Na ânsia de descobrir algo, tentei
comparar alguns arquivos de áudio aqui.
As narrações por cima atrapalham bastante, mas pude constatar algumas coisas.
Não se animem, são apenas detalhes que podem ajudar na busca.
Minha tese é que a música utilizada pela vinheta de abertura do SBT foi
cortada, para adequação de tempo, quando Chapolin diz "não contavam". A partir daí, avançam cerca de nove segundos na trilha.
Assim, a abertura do SBT usa as cornetas até aproximadamente o tempo 10s.
Depois, inicia-se, com duração de três segundos a trilha que estamos procurando.
Daí,
enquanto Gastaldi fala "contavam", fazem um corte brusco (ouçam em loop e perceberão), o instrumento dá até uma "tremida" quando unem a última nota antes do corte com a primeira depois do corte.
No final, o áudio é cortado novamente, findando-se a abertura, onde haveria a segunda parte da música (nenhuma parte dela entrou na abertura do SBT).
Então, comparei o trecho com a trilha usada pelo SBT em matéria quando Chespirito faleceu.
O começo deste áudio não coincide com o trecho da abertura, mas a parte do meio dele sim! Isso ressalta a possibilidade de um corte no meio música da abertura. Parte esta que está na trilha da matéria! O áudio da trilha tem os três segundos que aparecem na abertura, tem os nove segundos cortados da abertura e tem a parte que também está na abertura. E ainda tem uma terceira parte, o maior áudio já encontrado sim, contrariando o que dizem.
Isso pode ser percebido não só de ouvido mas também observando-se os desenhos do gráfico do áudio (lembrando que a fonte de gravação, as narrações do diálogo e mudanças de velocidade mudam o gráfico, tem que ser bem idêntico para ficarem iguais).
(a partir da parte selecionada, o áudio é coincidente. Na abertura trocaram pelas cornetas e apenas três segundos do início da BGM).
Quando acaba essa parte, há um outro corte brusco. O áudio da abertura termina. O áudio da matéria entra na segunda parte.
Esta segunda parte coincide com o trecho de uma chamada (não no gráfico, mas no áudio é notável). Só que o áudio da matéria, dando razão a quem falou, mostra notas a mais e continua por dois segundos, enquanto o da chamada termina com um efeito sonoro em fade-out. A tal chamada encontra-se no Youtube como "(intervalo e comerciais SBT TV Campo Grande 1990 parte 05)".
O que dá pra se tirar disso?
Que provavelmente o áudio tem 31 segundos ou mais, e que o ponto zero dele na abertura do SBT é diferente da onde a vinheta começa mesmo. Na abertura do SBT, tiraram uma parte anterior para colocar as cornetas, tiraram uma parte do meio e tiraram o final.
Já no áudio da chamada, ouve-se parte do final. Na trilha da matéria feita pelo SBT quando Chespirito faleceu, encontra-se, com volume baixo e narrações, todos esses trechos, a excessão das cornetas da abertura, que já se sabe que são separadas.
Ou seja, o SBT provavelmente tem sim o áudio completo, e o mais completo usado até hoje foi este da matéria.
Em tese, seria isso:
-- ABERTURA DO SBT --
Cornetas + 2 segundos da BGM + [corte na BGM] + Meio da BGM
-- CHAMADA -- (intervalo e comerciais SBT TV Campo Grande 1990 parte 05)
Nada + trecho do final da BGM
-- MATÉRIA DO SBT --
Início real da BGM + 9 segundos que foram cortados na abertura + Meio da BGM + trecho final que aparece na chamada + trecho final da BGM inédito nunca antes surgido (2s).