Tá virando polêmica...
http://zerohora.clicrbs.com.br/rs/espor ... =Hootsuite
Não passou em branco a escolha de Carlos Villagrán, que interpreta Kiko no seriado Chaves, como um dos embaixadores de Porto Alegre para a Copa de 2014 — o ator receberá do prefeito José Fortunati a distinção em cerimônia marcada para quinta-feira, no Paço Municipal.
Internautas criticaram duramente a escolha — o coletivo PortoAlegre.cc, por exemplo, lançou uma campanha nas redes sociais contra a homenagem.
As críticas, em geral, são por considerar que Villagrán tem pouca relação com o futebol, ou por pedir que embaixadores sejam artistas gaúchos.
Uma das tradicionais piadas que colocam o prefeito Fortunati em cenários engraçados foi adaptada ao caso (veja abaixo). O gabinete do prefeito ainda não comentou o convite a Villagrán.
Com a placa da homenagem em mãos, a missão do ator será divulgar a Capital no Exterior. Elias Figueroa, Mano Menezes e o zagueiro do São Paulo Lúcio já receberam o cargo, que é simbólico.
Aos 69 anos, Villagrán faz sua última turnê — pretende encerrar a carreira de shows no Brasil. Neste sábado, fará duas apresentações no Bar Opinião, em Porto Alegre, às 16h e às 20h — o horário à tarde foi aberto depois de os ingressos para o show da noite se esgotarem.
Agora o outro lado da moeda...
Convidei o ator Carlos Villagrán (foto), do seriado “Chaves”, para ajudar a divulgar a nossa cidade para a Copa do Mundo. Logo alguns passaram a ridicularizar o convite como se se tratasse de algo absurdo.
Para os que não sabem o seriado Chaves é ainda hoje um dos mais assistidos em todo o mundo, especialmente nos países da América do Sul. Villagrán, que interpreta o personagem “Kiko”, é um amante do futebol, adora o futebol brasileiro, torceu pela seleção canarinho na Copa do México e, como prova deste amor, deu o nome ao seu segundo filho de Édson, em homenagem ao Pelé, pois o nascimento foi em meio à Copa de 70.
O ator protagonizou o filme de maior bilheteria do cinema mexicano, “El Chanfle”, no qual interpretava um centroavante que jogava no América do México, chamado Valentino. E o personagem “Kiko” era um aficionado pelo futebol.
Os que tentam ridicularizar a iniciativa desconhecem a história de Villagrán e, com os preconceitos usuais dos “caranguejos”, tentam minimizar o ator de comédias mexicanas porque, talvez, estejam habituados a somente assistir aos “grandes clássicos do cinema”.
A imagem altamente conhecida do ator e seu personagem, já está auxiliando na projeção positiva da nossa cidade. Agora, Villagran se soma uma lista de personalidades que já conta com nomes como o ex-jogador Elias Figueroa, a Miss Brasil Gabriela Markus, o ex-árbitro Carlos Simon, entre outros.
Fonte: Blog do Fortunati