Trilha/BGM de Abertura do Chapolin Colorado no SBT

Em busca da BGM: chamadas de Chaves (1989) e abertura do Chapolin (1993)

Discuta aqui tudo relacionado aos trabalhos de Chespirito, como Chaves, Chapolin, Chaves em Desenho e Programa Chespirito. Discuta aqui também o trabalho de outros atores, como as séries do Kiko.
BazzoNatalino
Membro
Membro
Programa CH: Chaves
Curtiu: 623 vezes
Curtiram: 821 vezes

Mensagem por BazzoNatalino » 15 Out 2022, 14:12

Navegando nesse fórum eu descobri que já havia outra thread anterior à sua sobre este tema, inclusive é daqui que deve ter vindo o tráfego deste fórum no meu canal do YouTube:

https://librarymusicthemes.com/index.php?topic=4877.0

Luciano Junior
Membro
Membro
Programa CH: Chapolin
Curtiu: 1030 vezes
Curtiram: 1195 vezes

Mensagem por Luciano Junior » 15 Out 2022, 14:16

Parando pra pensar, pra ter mais de uma música com exatamente o mesmo ritmo de percussão, é porque é provavelmente um pattern (ritmo pré-definido) da drum machine. E o Roland CR-78 não tem esse pattern específico.

Fiz umas buscas e a drum machine Ace Tone Rhythm Ace FR-3 (de 1967) tem exatamente esse pattern (aos 0:19):

Mas o que me deixou curioso é que o nome dessa pattern é "Samba" (no vídeo não dá pra ler, mas pesquise imagens desse aparelho e note o 4º botão da direita pra esquerda).

A gente sempre usou polka como palavra-chave pra pesquisas. Acredito essa informação deve mudar bastante o rumo.
"The time has come to make a decision. Are we in this thing alone, or are we in it, together?"

BazzoNatalino
Membro
Membro

Mensagem por BazzoNatalino » 15 Out 2022, 14:37

Excelente descoberta como sempre Luciano, mas tirando essa pattern, que é bastante desconexa à música, a BGM não tem nada de "samba", é claramente uma Polka, mas quem sabe.

matheusvhs
Membro
Membro
Curtiu: 4 vezes
Curtiram: 3 vezes

Mensagem por matheusvhs » 15 Out 2022, 14:56

Bazzo escreveu:
15 Out 2022, 14:37
Excelente descoberta como sempre Luciano, mas tirando essa pattern, que é bastante desconexa à música, a BGM não tem nada de "samba", é claramente uma Polka, mas quem sabe.
a bgm deve usar samples da roland cr-78, ou dessa drum machine citada acima, mas quem sabe a gente pesquisando algo relacionado a samba, não achemos algo interessante? Essa bgm também tem um geito de música de carnaval pelo geito agitado

BazzoNatalino
Membro
Membro

Mensagem por BazzoNatalino » 15 Out 2022, 15:03

O mais próximo de um gênero brasileiro que essa BGM pode ser é um chorinho, mas ainda assim acredito que seja apenas uma Polka com uma pattern de "samba", se você remover as baterias a BGM possui um ritmo bastante conservador.

matheusvhs
Membro
Membro

Mensagem por matheusvhs » 15 Out 2022, 15:05

Bazzo escreveu:
15 Out 2022, 15:03
O mais próximo de um gênero brasileiro que essa BGM pode ser é um chorinho, mas ainda assim acredito que seja apenas uma Polka com uma pattern de "samba", se você remover as baterias a BGM possui um ritmo bastante conservador.
tô querendo descobrir se o clarinete que toca na bgm e sintetizado ou real, a primeira parte da bgm deve ser uma guitarra com um talkbox ligada a um moog

BazzoNatalino
Membro
Membro

Mensagem por BazzoNatalino » 15 Out 2022, 15:11

Na real a gente nem sabe ao certo que instrumento é esse, a gente diz que é um clarinete pois é um instrumento comum em polkas, mas se você for comparar, dá para perceber que o "clarinete" da bgm é muito mais estridente e agressivo que os clarinetes em geral, que possuem um timbre mais suave, lembra mais que um instrumento de metal como um trompete ou como você teoriza, pode ser sintetizado.

matheusvhs
Membro
Membro

Mensagem por matheusvhs » 15 Out 2022, 15:15

Bazzo escreveu:
15 Out 2022, 15:11
Na real a gente nem sabe ao certo que instrumento é esse, a gente diz que é um clarinete pois é um instrumento comum em polkas, mas se você for comparar, dá para perceber que o "clarinete" da bgm é muito mais estridente e agressivo que os clarinetes em geral, que possuem um timbre mais suave, lembra mais que um instrumento de metal como um trompete ou como você teoriza, pode ser sintetizado.
ou pode ser uma flauta, ou um oboé, agora o lead da bgm e uma guitarra com um talkbox ligado à um moog, eu suponho que mais de 3 pessoas fizeram a bgm, uma ficava na parte do talkbox, para fazer os sons com a boca, a outra ficava na guitarra, para criar as notas, e a outra no moog para sintetizar, e combinar os instrumentos

BazzoNatalino
Membro
Membro

Mensagem por BazzoNatalino » 15 Out 2022, 15:41

matheusvhs escreveu:
15 Out 2022, 15:15
ou pode ser uma flauta, ou um oboé
Ou uma mistura de vários instrumentos de sopro, eu lembro quando fizeram um midi misturando flauta com clarinete e conseguiram um timbre mais similiar ao da bgm.

Eu lembro também que outro usuário postou aqui, acho que era o Luciano, que o clarinete é o mesmo intrumento do lead só que alterado no moog, pra gerar um timbre diferente.

matheusvhs
Membro
Membro

Mensagem por matheusvhs » 15 Out 2022, 15:45

Bazzo escreveu:
15 Out 2022, 15:41
matheusvhs escreveu:
15 Out 2022, 15:15
ou pode ser uma flauta, ou um oboé
Ou uma mistura de vários instrumentos de sopro, eu lembro quando fizeram um midi misturando flauta com clarinete e conseguiram um timbre mais similiar ao da bgm.

Eu lembro também que outro usuário postou aqui, acho que era o Luciano, que o clarinete é o mesmo intrumento do lead só que alterado no moog, pra gerar um timbre diferente.
acho que a bgm ela repete o mesmo ritmo do lead com o clarinete, primeiro toca o trecho do talkbox ou moog, e depois o clarinete repetindo a mesma melodia do início, e aí vai até caça bar a bgm

BazzoNatalino
Membro
Membro

Mensagem por BazzoNatalino » 15 Out 2022, 16:04

O clarinete possui a mesma melodia do lead, é uma variação:

BazzoNatalino
Membro
Membro

Mensagem por BazzoNatalino » 15 Out 2022, 21:53

Montagem postada quatro horas atrás por um canal aleatório:

matheusvhs
Membro
Membro

Mensagem por matheusvhs » 15 Out 2022, 21:55

Bazzo escreveu:
15 Out 2022, 21:53
Montagem postada quatro horas atrás por um canal aleatório:

postei a bgm do pianinho de 84 no librarymusicthemes.com https://librarymusicthemes.com/index.php?topic=5051.0 e a montagem ficou mais melhorada, e como o cara conseguiu tirar o trecho da bgm do veja o gordo, tô achando que deve ser um canal secundário do ligoiho, pois alguns trechos me lembram daquela montagem que ele fez e postou no reddit

BazzoNatalino
Membro
Membro

Mensagem por BazzoNatalino » 15 Out 2022, 22:25

Encontrei essa pérola:

matheusvhs
Membro
Membro

Mensagem por matheusvhs » 15 Out 2022, 22:57

Bazzo escreveu:
15 Out 2022, 22:25
Encontrei essa pérola:

um usuário chamado r4inieri comentou no seu canal que ouviu a bgm toda numa chamada extendida na afilial do sbt de juiz de fora, quem sabe falando com alguns sonoplastas ou algum do departamento de chamadas da afilial do sbt de juiz de fora conseguimos a bgm
Editado pela última vez por matheusvhs em 16 Out 2022, 07:29, em um total de 2 vezes.

Trancado