Mensagem
por E.R » 09 Out 2009, 23:12
Chico Anysio voltou a estar de bom humor. Contrasenso. Afinal, trata-se de um dos maiores humoristas que o Brasil já viu atuar. Mas, fato : 2009 ficará marcado para ele como o ano em que sua carreira e sua vida ganharam novo fôlego.
Após longos oito anos sem ter programa próprio na grade da Rede Globo, onde trabalha há 40 anos, Chico Anysio viu seu papel em Caminho das Índias - como Namit, bem recebido pelo público e crítica - como uma redenção.
"Horrível é acordar e não ter o que fazer, recebendo sem trabalhar, com o povo querendo e perguntando pelos seus programas", lembra ele. Outra boa notícia foi a confirmação de um show de final de ano na emissora, o Especial Chico Anysio, já gravado, com direito a convidados mais do que especiais como Lima Duarte e Dira Paes. A boa fase no trabalho o tem ajudado, aos 78 anos, a vencer um drama pessoal.
Chico trava uma luta árdua contra as sequelas que uma embolia pulmonar sofrida em 2001 deixou em seu corpo. As dificuldades respiratórias são constantes : "Me canso até para trocar de roupa", diz. Chico, porém, continua com as garras e a língua afiados.
Nesta entrevista concedida em seu apartamento novo na Barra da Tijuca, no Rio, ele comenta sobre sua decepção com a Globo, fala dos muitos filhos, explica por que casou-se sete vezes e diz que detestaria trabalhar na Record.
Como está a produção do Especial Chico Anysio ?
Levamos oito dias para gravar tudo. São 24 personagens, um elenco enorme, com atores como Lima Duarte, que está ótimo, fazendo um vampiro argentino, o arqui-inimigo do Bento Carneiro, a Dira Paes, o Alexandre Borges, o Paulo Betti. Tem tanta gente boa, cinco filhos meus, inclusive, que prefiro não tentar citar a todos para não cometer injustiças. O programa está ótimo e vai servir para matar as saudades do público, se é que alguém tem saudades... Só lamento que o Rodrigo (o filho de 17 anos que tem com Zélia Cardoso de Mello) não esteja aqui também, porque ele é muito bom ator. Ele vive em Nova York com a mãe e vai fazer o curso do Actor's Studio. Vai sair ator por lá mesmo, porque ganhar em dólar é melhor.
E a Zélia (Cardoso de Mello) está trabalhando lá ? Você continua pagando pensão ?
Não está trabalhando. Ela só fica cuidando do Rodrigo e da minha caçula e única filha, a Vitória, de 15 anos. Tanto ela quanto o irmão adoram o Brasil, mas Zélia acha que é melhor eles viverem lá para terem mais oportunidades. E continuo pagando pensão sim, mas daqui a pouco eles atingem a maioridade e fazem a independência deles. Não me queixo.
Sua saúde vai bem ?
Com meu enfisema, e depois da embolia, me canso até ao trocar de roupa. Se tivesse que viver de novo, faria tudo o que fiz, cometeria os mesmos erros e até levaria as mesmas surras, porque as surras que levei não foram nada perto desta que o cigarro está me dando. Você não faz ideia do quanto é bom respirar. A gente só sabe como é bom, quando tem dificuldade. Mas venho me esforçando. Estou montando uma academia aqui. Tenho uma bicicleta, uma esteira, estou esperando chegar aquela cama do Pilates, para fazer os exercícios com o fisioterapeuta que vem aqui.
E financeiramente, você tem problemas ?
Não tenho do que me queixar, mas preciso trabalhar, né ? Tive uma decepção na minha vida, que foi a seguinte : sempre imaginei, acho até que com o direito de ter imaginado, que quando eu não pudesse mais trabalhar, a Globo me usaria como supervisor do humor da casa. Mas não sou eu este cara (risos). Quem faz isso é o Guel Arraes, que é muito bom e a casa deve ter lá as suas razões.
Você teria condições de fazer um programa semanal como antes ?
Claro que sim, porque hoje sou melhor do que era, porque sei mais hoje do que eu sabia. Mas isso não vai acontecer. Acho que esse programa de fim de ano já é um belo de um presente que estão me dando e eu que lamba os beiços e me dê por satisfeito (risos).
Existe ressentimento por não fazer mais programas na Rede Globo ?
Já tive várias fases. Primeiro, quando sequer deixaram eu me despedir da Escolinha do Professor Raimundo, em 2001, fiquei muito triste, porque ninguém falou nada e demorei a perceber que o programa não ia voltar. Fiquei pensando que, por tudo que fiz pela Globo, não merecia aquilo. Depois, renovaram meu contrato e achei que eles só queriam me dar um descanso. Comecei a mandar ideias para lá, mas sem qualquer resposta. Provavelmente não estavam nem lendo. Ao menos voltei a ser aproveitado este ano.
Não pensou em mudar de emissora ?
Recebi muitas propostas, mas não saio da Globo, a não ser que a própria emissora me tire de lá. Um dia falei para o dr. Roberto Marinho : "Me sinto dono de uma dessas pilastras da sede da Globo." Ao que ele me respondeu: "Não, Chico! Essa casa é toda sua." O importante é que estou trabalhando. Horrível é acordar e não ter o que fazer, recebendo sem trabalhar, com o povo querendo e perguntando pelos seus programas. Tenho 40 anos de casa e não saberia trabalhar em outra emissora. Outro dia, conversando com uma amiga, perguntei se era bom trabalhar na Record. Ela me respondeu: "Você não faz ideia do quanto é péssimo. Não tem nada. Tudo que você quer não tem ou não pode." Ora, eu não poderia trabalhar numa emissora onde eu pedisse um chapéu caipira e me dissessem que não tem. A Globo tem tudo o que você quer. Lá, impera o profissionalismo.
Você reúne a família de vez em quando ?
Só no Natal, e sempre falta alguém. Não conseguia reunir todo mundo nem no tempo em que tinha apenas cinco filhos. Agora, com nove filhos e 11 netos, é impossível. O meu filho Lug (de Paula) está trabalhando para vermos todos juntos este especial aqui em casa, no dia 23 ou 29 de dezembro, a Globo ainda não decidiu.
Você é feliz ?
Me considero um cara iluminado. Porque tive nove filhos, muitos criados no Rio, no meio da televisão, e nenhum é drogado, ladrão, bandido, mau-caráter, sem-talento, antipático ou desgostado. Eu dei muita colher de chá, não dei ? Por isso até falei pro Romário : "Quando eu nasci, aí sim Deus falou : esse é o cara" (Risos).
Você também teve sete casamentos. Por que esta persistência ?
Acho que casar é o certo. O homem é um animal gregário e não é para ficar sozinho. A gente se acostuma a dividir as coisas. E é o que faço com a Malga (a empresária Malga Di Paula, 39 anos), apesar de ela estar morando em São Paulo, por conta dos negócios. Mas estou sempre indo pra lá, e ela para cá, quando possível. O importante é que estamos juntos há 11 anos e vai ser para sempre.
Editado pela última vez por
E.R em 23 Set 2010, 14:50, em um total de 2 vezes.