Séries CH em 1984 - Um início diferente no Rio de Janeiro...

... Ou não.

Tópicos fechados criados originalmente no Fórum das Séries CH.
Guilherme CH
Membro
Membro
Programa CH: Chapolin
Time de Futebol: Vasco da Gama
Curtiu: 106 vezes
Curtiram: 375 vezes

Séries CH em 1984 - Um início diferente no Rio de Janeiro...

Mensagem por Guilherme CH » 07 Jul 2013, 02:41

Não consegui achar um bom lugar para essa curiosidade do começo das séries no Brasil (ou, talvez, um grande engano), então resolvi criar um tópico específico. Caso não necessite disso, a moderação pode anexar com um outro tópico.

--

Depois de tanto procurar pela programação da TVS Rio, Canal 11, (1976 - 1981), sendo que eu recorri, inclusive, ao parceiro do Fórum Chaves, o ExperTV, eu consegui encontrar uma hemeroteca digital com a programação da ex-TV Continental: Google News - Jornal do Brasil.

Confirmando as minhas suspeitas, encontrei uma programação recheada de séries, filmes, flashes jornalísticos (mais tarde, estreavam os jornais: Jornal da Manhã, Jornal da Tarde e 24 Horas) e, principalmente, desenhos, especialidade do SBT até hoje.

Séries como Hazel, a Empregada Maluca e o clássico Batman, que dividiria, mais tarde, no horário nobre, os dias da semana com Chaves, já davam como pioneiras em programas desse formato na TVS (SBT). Os desenhos, em sua maioria, eram produções dos estúdios Hanna-Barbera. Com muitas sessões de filmes na programação da TVS, tendo o Silvio criado uma sessão que repetia três vezes o mesmo filme, os longa-metragem adquiridos pelo "Patrão" não tinham um grande intervalo de exibições. O jornalismo não recebia tantos investimentos, mas isso em virtude dos próprios limites da TVS. Os domingos, como de praxe, já tinha um espaço reservado para uma atração: Programa Silvio Santos.

Satisfeito, fui guiado pela minha curiosidade mais uma vez: decidi procurar notícias sobre o início do SBT, 19 de agosto de 1981, no Jornal do Brasil. Não consegui encontrar nada a respeito, mas me deparei com uma programação diferenciada da de São Paulo (Canal 4). Foi então que, na esperança de encontrar algo diferente, decidi ver a programação do dia 24 de agosto de 1984.

Logo no período matutino, às 08h00, o Canal 11 (SBT - Rio de Janeiro) apresentava o clássico programa"Bozo", enquanto o Canal 4 (SBT - São Paulo), com um início às 07h30, apresentava o programa "Sessão Desenho". As diferenças estendiam-se, praticamente, em toda a programação, como a exibição de "Snoopy" no Rio de Janeiro e, no mesmo horário, a exibição do "TV Pow" (que alguns dizem que foi nesse programa que as séries CH estrearam no Brasil) em São Paulo. "Snoopy" até podia ser exibido dentro do "TV Pow", mas, depois de ambos, as coisas eram novamente mudadas. Enquanto no Rio de Janeiro, às 17h30, era exibido a série "Tarzan", em São Paulo passava o programa "Sessão Sorteio da Tarde", fora a não exibição da novela "A Ponte do Amor" no Canal 4.

O que me de deixou seguro que a programação do Jornal do Brasil não estava errada é que alguns programas passavam no mesmo horário em ambos canais, como o programa "Sorteio do Meio-Dia" e o clássico desenho "Pica-Pau", 12h00 e 12h30, respectivamente.

Mas o que me deixou em dúvida novamente foi essa imagem abaixo:

Imagem

Segundo a programação do Jornal do Brasil, Chapolin estreava, ou já tinha até estreado no programa "Bozo" somente em terras cariocas, segundo a programação do jornal Folha de São Paulo, às 18h00 no Canal 11 (Rio de Janeiro), se for levado em consideração a data da imagem: 24 de agosto de 1984. Mas, realmente, procurando em dias anteriores a essa última data, não há nenhuma menção às séries CH.

Isso é totalmente contraditório com o que é comum no meio CH: as séries eram exibidas, até 1987, somente no programa "Bozo". Eu comecei achar que a programação errada é a da Folha, pois não é mencionado o programa do Bozoca Nariz de Pipoca.

Mas, pensando melhor, há possibilidade, sim, da programação de ambos canais (Canal 4 e Canal 11) terem sido diferentes, e eu vi isso na novela "Chispita". Em São Paulo, a novela começava às 18h15, enquanto no Rio de Janeiro às 18h30, sucedendo, pasmem, o "Chapolin". Ou seja, poderia existir uma diferença até mesmo no horário de uma mesma atração para ambos canais. Não acredito que a Folha tenha "atrasado" 15 minutos a novela "Chispita", ou que o Jornal do Brasil tenha "adiantado" 15 minutos.

Fui procurar o "Chapolin" e, consequentemente, o "Chaves" na semana seguinte dessa imagem, mas apenas os dias 30 e 31 estavam disponíveis. Para a minha surpresa, encontrei, nos dois dias, apenas o "Chapolin", sendo exibido no mesmo horário do dia 24 de agosto. Eu esperava encontrar o Polegar no dia 30, enquanto o Menino do Barril no dia 31, seguindo o método de alternância. Comecei a duvidar novamente...

Avancei setembro, e logo no começo do mês não encontrei o Vermelhinho. O curioso é que o horário da novela "Chispita" inverteu: 18h15 no Rio de Janeiro e 18h30 em São Paulo.

Entretanto, eu pulei para o dia 17 de setembro e lá estava o Polegar novamente: no mesmo horário, mas agora com a duração reduzida para 15 minutos apenas. O que me pareceu é que, por parte de gente do SBT, tinha um desejo de padronizar o horário da novela "Chispita". Para isso, reduziria o horário de "Chapolin" no Rio de Janeiro, e voltaria, em São Paulo, o horário das 18h15. Só que ainda era estranho a exibição do Vermelhinho, ainda mais com a duração de 15 minutos e o "Chaves" não dando as caras. O que reforçou a minha estranheza era um programa: "A Mulher na Olimpíada", de apenas 15 minutos de duração e antecedendo a novela "Chispita". Era exibido nos dias em que eu não encontrei o "Chapolin". Comecei achar que era um erro o Jornal do Brasil ter colocado o Polegar na programação do Canal 11, somado com as razões citadas acima.

Todavia, no fim do mês, mas especificamente 28 de setembro, voltei atrás com a minha opinião quando vi essa imagem:

Imagem

Sem querer, querendo, "Chaves" finalmente apareceu na programação do Canal 11. Procurei "Chapolin" em todos os horários, mas não encontrei. Ou seja, agora era hora do "Chirrín Chirrión" com o Menino do Barril.

Na verdade, eu não procurei mais depois dessa imagem. Não sei se as séries CH fixaram na programação do Canal 11 (e nem quero saber por enquanto, pois depois disso tudo...), ou se continuaram com o "entra e sai". Também nem sei se essa programação do Canal 11 é correta, afinal, ainda é dado como certo que as séries eram exibidas, até 1987, dentro do "Bozo", apesar desse não ser transmitido, no início, em São Paulo. O que eu posso dizer a todos é que, com a proximidade do aniversário das séries CH no Brasil, espero que a comemoração seja sempre como foi de costume, seguindo o lema do "protótipo" do palhaço Krusty e que não se confundem com toda essa história maluca, pois, no final das contas, "Chaves e Chapolin" continuarão fazendo parte dos mistérios do mundo.

Ah, e com essa "entra e sai" das séries CH na programação do Canal 11, dá para ter um "moral da história", não é verdade?

Chaves e Chapolin sempre serão tapa-buracos na programação do SBT.

P.S.: A história contada não é uma Creppypasta, apesar de contar com o assustador Bozo. :P
Esses usuários curtiram o post de Guilherme CH (total: 9):
Raphael GustavoRuukiJames RevoltiFurtadoChápuloCidadão GómezCHarritOAdão RScianide

Chambón
Membro
Membro
Curtiu: 507 vezes
Curtiram: 287 vezes

Re: Séries CH em 1984 - Um início diferente no Rio de Janeir

Mensagem por Chambón » 07 Jul 2013, 09:56

Boa descoberta Chapolin, realmente curioso!

E não creio que a programação esteja incorreta. Incrivél como até o ínicio da séries no Brasil é incerto...
We're walking down the
Street of chance
Where the chance is always
Slim or none
And the intentions unjust

Baby there's nothing to see
I've already been
Down the street of chance

Antonio Felipe
Administrador
Administrador
Time de Futebol: Grêmio
Curtiu: 310 vezes
Curtiram: 2825 vezes

Mensagem por Antonio Felipe » 07 Jul 2013, 09:59

Excelente pesquisa, Guilherme! :D Muito interessante!

Estava verificando aqui do que se trata essa "Sessão Sorteio da Tarde", que passava entre 17h40 e 18h15. E achei isso aqui, no antigo site do Igor C. Barros, Tinha que ser o Chaves!:

- Chaves estreou em 1984, em um quadro do programa do Bozo chamado "Sessão sorteio da tarde". Bozo sorteava, através de uma roleta, que desenho iria ser exibido. Só que é o seguinte: considerando a tecnologia da época, será que esses sorteios não eram fajutos?... Ou o SBT realmente tinha 10 aparelhos de videotape com fitas prontas para ir ao ar?... Bem, o que importa é que foi numa dessas que o Brasil viu Chaves pela primeira vez.

Aqui: http://igorcbarros.br.tripod.com/curtas.html

Alguém das antigas confirma que o programa era assim?

Pela programação do SBT, nota-se que não era parte do Bozo.
Administrador desde 2010, no meio CH desde 2003.

Guilherme CH
Membro
Membro

Mensagem por Guilherme CH » 07 Jul 2013, 11:23

É, até onde eu sei, "Sessão Sorteio do Meio-Dia" era apresentado pela Mara Maravilha, enquanto o "Sessão Sorteio da Tarde" ficava a cargo do Bozo.

O que eu acho estranho é aparição do Chaves só em setembro na programação do Canal 11. Talvez não precisamente no dia 28, pois nem cheguei a conferir as edições anteriores.

Os dias 27, 28 e 29 de agosto estão indisponíveis no acervo do Jornal do Brasil. Como só o Chapolin apareceu nos dias 30 e 31, não creio que o Chves tenha sido exibido nesses três primeiros dias.

Agora, caso seja verdade que o programa "Sessão Sorteio da Tarde" tenha sido apresentado pelo Bozo, as séries CH estrearam mesmo no programa do palhaço, mas...

A estreia das séries CH no Brasil. Não como foi, mas como poderia ter sido.

Um título bem admissível para o começo de ambas as séries em terras brasileiras. Não foi bem no programa "Bozo", mas em um quadro solo do mesmo. E o que eu imaginava ter acontecido de manhã, provavelmente foi no horário da tarde.

Como o Chambón disse, até o ínicio das séries no Brasil é incerto...
Editado pela última vez por Guilherme CH em 07 Jul 2013, 15:29, em um total de 1 vez.

Antonio Felipe
Administrador
Administrador
Time de Futebol: Grêmio
Curtiu: 310 vezes
Curtiram: 2825 vezes

Mensagem por Antonio Felipe » 07 Jul 2013, 11:35

Olha, eu não duvido também que as programações da TV fossem enviadas com erros aos jornais. Basta ver o tanto de erro que tem nas Tele Guías. Não faz muito tempo, vivia rolando erro nas grades publicadas nos jornais daqui do RS.

Essa informação da Sessão Sorteio da Tarde é complicada... Nunca tinha visto isso. O Leandro Morena diz que Chaves e Chapolin estrearam dentro do Bozo, ao meio-dia.

Essa polêmica vai longe...
Administrador desde 2010, no meio CH desde 2003.

Guilherme CH
Membro
Membro

Mensagem por Guilherme CH » 07 Jul 2013, 12:34

Pois é, eu também acredito que estejam erradas, parcialmente, as programações de ambos os jornais: Folha de São Paulo e Jornal do Brasil. Inclusive, avançando os dias, percebe-se que ambos canais (11 e 4) já começavam a ter um padrão quanto aos programas, até mesmo os horários.

Contudo, apesar do SBT ter iniciado as suas transmissões como uma rede três anos antes, creio que poderia haver algumas limitações ainda. O programa "Sessão Sorteio da Tarde" (que poderia até ser um quadro do "TV Pow", com a participação do Bozo), apresentando, aparentemente, só em São Paulo (Canal 4), não era exibido para as demais praças. Ou seja, no Rio de Janeiro, por exemplo, passavam desenhos e séries soltos, e nisso entra "Chaves" e "Chapolin". Os programas do SBT, inicialmente, eram produzidos nos Estúdios da Vila Gulherme, em São Paulo. Talvez alguns não eram retransmitidos para outros lugares do Brasil, devido aos próprios limites do começo do SBT, como já dito.

Em um primeiro momento, isso pode parecer loucura, pois essa situação quase já não tinha vez na década de 80. Foi normal, é claro, no início da televisão no Brasil até meados da década de 70.

Agora, essa informação de que as séries CH eram transmitidas no Rio de Janeiro (Canal 11), às 18h00, poderia ser coisa de programação local também. O mais provável é quem sabe, né?

Tenho ainda as minhas dúvidas quanto a essa programação do Canal 11. É complicado até de imaginar como foi o começo das séries CH no Brasil. Se foi nas manhãs do programa "Bozo", no "TV Pow", na "Sessão Sorteio da Tarde", enfim...

Furtado
Membro
Membro
Programa CH: Chaves
Curtiu: 122 vezes
Curtiram: 91 vezes

Mensagem por Furtado » 07 Jul 2013, 17:44

Ótima pesquisa, Guilherme! :D

Nesta época, o satélite era incipiente no Brasil. Se não me engano, as únicas emissoras que adotavam na época eram a Bandeirantes, a novata Manchete e a Globo. O SBT, provavelmente devia fazer transmissão via microondas, como a antiga Tupi. E acredito que, ambas emissoras, seguiam o mesmo sistema. Imagino que apenas a transmissão do horário nobre era nacional. Boa parte dos demais horários deveriam ser regionais.

Pela madrugada, como hoje, após o encerramento eles (TVS-SP) deviam gerar a programação do dia seguinte para as demais emissoras da rede SBT. E nisso, provavelmente geravam as séries CH para servir de tapa-buraco. O SBT usava muito este expediente com "A Pantera Cor de Rosa", que servia como espera para o término da novela da Globo à noite.

Bozo era transmitido em São Paulo e no Rio, eram programas diferentes. Não era transmitido nacionalmente. Aliás, o Bozo carioca era Wandeko Pipoca, e o Bozo paulista era Luis Ricardo/Arlindo Barreto. Em São Paulo, Bozo era exibido primeiramente na Record (Sim!) desde 1979, passando para a TVS na sua inauguração em 1981. Já na TVS Rio, não faço ideia de quando começou a ser exibido (acredito que em 1980).
Ex-moderador do Bar do Chespirito

Guilherme CH
Membro
Membro

Mensagem por Guilherme CH » 07 Jul 2013, 18:17

Bom, então dá para dizer que Chaves e Chapolin eram exibidos como tapa-buraco no Rio de Janeiro, enquanto que em São Paulo passavam mesmo dentro do "Bozo".

Resta saber se era no programa "Sessão Sorteio da Tarde", ou nas manhãs do SBT.

Daniel Brito
Membro
Membro
Time de Futebol: Vitória
Curtiu: 36 vezes
Curtiram: 78 vezes

Mensagem por Daniel Brito » 07 Jul 2013, 18:30

Excelente a pesquisa. E vale lembrar que nessa época programação de rede em tempo real não era padrão em todas as emissoras.
Imagem
Vencedor do Usuário do Mês (maio, junho e outubro de 2012)
Usuário do Ano de 2012
Moderador do subs Da Discussão Nasce a Luz e CH no Exterior (novembro de 2012 - novembro de 2013 / novembro de 2015 - novembro de 2016)
Moderador do TV de Segunda Mão (novembro de 2013 - novembro de 2014)
Moderador Global (novembro de 2014 - novembro de 2015)
Imagem
Imagem

João Neto (Eng. Camin)
Membro
Membro
Time de Futebol: Esporte Clube Bahia
Curtiu: 147 vezes
Curtiram: 345 vezes

Mensagem por João Neto (Eng. Camin) » 07 Jul 2013, 21:21

Italo BF escreveu: Bozo era transmitido em São Paulo e no Rio, eram programas diferentes. Não era transmitido nacionalmente. Aliás, o Bozo carioca era Wandeko Pipoca, e o Bozo paulista era Luis Ricardo/Arlindo Barreto. Em São Paulo, Bozo era exibido primeiramente na Record (Sim!) desde 1979, passando para a TVS na sua inauguração em 1981. Já na TVS Rio, não faço ideia de quando começou a ser exibido (acredito que em 1980).
Então, Chaves e Chapolin podem ter estreado primeiro no Rio, e depois em SP, ou vice-versa...

Precisamos observar, em relatos como os de Leandro Morena e Igor C. Barros, o detalhe sobre em qual cidade eles assistiam.

Parabéns a Guilherme pela pesquisa!

Furtado
Membro
Membro

Mensagem por Furtado » 07 Jul 2013, 21:31

João Neto (Eng. Camin) escreveu:
Italo BF escreveu: Bozo era transmitido em São Paulo e no Rio, eram programas diferentes. Não era transmitido nacionalmente. Aliás, o Bozo carioca era Wandeko Pipoca, e o Bozo paulista era Luis Ricardo/Arlindo Barreto. Em São Paulo, Bozo era exibido primeiramente na Record (Sim!) desde 1979, passando para a TVS na sua inauguração em 1981. Já na TVS Rio, não faço ideia de quando começou a ser exibido (acredito que em 1980).
Então, Chaves e Chapolin podem ter estreado primeiro no Rio, e depois em SP, ou vice-versa...

Precisamos observar, em relatos como os de Leandro Morena e Igor C. Barros, o detalhe sobre em qual cidade eles assistiam.

Parabéns a Guilherme pela pesquisa!
Sobre o Igor, ele (que é de SP) disse ter assistido na época da estreia, primeiro o Chaves e dias depois, o Chapolin. Isso porque ele identificou o rosto de Bolaños vestido de Chaves na roleta premiada do Bozo. Ele achava que era uma série de TV antiga, como "Os Três Patetas".

"IB - Vamos ao que interessa (mas eu adorei a primeira parte). Tudo começou em 1985, quando eu via o programa do Bozo, e na edição da tarde, a roleta da Sessão Sorteio tinha uma foto, ao lado dos desenhos. Eu achei que era mais uma série em película, como "Os Batutinhas" (em P&B, dos anos 30), que eles passavam na parte da manhã. Mas quando sortearam, eu vi que era em vídeo (sempre diferenciei cinema de vídeo, antes mesmo de entender o que era uma coisa e o que era outra). E o primeiro episódio de Chaves que eu vi era um que tinha a famosa placa de "Nesta vila são proibidos animais e crianças pequenas". Gostei logo de cara, achei interessante... Mas só em 1986 eu iria conhecer o Chapolin: minha prima, Débora P. Rodrigues, que hoje mora em Curitiba, me perguntou se eu conhecia o Chapolin. Que diacho seria isso? Liguei a televisão no horário que ela disse e... Supimpa! Mais uma série em vídeo. Demorei alguns dias para notar que o elenco era o mesmo de "Chaves" - inclusive o Quico, sem bochechas. Mas desde que eu vi gostei delas, por causa das piadas ("Por que vocês não procuram essas pedras na pedreira de Pirapora?", "Ésse bebê agá caca! Ésse bebê agá caca!"

http://www.sambariocarnaval.com/colunas ... apo15.html

Reparem que o Igor cita uma 'Sessão Sorteio'. Ou seja, bate com as informações do Guilherme.

Guilherme CH
Membro
Membro

Mensagem por Guilherme CH » 07 Jul 2013, 21:41

Apesar de eu duvidar um pouco ainda sobre essa programação do Canal 11, talvez Chapolin foi exibido mesmo no Rio de Janeiro, ainda mais que a primeira menção é justamente no dia 24 de agosto.

Então, primeiramente, Chapolin estreou no Rio, enquanto Chaves, em São Paulo.

Furtado
Membro
Membro

Mensagem por Furtado » 07 Jul 2013, 21:48

Guilherme, acho que também há mais uma coisa. Talvez Chaves e Chapolin não fossem exibidos apenas no programa do Bozo (Sessão Sorteio) e também no programa "TV Pow".

Pode ser até mesmo que ambas séries estrearam meses antes de agosto de 1984, dentro de algum outro programa, porém ninguém (falo dos fãs CH) havia visto até então.

João Neto (Eng. Camin)
Membro
Membro
Time de Futebol: Esporte Clube Bahia
Curtiu: 147 vezes
Curtiram: 345 vezes

Mensagem por João Neto (Eng. Camin) » 07 Jul 2013, 22:01

Chapolin Colorado escreveu:É, até onde eu sei, "Sessão Sorteio do Meio-Dia" era apresentado pela Mara Maravilha, enquanto o "Sessão Sorteio da Tarde" ficava a cargo do Bozo.
Será que Chaves e Chapolin eram "sorteados" e exibidos nos dois turnos? Afinal, alguns relatos dizem que passava CH de manhã, outros de tarde...

Guilherme CH
Membro
Membro

Mensagem por Guilherme CH » 07 Jul 2013, 22:16

Italo BF escreveu:Guilherme, acho que também há mais uma coisa. Talvez Chaves e Chapolin não fossem exibidos apenas no programa do Bozo (Sessão Sorteio) e também no programa "TV Pow".

Pode ser até mesmo que ambas séries estrearam meses antes de agosto de 1984, porém ninguém havia visto até então.
Pois é, dizem que as séries passavam, também, no programa "TV Pow". Olhando o Acervo Folha (Programação do Canal 4 - SBT São Paulo), no dia 24 de agosto, o programa "Bozo" não foi transmitido, e sim o "Sessão Desenho". No mesmo dia, o Canal 11 (SBT Rio de Janeiro) passava o programa do Bozo ("Clube do Bozo", como está na programação). Ou seja, o propriamente dito programa "Bozo" não foi exibido no dia 24 de agosto, em São Paulo. Ainda na mesma praça, ia ao ar, às 17h00, o programa "TV Pow", com a apresentação da Mara Maravilha. Às 17h40 já estava sendo exibido o curto programa "Sessão Sorteio da Tarde", que, ao que tudo indica, tinha a apresentação do Bozo.

Talvez por estarem juntos, tenha surgido uma possível confusão que as séries estrearam no "TV Pow". A não ser que o "Sessão Sorteio da Tarde" tivesse sido um quadro do programa da Mara Maravilha, o que eu acho pouco provável.

Aonde eu quero chegar é que, talvez, Chaves foi exibido, no dia 24 de agosto, somente em São Paulo, enquanto o Chapolin, no Rio de Janeiro.

Pode parecer loucura, mas estou começando achar que o Jornal do Brasil não errou ao colocar justamente o Chapolin no horário das 18h00, batendo com o "Sessão Sorteio da Tarde" do Canal 4 (SBT São Paulo).

A hipótese de as séries terem estreado antes de agosto de 1984, eu descarto. Acho que a data da estreia já é dado como certo, não tem o que discutir. Caso o Jornal do Brasil não tivesse o costume de errar, antes do dia 24 de agosto não aparece nada sobre as séries CH.
João Neto (Eng. Camin) escreveu:
Chapolin Colorado escreveu:É, até onde eu sei, "Sessão Sorteio do Meio-Dia" era apresentado pela Mara Maravilha, enquanto o "Sessão Sorteio da Tarde" ficava a cargo do Bozo.
Será que Chaves e Chapolin eram "sorteados" e exibidos nos dois turnos? Afinal, alguns relatos dizem que passava CH de manhã, outros de tarde...
Pois eu estou começando a acreditar nisso, ainda mais com o relato do Igor.

Mas só em 1986 eu iria conhecer o Chapolin: minha prima, Débora P. Rodrigues, que hoje mora em Curitiba, me perguntou se eu conhecia o Chapolin. Que diacho seria isso? Liguei a televisão no horário que ela disse e... Supimpa! Mais uma série em vídeo.

Dá para interpretar desse modo, que as séries eram exibidas em horários diferentes.

Trancado