Confesso que, em relação a CH...

Discuta aqui tudo relacionado aos trabalhos de Chespirito, como Chaves, Chapolin, Chaves em Desenho e Programa Chespirito. Discuta aqui também o trabalho de outros atores, como as séries do Kiko.
JoãoB
Membro
Membro
Programa CH: Chaves
Time de Futebol: Botafogo
Curtiu: 99 vezes
Curtiram: 558 vezes

Re: Confesso que, em relação a CH...

Mensagem por JoãoB » 06 Jan 2019, 19:19

Anderson silveira escreveu:
Dias escreveu:Confesso que eu não consigo entender o que levou o Roberto a escrever roteiros inéditos em 1979. A saída do Ramon não me convence muito porque ele fez remakes terríveis nessa temporada na cara dura mesmo, com ou sem Ramon.

E confesso que eu gostaria de ser uma mosca na parede de quando o Roberto falava pros atores de que eles iriam gravar mais um remake.
Ta aí uma coisa que sempre me questionei. Será que os atores se ligavam que estavam regravando episodios?
Também sempre me questionei sobre isso. A impressão que eu tenho é que, na época das gravações, os atores não percebiam os remakes. O Rubén, por exemplo, disse numa entrevista que o Roberto era um autor que sempre criava algo novo.

Pena que nas entrevistas (pelo menos nas que a gente conhece) ninguém nunca perguntou ao Roberto porque ele fazia tantos remakes. Fico imaginando o que ele iria dizer.

Dias
Membro
Membro
Programa CH: Chapolin
Curtiu: 51 vezes
Curtiram: 282 vezes

Mensagem por Dias » 06 Jan 2019, 20:15

Não sei quem disse que o motivo dos remakes era porque a Televisa não reprisava os episódios. Isso já foi desmentido aqui.

Eu queria que tivessem perguntado pra vários atores pra saber qual a resposta de cada um.
"Está vendo como às vezes é bom ser burro?" - Chaves

Jegue
Membro
Membro
Curtiu: 353 vezes
Curtiram: 498 vezes

Mensagem por Jegue » 06 Jan 2019, 20:15

Teve uma vez que Roberto disse que fazia remakes pra "melhorar as histórias" se não estou enganado. Mas isso é uma puta duma desculpa esfarrapada, visto que a maioria dos remakes saiam mais pobres e inferiores às versões originais.
Esses usuários curtiram o post de Jegue (total: 1):
JoãoB
► Exibir Spoiler

um burro e um minhoqueiro
Membro
Membro
Curtiu: 138 vezes
Curtiram: 289 vezes

Mensagem por um burro e um minhoqueiro » 06 Jan 2019, 20:57

JoãoB escreveu:
Dias escreveu:Confesso que eu não consigo entender o que levou o Roberto a escrever roteiros inéditos em 1979. A saída do Ramon não me convence muito porque ele fez remakes terríveis nessa temporada na cara dura mesmo, com ou sem Ramon.

E confesso que eu gostaria de ser uma mosca na parede de quando o Roberto falava pros atores de que eles iriam gravar mais um remake.
Ta aí uma coisa que sempre me questionei. Será que os atores se ligavam que estavam regravando episodios?
Também sempre me questionei sobre isso. A impressão que eu tenho é que, na época das gravações, os atores não percebiam os remakes. O Rubén, por exemplo, disse numa entrevista que o Roberto era um autor que sempre criava algo novo.

Pena que nas entrevistas (pelo menos nas que a gente conhece) ninguém nunca perguntou ao Roberto porque ele fazia tantos remakes. Fico imaginando o que ele iria dizer.
Claro que percebiam né gente, o velho chegava ao ponto de fazer 4 ou mais versões do mesmo episódio. Os atores deviam nem questionar a preguiça dele, nem nada do tipo, porque não fazia a menor diferença para eles, já que pra gravar os episódio daria o msm trabalho do que fosse roteiro inédito(menos pro velho preguiçoso).
Imagem

Catafractário
Membro
Membro
Time de Futebol: Grenoble Foot 38
Curtiu: 24 vezes
Curtiram: 594 vezes

Mensagem por Catafractário » 06 Jan 2019, 21:30

Jegue escreveu:Teve uma vez que Roberto disse que fazia remakes pra "melhorar as histórias" se não estou enganado. Mas isso é uma puta duma desculpa esfarrapada, visto que a maioria dos remakes saiam mais pobres e inferiores às versões originais.
Lembro de ter lido uma vez que Chespirito afirmou que os roteiros estavam no seu "ápice de qualidade" em 1995. Se ele realmente disse isso, fico com os de má qualidade mesmo!
Esses usuários curtiram o post de Catafractário (total: 1):
gusta dos biscoitos

Jegue
Membro
Membro
Curtiu: 353 vezes
Curtiram: 498 vezes

Mensagem por Jegue » 06 Jan 2019, 22:15

O cara errou por uns 20 anos o ápice do próprio trabalho que foi, numa visão geral, entre 1974 -> 1976/77.

Só faltava ele ter dito que os episódios de Chaves de 1991/92 eram o "ápice da qualidade" do programa.
► Exibir Spoiler

Rafael - Kiko botones forever
Membro
Membro
Curtiu: 93 vezes
Curtiram: 326 vezes

Mensagem por Rafael - Kiko botones forever » 06 Jan 2019, 23:02

Coisas de gente velha, deveriam ter perguntado sobre no fim dos anos 70, não quando o cara já tava na casa dos 80.
Imagem

Barbano
Administrador
Administrador
Time de Futebol: São Paulo
Curtiu: 2101 vezes
Curtiram: 4548 vezes

Mensagem por Barbano » 07 Jan 2019, 08:49

JoãoB escreveu:

Claro que percebiam, né? Tem roteiros que chegavam a ser gravados em anos consecutivos. Sem contar as piadas repetidas à exaustão.

Mas será que isso era um problema para eles? Atores de teatro, por exemplo, chegam a encenar a mesma peça centenas de vezes...

JoãoB
Membro
Membro
Programa CH: Chaves
Curtiu: 99 vezes
Curtiram: 558 vezes

Mensagem por JoãoB » 07 Jan 2019, 10:22

Piadas repetidas à exaustão eu acho que não serve pra dizer que eles percebiam os remakes. Isso porque, se a gente for olhar, todo programa de comédia tem isso, de repetir a mesma piada várias vezes. Na Escolinha do Professor Raimundo, por exemplo, em todo episódio o Rolando Lero tentava enrolar o professor. Repetir piadas é uma coisa, mas repetir o mesmo roteiro várias vezes é outra.

Se os atores percebiam os remakes, pelo menos não demonstravam isso.
Dias escreveu: Eu queria que tivessem perguntado pra vários atores pra saber qual a resposta de cada um.
Quando o Fórum entrevistou o Rubén e o Edgar, perguntaram para eles sobre os remakes.

Essa foi a resposta do Rubén:
F: A maioria dos roteiros criados por Chespirito tiveram nova versão, remakes. Don Juan Tenório, por exemplo teve mais de quatro versões. O que vocês, atores, opinavam sobre isso? (pergunta de Borges)
R: Bom, primeiro deixe-me lhe dizer que no México é uma tradição essa péssima história de Zorrilla, que se chama Don Juan Tenório. Então, o que fizeram os escritores mexicanos, muitos, foi fazer paródia, fazê-la em piada. Não fazê-la como escreveu Zorrilla, porque a que escreveu Zorrilla é muito ruim, o espanhol esse não sei em que estava pensando e a fez, porém se fez uma tradição no México de usá-la, apresentando sobretudo no teatro. A Roberto lhe ocorreu na primeira vez e saiu tão bonita, na verdade, nos saiu tão bem que o que fazíamos era repetir em novembro, que é quando se celebra essa representação de Don Juan Tenório. Sempre em novembro se repetiam os capítulos, porque deveras como escritor saiu muito bem. Havia versos muito bem feitos, que creem que foi uma obra de arte que fez Roberto e por isso se repetia a cada ano.
F: Certo. Porém, a respeito de outros episódios que tiveram outras versões, às vezes com outros atores que não estavam na primeira versão, que pensavam vocês sobre isso, de regravar esses episódios mais de uma vez?
R: Bom, se trabalhava com o pessoal que tínhamos. Se havia morrido Ramón Valdés, então o papel de... não sei o que fazia don Ramón, o fazia Jaiminho. Se Quico tinha se retirado, pois o papel de Quico era feito por outro ator. Quer dizer, sempre se supriam, porém não era necessário que fossem os mesmos atores, porque os personagens de Don Juan Tenório são muito distintos. Roberto sempre fazia Don Juan Tenório, eu sempre fazia Don Luis Mejía... Edgar Vivar fazia o Ciutti, Maria Antonieta... não, Florinda Meza fazia Dona Inês. Enfim, eram personagens da obra que podíamos mudar se tínhamos, pois, a falta de algum de nós.
E essa foi a resposta do Edgar:
FCH - Uma característica de Chaves e Chapolin é que muitos episódios tiveram mais de uma versão. Por exemplo, Don Juan Tenório teve mais de quatro versões. O que os atores opinavam sobre isso, de ter que gravar várias vezes a mesma história ao longo dos anos, mas mudando os personagens?
EV - Eu diria que é muito difícil não repetir em 25 anos. Agora você pode assistir todos os programas no Youtube, DVD e você vê os programas comprimidos. Em 25 anos, tentar fazer o programa com o mesmo nível de atuação, são muitos detalhes, tem que cuidar. E você faz Don Juan Tenório em um ano e no ano seguinte... No México é uma tradição apresentar [Don Juan Tenório]. É originalmente uma peça de teatro que se apresenta nos dias 1 e 2 de novembro, sempre, no México. E você tem várias versões, quatro ou cinco diferentes, em diferentes teatros. É tradição. Por isso também repetimos esse especialmente. Por exemplo, tem também programas como da viagem a Acapulco, que foi feito somente uma vez. Por isso quero dizer que são várias situações que você tem que pensar para fazer um programa exitoso, com bom nível, com boas atuações, tem que trabalhar muito e às vezes tem que repetir o mesmo. Mas especificamente Don Juan Tenório é por essa tradição.
Os dois falaram muito do Don Juan Tenório mas pouco dos outros remakes.
Se alguém algum dia falar com o Carlos, com a Maria ou com a Florinda, por favor perguntem a eles sobre os remakes.

HOMESSA
Membro
Membro
Curtiu: 785 vezes
Curtiram: 5103 vezes

Mensagem por HOMESSA » 07 Jan 2019, 10:25

Pior que na pergunta citaram logo ''Don Juan Tenório''.
Imagem

Ramyen
Banido
Banido
Time de Futebol: Santos
Curtiu: 668 vezes
Curtiram: 1137 vezes

Mensagem por Ramyen » 07 Jan 2019, 10:46

O próprio Rúben concorda comigo que é horrível esse roteiro... :rolleyes:
RAMYEN, O MELHOR USUÁRIO DO FÓRUM CHAVES

Cortal Cristado
Membro
Membro
Curtiu: 1274 vezes
Curtiram: 1243 vezes

Mensagem por Cortal Cristado » 07 Jan 2019, 10:49

Deviam ter citado "O banho do Chaves". :asso:
Homessa escreveu:
10 Jun 2024, 15:42
Confesso que eu faço o TBT da punheta. Toda quinta-feira eu faço homenagem para alguma mulher (que ainda esteja viva) em algum momento de anos/décadas atrás.

João Victor Trascastro
Administrador
Administrador
Programa CH: Chespirito
Time de Futebol: Novorizontino
Curtiu: 206 vezes
Curtiram: 1022 vezes

Mensagem por João Victor Trascastro » 07 Jan 2019, 12:53

Na real a pergunta foi mal formulada pra cacete (srry). Citar Don Juan já é esperar uma resposta assim. Algo mais pontual como O regresso da Chiquinha ter sido regravado, ou o próprio Banho do Chaves seriam os exemplos mais fáceis de se conseguir uma resposta efetivamente esclarecedora, ou o mais próximo disso.
Esses usuários curtiram o post de João Victor Trascastro (total: 2):
IgorBorgesCHDias

Barbano
Administrador
Administrador
Time de Futebol: São Paulo
Curtiu: 2101 vezes
Curtiram: 4548 vezes

Mensagem por Barbano » 08 Jan 2019, 10:31

Sim. Mas pela resposta do Edgar ele parecia sim ter ciência dos remakes. Tanto que citou um dos poucos episódios que realmente não teve remake (Acapulco).

Eu acho que Rubén, Florinda e Edgar gostam muito do Roberto, e não farão uma crítica pública sobre esse lance dos remakes. Provavelmente tinham ciência, mas não viam problemas em regravar várias vezes os mesmos textos. Até porque nos anos 80, com os outros quadros, isso deu uma reduzida.

Ramyen
Banido
Banido
Time de Futebol: Santos
Curtiu: 668 vezes
Curtiram: 1137 vezes

Mensagem por Ramyen » 08 Jan 2019, 10:36

Até porque regravar algo que já tinha sido feito a pouco tempo deveria ser mais fácil no sentido de decorar as falas... :p
RAMYEN, O MELHOR USUÁRIO DO FÓRUM CHAVES

Responder