No dia 10 de fevereiro, Chaves ganhará um ritmo de samba na cidade de São Gabriel, no Rio Grande do Sul. A série de Roberto Gómez Bolaños será homenageada pela Academia de Arte e Cultura JUPOB, bloco que desfila no carnaval da cidade gaúcha.
O enredo Com a turma do Chaves o Lobão vai festejar 35 carnavai: A JUPOB é meu lugar!, composto por Marcel Bastianello, o Marcel da Cohab, Ricardo Moreno, Diego Neves, Rogério Melo, Émerson Fernandes e André Teixeira, une os 35 anos da entidade carnavalesca e a adoração pela série de Chespirito, sucesso há mais de 40 anos na América Latina.
Os desfiles de carnaval em São Gabriel ocorrem desde meados da década de 1970 e tiveram seu ápice nos anos 80 e começo da década de 90. Atualmente, sete escolas e onze blocos participam da festa, que reúne até dez mil pessoas nas ruas da cidade. A JUPOB foi fundada em 1978 e se tornou hoje a entidade mais popular da festa gabrielense, com uma média de 900 sócios por carnaval. Atualmente, a JUPOB é presidida pelo cantor e músico Rogério Melo.
A JUPOB desfilará Chaves na noite de 10 de fevereiro, no concurso de carnaval de São Gabriel.
O Fórum Chaves conversou com Marcel Bastianello, autor do enredo. Ele afirma que o público pode esperar muita alegria do desfile da JUPOB. Confira:
Quando surgiu a idéia de homenagear Roberto Gómez Bolaños no desfile da JUPOB?
A bem da verdade o enredo foca mais na turma. A ideia é antiga, mas tomou forma ano passado quando fui pra JUPOB. Olhei pro cenário da festa, a alegria e o entusiasmo, bem como o amor das pessoas pela entidade. Pensei “é esse o lugar pra desenvolver o enredo”, afinal o Chaves e a JUPOB tem em comum o fato de terem seguidores de todas as gerações.
Como serão as alegorias e caracterizações do bloco? Quantas pessoas participarão do desfile da JUPOB?
Por sermos um bloco a questão alegoria é menor em relação a uma escola de samba. Mas teremos rainhas e destaques e crianças caracterizadas de personagens, bem como a nossa comissão de apresentação do desfile que virão como os personagens. Todas as pessoas inscritas participam do desfile se desejarem, mas cremos que teremos umas 600 pessoas na avenida, talvez.

O senhor é fã de Chaves? Tem preferência por algum episódio e personagem?
Eu sou fã, você é, meus amigos são, meus familiares, os seus, enfim, todos somos. A simplicidade do seriado cativa, além do humor ingênuo e, ao mesmo tempo, inteligente. O Chaves é humor para todas as idades tal como a Jupob é samba para todas as idades. Quanto aos episódios cito o de Acapulco, as festas da vizinhança, o seu Madruga treinando futebol, enfim. Os personagens se completam, o seu Madruga acredito que seja o que o povo mais torce porque sempre leva a pior em tudo, mas tem bom coração. Acredito que episódios e personagens foram feitos na medida certa para que um complete ao outro. Chespirito é um grande gênio.
Como tem sido a reação do público quanto ao tema? Como está a expectativa para o desfile?
A reação e a repercussão são ótimas e você nos entrevistar é mais uma prova disso. O samba ficou alegre e, ao vivo, cresceu. Desde que falei que o enredo seria esse deu um “bumm” nas redes sociais, com a letra outro “buuum”, com o áudio, mais “buum”, esperamos que esse “bum” se materialize numa explosão de alegria no desfile.
Homenagear Chespirito no carnaval é de fato uma ideia inédita no país. Acredita que com um universo tão rico e dada sua importância no Brasil, seria possível ver uma homenagem a Chaves no carnaval de São Paulo ou Rio de Janeiro?
O Chaves é um seriado pra todas as idades e um enredo para todos os carnavais.
Como avalia a importância dos desfiles de São Gabriel no cenário do carnaval do Rio Grande do Sul? Acredita que o tema de Chaves dará mais visibilidade à festa gabrielense?
São Gabriel já teve uma escola campeã regional do carnaval. Mas não houve renovação e nem transição, estamos tentando retomar isso e um enredo desses dá visibilidade, tanto que a JUPOB está sendo homenageada no carnaval de Cachoeirinha (região metropolitana de Porto Alegre). Não podemos parar por aqui, temos que vir sempre com enredos de forte apelo popular pois o carnaval é a maior manifestação popular do Brasil.
O que os fãs e todo o público podem esperar do desfile da JUPOB?
Alegria. Uma simples palavra que sintetiza nosso carnaval. Se ta aí algo que podemos prometer num desfile de carnaval é alegria. Esse enredo está nos rendendo grandes satisfações ao vermos crianças cantando e pulando, pais com filhos reagindo da mesma forma. Carnaval tem que ser assim, aliás, a sociedade brasileira precisa disso, daquilo que o Chaves nos passa: simplicidade, sonhos, pureza e muita alegria.
Ouça agora o enredo ”Com a turma do Chaves o Lobão vai festejar 35 carnavai: A JUPOB é meu lugar!”
Letra:
Vem comigo bateria que eu quero sambar
Vem comigo com alegria que eu quero cantar
Com a turma do Chaves o Lobão vai festejar
Eu sou JUPOB e a JUPOB é o meu lugar!!!!
Lá vem a JUPOB com a turma do Chaves
Todos atentos olhando pra avenida
Que felicidade! A vida é arte e a arte é vida!
Sem querer querendo o mundo conheceu,
O talento genial,
“Chespirito” ganhou as telas e na passarela,
É enredo do meu carnaval.
A vila tão simples, com ar de boas vindas,
Mais simples ainda em seu viver tão comum,
O Professor entrega flores pra Florinda,
Pro pirulito o Kiko sempre pede algum,
“Buá, buá!” Se a Chiquinha chorar,
Pro seu Madruga eu tiro o Chapéu,
É muita história pra contar e lamentar,
Pra não pagar o aluguel.
E bate no pulsar da bateria
O coração da “Alcatéia” que anuncia
Tinha que ser você, minha razão de viver (Bis)
Academia coisa linda de se ver
Boa noite, vizinhança a vida é um eterno caminhar,
Vai o menino sorrindo. Sonhar é viajar!
Alô, “nação Gabrielense!”
Eu quero ver essa galera arrepiar
O passado está presente e o futuro a nós pertence
A turma toda vai cantar:
JUPOB eu “tô que tô”, uma história de amor
A emoção que faz a lagrima rolar.
http://www.forumchaves.com.br/blog/2013 ... abriel-rs/