Confusão em Foco! (1974) escreveu: ↑05 Fev 2025, 14:10Acho muita presunção dizer que este episódio não é realmente o ? que restava de 1974. A desconfiança de não colocar ele nessa data, é muito por a gente achar que a sinopse do EPM "O Professor Apaixonado" é muito nada a ver, que não poderia acontecer e que foi um erro da Tele-guia, só que a Tele-guia não simplesmente duplicou a sinopse da Briga do Pombinhos, ela diferencia, especifica, Girafales está perdidamente apaixonado pela Bruxa, algo que acontece no desenho animado, mas há a troca do professor Girafales pelo Seu Madruga (não tem muito a ver com o seu madruga apaixonado de 76, visto que ele pede ao Chaves como conquistar a Bruxa), então pelo menos o roteiro não foi algo impraticável, além de que o episódio do professor apaixonado, caminha muito bem junto com o enchendo balões e o episódio que temos acesso da briga dos pombinhos, três episódios seguidos onde a figura do professor girafales é explorada e que não há remakes de nenhum.
É muito mais um ceticismo mesmo na sinopse do professor apaixonado, e que para amarinhar evidências pegam algumas coisas interessantes, como a mudança do gorro do Quico (que como foi dito, ele já tinha usado no "As crianças faltam à escola" em 73), o uso do cabelo natural da Florinda e creio o unico fato forte que pode ser colocado em cheque que o epísódio foi gravado bem depois dessa data: a cena final da abertura, que aparece na primeira parte do vendedor de refrescos. Os outros fatos podem ser justificados por n motivos, mas vejamos, em 73 Chespirito utiliza sem nenhuma cronologia a roupa de 72 do Chaves, o já mencionado gorro do Quico padrão de 74, que já apareceu uma vez em 73, o uso por exemplo da roupa azul do seu madruga em 74, que aparece na parte 1 da saga do Muitas marteladas, mas já na parte 2 do dito episódio Muitas Marteladas, ele já aparece de roupa preta padrão, pergunto, porque ele fez isso? kkkkkk. Sobre a cena da abertura que aparece nos refrecos parte 1, possa ser que ela foi gravada já no muitas marteladas, pois aparece também o cenário do segundo pátio, tanto que em cópias da playlist do Fuchtube por exemplo, a cena da abertura colocam no Muitas Marteladas.
Provavelmente já era comum também, guardar episódios pra passar depois (Remédio das dores e angustia), me esqueci de um caso em específico que ia citar, mas pergunto ao user @Cláudio se houve isso entre 1973-1979, mas provavelmente é a Alcalá que substitui a Antonieta no coleção de ladrões de 74, ou é a guia do Museu que tem um papel muito importante no remake de 77 e provavelmente aparece na esquete perdida do Doutor Chapatin que antecede o EPM os mortos são obedientes. Mas se caso a gravação ocorreu depois de encerrar uma série de participações, não acho uma evidencia tão forte para colocar o Confusão em Foco! (1974) fora da data do ?. Até porque, não sobra espaço na tele-guia e na lista, o fato de não termos a tele-guia do ?, só traz mais força para que o episódio do fotografo estivesse aí mesmo. As tele-guias podem errar, mas errar em confundir a sinopse do fotografo com a briga dos pombinhos, acho já força demais. Portanto, é mais provável que o episódio "Seu madruga fotógrafo" dado vista ao público ontem, seja de fato a data do ? de 1974, as evidências que colocam ele em outra data, não se sustentam tão fortemente, porque colocariam ele no 02/09/1974 é mais hipótese, não algo concreto.
Creio que deveria haver mais discussão, por enquanto deixar o episódio em uma parte separada dos outros.
LISTA CH - GUIA DE EPISÓDIOS E QUADRINHOS
A mais completa Lista de Episódios das séries de Chespirito!
- Cortal Cristado
- Membro
- Programa CH: Chapolin
- Curtiu: 1275 vezes
- Curtiram: 1243 vezes
- Esses usuários curtiram o post de Cortal Cristado (total: 3):
- Cyrano (Fabricio De Carvalho). • IgorBorgesCH • Medeiros CH
- Sargento Refúgio
- Membro
- Programa CH: Chaves
- Time de Futebol: Santos
- Curtiu: 22401 vezes
- Curtiram: 2880 vezes
Não acredito, supostamente o episódio misterioso de maio de 1974 ainda não foi descoberto.
Esses elementos no cenário da vila são muito confusos e eu reparei também uma gaiola em cima da parede rachada da entrada da vila, ela aparece em outros episódios?
E o episódio "?" não sendo esse do Fotógrafo, abre mais uma brecha de termos mais um episódio perdido, e possívelmente OUTRO com a Malicha, ou até algum com uma esquete antes. E pra mim deve ser um dos três: uma primeira versão das Carambolas, do Fantasma da vila ou (não desisto de achar que esse tem uma versão mais antiga) O futebol americano, afinal ninguém cogitava uma versão de 74 do Seu Madruga Fotógrafo até ontem.
Como diria o Ronaldinho Gaúcho : "Estão deixando a gente sonhar..." haha

Não duvido que Enchendo Balões e Prof. Apaixonado podem muito bem ser o mesmo episódio, acho que tudo o que vemos no roteiro do desenho pode se encaixar em um episódio de 20 e poucos minutos. E ainda mais a duração do programa ser maior nessa época, A Briga dos Pombinhos que é o episódio seguinte tem quase 27 minutos de arte.vamos começar antes que esfrie escreveu: ↑05 Fev 2025, 14:30Tanto o professor Girafales apaixonado como enchendo balões fazem referência ao mesmo episódio, que inclusive teve versão no desenho animado Chaves. As crianças tão enchendo balões para um baile que vai ter na vila e enquanto isso o seu madruga bate a cabeça e se apaixona pela bruxa do 71. É uma versão anterior do seu madruga apaixonado de 1976. Ou pode ser simplesmente outra sinopse de a briga dos pombinhos.
Não é a primeira vez que a teleguia se engana e lança duas sinopses diferentes pro mesmo episódio, nem é a primeira vez que ela confunde o nome dos personagens. Desde a descoberta dessa sinopse já se suspeitava disso, tem lá no tópico das teleguias. A lista, que por coerência, manteve tudo como está lá na revista.

E o episódio "?" não sendo esse do Fotógrafo, abre mais uma brecha de termos mais um episódio perdido, e possívelmente OUTRO com a Malicha, ou até algum com uma esquete antes. E pra mim deve ser um dos três: uma primeira versão das Carambolas, do Fantasma da vila ou (não desisto de achar que esse tem uma versão mais antiga) O futebol americano, afinal ninguém cogitava uma versão de 74 do Seu Madruga Fotógrafo até ontem.

Como diria o Ronaldinho Gaúcho : "Estão deixando a gente sonhar..." haha

- Ex-Moderador Global do FCH de 05/2017 à 11/2017
- Usuário do Mês de 04/2017
- Eleito em 5º lugar no Melhor Usuário do Ano de 2024 do FCH
- Usuário do Mês de 04/2017
- Eleito em 5º lugar no Melhor Usuário do Ano de 2024 do FCH
- James Revolti
- Administrador
- Curtiu: 622 vezes
- Curtiram: 1882 vezes
Tá. O seu post saiu depois do meu, mas tá marcando que foi no mesmo horário. Então deve ter escrito antes, pra ele mesmo.Confusão em Foco! (1974) escreveu: ↑05 Fev 2025, 14:55Essa meu pequeno grande texto era só uma resposta ao user Neuvillette, quando a Lista não tinha mudado de lugar o episódio, por isso que coloquei que era presunção dizer que o episódio precisava ser realocado.
De qualquer maneira, vamos evitar excessos e deixar a coisa rolar.
Não é segredo pra ninguém que as informações da Lista nem sempre são precisas. Fazemos o que dá com o que temos.
Se eu deixar episódio sem data, por exemplo, vai f#### o esquema de ordenação de datas. Então assim: às vezes a gente tem que levar em conta o que dá e o que não dá pra fazer.
E é básico, mas lembrem: NÃO TEM COMO ser do jeito que todo mundo quer.
Muita coisa lá não é do jeito que eu quero, mas foi decisão de outras pessoas e assim está.
Espírito colaborativo não é querer que as coisas sejam sempre do nosso jeito.
- Esses usuários curtiram o post de James Revolti (total: 11):
- Sargento Refúgio • Neuvillette • Episódio Perdido Mundial • TheGamercrafterBR • Cyrano (Fabricio De Carvalho). • Arieel • Cortal Cristado • Jacinto • Pavi • 92lucascosta • IgorBorgesCH
- Neuvillette
- Membro
- Curtiu: 418 vezes
- Curtiram: 1658 vezes
O que eu tenho a dizer da sua resposta é:Confusão em Foco! (1974) escreveu: ↑05 Fev 2025, 14:55Essa meu pequeno grande texto era só uma resposta ao user Neuvillette, quando a Lista não tinha mudado de lugar o episódio, por isso que coloquei que era presunção dizer que o episódio precisava ser realocado.

- Esses usuários curtiram o post de Neuvillette (total: 1):
- Cyrano (Fabricio De Carvalho).
Desde 2013 no Meio CH
No Fórum Chaves desde 09/07/2018
Usuário do Mês de outubro/2020
Eleito o segundo melhor usuário do Fórum Chaves no ano de 2020
Um dos fundadores e ex-ADM do grupo Casa 8 no Discord
► Exibir Spoiler
- Pavi
- Membro
- Curtiu: 1933 vezes
- Curtiram: 974 vezes
Amarelinha no pátio e o estilo da planta em frente à casa da Dona Clotilde entrega que foi gravado no mesmo período que "Uma lição de boxe" e "Muitas marteladas", porém, com uma iluminação mais escura pra fazer sentido aquela parte do Chaves botando a lâmpada ali no pátio.Neuvillette escreveu: ↑05 Fev 2025, 12:39O cenário da Vila já é um pouquinho difícil de dizer, visto que mudavam em todos os episódios, mas nesse episódio do fotógrafo a iluminação lembra um pouco os episódios dos refrescos e do beisebol, além de alguns elementos utilizados em episódios gravados depois de maio, como por exemplo a parede do tanque/escadaria com tijolos, que foi utilizado no "A briga dos pombinhos".
- Esses usuários curtiram o post de Pavi (total: 2):
- Neuvillette • Sargento Refúgio
-
- Membro
- Curtiu: 7 vezes
- Curtiram: 1312 vezes
A pessoa acha um episódio pra esclarecer uma dúvida e se criam outras trezentas.
- Esses usuários curtiram o post de Polegar (total: 3):
- Cyrano (Fabricio De Carvalho). • Sargento Refúgio • Douglas Reis
- CH Versão Multishow
- Membro
- Time de Futebol: Flamengo
- Curtiu: 195 vezes
- Curtiram: 283 vezes
Fiz por agora.Confusão em Foco! (1974) escreveu: ↑02 Fev 2025, 22:49Seria bom juntar todos esses titulos e por. Tu consegue fazer @CH Versão Multishow ?
Já adicionados na LISTA:
CHAVES - Episódio #17 (1973)
Quem manda é o chefe
- Título no Multishow: "Quem será o novo chefe?"
CHAPOLIN - Episódio #8 (1973)
A fuga do Carne Seca / Museu
- Título no Multishow: "A fuga".
- Título no Multishow: "Visita ao museu"
CHAPOLIN - Episódio #64 (1974)
Por acaso você não viu um homem invisível por aí
- Título no Multishow: "O verniz invisibilizador"
CHAPOLIN - Episódio #164 (1977)
A volta da pistola paralisadora
- Título no Multishow: "O retorno da pistola paralisadora".
---------------------
Não adicionados na LISTA:
CHAVES - Episódio #27 (1973)
Uma aula de canto 2
- Título no Multishow: "Uma aula de canto, parte dois"
CHAVES - Episódio #182 (1977)
Um campeão meio pesado
- Título no Multishow: "Como treinar um novo campeão"
CHAVES - Episódio #256 (1979)
Na escola... domingo!
- Título no Multishow: "Na escola... hoje não!"
Se faltou algum, me informem, por favor.
- Esses usuários curtiram o post de CH Versão Multishow (total: 4):
- Sargento Refúgio • costtacami • Cyrano (Fabricio De Carvalho). • Episódio Perdido Mundial
- Gabilondo
- Membro
- Programa CH: Chespirito
- Time de Futebol: Vasco da Gama
- Curtiu: 225 vezes
- Curtiram: 686 vezes
@James Revolti ¿Podrá? Agora que a poeira baixouGabilondo escreveu: ↑01 Fev 2025, 20:07Se referem aos programas #160 e #161 de 1983, mas nunca colocaram as respectivas datas.Guilherme CH escreveu: ↑11 Jan 2012, 09:31Tele-Guía nº 1.601
18 de abril: Tema de hoy: El Chavo en la vecindad. El senor Barriga pretende cobrar las rentas atrasadas de Jaimito, pero todos los vecinos piden que se las perdone.
Tele-Guía nº 1.602
25 de abril: Secciones: Doctor Chapatín, El Chavo, Chapulín Colorado, Los Caquitos.

''EçI nAuM eH iNéDiTu, El Já Vi Nu SbT!''
''U kAzAmEnTu Du SeU MaDrUgAh VaI pAçAr Nu MuLtIxOu?''
''AkApUlKu FoI u ÚlTiMu EpIzÓdIu CoN u KiKu!''
''EçA vOiS dU xÁvIs FiKô UmA mErDaH!''
Títulos e campanhas de destaque
- Eng. Pudim
- Moderador
- Curtiu: 532 vezes
- Curtiram: 1839 vezes
No Multishow, "Eu sou a mosca que caiu na sua sopa" foi renomeado como "Eu sou a mosca que pousou na sua sopa".
- Esses usuários curtiram o post de Eng. Pudim (total: 4):
- Episódio Perdido Mundial • Sargento Refúgio • CH Versão Multishow • cyber Revolvinho
- Arieel
- Membro
- Curtiu: 729 vezes
- Curtiram: 733 vezes
O que acho uma ideia genial de título. Faz referência a música do Raul SeixasEng. Pudim escreveu: ↑07 Fev 2025, 23:39No Multishow, "Eu sou a mosca que caiu na sua sopa" foi renomeado como "Eu sou a mosca que pousou na sua sopa".
- Esses usuários curtiram o post de Arieel (total: 1):
- Sargento Refúgio
- James Revolti
- Administrador
Tem várias coisas atrasadas, vou começar a colocar em dia. Mas geralmente faço na ordem pra não me perder.Gabilondo escreveu: ↑07 Fev 2025, 20:34@James Revolti ¿Podrá? Agora que a poeira baixouGabilondo escreveu: ↑01 Fev 2025, 20:07Se referem aos programas #160 e #161 de 1983, mas nunca colocaram as respectivas datas.Guilherme CH escreveu: ↑11 Jan 2012, 09:31Tele-Guía nº 1.601
18 de abril: Tema de hoy: El Chavo en la vecindad. El senor Barriga pretende cobrar las rentas atrasadas de Jaimito, pero todos los vecinos piden que se las perdone.
Tele-Guía nº 1.602
25 de abril: Secciones: Doctor Chapatín, El Chavo, Chapulín Colorado, Los Caquitos.![]()
- Esses usuários curtiram o post de James Revolti (total: 2):
- Gabilondo • Sargento Refúgio
- James Revolti
- Administrador
Feito.
Corrigido.Fbdooito escreveu: ↑29 Jan 2025, 02:21@James Revolti, no esquete "Os despejados" do Chaveco, o último do primeiro programa de 90, há a seguinte curiosidade: "Participação especial do Senhor Barriga".
Essa informação está errada. Na verdade, o Seu Barriga aparece como senhorio do Pancada em outro esquete de mesmo nome em 81, e em seu remake em 89.
Feito.
Feito.Gabilondo escreveu: ↑01 Fev 2025, 20:07Se referem aos programas #160 e #161 de 1983, mas nunca colocaram as respectivas datas.Guilherme CH escreveu: ↑11 Jan 2012, 09:31Tele-Guía nº 1.601
Tele-Guía nº 1.602
25 de abril: Secciones: Doctor Chapatín, El Chavo, Chapulín Colorado, Los Caquitos.

Coloquei lá.CH Versão Multishow escreveu: ↑07 Fev 2025, 14:59
Não adicionados na LISTA:
CHAVES - Episódio #27 (1973)
Uma aula de canto 2
- Título no Multishow: "Uma aula de canto, parte dois"
CHAVES - Episódio #182 (1977)
Um campeão meio pesado
- Título no Multishow: "Como treinar um novo campeão"
CHAVES - Episódio #256 (1979)
Na escola... domingo!
- Título no Multishow: "Na escola... hoje não!"
Se faltou algum, me informem, por favor.
- Esses usuários curtiram o post de James Revolti (total: 1):
- Fbdooito
- James Revolti
- Administrador
Neuvillette escreveu: ↑31 Jan 2025, 03:31Nóis tá de volta com os prints pra lista![]()
Dessa vez trago apenas Chaves clássico, prints pego direto do lote velho sem logo, sem zoom e sem aqueles filtro horríveis da Televisa. Aproveito e trago alguns do Lote Quico pegos direto do ViX, que estão melhores que os prints atuais da lista (menos compreensão ou até mesmo menos zoom!)
Tenho mais prints do Lote velho do Chaves, e até mesmo do Chapolin, que só vou mandar futuramente caso aprovem a ideia de trazer prints do lote velho (fita do SBT) pra lista, já que eles não possuem nenhum zoom na imagem e aqueles filtros horríveis que a Televisa aplica na imagem das séries, deixando tudo contornado (halo).► Exibir Spoiler
Ah, e se tiver algum print com as cores horríveis, peçam pro @Lu¢iano editar, ninguém sabe editar bem as cores dos episódios como ele![]()
Barbano escreveu: ↑31 Jan 2025, 11:21Isso, fazem parte da imagem.CH Versão Multishow escreveu: ↑31 Jan 2025, 04:39Essas pequenas barras pretas do lote velho são da fita?
O ideal seria dar algum zoom e recortar, fica mais bonito na Lista sem essas barras.
@Neuvillette e pessoal, precisamos discutir isso aqui.Neuvillette escreveu: ↑31 Jan 2025, 11:58Pois é, eu também acho que fica mais "bonitinho", só que o problema de tirar essas bordas preta é que acaba "estragando" um pouco da proporção original do episódio.Barbano escreveu: ↑31 Jan 2025, 11:21Isso, fazem parte da imagem.CH Versão Multishow escreveu: ↑31 Jan 2025, 04:39Essas pequenas barras pretas do lote velho são da fita?
O ideal seria dar algum zoom e recortar, fica mais bonito na Lista sem essas barras.
Com tanta gambiarra que a Televisa fez na imagem das séries a ponto de deixar os fãs traumatizados, é melhor manter.![]()
O pessoal gostou das imagens. Mas realmente tem essas barras pretas...
Acho que no caso de videos, realmente é importante preservar as barras para manter a originalidade.
Mas em imagens estáticas pra Lista, não vejo problema em aplicar um pequeno zoom para preencher todo o espaço.
Tô cogitando editar as imagens e eliminar as barras...
Quem quiser opinar, aproveite o momento.
- Esses usuários curtiram o post de James Revolti (total: 2):
- Neuvillette • BruchaLia
- Neuvillette
- Membro
- Curtiu: 418 vezes
- Curtiram: 1658 vezes
Bem, como tinha dito anteriormente, eu mantenho as barras pretas na maioria das vezes para manter a proporção original da imagem do episódio.James Revolti escreveu: ↑08 Fev 2025, 01:59Tô cogitando editar as imagens e eliminar as barras...
Quem quiser opinar, aproveite o momento.
Mas como a maioria tem se incomodado por conta de estética da lista, acho super válido as críticas, visto que acaba "saindo do padrão". Portanto, vou aderir a decisão e vou repostar aqui todas essas imagens, só que sem as barras pretas, tudo bem?

- Esses usuários curtiram o post de Neuvillette (total: 4):
- James Revolti • Sargento Refúgio • BruchaLia • cyber Revolvinho
Desde 2013 no Meio CH
No Fórum Chaves desde 09/07/2018
Usuário do Mês de outubro/2020
Eleito o segundo melhor usuário do Fórum Chaves no ano de 2020
Um dos fundadores e ex-ADM do grupo Casa 8 no Discord
► Exibir Spoiler
- Arieel
- Membro
- Curtiu: 729 vezes
- Curtiram: 733 vezes
Não vejo problema nenhum em conter barras pretas, isso é algo presente no lote. O ideal é que seja preservado o máximo possível da originalidade. O mais importante é que está sem zoom. Vale lembrar que já tem na Lista episódio com imagens com barras pretas, estão padrão sem elas não possui.
- Esses usuários curtiram o post de Arieel (total: 1):
- James Revolti