Religião

Espaço para debates sobre assuntos que não sejam relacionados a Chespirito, como cinema, política, atualidades, música, cotidiano, games, tecnologias, etc.
Don CHelipe
Membro
Membro
Programa CH: Chapolin
Time de Futebol: Corinthians
Curtiu: 27 vezes
Curtiram: 107 vezes

Re: Como me tornei agnóstico

Mensagem por Don CHelipe » 14 Fev 2014, 08:13

Professor Baratinha escreveu:Lembro que antigamente a gente discutia algumas coisas sobre bíblia e tal, aí depois parece que vc deu uma virada na casaca :lol:
É, como eu disse é a ultima fase até se perder totalmente a fé, voce já não acredita naquilo, mas quer de todas as formas que aquela seja a verdade.
Desde 2006 no meio CH

Fellipe
Membro
Membro
Curtiu: 675 vezes
Curtiram: 951 vezes

Mensagem por Fellipe » 15 Fev 2014, 21:10

Eu diria que sou ateu mesmo. E passei pelo mesmo "ritual". Teve uma época que eu tinha medo de algumas coisas, e principalmente de morrer. Era criança ainda. Daí eu lia a bíblia às vezes, via esses programas de pastores na TV, rezava muito antes de dormir, pedia coisas que eu queria, pedia que não acontecesse nada de mal com as pessoas, mas nada. Não entendo como tem gente que tá até agora esperando ~Jesus voltar~, ou que diz que conversa com Deus, essas coisas. Acho isso uma tristeza, que as pessoas consigam ser enganadas assim tão facilmente. O ruim é que isso vem de séculos, então é difícil de fazer todo mundo perceber a verdade. Enfim, depois de ver tanta coisa ruim acontecendo até mesmo aos fieis, padres que são pedófilos, pessoas que morrem dentro de igrejas, eu parei de vez de acreditar em Deus, em religião e todas essas coisas. Não fazem sentido algum e são fantasiosas demais. O mistério de como a gente e o universo existe é algo que ainda vai ser muito difícil de desvendar, e sinceramente prefiro não ficar pensando nisso, se não vou ficar louco. Mas com certeza não foi esse Deus que todo mundo crê.

Florinda
Membro
Membro
Time de Futebol: Grêmio e Botafogo
Curtiu: 28 vezes
Curtiram: 30 vezes

Mensagem por Florinda » 15 Fev 2014, 23:51

FellipeKyle escreveu:Não fazem sentido algum e são fantasiosas demais.
É exatamente como eu penso. Não acho lógico nem racional pensar que exista um ser invisível, onipresente, onipotente e onisciente que comande toda essa bagunça, esse mundo louco em que nos encontramos. Alguém com uma varinha de condão e poderes mágicos.
Respeito todas as opiniões e acho super compreensível que as pessoas acreditem em algo maior, que está por trás disso tudo; assim elas se sentem mais amparadas, protegidas; elas devem sentir medo por acharem que estão "sozinhas"...Tanto que, geralmente, é na hora de maior dificuldade que a maioria clama por Deus; entendo isso perfeitamente. Mas eu não creio.
Esses usuários curtiram o post de Florinda (total: 1):
Fellipe

Fellipe
Membro
Membro
Curtiu: 675 vezes
Curtiram: 951 vezes

Mensagem por Fellipe » 16 Fev 2014, 15:18

Tirou as palavras do meu teclado, Florinda. :D É exatamente o que eu penso, as pessoas tem medo de estarem "sozinhas" no mundo, sem ter ninguém que esteja olhando por eles lá em cima, que proteja eles, que realize milagres e os sonhos, mas acontece que não tem mesmo. E é difícil de aceitar isso, mas é a verdade. Eu consegui aceitar e hoje em dia já não me importo mais.

Rafinha
Membro
Membro
Time de Futebol: Botafogo
Curtiu: 36 vezes
Curtiram: 104 vezes

Mensagem por Rafinha » 16 Fev 2014, 16:12

Muitas coisas existentes no mundo e na história se faz duvidar da existência de Deus - o Deus cristão, a divindade mais difundida.

Por exemplo: por qual razão um recém-nascido morre logo após o parto? Por que um ser tão inocente morreria sem ter cometido nada para ser castigado com a morte? Alguns diriam que seria um castigo aos pais ou a alguém de grande afeição à criança por algo que fez de muito grave no passado e está colhendo o que plantou, ou é para os pais saberem lidar com a dificuldade da perda e superar, ou algum propósito futuro, enfim. Isso não faz sentido para mim, pois nenhum ser humano deve pagar pelos atos de outrem, mesmo que sejam dos pais ou da pessoa que mais o ama.

Outra coisa: se somente conquistarão a salvação aqueles que acreditam e disseminam a palavra do Deus cristão, como que civilizações antigas, como a grega, a mesopotâmica e a egípcia, cujas religiões eram politeístas (acreditavam em diversos deuses, além de seres humanos também serem divinizados - milhões de pessoas viveram crendo que um líder de Estado era um deus vivo), ou os nativos que habitavam nosso continente, que faziam rituais de canibalismo e outras coisas, poderiam ser salvos, sem nunca terem ouvido falar no cristianismo? Fora que até hoje existem diversas tradições religiosas: budismo, islamismo, hinduísmo, religiões africanas, etc. Afinal, qual delas propagada a "verdade"?

Enfim, na minha concepção, religião é um meio de acalentamento construído pelos homens em diversas culturas, uma escapatória para não limitá-los a somente essa linha efêmera de existência terrestre. Conscientizar-se de que não há nada após a morte é perturbador, as pessoas necessitam crer que ainda há vida além dessa vida. Eu respeito todas as religiões, condeno somente os corruptos religiosos que se aproveitam da falta de instrução dos fiéis.

Eu me posiciono como deísta. Acredito num ser regulador do universo, sem nenhum vínculo com as crenças construídas pelos mortais.
- Administrador do Fórum Chaves (de maio a novembro de 2013)
- Moderador global (de maio de 2012 a maio de 2013)
- Moderador do Bar do Chespirito (de maio de 2011 a maio de 2012; de maio a novembro de 2014)
- Usuário do mês de abril de 2011
- Campeão de algumas competições no FCH, tais como GUF Séries A e B e Bolão do Brasileirão 2013

- Botafoguense sofredor
- Eleito o usuário mais sexy do Fórum Chaves

Chambón
Membro
Membro
Curtiu: 507 vezes
Curtiram: 287 vezes

Mensagem por Chambón » 16 Fev 2014, 18:06

FellipeKyle escreveu:Mas com certeza não foi esse Deus que todo mundo crê.
Até imagino o pessoal lá no último dia. Todo mundo sério, esperando uma figura soberana e autoritária... e aparece um baixinho de bigode, sorridente e contando piadas.

''Alguém aí viu um apocalipse?''
We're walking down the
Street of chance
Where the chance is always
Slim or none
And the intentions unjust

Baby there's nothing to see
I've already been
Down the street of chance

Leandro Boutsen
Membro
Membro
Programa CH: Chaves
Curtiu: 0
Curtiram: 140 vezes

Mensagem por Leandro Boutsen » 16 Fev 2014, 18:17

Rafinha escreveu: Fora que até hoje existem diversas tradições religiosas: budismo, islamismo, hinduísmo, religiões africanas, etc. Afinal, qual delas propagada a "verdade"?

:vamp:

Baixinho
Membro
Membro
Time de Futebol: C.R. Vasco da Gama
Curtiu: 0
Curtiram: 70 vezes

Mensagem por Baixinho » 16 Fev 2014, 18:26

Dizem q quem acredita apenas em Deus e em nada mais é Agnóstico se for é o meu caso .

Pois não acredito na bíblia e em templos .

Victor235
Membro
Membro
Time de Futebol: Palmeiras
Curtiu: 2574 vezes
Curtiram: 2491 vezes

Mensagem por Victor235 » 16 Fev 2014, 23:51

FellipeKyle escreveu:Eu diria que sou ateu mesmo. E passei pelo mesmo "ritual". Teve uma época que eu tinha medo de algumas coisas, e principalmente de morrer. Era criança ainda. Daí eu lia a bíblia às vezes, via esses programas de pastores na TV, rezava muito antes de dormir, pedia coisas que eu queria, pedia que não acontecesse nada de mal com as pessoas, mas nada. Não entendo como tem gente que tá até agora esperando ~Jesus voltar~, ou que diz que conversa com Deus, essas coisas. Acho isso uma tristeza, que as pessoas consigam ser enganadas assim tão facilmente. O ruim é que isso vem de séculos, então é difícil de fazer todo mundo perceber a verdade. Enfim, depois de ver tanta coisa ruim acontecendo até mesmo aos fieis, padres que são pedófilos, pessoas que morrem dentro de igrejas, eu parei de vez de acreditar em Deus, em religião e todas essas coisas. Não fazem sentido algum e são fantasiosas demais. O mistério de como a gente e o universo existe é algo que ainda vai ser muito difícil de desvendar, e sinceramente prefiro não ficar pensando nisso, se não vou ficar louco. Mas com certeza não foi esse Deus que todo mundo crê.
Não é um pedido seu que vai fazer "não acontecer nada de mal" para as pessoas. Ao invés de abandonar suas crenças, deveria pensar que ninguém consegue tudo que quer, que Deus existe não apenas para você, e sim para todos, e que nem tudo acontece como você quer. Inclusive, o que você acha maravilhoso pode não ser o que realmente deva acontecer de melhor para as pessoas. Sem contar que seguir uma religião/acreditar em Deus não é só ficar pedindo coisas, e deve-se saber pedir.

Triste saber que tem pessoas que deixam de acreditar em Deus simplesmente porque fica pedindo coisas e não consegue tudo da forma que quer.
"Se aproveitaram da minha astúcia" - VELOSO, Caetano

Antonio Felipe
Administrador
Administrador
Time de Futebol: Grêmio
Curtiu: 310 vezes
Curtiram: 2864 vezes

Mensagem por Antonio Felipe » 17 Fev 2014, 11:36

Pior é aceitar que tragédias, mortes e tantas desgraças que uma pessoa possa sofrer, sejam porque "Deus quis assim".
Esses usuários curtiram o post de Antonio Felipe (total: 1):
Fellipe
Administrador desde 2010, no meio CH desde 2003.

Quase Seca
Membro
Membro
Time de Futebol: Vasco
Curtiu: 347 vezes
Curtiram: 1415 vezes

Mensagem por Quase Seca » 17 Fev 2014, 11:41

Se for seguir isso ao pé da letra, na bíblia não diz que o mundo jaz no maligno? Como num mundo que jaz no satã, só vai acontecer coisas boas com os bons e ruins com os ruins. O mundo perfeito?
Imagem

Don CHelipe
Membro
Membro

Mensagem por Don CHelipe » 17 Fev 2014, 11:53

Pior ainda é ver que tem fiéis que são beneficiados (geralmente a elite da igreja) e outros que continuam se fodendo, sempre por que deus quis!

Então deus quer que alguns se deem bem e outros se lasquem?

Depois de estudar e conhecer a biblia de ponta a ponta eu posso questionar:

- Adão e Eva tinham umbigo?
- Supondo que o primeiro casal tenha sido branco, como vieram as outras raças?
- Aonde Noé jogou toda a merda que os animais fizeram na arca?
- Por que as Piramides não foram destruidas junto com o diluvio?
- Anjos são homens ou nao possuem sexo?
- deus se arrepende ou nao?

São muitas contradições e passagens que não dá pra se concordar;
Desde 2006 no meio CH

Chambón
Membro
Membro
Curtiu: 507 vezes
Curtiram: 287 vezes

Mensagem por Chambón » 17 Fev 2014, 12:03

É incrível comparar os teus posts de um ano atrás no tópico de religião com esses atuais.

Nem parece o mesmo sujeito.
We're walking down the
Street of chance
Where the chance is always
Slim or none
And the intentions unjust

Baby there's nothing to see
I've already been
Down the street of chance

Quase Seca
Membro
Membro
Time de Futebol: Vasco
Curtiu: 347 vezes
Curtiram: 1415 vezes

Mensagem por Quase Seca » 17 Fev 2014, 12:13

Eu só acho que um ateu "bom" é aquele que desde jovem tem suas dúvidas e questionamentos, pesquisa, cria opinião independente de situação A ou B. Agora o pessoal aí que se tornou ateu simplesmente pq se deu mal na vida, perdeu familiar, sofreu um acidente, perdeu o marido/esposa blá blá blá é simplesmente desacreditado. Uma vez que se pedisse as coisas para Deus, e tivesse o carro do ano, ganhasse na loteria, tivesse parentes que só morresem aos 200 anos, e de causas naturais etc etc, hoje em dia ainda seriam bons cristãos (cristão no sentido de crer, não de religião em si). Aí me parece oportunismo.

Tem gente que começa a ter suas dúvidas, questionamentos, pensar melhor na sua vida só depois que toma várias lambadas. Isso me parece mais birra que ateísmo.
Esses usuários curtiram o post de Quase Seca (total: 1):
Igorkk33
Imagem

Don CHelipe
Membro
Membro

Mensagem por Don CHelipe » 17 Fev 2014, 14:02

Chambón escreveu:É incrível comparar os teus posts de um ano atrás no tópico de religião com esses atuais.

Nem parece o mesmo sujeito.
É, de um ano pra cá que me firmei como agnóstico... sempre questionei a biblia mas tinha receio de como o mundo me veria se pensasse diferente. Sobretudo minha familia e amigos.
Desde 2006 no meio CH

Responder