CHespecial #23 - atualizado 13/09 pág.11

Tópicos fechados criados originalmente no Fórum das Séries CH.
Gustavo Berriel
Membro
Membro
Programa CH: Chaves
Time de Futebol: Botafogo
Curtiu: 94 vezes
Curtiram: 54 vezes

Re: CHespecial 25 anos - Capítulos 11 y 12 =]] (1990)

Mensagem por Gustavo Berriel » 12 Set 2009, 05:46

Número 13
Mil novecentos e noventa e um
1 9 9 1

> Aaaah, nããão!
Chaves deixa de ser exibido em horário nobre e aos domingos.

> Meu Chavinho amarelinho...
Gugu faz sua segunda entrevista com Roberto Gómez Bolaños.
Dessa vez, a entrevista é só com Chespirito. Tudo é dublado por Marcelo Gastaldi. Gugu anuncia: "Conheça o Chaves sem maquiagem!"

> Fim do monopólio Mauricio de Sousa
A editora Globo lança o almanaque Chaves & Chapolim.
Gibis Chaves & Chapolin continuam sendo produzidos.

> De mil brinquedos seria o dono
São lançados os famosos bonecos de borracha do Chaves. Eles vinham em uma sacolinha que continha três bonecos. Em uma sacola, Chaves, Chiquinha e Quico. Noutra, Seu Madruga, Dona Florinda e Professor Girafales.
Depois foi lançado o bonequinho do Chapolin e, em seguida, o Chavinho dentro do barril.

> Trapa-Vila
No programa "Os Trapalhões", Mussum aparece fantasiado de Chapolin Colorado: "Eu sou o Chapolão Preto!" Inesquecível. Pena que não achei no YouTube...
No Trapa Hotel, o comediante Geraldo Alves apareceu vestido de Chaves.

> ENCHENTE - 19 de março de 1991
Esclarecendo a história da enchente, que já ganhou tantas diferentes versões e tantos outros boatos...
Uma implacável enchente alagou os estúdios da Vila Guilherme. Por conta disso, os telejornais do dia não foram exibidos. Para tapar o buraco na programação, o SBT exibiu Punky, a Levada da Breca e, logo depois, o Chaves. O primeiro episódio exibido foi o 88.19 O Dia da Independência (1975). Em seguida, foi exibido nada mais, nada menos que um episódio INÉDITO do Chaves, porém, completamente cortado, na verdade dilacerado, ficando totalmente sem pé nem cabeça. Eu diria que foram exibidas apenas cenas desconexas deste episódio, que corresponde à primeira versão das bombinhas do Seu Madruga. Não vamos contar esse episódio na lista pelo fato de não ter sido exibido na íntegra.
[Conta-se que a enchente ocorreu em 1992. Claro que isso serviu para justificar os episódios perdidos (a maioria em 92) mas é apenas boato. A enchente foi em 1991 e atingiu os estúdios da emissora. Muita gente caiu no conto de que os episódios se perderam no alagamento, mas isso não faz o menor sentido. O SBT poderia até não ter cópia de seu acervo de registro (gravações antigas), mas com certeza teria cópias de um produto comercial como o Chaves ou teria acesso ao material comprado da Televisa.]

> Leão Lobo conta toodó!
"O apresentador Gugu está trazendo diretamente do México para o Brasil três filmes do grande comediante Chaves", nas palavras de Leão Lobo em sua coluna de fofocas dentro do telejornal AQUI AGORA. Claro que todo mundo achou que eram filmes do Chaves, com a turma do Chaves. Foi o maior alvoroço!
Pouco tempo depois, apareceu na TV o anúncio da distribuidora CARAT mostrando cenas do filme "Charrito, um herói mexicano" em versão Maga. O resto vocês já sabem, só o Charrito mesmo foi lançado.
Eu me lembro que comprei Charrito algum tempo depois numa locadora em Copacabana que estava falindo/fechando.

> CHAVES em VHS
O jornal Estado de São Paulo publicou uma matéria contando que Chaves e Chapolin seriam lançados em vídeo. Logo depois, a distribuidora TOP TAPE lançou três fitas do Chaves e outras três do Chapolin, cada uma contendo três episódios. Os anúncios passavam o tempo todo nos intervalos comerciais do SBT. A Top Tape também lançou três fitas de lambuja da novela Carrossel.
Confiram a seguir os episódios que foram lançados em VHS:

CHAVES
Total de 9 episódios lançados, sendo 6 já conhecidos (do lote de 1990) e três inéditos.

CHAVES - VOL 1
1) 90.6 A sociedade - Churros, parte 1 (1978)
2) 90.7 Churros, parte 2 (1978)
3) 90.25 Seu Madruga sapateiro, parte 1 (1978)

CHAVES - VOL 2
4) 90.17 O homem da roupa velha - A bola de boliche, parte 2 (1978)
5) 90.18 O homem da roupa velha - Quem descola o dedo da bola, número 2 = parte 3 (1978)
6) <INÉDITO> A perna quebrada - As estatísticas, parte 2 (1978)
[Este episódio estreou oficialmente no SBT em 1992, portanto só vai entrar pra lista do nosso guia no lote de 1992]

CHAVES - VOL 3
7) <INÉDITO> A carabina - Guerra às crianças (1979)
[idem ao #6; lembrando que também seria lançado novamente em vídeo mais tarde pela Alphaview.]
[Este episódio possui duas dublagens, lembrando a diferença mais marcante: O ENCONTRO DE DOIS MUNDOS x A TROMBADA DE DOIS MUNDOS. Embora sejam dublagens diferentes, foram feitas na mesma época, ambas com Cecília Lemes dublando a Chiquinha].
8) 90.19 O cachorrinho (1979)
9) <INÉDITO> Epidemia de gripe - sem Quico - Seu Madruga e Chaves lavam o carro (1978)

CHAPOLIN
Total de 9 episódios - todos conhecidos do lote de 1990.

CHAPOLIN - VOL 1
1) 90.38 Os piratas, parte 1
2) 90.39 Os piratas, parte 2
3) 90.12 Expedição arqueológica

CHAPOLIN - VOL 2
4) 90.11 O extrato de energia volátil
5) 90.44 A fronteira - Pelotão de Fuzilamento
6) 90.45 Salvem o bebê - Operação Tripa Seca

CHAPOLIN - VOL 3
7) 90.6 Festa à fantasia, parte 1
8) 90.7 Festa à fantasia, parte 2
9) 90.3 O vazamento de gás

> Quico no SBT e Kiko na Band
"Ele é o melhor amigo do Chaves... E agora ganhou um programa só seu! Kiko!"
[chamada do programa do Kiko na Band]
Na primeira fase do programa, pela sequência exibida na Band, Kiko (Federrrico) mora com seus pais. Uniforme vermelho e branco. Uma coisa que chamou a atenção foram os efeitos sonoros e as risadas, as mesmas usadas em alguns episódios do Chaves.
Na segunda fase (pela ordem da Band), Kiko usa uniforme azul escuro e mora com seu tio. É Kiko, o menino do jornal (Kiko, el niño de papel).
Na terceira fase, Kiko Botones já é adulto e trabalha em um hotel.

Fiquei empolgado com o programa do Kiko, mas no fim das contas não gostei de ver o bochechudo fora do contexto da vila do Chaves. Não funcionou. Hoje entendo que o que faz falta são os roteiros de Chespirito, porque continuo gostando de Chaves mesmo sem o Quico, mas Kiko sem Chaves não me desce de jeito nenhum. Mas isso é pessoal; além disso, eu sempre gostei muito mais do personagem Chaves do que do Quico.

> E, para não perder o costume, em 91, tornou a sair do ar o episódio:
84.13 O restaurante de Dona Florinda (1979)

No próximo capítulo, chegaremos ao tão esperado ano de 1992, importantíssimo para os chavesmaníacos, com graves mudanças na exibição das séries (para mal e para bem). Foi também o ano que marcou o fim das gravações de CHAVES no México.

1992 vai me dar muitississíssimo trabalho, mas para eso estamos! Até lá, filhotes!
Gustavo Berriel
twitter / instagram @gusberriel

Chaves de Novo
Twitter: @chdenovo
Instagram: @chavesdenovo

Assine o Movimento #VoltaCH - http://bit.ly/VoltaCH

E.R
Colaborador
Colaborador
Time de Futebol: Flamengo
Curtiu: 6021 vezes
Curtiram: 3447 vezes

Re: CHespecial Número 13 - Mil novecentos e noventa e um (1991)

Mensagem por E.R » 12 Set 2009, 10:37

Bons tempos ! Eu tinha esses bonecos do Quico, Chiquinha e Chaves. Lembro que dava para tirar as cabeças dos personagens e colocar no corpo de outros. :lol:

--

O título do episódio da carabina era "Guerra é Guerra". Eu lembro que o primeiro episódio do lote de 1990, no domingo à tarde, foi um na escolinha do Professor Girafales. Também me lembro do "Ursinho Puff" (e da musiquinha) antes do "Chaves".

--

1990 foi o melhor ano CH em todos os tempos, o segundo melhor foi 1988.

--

E o título da versão de 1975 do episódio da carabina é "Guerra é Guerra".

--

Esse álbum de figurinhas da editora Globo marcou uma geração, tanto é que muitos ainda falam "Chapolin" com a letra M, assim errado, por causa deste álbum e das revistinhas. Ah ! E completei o álbum. :lol:

Também tive o teatrinho do Chaves.
Editado pela última vez por E.R em 12 Set 2009, 10:48, em um total de 3 vezes.
Imagem
Imagem
Imagem

Gustavo FS
Membro
Membro
Programa CH: Chapolin
Time de Futebol: Nenhum
Curtiu: 1 vez
Curtiram: 2 vezes

Mensagem por Gustavo FS » 12 Set 2009, 10:42

Gustavo Berriel escreveu:Número 13
Mil novecentos e noventa e um
1 9 9 1

> Aaaah, nããão!
Chaves deixa de ser exibido em horário nobre e aos domingos.

> Meu Chavinho amarelinho...
Gugu faz sua segunda entrevista com Roberto Gómez Bolaños.
Dessa vez, a entrevista é só com Chespirito. Tudo é dublado por Marcelo Gastaldi. Gugu anuncia: "Conheça o Chaves sem maquiagem!"

> Fim do monopólio Mauricio de Sousa
A editora Globo lança o almanaque Chaves & Chapolim.
Gibis Chaves & Chapolin continuam sendo produzidos.

> De mil brinquedos seria o dono
São lançados os famosos bonecos de borracha do Chaves. Eles vinham em uma sacolinha que continha três bonecos. Em uma sacola, Chaves, Chiquinha e Quico. Noutra, Seu Madruga, Dona Florinda e Professor Girafales.
Depois foi lançado o bonequinho do Chapolin e, em seguida, o Chavinho dentro do barril.

> Trapa-Vila
No programa "Os Trapalhões", Mussum aparece fantasiado de Chapolin Colorado: "Eu sou o Chapolão Preto!" Inesquecível. Pena que não achei no YouTube...
No Trapa Hotel, o comediante Geraldo Alves apareceu vestido de Chaves.

> ENCHENTE - 19 de março de 1991
Esclarecendo a história da enchente, que já ganhou tantas diferentes versões e tantos outros boatos...
Uma implacável enchente alagou os estúdios da Vila Guilherme. Por conta disso, os telejornais do dia não foram exibidos. Para tapar o buraco na programação, o SBT exibiu Punky, a Levada da Breca e, logo depois, o Chaves. O primeiro episódio exibido foi o 88.19 O Dia da Independência (1975). Em seguida, foi exibido nada mais, nada menos que um episódio INÉDITO do Chaves, porém, completamente cortado, na verdade dilacerado, ficando totalmente sem pé nem cabeça. Eu diria que foram exibidas apenas cenas desconexas deste episódio, que corresponde à primeira versão das bombinhas do Seu Madruga. Não vamos contar esse episódio na lista pelo fato de não ter sido exibido na íntegra.
[Conta-se que a enchente ocorreu em 1992. Claro que isso serviu para justificar os episódios perdidos (a maioria em 92) mas é apenas boato. A enchente foi em 1991 e atingiu os estúdios da emissora. Muita gente caiu no conto de que os episódios se perderam no alagamento, mas isso não faz o menor sentido. O SBT poderia até não ter cópia de seu acervo de registro (gravações antigas), mas com certeza teria cópias de um produto comercial como o Chaves ou teria acesso ao material comprado da Televisa.]

> Leão Lobo conta toodó!
"O apresentador Gugu está trazendo diretamente do México para o Brasil três filmes do grande comediante Chaves", nas palavras de Leão Lobo em sua coluna de fofocas dentro do telejornal AQUI AGORA. Claro que todo mundo achou que eram filmes do Chaves, com a turma do Chaves. Foi o maior alvoroço!
Pouco tempo depois, apareceu na TV o anúncio da distribuidora CARAT mostrando cenas do filme "Charrito, um herói mexicano" em versão Maga. O resto vocês já sabem, só o Charrito mesmo foi lançado.
Eu me lembro que comprei Charrito algum tempo depois numa locadora em Copacabana que estava falindo/fechando.

> CHAVES em VHS
O jornal Estado de São Paulo publicou uma matéria contando que Chaves e Chapolin seriam lançados em vídeo. Logo depois, a distribuidora TOP TAPE lançou três fitas do Chaves e outras três do Chapolin, cada uma contendo três episódios. Os anúncios passavam o tempo todo nos intervalos comerciais do SBT. A Top Tape também lançou três fitas de lambuja da novela Carrossel.
Confiram a seguir os episódios que foram lançados em VHS:

CHAVES
Total de 9 episódios lançados, sendo 6 já conhecidos (do lote de 1990) e três inéditos.

CHAVES - VOL 1
1) 90.6 A sociedade - Churros, parte 1 (1978)
2) 90.7 Churros, parte 2 (1978)
3) 90.25 Seu Madruga sapateiro, parte 1 (1978)

CHAVES - VOL 2
5) 90.18 O homem da roupa velha - Quem descola o dedo da bola, número 2 = parte 3 (1978)
6) <INÉDITO> A perna quebrada - As estatísticas, parte 2 (1978)
[Este episódio estreou oficialmente no SBT em 1992, portanto só vai entrar pra lista do nosso guia no lote de 1992]

CHAVES - VOL 3
[idem ao #6; lembrando que também seria lançado novamente em vídeo mais tarde pela Alphaview.]
[Este episódio possui duas dublagens, lembrando a diferença mais marcante: O ENCONTRO DE DOIS MUNDOS x A TROMBADA DE DOIS MUNDOS. Embora sejam dublagens diferentes, foram feitas na mesma época, ambas com Cecília Lemes dublando a Chiquinha].
8) 90.19 O cachorrinho (1979)
9) <INÉDITO> Epidemia de gripe - sem Quico - Seu Madruga e Chaves lavam o carro (1978)

CHAPOLIN
Total de 9 episódios - todos conhecidos do lote de 1990.

CHAPOLIN - VOL 1
1) 90.38 Os piratas, parte 1
2) 90.39 Os piratas, parte 2
3) 90.12 Expedição arqueológica

CHAPOLIN - VOL 2
4) 90.11 O extrato de energia volátil
5) 90.44 A fronteira - Pelotão de Fuzilamento
6) 90.45 Salvem o bebê - Operação Tripa Seca

CHAPOLIN - VOL 3
7) 90.6 Festa à fantasia, parte 1
8) 90.7 Festa à fantasia, parte 2
9) 90.3 O vazamento de gás

> Quico no SBT e Kiko na Band
"Ele é o melhor amigo do Chaves... E agora ganhou um programa só seu! Kiko!"
[chamada do programa do Kiko na Band]
Na primeira fase do programa, pela sequência exibida na Band, Kiko (Federrrico) mora com seus pais. Uniforme vermelho e branco. Uma coisa que chamou a atenção foram os efeitos sonoros e as risadas, as mesmas usadas em alguns episódios do Chaves.
Na segunda fase (pela ordem da Band), Kiko usa uniforme azul escuro e mora com seu tio. É Kiko, o menino do jornal (Kiko, el niño de papel).
Na terceira fase, Kiko Botones já é adulto e trabalha em um hotel.

Fiquei empolgado com o programa do Kiko, mas no fim das contas não gostei de ver o bochechudo fora do contexto da vila do Chaves. Não funcionou. Hoje entendo que o que faz falta são os roteiros de Chespirito, porque continuo gostando de Chaves mesmo sem o Quico, mas Kiko sem Chaves não me desce de jeito nenhum. Mas isso é pessoal; além disso, eu sempre gostei muito mais do personagem Chaves do que do Quico.

> E, para não perder o costume, em 91, tornou a sair do ar o episódio:
84.13 O restaurante de Dona Florinda (1979)

No próximo capítulo, chegaremos ao tão esperado ano de 1992, importantíssimo para os chavesmaníacos, com graves mudanças na exibição das séries (para mal e para bem). Foi também o ano que marcou o fim das gravações de CHAVES no México.

1992 vai me dar muitississíssimo trabalho, mas para eso estamos! Até lá, filhotes!
Só uma correção, a versão antiga de A Carabina que chama Guerra é Guerra é de 1975, pois o figurino é semelhante ao de Tocando Violão e dos demais primeiros episódios de 1975 :joinha:

Barbano
Administrador
Administrador
Time de Futebol: São Paulo
Curtiu: 1997 vezes
Curtiram: 4247 vezes

Mensagem por Barbano » 12 Set 2009, 12:54

Seu Moncho escreveu:Outra dúvida...já ouvi falar que esse "A Bola de Cristal" que passou em 1990 era uma versão diferente da que voltou nos anos 2000...mas era a mesma, não é?
Sim, era a mesma. A versão diferente (1974) é a que saiu em DVD.
Imagem

Barbano
Administrador
Administrador

Mensagem por Barbano » 12 Set 2009, 13:04

Curiosidades complementares :D
Gustavo Berriel escreveu:Número 13
CHAVES - VOL 2
A curiosidade nesse caso é que o episódio foi lançado nessa ocasião com uma dublagem diferente da que o sbt exibe hoje. O título dele na fita VHS era Quem Descola o Dedo da Bola. Mesmíssimo caso do episódio "A Carabina", com duas dublagens da mesma época.

Abaixo um vídeo comparando o começo do episódio, com as duas dublagens:

Eu acredito que essa outra dublagem tenha sido exibida pelo sbt em 90. Talvez essa dublagem que passa atualmente só tenha estreado em 92, junto com a parte 1.
Gustavo Berriel escreveu: CHAVES - VOL 3
Uma curiosidade é que ambas as dublagens foram lançadas em VHS. Uma pela Top Tape, e a outra posteriormente pela Alpha View/Cosmos. Ambas também já foram exibidas pelo sbt.
Imagem

Gustavo FS
Membro
Membro

Mensagem por Gustavo FS » 12 Set 2009, 15:11

Isso explica o porquê da parte 3 ser chamada de Quem Descola O Dedo Da Bola Número 2 :joia:

ClebersonP
Membro
Membro
Time de Futebol: Corinthians
Curtiu: 172 vezes
Curtiram: 1584 vezes

Mensagem por ClebersonP » 12 Set 2009, 18:10

Puxa, estou há quase 1 hora lendo os episódios do Gustavo, e os comentários do pessoal, li o tópico todo, parabéns Gustavo, está Cada Vez mais interessante e legal.

Ancioso pelo próximo episódio, neste mesmo tópico , neste mesmo mês, neste mesmo fórum.
Imagem

Seu Rampeiro
Membro
Membro
Time de Futebol: TGMDP FC
Curtiu: 444 vezes
Curtiram: 182 vezes

Mensagem por Seu Rampeiro » 12 Set 2009, 19:03

Eu me lembro de ter visto uma reprise do "Chapolão Preto" quando eu tinha um ou dois anos (sou de 1995, nessa época o programa já tinha parado ser gravado e vivia de reprises), tenho uma vaga lembrança até hoje do Mussum vestido de Chapolin. :D
Deve ser muito cômico esse episódio (talvez um dos melhores), já procurei feito um louco por ele mas infelizmente nunca achei. :(
--

Parabéns pelo texto, Gustavo ! :joia:
100 anos de Raul "Chato" Padilla, nosso Jaimito

Corpo do Benito
Membro
Membro
Time de Futebol: Corinthians
Curtiu: 18 vezes
Curtiram: 245 vezes

Mensagem por Corpo do Benito » 13 Set 2009, 16:44

Então a saga do velho do saco não tinha a parte 1? Como ocorreu com Acapulco e Churros, em que o resto da saga veio antes ou depois?
A segunda dublagem da saga do velho do saco ficou bem melhor, só não entendi por que não redublaram a parte 3? Será que eles compraram "A bola de boliche" duas vezes?

Seu Rampeiro
Membro
Membro
Time de Futebol: TGMDP FC
Curtiu: 444 vezes
Curtiram: 182 vezes

Mensagem por Seu Rampeiro » 13 Set 2009, 20:23

Corpo do Benito escreveu: A segunda dublagem da saga do velho do saco ficou bem melhor, só não entendi por que não redublaram a parte 3? Será que eles compraram "A bola de boliche" duas vezes?
Creio que toda redublagem em CH acontece pelo fato de um episódio ser comprado mais de uma vez.
100 anos de Raul "Chato" Padilla, nosso Jaimito

Barbano
Administrador
Administrador

Mensagem por Barbano » 14 Set 2009, 09:20

Corpo do Benito escreveu:Então a saga do velho do saco não tinha a parte 1? Como ocorreu com Acapulco e Churros, em que o resto da saga veio antes ou depois?
Sim, as sagas só foram organizadas a partir de 1992. Na época quase todas eram quebradas, como Madruguinha, Desjejum, Festival da Boa Vizinhança, Falta D'água, sapateiro, vizinhas...
Corpo do Benito escreveu:A segunda dublagem da saga do velho do saco ficou bem melhor, só não entendi por que não redublaram a parte 3? Será que eles compraram "A bola de boliche" duas vezes?
Eu imagino que, nessa bagunça toda, tenham recebido as partes 2 e 3 e, posteriormente, as partes 1 e 2. Com isso, a parte 2 acabou vindo duas vezes...
Imagem

Gustavo Berriel
Membro
Membro

CHespecial #14 - 1992, parte 1 (redublada) AS REDUBLAGENS

Mensagem por Gustavo Berriel » 01 Nov 2009, 16:48

CHESPECIAL 25 ANOS - PARTE XIV
CHespecial especial, especialissississíssimo!
1992, parte 1 (redublada)

Retomando o CHespecial
com os comentários dos colaboradores E.R.:
"o título da versão de 1975 do episódio da carabina é "Guerra é Guerra"."

E Fabão:
"as sagas só foram organizadas a partir de 1992. Na época quase todas eram quebradas, como Madruguinha, Desjejum, Festival da Boa Vizinhança, Falta D'água, sapateiro, vizinhas..."

Sim, sim, sim, sim! Em 92, tudo foi reorganizado, mas também estragado... Vamos ver isso, passo a passo. Preciso dividir 1992 em várias partes e, para tanto, conto com a ajuda e atenção de vocÊs para que possamos terminar de construir juntos este guia definitivo, que foi montado e dirigido por mim!

AS REDUBLAGENS

Vamos começar com os episódios que apareceram com nova dublagem em 1992. Todos sabemos que são vários, mas quais exatamente? É o que vamos enumerar agora...
13 episódios, quase todos do lote de 84.
84.10 Antes um tanque funcionando que uma lavadora encrencada (1979)
84.15 O último exame (1976)
84.18 Confusão no cabeleireiro (1976)
84.19 Roupa suja lava-se em público (1976)
84.22 A galinha da vizinha é mais gorda do que a minha (1976)
84.27 Um banho para o Chaves (1979)
84.39 Pintando o sete, parte 2 (1976)
84.53 O desjejum do Chaves, parte 2 (1975)
84.54 A Festa da Boa Vizinhança, parte 3 (1976)
84.55 Amarelinhas e balões (1977)
84.58 O aniversário do Seu Madruga (1975)

(86.1) Tocando violão (1975)

88.23 O belo adormecido (1975)
- *o único do lote de 88 que apareceu redublado.

GUIA DO BERRY

Seria ótimo se vcs me ajudassem a procurar vídeos no youtube comparando as duas dublagens desses episódios!

E vamos assim, aos pouquinhos, para evitar a fadiga.
Gustavo Berriel

Chaves de Novo

Gustavo FS
Membro
Membro

Re: CHespecial #14 *1992*, parte 1 (redublada)

Mensagem por Gustavo FS » 01 Nov 2009, 18:43

O Desjejum do Chaves Parte 2 (por lucas1506)

A Carabina Versão 2 (por dedediademda)

O Belo Adormecido (por dedediadema)

Gustavo Berriel
Membro
Membro

Mensagem por Gustavo Berriel » 03 Nov 2009, 02:53

novamente CORRIGIDO e EDITADO (05/11) - acrescentado um episódio.
*CORRIGIDO E EDITADO EM 04/11 - GRACIAS FABÃO*

Valeu, Gustavo! Esses vídeos são ótimos.

Agora vamos aos episódios que estrearam em 1992.

Voltamos a apresentar...
chespecial 15
1992, parte 2 - O LOTE

1992 é um dos anos mais importantes para a história do Chavinho no Brasil. E especialmente importante para o estudo do caso dos episódios perdidos. Acompanhem:

Em 92, estreou um novo e grande lote de episódios... Que, é claro, não foram anunciados pelo SBT. Muitos episódios que estavam perdidos voltaram à programação. No entanto, muitississississíssimos se perderam justamente neste ano. O lote de 1988 foi praticamente todo extinto. E grande parte do lote de 84 foi quase toda trocada por outras versões.

ATENÇÃO: a maioria das pessoas/fãs pensa que os episódios "substituídos" foram trocados sempre por episódios que estrearam em 92. Porém, muitos foram trocados por episódios já conhecidos, de outros lotes também. O que aconteceu foi que, em 1992, alguém resolveu "organizar" tudo e fez uma seleção de versões de episódios. Ou seja, muitos episódios "conviveram" com duas versões no ar até 1992, quando houve a "limpa" e as versões antigas foram pro saco...

O LOTE de 92:

92.1 Seu Madruga sapateiro, parte 3 (1978): foi exibido pela primeira vez após a exibição da parte 1. Curiosamente, a parte 1 foi exibida em dois dias consecutivos, por erro do SBT. E no terceiro dia, foi exibida a parte 3, até então inédita.

92.2 Nem todos os bons negócios são negócios da China, parte 2 (1977) - Foi exibido pela primeira vez só em 92, no dia seguinte à exibição da parte 1 (que já era conhecida desde 84).

92.3 Seu Madruga carpinteiro, parte 2 (1977)

92.4 O despejo do Seu Madruga - Recordações, parte 1 (1977) - substituindo a primeira versão.

92.5 Recordações, parte 2 (1977) (exibido na sequência certa)

92.6 Os penetras - O aniversário do Professor Girafales, parte 1 (1979)

92.7 Dona Florinda abre um restaurante, parte 2 (1979) (exibido na sequência certa)

92.8 A nova vizinhança, parte 2 (1978) - Estreou direto da segunda parte, sem exibição da parte 1 (já conhecida, do lote de 90).

92.9 Seu Madruga, o conquistador, parte 3 (1978) - substituindo versão antiga e exibido na sequência certa. (a parte seguinte, 4, também já era conhecida, do lote de 90).

92.10 As pessoas boas devem amar seus inimigos (1978) - substituindo a primeira versão ("Ama o teu inimigo").

92.11 O velho do saco, parte 1 (1978) - substituindo a versão anterior. As partes 2 e 3 já eram conhecidas (lote de 90). Completou-se, então, a saga.

92.12 O retorno da Chiquinha (1975) - substituindo a versão mais nova

92.13 Ser pintor é uma questão de talento, parte 1 (1976) - em 92, esta saga se completou - antes, não tinha a parte 1. A parte 2, que estreara no lote de 84, voltou com nova dublagem e foi exibida na sequência certa.

92.14 O desjejum do Chaves, parte 1 (1975) - outra saga que se completou, até então só era conhecida a parte 2 (esta retorna com nova dublagem).

92.15 O restaurante da Dona Florinda - atravancamento de lancherrose (1979)

92.16 O castigo vem a cavalo, parte 2 (1976)

92.17 Roupa limpa suja-se em casa (1976) - substituindo versão antiga.

92.18 A casinha do Quico (1977)

92.19 Uma aula de canto (1977) - substituindo a bandinha da vila (e episódio dos ladrões)... :(

92.20 O dia de São Valentim (1979)

92.21 O disco voador (1977) - substituindo a versão antiga.

92.22 O cãozinho da Dona Clotilde, parte 1 (1978)

92.23 Pai por algumas horas, parte 2 (1978) - continuação do anterior; substituindo versão antiga. (exibido na sequência correta).

92.24 A Festa da Boa Vizinhança I - A grande festa, parte 1 (1976)

92.25 A Festa da Boa Vizinhança II - Um festival de vizinhos, parte 2 (1976) - "completou-se" a saga (na verdade, sabemos que ficou faltando uma parte, a 4) - e a parte 3 apareceu com nova dublagem (Mário Heitor X Melquior).

92.26 A carabina (1979) - substituindo a versão antiga.

92.27 As estatísticas, parte 1 (1978)

92.28 A perna quebrada, parte 2 (1978) cont. do anterior, substituiu o Brincando de atropelamento (com linguiças).

92.29 O dinheiro perdido (1978) - substituindo a versão antiga.

92.30 Santa ignorância (1979)

92.31 Invisibilidade (1976) - substituindo a versão antiga.

92.32 A escolinha do professor Girafales (1978)

92.33 O concurso de beleza (1978)

92.34 Uma aula de história (1979)

92.35 O futebol americano (1976)

92.36 É duro ser eletricista (1979)

92.37 Abre a torneira (1977) - (parte 1 by SBT...)

92.38 As paredes de gesso (1978) (parte 2 by SBT...)

92.39 Vamos ao cinema (1979)

92.40 O vendedor de balões (1977)

92.41 A insônia do Seu Madruga (1977) - substituindo a versão antiga.

92.42 O livro da Chiquinha (1976)

92.43 Quem baixa as calças fica sem elas (1974) - este episódio NÃO estreou com a esquete dos ladrões no restaurante.

92.44 O castigo da escola, parte 1 (1978)

92.45 O escorpião, parte 2 (1978) - exibido na sequência certa.

92.46 A venda da vila, parte 1 (1977)

92.47 Peixe cru faz bem pra memória (1979)

- Estrearam, portanto, 46 episódios em 1992.

Total de episódios de CHAVES conhecidos até 1992: 205

GUIA DO BERRY
por Gustavo Berriel
em parceria com Leandro Morena e Eduardo Gouvêa.
Colaboradores: Fabão, E.R., Mestre Maciel, Seidl

Na próxima edição, o guia definitivo de todos os episódios que deixaram de ser exibidos em 1992, em parceria com o Movimento Volta Perdidos CH.
(http://www.voltaperdidosch.com)
Editado pela última vez por Gustavo Berriel em 05 Nov 2009, 00:35, em um total de 2 vezes.
Gustavo Berriel

Chaves de Novo

Barbano
Administrador
Administrador

Mensagem por Barbano » 03 Nov 2009, 09:12

Comentários. ^_^
Gustavo Berriel escreveu:92.2 Nem todos os bons negócios são negócios da China, parte 2 (1977) - Foi exibido pela primeira vez só em 92, no dia seguinte à exibição da parte 1 (que já era conhecida desde 84).
Muito curioso, visto que ambos possuem dublagem da década de 80, com a Sandra. Imagine a bagunça que o sbt fazia para esse ficar esquecido por lá...
Gustavo Berriel escreveu:92.3 Seu Madruga carpinteiro, parte 2 (1977)
Muito curioso, mais um que possui dublagem antiga e levou anos para estrear. Substituiu a versão de 74, e até hoje é exibido separado da parte 2. :huh:
Gustavo Berriel escreveu:92.8 A nova vizinhança, parte 2 (1978) - Estreou direto da segunda parte, sem exibição da parte 1 (já conhecida, do lote de 90).
Parte 1 que ficou perdida por um bom tempo, voltando no final da década de 90...
Gustavo Berriel escreveu:92.10 As pessoas boas devem amar seus inimigos (1978) - substituindo a primeira versão ("Ama o teu inimigo").
Esse é aquele do roteiro que o Seidl vendeu. Mais um dublado na década de 80 e que demorou a estrear.
Gustavo Berriel escreveu:92.17 A sociedade - Churros, parte 3 (1978) - completou-se finalmente a saga dos churros. O curioso é que este episódio foi mantido guardado pelo SBT por muito tempo, pois é de dublagem mais antiga, com a Sandra Mara.
Aí tem um erro. Esse episódio na verdade é o 84.70. Não era inédito...
Imagem

Trancado