Os principais títulos dos grandes clubes brasileiros

Neste tópico também comentamos sobre a Copa União de 1987 e a unificação dos títulos brasileiros

Futebol, Basquete, Vôlei, Tênis, Fórmula 1, UFC, NFL... Aqui é o espaço para os amantes do esporte.
Jader
Membro
Membro
Programa CH: Chaves
Time de Futebol: São Paulo
Curtiu: 0
Curtiram: 10 vezes

Re: Sobre a unificação de títulos brasileiros

Mensagem por Jader » 23 Dez 2010, 20:48

Silvester escreveu:
Jader escreveu:Dizem que o Campeonato Brasileiro tem que ter os melhores times do Brasil. Na Taça Brasil isso era impossível. Todos sabem que os melhores times do Brasil estão em 4 estados, e como só os campeões estaduais participavam, outras boas equipes não tinham a chance de conquistar o caneco. Será que o Palmeiras seria campeão em 1960 se o Santos tivesse jogado? Pode ser que sim, claro, tinha um bom time. A idéia era de uma taça mesmo, como foi a Copa do Brasil no início, de reunir os campeões estaduais.
O Palmeiras ganhou do Santos na final do paulista,não teria porque ganhar de novo,diante de impossibilidade de se fazer um torneio longo,aceitou-se usar os jogos dos estaduais como fase inicial do campeonato nacional,então todos os principais clubes do país participaram,alguns times como o seu nunca tiveram competencia pra chegar na fase final.
Santos foi campeão Paulista, o Corinthians nem chegou a semifinal, no brasileiro ficou na frente de todos.
Botafogo foi campeão carioca, Fluminense sequer fez final de turno, e foi campeão brasileiro.

Se fosse em 1960 por exemplo, o Fluminense não teria oportunidade de ser campeão brasileiro. Como faz?
Silvester escreveu:
Jader escreveu: Aquilo era uma taça, não um campeonato brasileiro.
Taça ou copa é uma definição do formato do troféu,não do formato do campeonato,se for olhar no dicionário verá que campeonato e copa são sinonimos,tanto que o brasileiro já teve nomes como Copa Brasil,Taça de Ouro,Copa União...
Mas eu digo o formato mesmo, não o nome.
Silvester escreveu:
Jader escreveu:Em 1989, na primeira edição da Copa do Brasil, tivemos campeões e vice dos estaduais. Corinthians e Guarani jogaram por SP, por exemplo.
A diferença fundamental entre a Taça Brasil e a Copa do Brasil é que a Copa do Brasil desde a sua concepção é uma competição secundaria diferente da Taça Brasil que sempre foi o principal torneio do Brasil.Partindo daí eu acho que em 67 e 68 deva se dar o titulo só pra 1 mesmo.
As olimpíadas também foi o principal torneio, e nem por isso foi unificada com a Copa do Mundo.
Imagem

Imagem

Nelson
Membro
Membro
Curtiu: 2 vezes
Curtiram: 1 vez

Mensagem por Nelson » 23 Dez 2010, 21:31

FooCH escreveu:olha a zona!!!
NOTÍCIAS
Octacampeão nacional, Peixe quer Recopa reconhecida como Mundial

Com a ajuda de Ricardo Teixeira, presidente Luis Álvaro de Oliveira planeja ir à Fifa pedir que o título conquistado em cima da Inter de Milão seja validado

Depois de ter os títulos brasileiros de 1967 e 1968 reconhecidos pela CBF, o Santos agora se prepara para uma nova batalha. Com a ajuda da entidade que controla o futebol brasileiro, o clube pedirá à Fifa para reconhecer a conquista da Recopa de 1968, que terminou em 1969, como título mundial daquele ano, já que, na grande decisão daquele campeonato, o Peixe derrotou a Internazionale (ITA).

- As nossas relações com a CBF são as melhores possíveis e imaginamos que possamos chegar à Fifa e pedir para que isso seja reconhecido. Vamos dar um tempo, deixar o presidente Ricardo Teixeira descansar um pouco e voltaremos à briga no ano que vem. O Santos merece ser reconhecido porque foi uma taça conquistada em campo contra uma equipe europeia. Não queremos ganhar nada no tapetão – afirmou o presidente santista, Luis Álvaro de Oliveira.

A Recopa foi disputada em 1968 e contou com a participação de cinco clubes, sendo três da América do Sul (Santos, Peñarol-URU e Racing-ARG) e dois da Europa (Internazionale-ITA e Real Madrid-ESP). Os clubes se enfrentavam dentro dos seus grupos em jogos de ida e volta. Com três vitórias e uma derrota, o Peixe garantiu sua vaga na decisão contra o time italiano, que venceu o rival espanhol por WO, já que o Real desistiu de jogar. No primeiro jogo, disputado no estádio San Siro, na Itália, o Santos venceu por 1 a 0, gol marcado por Toninho Guerreiro, aos 12 min do 1º tempo. Uma segunda partida seria realizada em Nápoles (ITA), mas o time italiano não apareceu para jogar e o Peixe foi declarado campeão por W.O.

- Espero que tenhamos sucesso nessa tentativa para poder colocar a terceira estrela mundial na camisa. Até porque, com o time que estamos montando para 2011, acredito que possamos até colocar a quarta estrela – concluiu o presidente santista, esbanjando otimismo.

http://globoesporte.globo.com/futebol/t ... ndial.html
tá ficando feio já...
A CBF foi fazer isso agora vai sofrer as consequências, eu aposto que vai vir um monte de times que ganhou tal campeonato e quer que vire Brasileiro,libertadores etc. <_<
Antigo nick:Kyle CH

TOUCHÉ!
Imagem

Scopel
Membro
Membro
Time de Futebol: Flamengo
Curtiu: 4 vezes
Curtiram: 61 vezes

Mensagem por Scopel » 23 Dez 2010, 22:09

Parei de ler o tópico em Octacampeão nacional, Peixe quer Recopa reconhecida como Mundial, não discuto o indiscutível. Passar bem.

Interessante aqui sobre a CBF, quero ressaltar que não estou debatendo 1987, só quero mostrar as opiniões sobre Teixeira:

http://globoesporte.globo.com/futebol/t ... frica.html

Muito interessante.

Silvester
Membro
Membro
Time de Futebol: Palmeiras
Curtiu: 3 vezes
Curtiram: 4 vezes

Mensagem por Silvester » 23 Dez 2010, 22:20

Jader escreveu:
Silvester escreveu:
Jader escreveu:Dizem que o Campeonato Brasileiro tem que ter os melhores times do Brasil. Na Taça Brasil isso era impossível. Todos sabem que os melhores times do Brasil estão em 4 estados, e como só os campeões estaduais participavam, outras boas equipes não tinham a chance de conquistar o caneco. Será que o Palmeiras seria campeão em 1960 se o Santos tivesse jogado? Pode ser que sim, claro, tinha um bom time. A idéia era de uma taça mesmo, como foi a Copa do Brasil no início, de reunir os campeões estaduais.
O Palmeiras ganhou do Santos na final do paulista,não teria porque ganhar de novo,diante de impossibilidade de se fazer um torneio longo,aceitou-se usar os jogos dos estaduais como fase inicial do campeonato nacional,então todos os principais clubes do país participaram,alguns times como o seu nunca tiveram competencia pra chegar na fase final.
Santos foi campeão Paulista, o Corinthians nem chegou a semifinal, no brasileiro ficou na frente de todos.
Botafogo foi campeão carioca, Fluminense sequer fez final de turno, e foi campeão brasileiro.

Se fosse em 1960 por exemplo, o Fluminense não teria oportunidade de ser campeão brasileiro. Como faz?
Sendo o estadual a 1ª fase do brasileiro o cenario muda completamente,ninguem relegaria o estadual a 2º plano.
Silvester escreveu:
Jader escreveu:Em 1989, na primeira edição da Copa do Brasil, tivemos campeões e vice dos estaduais. Corinthians e Guarani jogaram por SP, por exemplo.
A diferença fundamental entre a Taça Brasil e a Copa do Brasil é que a Copa do Brasil desde a sua concepção é uma competição secundaria diferente da Taça Brasil que sempre foi o principal torneio do Brasil.Partindo daí eu acho que em 67 e 68 deva se dar o titulo só pra 1 mesmo.
As olimpíadas também foi o principal torneio, e nem por isso foi unificada com a Copa do Mundo.[/quote]
A Olimpiada é Copa Sub-23,não tem como unificar mesmo,eu não to aqui tentando unificar a Copa São Paulo.

Barbano
Administrador
Administrador
Curtiu: 2018 vezes
Curtiram: 4301 vezes

Mensagem por Barbano » 23 Dez 2010, 23:12

Pô Silvester, vc só pode estar brincando... Até 1930 o futebol olímpico não era sub-23. Isso só foi instituído em 1992...
Imagem

Silvester
Membro
Membro
Curtiu: 3 vezes
Curtiram: 4 vezes

Mensagem por Silvester » 23 Dez 2010, 23:16

Fabão escreveu:Pô Silvester, vc só pode estar brincando... Até 1930 o futebol olímpico não era sub-23. Isso só foi instituído em 1992...
È verdade,não tava me lembrando,mas de qualquer maneira Olimpiada não se unifica porque é um evento especial,diferente.Na maioria dos esportes ela é ate´mais importante que o mundial.

Seu Madruga Veste Preto
Membro
Membro
Programa CH: Chapolin
Time de Futebol: Flamengo
Curtiram: 2 vezes

Mensagem por Seu Madruga Veste Preto » 24 Dez 2010, 02:28

Quanta sujeira. Quanta politicagem.

Totalmente desiludido com o futebol nacional.
Imagem

Fábio
Membro
Membro
Time de Futebol: Botafogo
Curtiu: 35 vezes
Curtiram: 125 vezes

Mensagem por Fábio » 24 Dez 2010, 04:05

Jader escreveu:E o Guarani tem mais titulo que o Bangu, América e Madureira juntos - e mais finais :linguinha:
Mas isso até o Grêmio Prudente tem conseguido.

Eu prefiro classificar por charme, onde o América-RJ humilha todos os projetos de clubes paulistas que vagam na Série B. :D

E digo mais, quero a unificação do meu titulo de São João do colégio em 1998.

ltspfc
Membro
Membro
Curtiram: 0

Mensagem por ltspfc » 24 Dez 2010, 06:31

Bom, minha primeira e talvez unica postagem nesse topico irei gastar pra escrever pouca coisa...

Quoto o Seu Madruga Veste Preto:
Quanta sujeira. Quanta politicagem.
e praticamente concordo com TUDO o que o Scopel postou a respeito do argumento, dando enfase a:
Jader escreveu:
Scopel escreveu: Mas eu já saquei, Ricardo Teixeira fez isso de propósito, pra tirar o foco de cima dele, sobre a questão da corrupção :estrelas:
Não. É porque ele será candidato á presidência da FIFA. :joinha:
Scopel escreveu:... Como eu disse, nada vai valer ter um título que somente os interessados reconheçam, o legal é uma coisa legítima para todos. Só isso. Se me alugar com octa, eu gargalho.
Scopel escreveu:Pois é gente, uma década sem ganhar nada pode trazer efeitos adversos... aí os torcedores esquecem dos últimos ridículos anos...
E por ultimo, e com certeza as duas mais importantes intervenções no topic ao meu ver:
Antonio Felipe escreveu:Time campeão mesmo tem título sem asterisco.
Scopel escreveu:Mas não desta forma. Calma cara, o seu time é grande e importante, não precisa se humilhar tanto para tentar erguê-lo.
Bom... admiravel a tentativa do palmeirense de justificar o porque do seu time merecer arrecadar 4 titulos no papel (sendo dois no mesmo ano... :estrelas: ), mesmo que seja uma situação de "Don quichote contra os moinhos de vento". Ou seja, tanto admiravel quanto louca essa tentativa (Estilo: São Paulo quer contratar Beckham e PH Ganso).

Obviamente procurando situações fora do Brasil para tentar justificar deu uma queimada de filme violenta e bastou somente alguns interventos pra ser TOTALMENTE desmontado todo esse "dossie q demorou dois anos pra ficar pronto e blablabla" (como se tempo de pesquisa resultasse em produto bom)

Me da muita pena usar campeonato Argentino pra justificar alguma coisa. Desde quando Argentina é parametro pra alguma coisa? Quantos campeonatos seguem o parametro argentino? Obviamente é uma coisa ridicula (que funciona la... se eles gostam, paciencia).

Justificar dizendo: "mas ate mesmo o campeonato brasileiro ao longo dos anos mudou de ano e forma" é coisa pequena, decididamente tentativa totalmente "doida" (pra nao dizer coisa pior...) de desvirtuar uma coisa obvia: O Brasil é uma bagunça e o futebol é somente o espelho. Entre formulas e formulas, nomes e nomes (tirando a Copa Joao Havelangeq pessoalemte, considero uma vergonha que tenha acontecido em pleno virada do seculo...) o torneio sempre foi o CAMPEONATO BRASILEIRO simplesmente porque foi consenso comum a todos, e não uma imposição por parte de ninguem que decidiu: "isso aqui é o campeonato brasileiro e se nao gostou, foda-se" (ou seja, nao so os do rio e são paulo... ). Resumindo: try and error ate chegar em um formato decente... uma "evolução" (a penas duras... viradas de mesa, 1289192 clubes disputando, etc) do torneio aceitado por todos e não imposto a ninguem. Simples assim.

Alguns pontos que valem a pena serem observados:

- Tudo isso visa "ajudar" (pra mim, a CBF nao quer ajudar ninguem, quer agradar pra ter sempre os mesmos imbecis pra sustentarem um outro imbecil nos seus delirios de onipotencia... mas se tem gente ficando ate feliz por ai achando que finalmente existiu justiça no pais...) somente poucos interessados, logo estes serão motivos de chacota sempre q vierem com o discusso: - eu sou octa! pra cima dos rivais.

- Obviamente, decidiu-se abir um distribuidor de merda a domicilio, todo mundo vai querer participar. Podemos esperar (como ja esta acontecendo) um corre corre em busca de "unificações". Portanto, com certeza daqui uns dias os santistas e palmeirenses não serao mais os "maiores campeoes brasileiros" como estao ostentando a torto e a direito (vide diretoria do Santos... como disse o Luis: "Santos: nada pode ser menor.") pois com certeza surgirá alguem querendo unificar titulos de corridas de cavalos da epoca do império como "titulos brasileiros". (so tinha os melhores cavalos do Brasil, e como ninguem jogava futebol, é justo que este seja o "predecessor" do futebol, logo merece ser renomeado).

- Engraçado que quanto o assunto diz respeito a 87, a CBF não pensa minimamente nem em dividir o titulo (o que ja é feito em todo o canto, com asterisco acoplado a ambos) para Flamengo e Sport. É do Sport e basta. Bem coerente mesmo... (antes que alguem venha falar q estou sendo contraditorio... campeao sem asterisco blablabla, conto com o bom senso de todos que é uma situação bem diferente da atual que esta sendo IMPOSTA a todos)

- O pior cego é aquele que não quer ver.

Acho q é só. Pelo menos por enquanto.
Imagem
Isso sim era um timaço....
2005 pra sempre na memória!

CHarritO
Membro
Membro
Curtiu: 81 vezes
Curtiram: 1154 vezes

Mensagem por CHarritO » 24 Dez 2010, 09:13

NOTÍCIAS
Imagem

A Portuguesa não quer ficar atrás dos rivais e também vai entrar na briga pela unificação dos títulos brasileiros. O clube vai à Confederação Brasileira de Futebol (CBF) pedir para se tornar bicampeão brasileiro pelos dois títulos do torneio Rio-São Paulo conquistados em 1952 e 1955.

O clube alega que a competição disputada entre os principais times dos Estados do Rio de Janeiro e de São Paulo era a mais importante do país na época. Ainda não existia a Taça Brasil, a Taça de Prata ou o Robertão.

Se todo mundo pede, nós também vamos pedir. A CBF precisa usar para nós o mesmo critério que usou para os outros. Pretendo solicitar isso o mais rápido possível”, afirmou da Lupa.

Outro pedido da Portuguesa é um reconhecimento das excursões no exterior em 1951, 1954 e 1955. Na época não havia a Copa Libertadores ou Mundial de Clubes e a Lusa venceu grandes clubes europeus como o Atlético de Madri. O clube brasileiro que permanecesse invicto por dez jogos era condecorado com a ‘fita azul’.
Não vai dar em nada!!! ;)

Imagem

Imagem

O Flamengo divulgou nota oficial no fim da tarde de ontem oficializando "seu repúdio" à decisão da CBF, que não incluiu a Copa União de 1987 entre os títulos reconhecidos como edições do Campeonato Brasileiro.

No comunicado veiculado, assinado pela presidente Patrícia Amorim e por membros da diretoria do clube, o Flamengo se apega ao exemplo do Palmeiras, que teve dois títulos nacionais reconhecidos no mesmo ano (1967, Taça Brasil e Roberto Gomes Pedrosa) para tentar validar seu título brasileiro de 1987, sem invalidar o do Sport.

Em tom bastante agressivo, o clube questiona a demora de Ricardo Teixeira, presidente da CBF, em aceitar judicialmente tais títulos brasileiros. "O justo reconhecimento do Flamengo como legítimo campeão de 1987, não traduz desrespeito à decisão judicial, não se justificando o temor do Sr. Ricardo Teixeira de ser preso, e se vier a sê-lo certamente não será por esta causa", diz.

Além disso, a diretoria flamenguista chama de "cesto de bondade" a ação da CBF que permitiu que "agremiações que disputaram apenas quatro partidas em torneios sem a dimensão daquele a que concorreu o Flamengo, em 1987, que reuniu as maiores e mais poderosas equipes do Brasil, filiadas ao Clube dos Treze".

Confira a nota na íntegra:

Em defesa de suas tradições, e pelo respeito devido à imensa nação rubro-negra, o Clube de Regatas do Flamengo sente-se no dever de tornar público o seu repúdio ao ato insustentável, jurídico e moralmente, da Confederação Brasileira de Futebol, de não reconhecer o nosso título de Campeão Brasileiro de 1987, legitimamente conquistado nos gramados, e presta os seguintes esclarecimentos.

1) Causa profunda estranheza o fato da CBF distribuir, generosamente, títulos nacionais a diversos clubes, reconhecendo torneios disputados há décadas, e não o faça, somente em relação ao Flamengo.

2) Com a decisão agora adotada reconhece a CBF que é possível admitir e declarar que dois clubes sejam campeões brasileiros, no mesmo ano, embora disputando competições diferentes e concomitantes, sendo que o Palmeiras foi considerado duas vezes campeão no mesmo período de um ano.

3) A sentença judicial, a que se apega, por interpretação equivocada, o Presidente da CBF, se limita a declarar que o Sport Clube Recife é campeão brasileiro de 1987, mas em momento algum veda que também o seja o Flamengo, em duplicidade já tantas vezes ocorrida no passado e que agora se restabelece, com a surpreendente decisão da CBF.

4) Daí se conclui, sem o menor esforço, que o reconhecimento do Flamengo, como Campeão Brasileiro de 1987, em nada afrontaria a coisa julgada, que não repele tal decisão, se adotada no plano desportivo.

5) Também é incompreensível que o Sr. Ricardo Teixeira esteja tão empenhado, após mais de vinte anos, em cumprir uma decisão judicial, que ele não interpretou corretamente, se sempre repeliu, e com veemência, que os clubes trilhassem a via judiciária para dirimir seus conflitos esportivos, chegando a ameaçá-los com severas sanções disciplinares se o fizessem, e agora ainda sugere ao Flamengo que adote esta postura, como se precisássemos de seus conselhos.

6) O justo reconhecimento do Flamengo como legítimo campeão de 1987, não traduz desrespeito à decisão judicial, não se justificando o temor do Sr. Ricardo Teixeira de ser preso, e se vier a sê-lo certamente não será por esta causa.

7) Cumpre ainda observar que o "cesto de bondade" da CBF permitiu que se sagrassem campeões brasileiros agremiações que disputaram apenas quatro partidas em torneios sem a dimensão daquele a que concorreu o Flamengo, em 1987, que reuniu as maiores e mais poderosas equipes do Brasil, filiadas ao Clube dos Treze.

8) Todos os brasileiros que, independente de suas paixões clubísticas, são dotadas de um mínimo senso natural de justiça, reconhecerão que o ato que ora repudiamos tem o único e censurável propósito de punir o Flamengo e sua Presidente, por terem adotado decisões, com independência e altivez, mas que contrariam os interesses pessoais e os ambiciosos sonhos e projetos políticos de dirigentes que se eternizam no poder.

Prestados estes esclarecimentos, o Clube de Regatas do Flamengo assegura à nação rubro-negra, formada por milhões de pessoas que se espalham pelo Brasil, que lutará em todas as instâncias judiciais, esportivas e políticas, para defender seu legitimo direito, e que, como na gloriosa tradição de sua história, não teme os desafios e nem se dobrará ou se acovardará diante da prepotência e do arbítrio. Com o apoio da camisa 12, envergada por nossa torcida, seremos mais uma vez vencedores.

Flamengo sua glória é lutar!
:linguinha:
Meus títulos e conquistas no FCH:
Moderador Global do FCH (2012 à 2014 / 2016 à 2020)
Moderador do Meu Negócio é Futebol (2010 à 2012 / 2015 à 2016)
Eleito o 1º vencedor do Usuário do Mês - Março 2010
Campeão do Bolão da Copa do FCH (2010)
Campeão do 13º Concurso de Piadas (2011)
Bicampeão do Bolão do FCH - Brasileirão (2011 e 2012)
Campeão do Bolão do FCH - Liga dos Campeões (2011/2012)
Campeão de A Casa dos Chavesmaníacos 10 (2012)
Campeão do Foot Beting (2014)
Hexacampeão da Chapoliga (2014, 2015, 2016, 2017, 2019 e 2020)
Campeão de O Sobrevivente - Liga dos Campeões (2016/2017)
Campeão de O Sobrevivente - Copa América (2019)
Campeão do Bolão da Copa América (2019)

Eduardo Godinez
Membro
Membro
Time de Futebol: Santa Cruz
Curtiu: 21 vezes
Curtiram: 35 vezes

Mensagem por Eduardo Godinez » 24 Dez 2010, 11:37

opa, se a Lusa conseguir por conta do Fita Azul, tô aí também hahaahahahah

que coisa ridícula.
Eduardo 'Godinez' Monteiro
desde 2003 no meio ch, fundador do Fórum Chaves

Antonio Felipe
Administrador
Administrador
Time de Futebol: Grêmio
Curtiu: 310 vezes
Curtiram: 2865 vezes

Mensagem por Antonio Felipe » 24 Dez 2010, 12:08

http://pt.wikipedia.org/wiki/Supercopa_ ... il_de_1990

Será que não cabe consagrar o Grêmio como tricampeão brasileiro? :assobiando:
Administrador desde 2010, no meio CH desde 2003.

Jader
Membro
Membro
Curtiram: 10 vezes

Mensagem por Jader » 24 Dez 2010, 14:22

PVC:
Não é preciso chamar Dom Pedro I de Presidente da República para entender que o Imperador era o homem mais importante do Império. Não era preciso chamar o campeão da Taça Brasil e do Robertão de Campeão Brasileiro, para entender que ganhou o título nacional mais relevante de sua época.
Imagem

Imagem

Luiz
Membro
Membro
Time de Futebol: São Paulo e Ferroviária-SP
Curtiu: 4 vezes
Curtiram: 11 vezes

Mensagem por Luiz » 25 Dez 2010, 06:35

Por curiosidade fui saber desse torneio do Grêmio Maringá. Valeu vaga pra Libertadores de 1970 (imagine se os homi vão pra Liberta e ganham ahuahuahu), enfim. Na minha humilde opinião, pode tanto ser campeonato nacional como ter o valor de Copa do Brasil, se bem que pra mim, deve ter valor de Copa do Brasil, afinal, foi um campeonato de tiro curtissimo e vários W.O
Não é lá uma fonte que nossa senhora, mas quebra o galho e fala o que tem em todos os sites.
Luiz, desde 2006 no meio CH

- Ex-Moderador do Meu Negócio é Futebol e um dos fundadores do FCH

--------------------------------
ImagemImagemImagem
As tuas glórias vêm do passado E DO PRESENTE!

FooCH
Membro
Membro
Time de Futebol: São Paulo [6-3-3]
Curtiram: 0

Mensagem por FooCH » 25 Dez 2010, 11:19

isso aí vale menos do q a Seletiva de 99 pra Libertadores q o Atlético-PR venceu...

Responder