Douglas Reis escreveu: ↑31 Jul 2025, 23:15
Cláudio escreveu: ↑31 Jul 2025, 20:51
Algumas sugestões de modificação:
-
A prova de recuperação (1990): não é roteiro semelhante ao "O exame" (1988) e "Frutas e subornos na escola" (1982).
-
Ciências naturais (1988): relacionar em outras versões com "O castigo da escola - parte 1" (1978).
-
Panquecas (1988): retirar o vínculo com o "As panquecas de Dona Clotilde" (1981), pois são roteiros distintos, em sua maior parte.
Além disso, é interessante modificar o título, já que nessa versão não fazem referência a panquecas. Em espanhol poderia ser "El guisado de pancita" e em português "O bucho da Dona Clotilde" ou "O picadinho da Dona Clotilde" (como foi nomeado no tópico aqui do fórum).
A Prova de Recuperação é sim semelhante ao "Frutas e Subornos..." em sua maior parte, assim como o do bucho é semelhante ao das panquecas em sua maior parte. Se fosse assim, O Vale de Um Milhão de Cruzeiros (1982) não deveria ser considerado semelhante ao Calo do Seu Barriga (1974 e 1977), porque não tem a parte do calo e os minutos finais são diferentes também, por exemplo.
Eu até fui reassistir esses esquetes (aproveitei para marcar o tempo deles) para ver se eu estava enganado, mas não. Na maior parte, esses 2 esquetes não são semelhantes em relação aos outros citados.
"A prova de recuperação" (1990) possui duração de 9'30" (sem as vinhetas), do início (com os alunos recebendo a prova) até o minuto 2'21" (quando a Chiquinha pede a resposta da questão número 2) é semelhante ao de 1982, porém daí em diante até o minuto 4'38" são diferentes, como por exemplo, temos:
- Nhonho acusando o Chaves de colar dele.
- A Pópis fazendo o exame "sem ajuda de ninguém" e depois escondendo o livro.
De 4'40" (a cena dos alunos pedindo um tempo a mais) até o professor recolhendo as provas, 5'40", são semelhantes.
De 5'43" (quando o professor vai recolher a prova do Chaves) até o minuto final são situações diferentes, com as seguintes cenas principais:
- Chaves pegando a prova de volta e indo até a mesa do professor.
- Professor dizendo que todos foram reprovados e a Pópis o culpando.
- "Discussão" para ver quem reprovou por ser tapado ou não ter estudado.
- Professor dando 15 dias a mais para os alunos estudarem e a cena final dele falando que o mais importante é os alunos aprenderem.
Ou seja, dos 9'30" totais, cerca de 6 minutos são diferentes, o que equivale por volta de 65% do esquete. É um remake em parte, mas acho que na lista só consideram quando é remake mesmo (mais de 50% de similaridade entre os roteiros).
------------
"O bucho da Dona Clotilde" (1988) possui uma duração de 9'41".
Do início do esquete até 2'00" (quando Chaves sai correndo da Dona Clotilde) é semelhante ao de 1981.
A partir da cena da Clotilde chegando para conversar com o professor até 2'20" é uma situação diferente (uns 20 segundos apenas).
De 2'21" até 3'06", quando o professor entra na casa da Dona Clotilde, é semelhante.
De 3'07" (com Chaves e Chiquinha conversando) até 4'28" é roteiro diferente.
De 4'29" (Pópis querendo saber o que está acontecendo) até o final do primeiro bloco (5'03") é semelhante.
Do início do segundo bloco (5'15") até o final do esquete (9'55") são situações diferentes, na versão de 1981 não temos essa parte da panela quente.
Portanto, dos 9'41" totais, cerca de 6'20" são diferentes, também equivalente a 65% do esquete.
---------------------------
Quanto ao "O vale de um milhão de pesos" (1982), ele possui uma duração de 9'26".
Do início do esquete até 6'27" é semelhante ao do calo (1977).
A parte nova começa na cena da Pópis e Chiquinha na escada e vai até o fim do esquete, completando 3'17", mesmo assim a maior parte do esquete, cerca de 65%, é regravação do episódio do calo.
Em resumo, essa é a minha visão, não quer dizer que é o certo ou errado, mas acho que bate com os critérios adotados pela lista.
Seria mais ou menos isso, comparando o roteiro de menor duração com o de maior:
- Até uns 25% de similaridade entre 2 roteiros: considero algo "normal" em se tratando das obras de Chespirito.
- De 30% a 50%: "remake em parte".
- Acima de 50%: "remake verdadeiro" (o que geralmente consideram na lista).