Guia de episódios e esquetes mundialmente perdidos

Fórum para discutir sobre os episódios perdidos e outras lost media relacionadas às obras de Roberto Gómez Bolaños.
Bebê de Carne sem Osso
Membro
Membro
Programa CH: Chespirito
Time de Futebol: Nenhum
Curtiu: 131 vezes
Curtiram: 865 vezes

Mensagem por Bebê de Carne sem Osso » 21 Out 2024, 00:02

Eu não lembro de exiberem trechos de O Bandido Do Hospital (1972), apenas fotos.
Esses usuários curtiram o post de Bebê de Carne sem Osso (total: 1):
Cyrano (Fabricio De Carvalho).
Realizações no meio CH:
Achei o trecho de "O louco que escapou do manicômio" (1971).

Nandinho s.
Membro
Membro
Programa CH: Chaves
Curtiu: 210 vezes
Curtiram: 388 vezes

Mensagem por Nandinho s. » 21 Out 2024, 00:04

Fico meio desconcertado com esses episódios considerados "perdidos", mas que volta e meia apareceram em trechos, entrevistas, programas, etc. Um exemplo é aquele episódio da Pichorra de 1972. Perdidos de Araque?
De grão em grão a galinha enche o papo, o importante é ser constante! - Chiquinha

Polegar
Membro
Membro
Programa CH: Chapolin
Curtiu: 7 vezes
Curtiram: 1235 vezes

Mensagem por Polegar » 21 Out 2024, 00:04

Já pararam pra pensar que o ano de 1972 pode estar perdido mesmo e A Pichorra faz parte das compilações de 1973?

Bebê de Carne sem Osso
Membro
Membro

Mensagem por Bebê de Carne sem Osso » 21 Out 2024, 00:07

Polegar escreveu:
21 Out 2024, 00:04
Já pararam pra pensar que o ano de 1972 pode estar perdido mesmo e A Pichorra faz parte das compilações de 1973?
Por que iriam exibir a Pichorra (1972) se é uma esquete comemorativa de Natal?
Realizações no meio CH:

Nandinho s.
Membro
Membro

Mensagem por Nandinho s. » 21 Out 2024, 00:10

A realidade é que nao teríamos materiais de 1972 se não fossem essas benditas compilações. E olhando a lista dá pra ver que tanta coisa boa foi produzida nesse ano. As esquetes de paródias são as que mais me deixam curioso.
Esses usuários curtiram o post de Nandinho s. (total: 1):
Sargento Refúgio
De grão em grão a galinha enche o papo, o importante é ser constante! - Chiquinha

Sargento Refúgio
Membro
Membro
Time de Futebol: Santos
Curtiu: 21657 vezes
Curtiram: 2844 vezes

Mensagem por Sargento Refúgio » 21 Out 2024, 00:14

Nandinho s. escreveu:
Fico meio desconcertado com esses episódios considerados "perdidos", mas que volta e meia apareceram em trechos, entrevistas, programas, etc. Um exemplo é aquele episódio da Pichorra de 1972. Perdidos de Araque?
Porque não estão realmente perdidos,né. A Televisa só não quer distribuir esses episódios por falhas de imagem que as vezes poderiam consertar se tivessem boa vontade,alguns supostamente censurados por motivos políticos, e outros por frescura na tarraqueta deles mesmo. :P

Na minha opinião nenhum é , por anos teve aquela teoria de nos anos 70 regravarem programas por cima de outros para economizar fitas, mas isso caiu por terra quando começou a aparecer trechos de perdidos em matérias,entrevistas,documentários, etc.
- Ex-Moderador Global do FCH de 05/2017 à 11/2017
- Usuário do Mês de 04/2017
- Eleito em 5º lugar no Melhor Usuário do Ano de 2024 do FCH

Nandinho s.
Membro
Membro

Mensagem por Nandinho s. » 21 Out 2024, 00:20

Rogério Juvenales escreveu:
21 Out 2024, 00:14
Nandinho s. escreveu:
Porque não estão realmente perdidos,né. A Televisa só não quer distribuir esses episódios por falhas de imagem que as vezes poderiam consertar se tivessem boa vontade,alguns supostamente censurados por motivos políticos, e outros por frescura na tarraqueta deles mesmo. :P

Na minha opinião nenhum é , por anos teve aquela teoria de nos anos 70 regravarem programas por cima de outros para economizar fitas, mas isso caiu por terra quando começou a aparecer trechos de perdidos em matérias,entrevistas,documentários, etc.
Também penso isso. A Televisa produziu todos os episódios, então ela tem todos. Como estão a qualidade desses perdidos? Não sabemos. Se estiverem com qualidade ruim, a culpa é da Televisa? Com certeza
Esses usuários curtiram o post de Nandinho s. (total: 2):
Sargento RefúgioCyrano (Fabricio De Carvalho).

Polegar
Membro
Membro
Curtiu: 7 vezes
Curtiram: 1235 vezes

Mensagem por Polegar » 21 Out 2024, 00:43

Nada de 72 foi exibido pela Televisa fora as compilações, a não ser A Pichorra, pra ilustrar matérias, reportagens, documentários, especiais, homenagens. Nada. Absolutamente nada.

E olha que deve ter sido um dos anos mais promissores da carreira do Chespirito. Só que é como se não existisse.

Os Supergenios da Mesa Quadrada de 1970 foi reprisado numa época relativamente atual. Sabemos que o ano de 1971 de Chespirito e a Mesa Quadrada era distribuído nas décadas passadas - e deve vir daí os relatos estrangeiros de versões perdidas/desconhecidas antigas de alguns episódios clássicos.

Só que 1972 tinha tudo pra ter um interesse e comercialização ainda maior, pelo peso de Chaves, e simplesmente não conta. É bizarro pensar que quando o programa continuou no início do ano seguinte, as cenas usadas pra ilustrar matérias nesse período vem de um único episódio (Dr. Chapatin no Hotel / Casinha do Quico), que foram reutilizadas em mais de uma oportunidade.

Se a gente ver 1971, até os vazamentos de trechos são diversificados: Chango, Ameaça de Morte, Gesseiros, Transplante de Cérebros, Louco, diversas "mesas" desconhecidas... Dá pra ver que eles tem muito arquivo.

Eu sinceramente acho que algo aconteceu com 1972. Como o nome mudou para somente "Chespirito" e passou a ser, obviamente, catalogado como um novo programa (são três programas distintos embutidos nessa fase, na real), pode ter ocorrido uma decisão no departamento documental de preteri-lo em relação ao "Chespirito" de 1980.

Isso é um pensamento muito novo pra mim. Até uns dias atrás eu acreditava nisso de "a Televisa tem tudo". Mas depois que saiu o TCC do Sarturi sobre a preservação de mídia da Globo, expondo toda a caca que acontecia dentro dos arquivos da emissora até o começo dos anos 2000, tô mudando meu conceito.

Em 1999, apagaram as versões originais de TiTiTi e Dancin' Days, vocês tem noção do que é isso? Dois sucessos absolutos e simbólicos de um grande conglomerado de mídia não só nacional como mundial. Isso só pra ficar em um exemplo e não expor todo o apanhado que o TCC faz.

Quem ler, vai saber um pouco dos motivos econômicos e de mentalidade da época (até muito recente) que levaram a essas decisões, e eu sei que esse é um recorte social do Brasil, mas nada impede que o México e outros países tenham passado por precedentes parecidos. A cultura de salvaguarda de mídia em qualquer lugar, aliás, é muito nova. Agora é que há internet, streamings, canais à cabo, opções de consumo nichado que endossam essa prática. Até o fim do século XX, não.

Quando o Ruben Aguirre falava em reaproveitamento de fitas, algum fundo de verdade ele tinha. Eu começo a considerar a possibilidade do Programa Chespirito de 72 ser um elefante branco da Televisa.
Esses usuários curtiram o post de Polegar (total: 6):
CláudioTheGamercrafterBRPaviSargento Refúgiocyber RevolvinhoCyrano (Fabricio De Carvalho).

Bebê de Carne sem Osso
Membro
Membro

Mensagem por Bebê de Carne sem Osso » 21 Out 2024, 01:00

Sei...
Pra mim eles tem quase tudo.
Esses usuários curtiram o post de Bebê de Carne sem Osso (total: 2):
Realizações no meio CH:

João Neto (Eng. Camin)
Membro
Membro
Time de Futebol: Esporte Clube Bahia
Curtiu: 153 vezes
Curtiram: 366 vezes

Mensagem por João Neto (Eng. Camin) » 21 Out 2024, 01:01

Polegar escreveu:
21 Out 2024, 00:43
Isso é um pensamento muito novo pra mim. Até uns dias atrás eu acreditava nisso de "a Televisa tem tudo". Mas depois que saiu o TCC do Sarturi sobre a preservação de mídia da Globo, expondo toda a caca que acontecia dentro dos arquivos da emissora até o começo dos anos 2000, tô mudando meu conceito.

Em 1999, apagaram as versões originais de TiTiTi e Dancin' Days, vocês tem noção do que é isso? Dois sucessos absolutos e simbólicos de um grande conglomerado de mídia não só nacional como mundial. Isso só pra ficar em um exemplo e não expor todo o apanhado que o TCC faz.

Quem ler, vai saber um pouco dos motivos econômicos e de mentalidade da época (até muito recente) que levaram a essas decisões, e eu sei que esse é um recorte social do Brasil, mas nada impede que o México e outros países tenham passado por precedentes parecidos. A cultura de salvaguarda de mídia em qualquer lugar, aliás, é muito nova. Agora é que há internet, streamings, canais à cabo, opções de consumo nichado que endossam essa prática. Até o fim do século XX, não.

Quando o Ruben Aguirre falava em reaproveitamento de fitas, algum fundo de verdade ele tinha. Eu começo a considerar a possibilidade do Programa Chespirito de 72 ser um elefante branco da Televisa.
Gostei da indicação. Fui pesquisar esse TCC, e acho que me esclareceu uma coisa:

Um episódio que foi utilizado para fazer chamadas (como a "Portada na Cara" etc) pode ter se perdido exatamente por isso: algum funcionário pegou a fita para fazer a chamada, e sabe-se lá onde guardou:

https://repositorio.ufsm.br/bitstream/h ... sAllowed=y

Eu fiz a lista do que existia e do que não existia, e aí, nesse momento, muita coisa ainda existia, por exemplo: “Corpo a Corpo” original existia ainda, inteira. Outro exemplo: “Ti Ti Ti” original, existia inteira. “Dancin’ Days”? Existia inteira [...]. Em 1999, quando o acervo virou Projac oficialmente, que acabou Bonsucesso, eu um dia estou pesquisando as novelas que eu tinha na minha cabeça, por exemplo, “Cabocla”. Cadê “Cabocla”? Sumiu “Cabocla”. Cadê “Ciranda de Pedra”? Sumiu “Ciranda de Pedra”. Cadê “Plumas e Paetês”? Sumiu “Plumas e Paetês”. Cadê “Ti Ti Ti”? Só sobraram 2 capítulos de “Ti Ti Ti”. Desespero total. Aí, eu descobri que aquela minha lista original mudou, tinha mudado. Passei a fazer uma nova lista, que ficou praticamente, oficialmente, até hoje a lista é assim. Eventualmente um capítulo ou outro perdido, [...] tem um perdido de “Transas e Caretas” que a gente acha que quem perdeu foi o “Vídeo Show”, de tanto usar aquele capítulo. É um capítulo importante, em que o robô Alcides chega na história [...].
Esses usuários curtiram o post de João Neto (Eng. Camin) (total: 3):
Sargento Refúgiocyber RevolvinhoCyrano (Fabricio De Carvalho).

Pavi
Membro
Membro
Curtiu: 1686 vezes
Curtiram: 915 vezes

Mensagem por Pavi » 21 Out 2024, 01:17

Bebê de Carne sem Osso escreveu:
21 Out 2024, 01:00
Sei...
Pra mim eles tem quase tudo.
Se eles possuem a fase mais antiga e independente de Chespirito que é o Supergenios, produzido em 1970, La Chicharra (não fez sucesso e possui apenas 15 episódios produzidos em 1979) e Con Humor (que durou pouco e reprisado em várias estações de TV da própria Televisa alguns anos depois), o que impediria eles ainda terem o Chespirito 1971-73 no acervo?

A minha hipótese pra essa fase estar guardada à sete chaves é por causa dos remakes que as séries CH teriam anos depois, o que geraria um desinteresse por parte de outras emissoras em adquirir fases posteriores.
Esses usuários curtiram o post de Pavi (total: 2):

Peter Griffin
Membro
Membro
Time de Futebol: Flamengo
Curtiu: 58 vezes
Curtiram: 485 vezes

Mensagem por Peter Griffin » 21 Out 2024, 04:59

A Televisa não distribui mesmo ou só não sabemos porque ninguém compra nem exibe?
Minhas “conquistas”
► Exibir Spoiler

Chavito.M
Membro
Membro
Time de Futebol: Flamengo.
Curtiu: 266 vezes
Curtiram: 1110 vezes

Mensagem por Chavito.M » 21 Out 2024, 07:03

neyfilho escreveu:
21 Out 2024, 04:59
A Televisa não distribui mesmo ou só não sabemos porque ninguém compra nem exibe?
É o caso de, se alguma emissora mostrar interesse por comprar, ela vende.
Esses usuários curtiram o post de Chavito.M (total: 3):
Sargento RefúgioPeter GriffinCyrano (Fabricio De Carvalho).
Posso ficar sumido por motivos de saúde mental, mas vou tentar participar quando puder :yes:

• Dono de um canal no YouTube desde 2022
(https://youtube.com/@chavito2022?si=kU7ePc3lsrqE0eNY).
Aspirante à jornalista e escritor.
Fandublador.
Desenhista.
Co-apresentador de um podcast sobre CH
(https://youtube.com/@polegacast?si=PHDC-FoGzzS8GQYo)

• Webmaster de um blog sobre dublagem.
(http://mundodublagembrasil.blogspot.com/2024/10/coluna-1-apresentacao.html).

Sargento Refúgio
Membro
Membro
Time de Futebol: Santos
Curtiu: 21657 vezes
Curtiram: 2844 vezes

Mensagem por Sargento Refúgio » 21 Out 2024, 07:36

Brasil sempre foi o pior dos exemplos de preservar qualquer coisa relacionada a sua identidade, sejam mídias e obras artísticas "populares" como novelas,programas de tv, rádio, filmes,música... Até artefatos culturais,obras clássicas e documentos históricos. A Televisa é muito desleixada, mas mesmo assim o México sempre teve alguma tradição em preservar parte da sua memória histórica e televisiva, até por eles serem pioneiros em muita coisa como a TV a cores. Só perceber que existe muito mais coisa disponível dos anos 60/70 da TV mexicana comparada ao que temos da TV Brasileira, que é quase nada. (Não o vilão do Chapolin :lol: )

E também acredito que eles ainda tenham essa fase do Programa Chespirito mas as emissoras não têm tanto interesse em adquirir, por já terem Chaves e Chapolin como séries independentes e o Prog.Chespirito 80s/90s (mais recente) e compram apenas os anos que tem mais esquetes de personagens diferentes. Daí provavelmente a Televisa até retirou de catálogo, Já o caso de perdidos mais recentes (Séries independentes, Chespirito 80s/90s , Con Humor...) é frescura na Mama Bruschetta deles mesmo.
Esses usuários curtiram o post de Sargento Refúgio (total: 5):
PaviMVNScyber RevolvinhoCyrano (Fabricio De Carvalho).Episódio Perdido Mundial
- Ex-Moderador Global do FCH de 05/2017 à 11/2017
- Usuário do Mês de 04/2017
- Eleito em 5º lugar no Melhor Usuário do Ano de 2024 do FCH

Peter Griffin
Membro
Membro
Time de Futebol: Flamengo
Curtiu: 58 vezes
Curtiram: 485 vezes

Mensagem por Peter Griffin » 21 Out 2024, 08:11

Eu podia me passar por um jornalista, que queria fazer um trabalho sobre o Chespirito e que eu precisava de programas de 72/73 :]
Esses usuários curtiram o post de Peter Griffin (total: 3):
Sargento RefúgioCyrano (Fabricio De Carvalho).Episódio Perdido Mundial
Minhas “conquistas”
► Exibir Spoiler

Responder