O último é de 90O Gordo escreveu: ↑16 Jun 2025, 17:48Prática bastante comum no lote de 84Cyrano (Fabricio De Carvalho). escreveu: ↑16 Jun 2025, 17:24Pode ser, além de que é basicamente o título do episódio original em espanhol traduzido de forma literal.
- Aristocratas vemos, gatunos não sabemos (Aristócratas vemos, rateros no sabemos)
- O anel da bruxa (La sortija de la bruja)
- De caçador e de louco, todos nós temos um pouco (De Chapulín, cazador y loco todos tenemos un poco)
- Não confunda "a casa está caindo de velha" com "a velha está caindo da casa" (No es lo mismo “la casa se cae de vieja”, que “la vieja se cae de la casa”)
- O soldado atrapalhado (El soldado desobligado) / Depois de jogarem o Chapolin, tapem o poço! (Después de Chapulín ahogado, tapen el pozo)
- Uma múmia bastante egípcia (Una momia bastante egipcia)
- A revólver dado, não se olham as balas (A pistola regalada no le mires agujero)
- Em casa de fantasmas, até os mortos se assustam! (En la casa del fantasma, hasta los muertos se asustan!)
e etc
Documentos censórios de Chapolin sob a guarda do Arquivo Nacional
- BruchaLia
- Membro
- Programa CH: Chaves
- Time de Futebol: São Paulo
- Curtiu: 1564 vezes
- Curtiram: 1592 vezes
mas vai destruir a minha biblioteca 
No meio CH desde 2015

No meio CH desde 2015
- James Revolti
- Administrador
- Programa CH: Chapolin
- Curtiu: 618 vezes
- Curtiram: 1784 vezes
E o título registrado em espanhol do episódio 4 é... "El robo del anillo". Aparentemente mais uma tradução literal.
- Jacinto
- Colaborador
- Time de Futebol: Sport
- Curtiu: 8208 vezes
- Curtiram: 4537 vezes
Que achado! Uma pena que não tem de todos os episódios nem o título do esquete do Bar, mas ainda assim foi um grande descoberta, principalmente pelos títulos das dublagens perdidas de 1984 de Cleópatra e Pirata Fantasma 

- Esses usuários curtiram o post de Jacinto (total: 1):
- Episódio Perdido Mundial
- Jacinto
- Colaborador
Sim, bem observado, e o título do esquete do Contrabando tá diferente nas listas que tu obteve naquelas Planilhas também, em relação ao título que saiu no SBT Vídeos, acho até que é o oficialJames Revolti escreveu: ↑16 Jun 2025, 17:58E o título registrado em espanhol do episódio 4 é... "El robo del anillo". Aparentemente uma tradução literal.

- Douglas Reis
- Membro
- Time de Futebol: Inter
- Curtiu: 2079 vezes
- Curtiram: 2185 vezes
Ué, consta o título da esquete do contrabando? Só vi o das pulgas ali.Jacinto escreveu: ↑16 Jun 2025, 18:01Sim, bem observado, e o título do esquete do Contrabando tá diferente nas listas que tu obteve naquelas Planilhas também, em relação ao título que saiu no SBT Vídeos, acho até que é o oficialJames Revolti escreveu: ↑16 Jun 2025, 17:58E o título registrado em espanhol do episódio 4 é... "El robo del anillo". Aparentemente uma tradução literal.![]()
- Jacinto
- Colaborador
"tá diferente nas listas que tu obteve naquelas Planilhas também, em relação ao título que saiu no SBT Vídeos"Roubaram Meu Pau CH escreveu: ↑16 Jun 2025, 20:19Ué, consta o título da esquete do contrabando? Só vi o das pulgas ali.Jacinto escreveu: ↑16 Jun 2025, 18:01Sim, bem observado, e o título do esquete do Contrabando tá diferente nas listas que tu obteve naquelas Planilhas também, em relação ao título que saiu no SBT Vídeos, acho até que é o oficialJames Revolti escreveu: ↑16 Jun 2025, 17:58E o título registrado em espanhol do episódio 4 é... "El robo del anillo". Aparentemente uma tradução literal.![]()
- lucasdb
- Membro
- Time de Futebol: Flamengo
- Curtiu: 18 vezes
- Curtiram: 1475 vezes
Gente, tenho uma teoria, será que o da Sinuca foi barrado na época? Por ter o tema da carambola e apostas
Não há de queijo, só de batata. 

- Parece a Velha
- Membro
- Time de Futebol: Bahia
- Curtiu: 59 vezes
- Curtiram: 949 vezes
Excelente achado! Inclusive, imaginei isso agora. A temática de apostas não era bem vista naqueles tempos, e isso pode ter sido uma possibilidade. Como a censura só vingou até fins dos anos 80 aproximadamente, essa regra já teria sido driblada.
- quico, devolva meu pau
- Membro
- Time de Futebol: potiguar de mossoró
- Curtiu: 285 vezes
- Curtiram: 1502 vezes
Boa teoria... isso explicaria o fato de não ter registros de exibição em 1984 até onde se sabe.
VOANDO
Ruan Fonseca A.K.A. Chafundifórnios
-- Membro do fórum desde abril de 2014 --
- Diego@Marinho
- Membro
- Curtiu: 180 vezes
- Curtiram: 314 vezes
Um pena ter só documentado até o EP8, se fosse até o EP11 podíamos descobrir o porque A troca de cérebros estar nessa posição na lista atual do SBT. Se era uma primeira dublagem desse EP ou primeira dublagem da versão de 74 ou a versão de 76 ou até mesmo alguma presepada do SBT em ter "cortado" algum outro EP por achar que era semelhante a historia da troca de cérebros.
- Esses usuários curtiram o post de Diego@Marinho (total: 1):
- Jacinto
- Catafractário
- Membro
- Time de Futebol: Grenoble Foot 38
- Curtiu: 22 vezes
- Curtiram: 559 vezes
As demais páginas provavelmente foram escondidas em um bolo, que acabou devorado por um certo "anti-herói"...Gustavo M M escreveu: ↑16 Jun 2025, 15:48Pelo que me foi dito, somente constam 40 páginas desse dossiê. Assim que, por algum motivo, do episódio 9 em diante não há registros.

- Esses usuários curtiram o post de Catafractário (total: 1):
- MVNS
- MVNS
- Membro
- Curtiu: 568 vezes
- Curtiram: 446 vezes
Eu ia falar isso mas estava com medo de esculhambarem.

Mas tem uma boa chance de ter sido isso, sim. Talvez nem "censurado" em si como episódio, mas para a faixa etária/horário que o SBT queria exibir.
Aliás, nunca tinha me passado pela cabeça que CH tinha estreado no Brasil durante a dieta o regime militar e passado pela censura.

Editado pela última vez por MVNS em 16 Jun 2025, 21:58, em um total de 1 vez.
JESUS é o caminho e DEUS é o destino.
"Ainda que eu ande pelo vale, não temerei mal algum".
Filipenses 4:6
Não andem ansiosos por coisa alguma, mas em tudo, pela oração e súplicas, e com ação de graças, apresentem seus pedidos a Deus.
Mateus 6:34
Portanto, não se preocupem com o amanhã, pois o amanhã trará as suas próprias preocupações. Bastam a cada dia os seus próprios problemas.
1 Pedro 5:7
Lancem sobre ele toda a sua ansiedade, porque ele tem cuidado de vocês.
Gálatas 1:10
"Acaso busco eu agora a aprovação dos homens ou a de Deus? Ou estou tentando agradar aos homens? Se eu ainda estivesse procurando agradar aos homens, não seria servo de Cristo."
Mateus 5:11-12
"Bem-aventurados serão vocês quando, por minha causa os insultarem, perseguirem e levantarem todo tipo de calúnia contra vocês. Alegrem-se e regozijem-se, porque grande é a recompensa de vocês nos céus, pois da mesma forma perseguiram os profetas que viveram antes de vocês".
Mateus 28:19-20
"Portanto, vão e façam discípulos de todas as nações, batizando-os em nome do Pai e do Filho e do Espírito Santo, ensinando-os a obedecer a tudo o que eu lhes ordenei. E eu estarei sempre com vocês, até o fim dos tempos”.
Não andem ansiosos por coisa alguma, mas em tudo, pela oração e súplicas, e com ação de graças, apresentem seus pedidos a Deus.
Mateus 6:34
Portanto, não se preocupem com o amanhã, pois o amanhã trará as suas próprias preocupações. Bastam a cada dia os seus próprios problemas.
1 Pedro 5:7
Lancem sobre ele toda a sua ansiedade, porque ele tem cuidado de vocês.
Gálatas 1:10
"Acaso busco eu agora a aprovação dos homens ou a de Deus? Ou estou tentando agradar aos homens? Se eu ainda estivesse procurando agradar aos homens, não seria servo de Cristo."
Mateus 5:11-12
"Bem-aventurados serão vocês quando, por minha causa os insultarem, perseguirem e levantarem todo tipo de calúnia contra vocês. Alegrem-se e regozijem-se, porque grande é a recompensa de vocês nos céus, pois da mesma forma perseguiram os profetas que viveram antes de vocês".
Mateus 28:19-20
"Portanto, vão e façam discípulos de todas as nações, batizando-os em nome do Pai e do Filho e do Espírito Santo, ensinando-os a obedecer a tudo o que eu lhes ordenei. E eu estarei sempre com vocês, até o fim dos tempos”.
- quico, devolva meu pau
- Membro
- Time de Futebol: potiguar de mossoró
- Curtiu: 285 vezes
- Curtiram: 1502 vezes
1984 querendo ou não ainda é ditadura. A censura rolava solta e os militares (ou quem fazia parte da estrutura governamental) não tinham pena. Curiosamente conteúdo de teor erótico era bem mais relevado do que, sei lá, conteúdo de apostas/cassino/loteria. Então de fato pode ter sido um episódio classificado pra 12/14 anos, o que só permitiria que o SBT exibisse a noite.
VOANDO
- Arthur Sérgio
- Membro
- Curtiu: 56 vezes
- Curtiram: 91 vezes
É uma boa teoria, mas acho que a fita já veio estragada da Televisa que impediu de passar por esse todo tempo.
- Esses usuários curtiram o post de Arthur Sérgio (total: 1):
- Peter Griffin
- lucasdb
- Membro
- Curtiu: 18 vezes
- Curtiram: 1475 vezes
Pode ter sido os doisArthur Sérgio escreveu: ↑16 Jun 2025, 22:23É uma boa teoria, mas acho que a fita já veio estragada da Televisa que impediu de passar por esse todo tempo.
Não há de queijo, só de batata.