Cite-osO Gordo escreveu:Assim como muitos episódios com ela não tem lógica.
Vulgo quase toda temporada de 77![]()
![]()
mas tem que ser um em que ela não afetaria a história com a sua retirada... Tipo como a Florinda não faz falta no episódio do Futebol Americano por exemplo, só aparece pra dizer que existe...