AULA DE LINGUAGEM: INGLÊS (1992)
Esquete de Chaves com dublagem Herbert Richers foi ao ar no SBT em 24/07/25
- Tio Trambique
- Membro
- Programa CH: Chespirito
- Curtiu: 49 vezes
- Curtiram: 1845 vezes
- Esses usuários curtiram o post de Tio Trambique (total: 2):
- Henrique Dekatotas • Jacinto
- Barbano
- Administrador
- Time de Futebol: São Paulo
- Curtiu: 2049 vezes
- Curtiram: 4446 vezes
Se a gente for ver não foi só Chaves que morreu ali. O Roberto simplesmente mudou a proposta do programa, que deixou de ter esquetes curtos, e passou a ser only Chaveco, e somente episódios longos. Ok que teve um Chapolin de 40 minutos alguns episódios depois, mas foi só. Pancada e Dr. Chapatin ficaram tão sumidos quanto o Chaves. Só em 1994 que voltaram com esquetes e com outros personagens, mas já sem Chaves e Chapolin.JoãoB escreveu: ↑24 Jul 2025, 22:34Episódio legalzinho.
A dublagem foi ótima. O Tatá dublou bem o Chaves, seu único erro foi ter falado "boy" em vez de "boi", isso deixou a piada sem sentido.
Lembrando que esse foi o último episódio gravado e exibido de Chaves. E como disse o @E.R, quase todos ainda poderiam ter continuado com seus personagens, só o Chespirito que visivelmente não tinha mais condição de fazer o Chaves.
Quando gravaram esse episódio, ainda não sabiam que seria o último. Fico imaginando como seria se eles soubessem, talvez tivesse um clima de despedida no estúdio.
Acho uma pena que o Chespirito acabou com o Chaves sem fazer um episódio de despedida, como o do Chapolin em 1979 por exemplo. Esse episódio da Aula de Inglês pode ser o último mas, na prática, é só um episódio comum, não tem nada de despedida ou de diferente nele.
E que curioso: o SBT exibiu esse episódio logo hoje, no mesmo dia que estreou o último episódio da série biográfica do Chespirito. Coincidência?![]()
Talvez nem o Roberto soubesse se aquela seria mesmo a última aparição de Chaves. Foi uma reformulação do programa, que deu certo.
- CHarritO
- Membro
- Programa CH: Chaves
- Time de Futebol: Palmeiras
- Curtiu: 81 vezes
- Curtiram: 1191 vezes
A famosa última esquete do Chaves sendo exibida na TV aberta depois de décadas. 

Meus títulos e conquistas no FCH:
- Bruno Dark
- Membro
- Programa CH: Chapolin
- Time de Futebol: Grêmio
- Curtiu: 2 vezes
- Curtiram: 178 vezes
muito cara de dublagem gábia essa herbert, da mesma época ainda... mas é interessante, espero que passem mais esquetes.
Desde 2013 no Meio CH. Criador do Canal Chaves. Contato de vendas - opabruno22@gmail.com YouTube: Bruno Dark Discord: A Hipocrisia do Meio CH
- oasis wonderwall da silva blur
- Membro
- Programa CH: Chespirito
- Curtiu: 381 vezes
- Curtiram: 1654 vezes
qual ep foi exibido hj?
Desde 2012 aqui.
E eu sou de 2000. Ou seja, já passei mais da metade da minha vida nessa porra.

E eu sou de 2000. Ou seja, já passei mais da metade da minha vida nessa porra.

- Cyrano (Fabricio De Carvalho).
- Membro
- Time de Futebol: Flamengo
- Curtiu: 10979 vezes
- Curtiram: 1851 vezes
Nenhum.
Oficialmente no fórum desde 13/09/2024.
No meio CH desde 2024.
Conquistas no fórum e no meio:
Eleito o terceiro melhor usuário do Fórum Chaves no ano de 2024.
No meio CH desde 2024.
Conquistas no fórum e no meio:
Eleito o terceiro melhor usuário do Fórum Chaves no ano de 2024.

- JoãoB
- Membro
- Time de Futebol: Botafogo
- Curtiu: 99 vezes
- Curtiram: 554 vezes
Como sabe disso?Pavi escreveu: ↑24 Jul 2025, 23:16Na verdade, se a Angelinez Fernandez não tivesse adoecido, o quadro ainda continuaria sendo gravado fora da escola (mesmo com uma frequência menor), e o RGB não fez uma esquete de despedida do Chaves à essa altura porque ainda tinha esperança de que a intérprete da Dona Clotilde se recuperaria pra retornar as gravações, o que não ocorreu.
Nenhum, não passou episódios com dublagem Herbert Richers hoje.
- Pavi
- Membro
- Curtiu: 1698 vezes
- Curtiram: 917 vezes
- Seu Rampeiro
- Membro
- Time de Futebol: TGMDP FC
- Curtiu: 448 vezes
- Curtiram: 197 vezes
Também é nova a informação para mim. Como nenhum personagem recebeu despedida na fase final do Programa Chespirito, pensei que o chavinho, o quadro mais decadente à época, também foi simplesmente descontinuado, sem despedidas ou explicações.
--
Chato de doer esse esquete. Só vale pelo peso histórico e pela novidade da dublagem inédita.
100 anos de Raul "Chato" Padilla, nosso Jaimito

- James Revolti
- Administrador
- Curtiu: 618 vezes
- Curtiram: 1784 vezes
Não está fazendo confusão com Los Caquitos?
Em Los Caquitos, lembro que dão a entender que a Dona Cotinha voltaria.
- Almsch
- Membro
- Time de Futebol: Corinthians
- Curtiu: 1 vez
- Curtiram: 8 vezes
A Pópis falando "Grilrl" foi muito engraçado. 
Será mesmo que esse foi o último episódio de fato que eles gravaram?

Será mesmo que esse foi o último episódio de fato que eles gravaram?
- Esses usuários curtiram o post de Almsch (total: 1):
- vlpleleven
- vlpleleven
- Membro
- Time de Futebol: NENHUM
- Curtiu: 355 vezes
- Curtiram: 603 vezes
Minha primeira dúvida, será que não houve roteiros depois desse que não foram ao ar ou algum esquete que não chegou a ser transmitido que viria depois desse?
- Almsch
- Membro
- Time de Futebol: Corinthians
- Curtiu: 1 vez
- Curtiram: 8 vezes
Sim, tudo são teorias. Mas é meio triste ver tudo se acabar assim nesse episódio.
- Esses usuários curtiram o post de Almsch (total: 1):
- vlpleleven
- Eng. Pudim
- Moderador
- Curtiu: 525 vezes
- Curtiram: 1750 vezes
Acho que não. Pelo que a María Antonieta disse, eles só pararam de gravar e pronto. Semanas depois, ela perguntou se não iam mais fazer esquetes do Chaves e o Roberto disse que não. Imagino que ele só gravou os roteiros que estavam prontos e foi usando o estoque de material editado, sem escrever mais.vlpleleven escreveu: ↑31 Jul 2025, 12:44Minha primeira dúvida, será que não houve roteiros depois desse que não foram ao ar ou algum esquete que não chegou a ser transmitido que viria depois desse?
- Esses usuários curtiram o post de Eng. Pudim (total: 3):
- vlpleleven • Cyrano (Fabricio De Carvalho). • Pavi
- JoãoB
- Membro
- Time de Futebol: Botafogo
- Curtiu: 99 vezes
- Curtiram: 554 vezes
Mas segundo o Murilo Bordoni, do Programa do Ratinho, lá na casa do Chespirito tem um arquivo de roteiros dele e lá tem alguns episódios que foram escritos, mas não foram gravados. Então é capaz do Chespirito ainda ter escrito alguma coisa de Chaves, mas como ele não queria mais fazer o personagem, acabou deixando esses roteiros de lado.Eng. Pudim escreveu: ↑31 Jul 2025, 12:52Acho que não. Pelo que a María Antonieta disse, eles só pararam de gravar e pronto. Semanas depois, ela perguntou se não iam mais fazer esquetes do Chaves e o Roberto disse que não. Imagino que ele só gravou os roteiros que estavam prontos e foi usando o estoque de material editado, sem escrever mais.vlpleleven escreveu: ↑31 Jul 2025, 12:44Minha primeira dúvida, será que não houve roteiros depois desse que não foram ao ar ou algum esquete que não chegou a ser transmitido que viria depois desse?
Pelo menos uma certeza a gente tem: esse episódio da Aula de Inglês foi o último episódio exibido de Chaves.
Percebo nas entrevistas que a Maria não gostou muito da forma como o Chespirito acabou com o Chaves: simplesmente parou de gravar, do nada, sem avisar ninguém e sem nenhuma despedida. Nesse ponto, para mim, ela tem razão. Era o personagem de maior sucesso dele, merecia um final melhor.