Guia de episódios e esquetes mundialmente perdidos

Fórum para discutir sobre os episódios perdidos e outras lost media relacionadas às obras de Roberto Gómez Bolaños.
Polegar
Membro
Membro
Programa CH: Chapolin
Curtiu: 5 vezes
Curtiram: 1182 vezes

Mensagem por Polegar » 16 Abr 2025, 14:48

Daqui pra domingo vem um perdido.

Guilherme CH
Membro
Membro
Time de Futebol: Vasco da Gama
Curtiu: 106 vezes
Curtiram: 375 vezes

Mensagem por Guilherme CH » 16 Abr 2025, 22:43

Diego@Marinho escreveu:
14 Abr 2025, 00:55
Eu tenho uma teoria sobre a ordem dos EPS de 73:

Que Balões está invertido e o primeiro EP da serie independe é o Banho pro Chaves, eu acredito nisso por conta no remake de 75 e 78 ter a cena da Chiquinha apresentando o seu vestido novo, faz sentido a Maria ter começado com uma roupa nova com a estreia da serie independente e a fusão das emissoras.

Outra é a ordem dos EPs a partir do Chaves cortando o cabelo da Chiquinha até sua saída (em negrito o que eu acredito como é):

23/07/1973 - Baraba, cabelo...e graxa! / A campanha do México
30/07/1973 - Como pegar o touro a unha
06/08/1973 - Brigando pelo pátio
13/08/1973 - Agenta Zero Zero Zeta / Barquinhos de papel
20/08/1973 - O marujo enjoado / Sustos na vila
27/08/1973 - A louca da escadaria - Parte 1
03/09/1973 - A festa da boa vizinhança - Parte 2
10/09/1973 - Os ladrões / A caixa de madeira
17/09/1973 - As festas de Independência
24/09/1973 - Os insetos
01/10/1973 - Tortinhas de merengue
08/10/1973 - Quem brinca com fogo faz pipi na cama! / Uma aula de canto 2

O fato que Angelines ficou ausente por boa parte de EPs da temporada de 73, ela gravou seu ultimo EP no começo de 73 em Por uma mulher formosa! / Grito de independência / Este varal é meu! (justamente a esquete que o Chespirito machucou a mão) que acredito estar programado para passar em 07/05/1973. Por algum motivo ela não voltou quando o programa passou a ser gravado novamente, sendo substituída pela Louca da Escadaria.

Baseado nos remakes da Caixa de Madeira que tem o enredo sobre a volta da Bruxa (na versão de 75 comprovadamente, já que ela se ausentou devido estar atuando na novela "Ha llegado una intrusa"). Acredito que a Caixa em 73 marca a volta da Angelines, por isso ele só pode ser ter sido exibido em 10/09, antes das festas de Independência em 17/09, com isso Barba foi exibido em 23/07 (como consta na Tele Guías, não sei porque foi adiantado em uma semana na Lista CH), em 30/07 foi exibido o do Touro.
Eu estava analisando novamente o trecho da suposta "primeira versão" de "Isto merece um prêmio!" e, pra mim, aquelas cenas tratam-se da versão perdida de "Um banho para o Chaves", de 1973.

Pois é perfeitamente plausível que, de fato, a Chiquinha estreou o vestido novo neste episódio, e não durante o programa "Chespirito". Além disso, nos primeiros episódios de 1973, sempre há pequenas sequências das crianças chegando da escolinha, como é o caso de "Pintores amadores".

E é curioso como cada remake soube trabalhar de uma forma diferenciada essas "sequências escolares" em uma história sobre "banhar o Chaves". Na de 1978, por exemplo, há todo um bloco, de fato, na escolinha. Na de 1979, por exemplo, as crianças simulam uma sala de aula no pátio da vila, com cadeira e tudo.

Portanto, na de 1973, há uma pequena sequência de "estrelinha de bom aluno". Como já dito, é algo normal desta temporada e que, posteriormente, o Robertinho "distribuiu" suas piadas em várias outras histórias.

E, sinceramente, não há episódio melhor mesmo para ser a estreia da série, tanto que há meio que uma foto promocional desta versão de 1973.

--

Sobre a "A caixa de madeira" ser o retorno da Angelines ao elenco, eu também levantei esta bola por aqui. E faz bastante sentido após uma breve passagem da Dona Edwiges. Por ter viajado para o interior, isso explicaria o porquê da Dona Clotilde não ter participado de eventos importantes na vila, como o próprio festival da boa vizinhança.

Ainda acho que não podemos ignorar estes detalhes que poderiam, sim, ter influenciado na série, como é o próprio caso do vestido novo da Chiquinha. O que, aliás, aconteceu, de fato, na temporada de 1975.
Esses usuários curtiram o post de Guilherme CH (total: 3):
Diego@MarinhoJacintocyber Revolvinho

Pavi
Membro
Membro
Programa CH: Chaves
Curtiu: 1517 vezes
Curtiram: 863 vezes

Mensagem por Pavi » 16 Abr 2025, 23:52

Guilherme CH escreveu:
16 Abr 2025, 22:43
Eu estava analisando novamente o trecho da suposta "primeira versão" de "Isto merece um prêmio!" e, pra mim, aquelas cenas tratam-se da versão perdida de "Um banho para o Chaves", de 1973.
Estranhamente, o Seu Madruga está utilizando um relógio de pulso e há uma tábua entre a casa da Dona Florinda e Dona Clotilde, pra mim, ele deve ser um dos últimos antes do Chaves ganhar um programa próprio.
Editado pela última vez por Pavi em 17 Abr 2025, 19:41, em um total de 1 vez.
Esses usuários curtiram o post de Pavi (total: 1):
cyber Revolvinho

Diego@Marinho
Membro
Membro
Time de Futebol: Flamengo
Curtiu: 161 vezes
Curtiram: 297 vezes

Mensagem por Diego@Marinho » 17 Abr 2025, 01:17

Guilherme CH escreveu:
Diego@Marinho escreveu:
14 Abr 2025, 00:55
Eu tenho uma teoria sobre a ordem dos EPS de 73:

Que Balões está invertido e o primeiro EP da serie independe é o Banho pro Chaves, eu acredito nisso por conta no remake de 75 e 78 ter a cena da Chiquinha apresentando o seu vestido novo, faz sentido a Maria ter começado com uma roupa nova com a estreia da serie independente e a fusão das emissoras.

Outra é a ordem dos EPs a partir do Chaves cortando o cabelo da Chiquinha até sua saída (em negrito o que eu acredito como é):

23/07/1973 - Baraba, cabelo...e graxa! / A campanha do México
30/07/1973 - Como pegar o touro a unha
13/08/1973 - Agenta Zero Zero Zeta / Barquinhos de papel
24/09/1973 - Os insetos
01/10/1973 - Tortinhas de merengue
08/10/1973 - Quem brinca com fogo faz pipi na cama! / Uma aula de canto 2

O fato que Angelines ficou ausente por boa parte de EPs da temporada de 73, ela gravou seu ultimo EP no começo de 73 em Por uma mulher formosa! / Grito de independência / Este varal é meu! (justamente a esquete que o Chespirito machucou a mão) que acredito estar programado para passar em 07/05/1973. Por algum motivo ela não voltou quando o programa passou a ser gravado novamente, sendo substituída pela Louca da Escadaria.

Baseado nos remakes da Caixa de Madeira que tem o enredo sobre a volta da Bruxa (na versão de 75 comprovadamente, já que ela se ausentou devido estar atuando na novela "Ha llegado una intrusa"). Acredito que a Caixa em 73 marca a volta da Angelines, por isso ele só pode ser ter sido exibido em 10/09, antes das festas de Independência em 17/09, com isso Barba foi exibido em 23/07 (como consta na Tele Guías, não sei porque foi adiantado em uma semana na Lista CH), em 30/07 foi exibido o do Touro.

Pois é perfeitamente plausível que, de fato, a Chiquinha estreou o vestido novo neste episódio, e não durante o programa "Chespirito". Além disso, nos primeiros episódios de 1973, sempre há pequenas sequências das crianças chegando da escolinha, como é o caso de "Pintores amadores".

E é curioso como cada remake soube trabalhar de uma forma diferenciada essas "sequências escolares" em uma história sobre "banhar o Chaves". Na de 1978, por exemplo, há todo um bloco, de fato, na escolinha. Na de 1979, por exemplo, as crianças simulam uma sala de aula no pátio da vila, com cadeira e tudo.

Portanto, na de 1973, há uma pequena sequência de "estrelinha de bom aluno". Como já dito, é algo normal desta temporada e que, posteriormente, o Robertinho "distribuiu" suas piadas em várias outras histórias.

E, sinceramente, não há episódio melhor mesmo para ser a estreia da série, tanto que há meio que uma foto promocional desta versão de 1973.

--

Sobre a "A caixa de madeira" ser o retorno da Angelines ao elenco, eu também levantei esta bola por aqui. E faz bastante sentido após uma breve passagem da Dona Edwiges. Por ter viajado para o interior, isso explicaria o porquê da Dona Clotilde não ter participado de eventos importantes na vila, como o próprio festival da boa vizinhança.

Ainda acho que não podemos ignorar estes detalhes que poderiam, sim, ter influenciado na série, como é o próprio caso do vestido novo da Chiquinha. O que, aliás, aconteceu, de fato, na temporada de 1975.
Depois de alguns "toques" de outros membros, acredito que de fato essa seja a ordem:

23/07/1973 - Barba, cabelo...e graxa! / A campanha do México
30/07/1973 - Agenta Zero Zero Zeta / Barquinhos de papel
13/08/1973 - Tortinhas de merengue
24/09/1973 - Os insetos
01/10/1973 - Quem brinca com fogo faz pipi na cama! / Uma aula de canto 2
08/10/1973 - Como pegar o touro a unha
Imagem

BruchaLia
Membro
Membro
Time de Futebol: São Paulo
Curtiu: 1192 vezes
Curtiram: 1361 vezes

Mensagem por BruchaLia » 17 Abr 2025, 02:14

cara, não necessariamente o último episódio gravado pela Maria segundo ela (e ela pode ainda se confundir), é necessariamente o último com ela exibido também
Esses usuários curtiram o post de BruchaLia (total: 1):
cyber Revolvinho
mas vai destruir a minha biblioteca :angry:

José Luiz amaro
Membro
Membro
Curtiu: 3 vezes
Curtiram: 57 vezes

Mensagem por José Luiz amaro » 17 Abr 2025, 13:12

Mas lembrem que essa primeira versão do Banho do Chaves tem esquete, então é capaz de nem ter a cena da Chiquinha mostrando o vestido.
Eu acho que essa primeira versão do Banho do Chaves é semelhante a de 78 mas sem a parte das crianças na escolinha, começando com as crianças já voltando.
Esses usuários curtiram o post de José Luiz amaro (total: 1):
BruchaLia

José Luiz amaro
Membro
Membro
Curtiu: 3 vezes
Curtiram: 57 vezes

Mensagem por José Luiz amaro » 17 Abr 2025, 13:23

E a primeira versão das Tortinhas de Merengue tem ou não a Chiquinha?

Medeirosmaníaco CH
Membro
Membro
Curtiu: 407 vezes
Curtiram: 516 vezes

Mensagem por Medeirosmaníaco CH » 17 Abr 2025, 13:36

José Luiz amaro escreveu:
17 Abr 2025, 13:12
Mas lembrem que essa primeira versão do Banho do Chaves tem esquete, então é capaz de nem ter a cena da Chiquinha mostrando o vestido.
Eu acho que essa primeira versão do Banho do Chaves é semelhante a de 78 mas sem a parte das crianças na escolinha, começando com as crianças já voltando.
Era bem comum na época, inclusive.

Cyrano (Fabricio De Carvalho).
Membro
Membro
Curtiu: 10453 vezes
Curtiram: 1603 vezes

Mensagem por Cyrano (Fabricio De Carvalho). » 17 Abr 2025, 13:45

Medeirosmaníaco CH escreveu:
17 Abr 2025, 13:36
José Luiz amaro escreveu:
17 Abr 2025, 13:12
Era bem comum na época, inclusive.
Sim, tem no começo de Pintores Amadores e O Mistério Dos Peixinhos.
Oficialmente no fórum desde 13/09/2024.
No meio CH desde 2024.
Conquistas no fórum e no meio:
Eleito o terceiro melhor usuário do Fórum Chaves no ano de 2024. :terceiro:

Peter Griffin
Membro
Membro
Curtiu: 50 vezes
Curtiram: 441 vezes

Mensagem por Peter Griffin » 17 Abr 2025, 14:01

Segundo os relatos, no final do banho do Chaves de 73, o Chaves fica rindo de todo mundo molhado enquanto anda de costas e cai num balde de água e começa a chorar
Minhas “conquistas”
► Exibir Spoiler

Bebê de Carne sem Osso
Membro
Membro
Programa CH: Chespirito
Time de Futebol: Nenhum
Curtiu: 130 vezes
Curtiram: 848 vezes

Mensagem por Bebê de Carne sem Osso » 17 Abr 2025, 15:09

Peter Griffin escreveu:
17 Abr 2025, 14:01
Segundo os relatos, no final do banho do Chaves de 73, o Chaves fica rindo de todo mundo molhado enquanto anda de costas e cai num balde de água e começa a chorar
Isso é muito 1973.
Imagem
Realizações no meio CH:
Achei o trecho de "O louco que escapou do manicômio" (1971).

Polegar
Membro
Membro

Mensagem por Polegar » 17 Abr 2025, 17:13

Guilherme CH escreveu:

GENTE. CARALHO. O @Guilherme CH TÁ CERTO.

Depois que ele jogou essa teoria, fui olhar uma das fotos promocionais do banho com mais cuidado... E simplesmente o Quico tá segurando os livros da escola e a Chiquinha com a estrelinha na testa.

Como ninguém nunca percebeu isso???

Imagem
Esses usuários curtiram o post de Polegar (total: 1):
cyber Revolvinho

HOMESSA
Membro
Membro
Time de Futebol: Botafogo
Curtiu: 731 vezes
Curtiram: 4979 vezes

Mensagem por HOMESSA » 17 Abr 2025, 17:40

Polegar escreveu:
17 Abr 2025, 17:13
Guilherme CH escreveu:

GENTE. CARALHO. O @Guilherme CH TÁ CERTO.

Depois que ele jogou essa teoria, fui olhar uma das fotos promocionais do banho com mais cuidado... E simplesmente o Quico tá segurando os livros da escola e a Chiquinha com a estrelinha na testa.

Como ninguém nunca percebeu isso???

Imagem
A teoria é boa, mas naquela trecho da "estrelinha da Chiquinha" o seu Madruga está com uma blusa de cor escura e não branca, como nessa foto.
Esses usuários curtiram o post de HOMESSA (total: 1):
Pavi

Polegar
Membro
Membro

Mensagem por Polegar » 17 Abr 2025, 18:02

Eu sinceramente acredito que tantas fotos foram tiradas desse episódio por ele ser o primeiro da série independente (a ordem atual estaria errada). Daí faz sentido a Televisa ter um acervo fotográfico mais robusto desse momento em questão. E pra mim, isso tudo foi no ensaio/primeira gravação/adaptação do roteiro.

Lembrem-se que o Edgar Vivar já divulgou material de arquivo do Vamos Todos à Acapulco Parte 1, e era totalmente diferente do que foi ao ar. A Chiquinha de casaco vermelho, marcações diferentes de posição dos atores e até cenas que não existiam.

Então a teoria é: as fotos são do ensaio do roteiro do banho e o vídeo da estrelinha é do episódio em si. Pode ver que o cenário da vila ainda estava sendo reformulado, há uma tábua aleatória ao fundo. Tudo combina com os novos ares de um programa independente. A estreia/retorno do Professor Girafales e a mudança no vestido da Chiquinha.

E de qualquer forma, não há como negar que nessa foto atribuída ao banho, em que o Chaves está com os braços sujos, o Quico segura os livros da escola e a Chiquinha tem um objeto brilhante na testa, no meio do aro dos óculos.
Esses usuários curtiram o post de Polegar (total: 1):
cyber Revolvinho

Don Chompiras
Membro
Membro
Programa CH: Chespirito
Time de Futebol: Remo
Curtiu: 245 vezes
Curtiram: 315 vezes

Mensagem por Don Chompiras » 17 Abr 2025, 18:22

Estrelinha invisível da Chiquinha. Só eu que não vejo nada? :blink: