--
Depois de tanto procurar pela programação da TVS Rio, Canal 11, (1976 - 1981), sendo que eu recorri, inclusive, ao parceiro do Fórum Chaves, o ExperTV, eu consegui encontrar uma hemeroteca digital com a programação da ex-TV Continental: Google News - Jornal do Brasil.
Confirmando as minhas suspeitas, encontrei uma programação recheada de séries, filmes, flashes jornalísticos (mais tarde, estreavam os jornais: Jornal da Manhã, Jornal da Tarde e 24 Horas) e, principalmente, desenhos, especialidade do SBT até hoje.
Séries como Hazel, a Empregada Maluca e o clássico Batman, que dividiria, mais tarde, no horário nobre, os dias da semana com Chaves, já davam como pioneiras em programas desse formato na TVS (SBT). Os desenhos, em sua maioria, eram produções dos estúdios Hanna-Barbera. Com muitas sessões de filmes na programação da TVS, tendo o Silvio criado uma sessão que repetia três vezes o mesmo filme, os longa-metragem adquiridos pelo "Patrão" não tinham um grande intervalo de exibições. O jornalismo não recebia tantos investimentos, mas isso em virtude dos próprios limites da TVS. Os domingos, como de praxe, já tinha um espaço reservado para uma atração: Programa Silvio Santos.
Satisfeito, fui guiado pela minha curiosidade mais uma vez: decidi procurar notícias sobre o início do SBT, 19 de agosto de 1981, no Jornal do Brasil. Não consegui encontrar nada a respeito, mas me deparei com uma programação diferenciada da de São Paulo (Canal 4). Foi então que, na esperança de encontrar algo diferente, decidi ver a programação do dia 24 de agosto de 1984.
Logo no período matutino, às 08h00, o Canal 11 (SBT - Rio de Janeiro) apresentava o clássico programa"Bozo", enquanto o Canal 4 (SBT - São Paulo), com um início às 07h30, apresentava o programa "Sessão Desenho". As diferenças estendiam-se, praticamente, em toda a programação, como a exibição de "Snoopy" no Rio de Janeiro e, no mesmo horário, a exibição do "TV Pow" (que alguns dizem que foi nesse programa que as séries CH estrearam no Brasil) em São Paulo. "Snoopy" até podia ser exibido dentro do "TV Pow", mas, depois de ambos, as coisas eram novamente mudadas. Enquanto no Rio de Janeiro, às 17h30, era exibido a série "Tarzan", em São Paulo passava o programa "Sessão Sorteio da Tarde", fora a não exibição da novela "A Ponte do Amor" no Canal 4.
O que me de deixou seguro que a programação do Jornal do Brasil não estava errada é que alguns programas passavam no mesmo horário em ambos canais, como o programa "Sorteio do Meio-Dia" e o clássico desenho "Pica-Pau", 12h00 e 12h30, respectivamente.
Mas o que me deixou em dúvida novamente foi essa imagem abaixo:

Segundo a programação do Jornal do Brasil, Chapolin estreava, ou já tinha até estreado no programa "Bozo" somente em terras cariocas, segundo a programação do jornal Folha de São Paulo, às 18h00 no Canal 11 (Rio de Janeiro), se for levado em consideração a data da imagem: 24 de agosto de 1984. Mas, realmente, procurando em dias anteriores a essa última data, não há nenhuma menção às séries CH.
Isso é totalmente contraditório com o que é comum no meio CH: as séries eram exibidas, até 1987, somente no programa "Bozo". Eu comecei achar que a programação errada é a da Folha, pois não é mencionado o programa do Bozoca Nariz de Pipoca.
Mas, pensando melhor, há possibilidade, sim, da programação de ambos canais (Canal 4 e Canal 11) terem sido diferentes, e eu vi isso na novela "Chispita". Em São Paulo, a novela começava às 18h15, enquanto no Rio de Janeiro às 18h30, sucedendo, pasmem, o "Chapolin". Ou seja, poderia existir uma diferença até mesmo no horário de uma mesma atração para ambos canais. Não acredito que a Folha tenha "atrasado" 15 minutos a novela "Chispita", ou que o Jornal do Brasil tenha "adiantado" 15 minutos.
Fui procurar o "Chapolin" e, consequentemente, o "Chaves" na semana seguinte dessa imagem, mas apenas os dias 30 e 31 estavam disponíveis. Para a minha surpresa, encontrei, nos dois dias, apenas o "Chapolin", sendo exibido no mesmo horário do dia 24 de agosto. Eu esperava encontrar o Polegar no dia 30, enquanto o Menino do Barril no dia 31, seguindo o método de alternância. Comecei a duvidar novamente...
Avancei setembro, e logo no começo do mês não encontrei o Vermelhinho. O curioso é que o horário da novela "Chispita" inverteu: 18h15 no Rio de Janeiro e 18h30 em São Paulo.
Entretanto, eu pulei para o dia 17 de setembro e lá estava o Polegar novamente: no mesmo horário, mas agora com a duração reduzida para 15 minutos apenas. O que me pareceu é que, por parte de gente do SBT, tinha um desejo de padronizar o horário da novela "Chispita". Para isso, reduziria o horário de "Chapolin" no Rio de Janeiro, e voltaria, em São Paulo, o horário das 18h15. Só que ainda era estranho a exibição do Vermelhinho, ainda mais com a duração de 15 minutos e o "Chaves" não dando as caras. O que reforçou a minha estranheza era um programa: "A Mulher na Olimpíada", de apenas 15 minutos de duração e antecedendo a novela "Chispita". Era exibido nos dias em que eu não encontrei o "Chapolin". Comecei achar que era um erro o Jornal do Brasil ter colocado o Polegar na programação do Canal 11, somado com as razões citadas acima.
Todavia, no fim do mês, mas especificamente 28 de setembro, voltei atrás com a minha opinião quando vi essa imagem:

Sem querer, querendo, "Chaves" finalmente apareceu na programação do Canal 11. Procurei "Chapolin" em todos os horários, mas não encontrei. Ou seja, agora era hora do "Chirrín Chirrión" com o Menino do Barril.
Na verdade, eu não procurei mais depois dessa imagem. Não sei se as séries CH fixaram na programação do Canal 11 (e nem quero saber por enquanto, pois depois disso tudo...), ou se continuaram com o "entra e sai". Também nem sei se essa programação do Canal 11 é correta, afinal, ainda é dado como certo que as séries eram exibidas, até 1987, dentro do "Bozo", apesar desse não ser transmitido, no início, em São Paulo. O que eu posso dizer a todos é que, com a proximidade do aniversário das séries CH no Brasil, espero que a comemoração seja sempre como foi de costume, seguindo o lema do "protótipo" do palhaço Krusty e que não se confundem com toda essa história maluca, pois, no final das contas, "Chaves e Chapolin" continuarão fazendo parte dos mistérios do mundo.
Ah, e com essa "entra e sai" das séries CH na programação do Canal 11, dá para ter um "moral da história", não é verdade?
Chaves e Chapolin sempre serão tapa-buracos na programação do SBT.
P.S.: A história contada não é uma Creppypasta, apesar de contar com o assustador Bozo.