Barbano escreveu:JoãoB escreveu:E ele não fez remakes só por causa da saída do Ramón e do Carlos. Se fosse assim, a série não teria tido nenhum remake antes de 1979, e teve vários. Portanto, a ideia era sim explorar o elenco.
Em momento eu disse que os remakes eram por causa da saída deles, e sim que as trocas de personagens foram motivadas por isso (como no exemplo que você citou, dos peixinhos).
Sem a saída deles, a maioria dos remakes seria feita com exatamente os mesmos personagens, nos mesmos papéis. Veja o caso do Mal Entendidos, na versões de 75 e 78, por exemplo. O objetivo não era explorar o elenco, e sim reaproveitar os mesmos roteiros de sempre, em vez de criar novos.
Uma coisa é fazer remakes de alguns episódios épicos, adicionando novos elementos. Outra é fazer vários remakes de todos os episódios, repetindo os mesmos roteiros a cada 2 ou 3 anos, como fez Chespirito. Isso foi falta de criatividade, falta de tempo, ou preguiça.
O que eu estou dizendo é isso: quando os remakes tem algo novo no roteiro, atores/personagens novos, vale a pena, porque aí dá pra explorar o elenco como eu disse. Mas quando não muda nada, aí sim falta criatividade.
Mas, olhando a série como um todo, Chespirito fez as duas coisas. Então não dá pra simplesmente dizer "ele não tinha criatividade e pronto", teve remakes sem criatividade mas outros que tinham.
Um bom exemplo é o episódio do Despejo do Seu Madruga, versões de 1974 e 1977. A versão de 1977 é muito mais criativa, com cenas de flashback e a presença do Professor Girafales e da Chiquinha. Claro, não tinha como a Chiquinha estar presente em 1974, mas incluí-la na história, assim como o Professor Girafales, do jeito que ele fez nesse episódio, foi uma boa ideia. Os flashbacks foram uma boa ideia também. E nas duas versões, Carlos e Ramón participam, então não dá pra dizer que só por causa da saída deles, Chespirito decidiu fazer maiores mudanças nos remakes. Se não fosse a saída deles, haveria sim muitos remakes onde não mudaria nada, mas também poderia haver remakes criativos, como esse do Despejo.
Alguns dizem que Chespirito fez remakes como esse por causa do retorno da Maria Antonieta à série. Mas aí, nesse episódio, ele encaixou ela de modo que a Chiquinha acrescentasse algo a história. Diferente do episódio do Professor Apaixonado, versões de 1974 e 1977, onde a presença dela na segunda não acrescenta nada. E mesmo assim, ele teve criatividade nesse episódio, mudando o final e colocando um clipe.
Enfim, Chespirito não teve criatividade em muitos remakes. Mas também teve criatividade em outros.