Qual a melhor temporada de Chaves?

Discuta aqui tudo relacionado aos trabalhos de Chespirito, como Chaves, Chapolin, Chaves em Desenho e Programa Chespirito. Discuta aqui também o trabalho de outros atores, como as séries do Kiko.

qual seria a melhor temporada de chaves

1972
5
3%
1973 (já na Televisa)
3
2%
1974
28
19%
1975
55
38%
1976
17
12%
1977
17
12%
1978
16
11%
1979
4
3%

Total de votos: 145

Mandarim
Membro
Membro
Programa CH: Chapolin
Curtiu: 81 vezes
Curtiram: 230 vezes

Re: Qual a melhor temporada de Chaves?

Mensagem por Mandarim » 08 Out 2012, 07:42

74/75

agora não considerando chaves , mas sim chespirito ,gosto de alguns episódios do chaves dos anos 80 .
Don Lucas: "Dígame Licenciado"

Don Chaparrón: "Licenciado"

Don Lucas: "Gracias, Muchas Gracias"

Don Chaparrón: "No hay de queso nomás de papa"

Daniel Brito
Membro
Membro
Programa CH: Chaves
Time de Futebol: Vitória
Curtiu: 36 vezes
Curtiram: 78 vezes

Mensagem por Daniel Brito » 08 Out 2012, 08:43

74 e 75.

Considerando 74, é só ver que ela é a mais completa. Se eu não me engano, foi a que mais teve episódios, e, por sua vez, mais histórias inéditas.

O destaque em 75 fica para a união do trio Chaves, Quico e Chiquinha. Sempre andavam aprontando e ''causando'' juntos. Aliás, o elenco como um todo atuava de maneira maravilhosa, e o resultado era estritamente positivo.
Imagem
Vencedor do Usuário do Mês (maio, junho e outubro de 2012)
Usuário do Ano de 2012
Moderador do subs Da Discussão Nasce a Luz e CH no Exterior (novembro de 2012 - novembro de 2013 / novembro de 2015 - novembro de 2016)
Moderador do TV de Segunda Mão (novembro de 2013 - novembro de 2014)
Moderador Global (novembro de 2014 - novembro de 2015)
Imagem
Imagem

Matheus_CH
Membro
Membro
Time de Futebol: Flamengo
Curtiu: 7 vezes
Curtiram: 89 vezes

Mensagem por Matheus_CH » 08 Out 2012, 10:38

75 foi a melhor temporada. A volta da Chiquinha, roteiros bem elaborados. Os atores no auge da atuação. Da de 10 a 0 na temporada de 78. A temporada de 74 é espetacular também!!!

Arkantos
Membro
Membro
Time de Futebol: Vasco
Curtiu: 0
Curtiram: 1 vez

Mensagem por Arkantos » 08 Out 2012, 14:27

Curiosamente, já comentei algumas vezes sobre isso. Entretanto, creio que seria interessante deixar minha opinião registrada neste tópico.
Gosto de várias temporadas. Também sei reconhecer a qualidade de vários remakes. Sobre a melhor temporada, utilizo o critério do "conjunto da obra". Tento levar em consideração todos os aspectos.

Levando tudo em consideração, a melhor temporada é a de 1975. Teve excelentes atuações e roteiros, ótima seleção de episódios, evolução em vários aspectos de direção e produção, além do considerável equilíbrio na participação dos personagens.

É realmente difícil apontar um grande defeito na temporada de 1975.

E gostaria de comentar sobre a segunda melhor. Geralmente, fico dividido entre a de 1973 e a de 1974. É possível argumentar que a temporada de 1973 tem como vantagem a terceira criança fixa (em boa parte da temporada), ao contrário do que acontece em 1974 (boa parte da temporada gira em torno de duas crianças). Todavia, percebo que a temporada de 1974 apresenta uma considerável evolução nos roteiros, se comparada com a temporada de 1973.

Por essa evolução, talvez considere a temporada de 1974 como a segunda melhor. Contudo, volto a dizer que, em minha percepção, o progresso qualitativo na ausência da Chiquinha ocorreu por mero acaso. Parece-me que o Bolaños sempre foi favorável ao trio de crianças (que foi concebido no início da série).
Editado pela última vez por Arkantos em 10 Out 2012, 00:05, em um total de 2 vezes.

André-Luiz
Membro
Membro
Time de Futebol: Santos FC
Curtiu: 21 vezes
Curtiram: 37 vezes

Mensagem por André-Luiz » 08 Out 2012, 16:41

1975 :campeao: Por causa da confirmação do trio Chaves, Quico e Chiquinha.
1976 :vice: Teve episódios ótimos, principalmente da saga do Festival da Boa Vizinhança.
1974 :terceiro: Acho que foi a temporada que o Carlos se tornou mais maduro e seguro para fazer o Quico e firmou a dupla Chaves-Quico.
ANDRÉ-LUIZ
Usuário do Fórum Chaves desde 06 de agosto de 2012.
Moderador do sub-fórum "O Meu Negócio é Futebol" desde 11 de Maio de 2013 até 03 de Novembro de 2014.
Campeão do 14° Torneio GUF - Série B [2014].
Moderador Global do FCH desde 04 de Novembro de 2014 até 04 de Maio de 2015.
Ainda não sei dizer, o que me completa
Ainda não sei por que, eu te amo a beça
Mas de uma coisa eu sei
O que me faz falta é o seu amor

Ainda não decidiu se você vai ou fica
Eu só sei te incluir de vez da minha vida
De uma coisa eu sei
O que me faz falta é o seu amor

Ricardo Haertel
Banido
Banido
Time de Futebol: Palmeiras
Curtiu: 7 vezes
Curtiram: 53 vezes

Mensagem por Ricardo Haertel » 08 Out 2012, 23:51

Arkantos escreveu:Curiosamente, já comentei algumas vezes sobre isso. Entretanto, creio que seria interessante deixar minha opinião registrada neste tópico.
Gosto de várias temporadas. Também sei reconhecer a qualidade de vários remakes. Sobre a melhor temporada, utilizo o critério do "conjunto da obra". Tento levar em consideração todos os aspectos.

Levando tudo em consideração, a melhor temporada é a de 1975. Teve excelentes atuações e roteiros, ótima seleção de episódios, evolução em vários aspectos de direção e produção, além do considerável equilíbrio na participação dos personagens.

E gostaria de comentar sobre a segunda melhor. Geralmente, fico dividido entre 1973 e 1974. É possível argumentar que a temporada de 1973 tem como vantagem a terceira criança fixa (em boa parte da temporada), ao contrário do que acontece em 1974 (boa parte da temporada gira em torno de duas crianças). Todavia, percebo que a temporada de 1974 apresenta uma considerável evolução nos roteiros, se comparada com a temporada de 1973.

Por essa evolução, talvez considere a temporada de 1974 como a segunda melhor. Contudo, volto a dizer que, em minha percepção, o progresso qualitativo na ausência da Chiquinha ocorreu por mero acaso. Parece-me que o Bolaños sempre foi favorável ao trio de crianças (que foi concebido no início da série).
Por isso que as duas crianças(Quico e Chiquinha) batiam cabeça em alguns episódios. Bolaños não soube dividir bem o tempo de aparições das duas crianças e Carlos e Maria queriam aparecer mais que o outro. Villagrán queria manter o destaque da temporada de 1974 e Nieves queria reconquistar o espaço perdido no ano anterior e isso causava problemas para Roberto administrar bem.
Editado pela última vez por Ricardo Haertel em 08 Out 2012, 23:58, em um total de 1 vez.

Ero Sennin
Membro
Membro
Curtiu: 16 vezes
Curtiram: 15 vezes

Mensagem por Ero Sennin » 08 Out 2012, 23:57

75 - O auge da série
74 - Sem a Chiquinha, Seu Madruga ganha destaque o que foi ótimo
73 -Muitas primeiras versões perfeitas
Melhor usuário do mês de Julho/2012

Ô cô...
Membro
Membro
Time de Futebol: São Paulo Futebol Clube
Curtiram: 6 vezes

Mensagem por Ô cô... » 09 Out 2012, 00:01

Arkantos escreveu:Curiosamente, já comentei algumas vezes sobre isso. Entretanto, creio que seria interessante deixar minha opinião registrada neste tópico.

E gostaria de comentar sobre a segunda melhor. Geralmente, fico dividido entre 1973 e 1974. É possível argumentar que a temporada de 1973 tem como vantagem a terceira criança fixa (em boa parte da temporada), ao contrário do que acontece em 1974 (boa parte da temporada gira em torno de duas crianças). Todavia, percebo que a temporada de 1974 apresenta uma considerável evolução nos roteiros, se comparada com a temporada de 1973.

Falou tudo! :vitoria:

Já acho que a temporada de 1976 meio desequilibrada, com alguns remakes melhores que os anteriores (originalmente, enredos de 1973 e 1974). Porém os remakes fracos são REALMENTE fracos, a meu ver. Por isso acho que houve um, digamos, tombo generoso de 1975 para 1976. :sim:

Tem a de 1977 também. A de 1977, mesmo sendo um tanto escura (e não a de 1974, viu? :asso: ), se mostra mais equilibrada do que a de 1976. Possui muitos remakes (principalmente de 1974), e alguns desses empatam, superam ou perdem por muito pouco de sua versão anterior. mas tem os que perdem de longe (A casinha do Quico, por exemplo), e aí a coisa fica feia. E por esse equilíbrio a mais eu a ponho (levemente) à frente da de 1976.
Vejam finalmente a verdade sobre a minha origem no link abaixo:
[youtube][/youtube]

Champion
Membro
Membro
Programa CH: Chapolin Animado
Time de Futebol: Não Tenho Time
Curtiu: 37 vezes
Curtiram: 25 vezes

Mensagem por Champion » 09 Out 2012, 00:13

Votei em 1976.
Na maioria dos episódios de 1975, a vila está com um aspecto de suja e com pouca iluminação (posso citar Vilionistas e Vilionadas, O aniversário do kiko, entre muitos outros) o que faz com que eu não me agrade muito do cenário além de serem muito bons os roteiros.
Em 76 a vila está com aspecto de limpa e bem iluminada.
Imagem

Arkantos
Membro
Membro

Mensagem por Arkantos » 09 Out 2012, 00:15

Ricardo Haertel escreveu:Por isso que as duas crianças(Quico e Chiquinha) batiam cabeça em alguns episódios. Bolaños não soube dividir bem o tempo de aparições das duas crianças e Carlos e Maria queriam aparecer mais que o outro. Villagrán queria manter o destaque da temporada de 1974 e Nieves queria reconquistar o espaço perdido no ano anterior e isso causava problemas para Roberto administrar bem.
Na temporada de 1976, a situação estava aceitável. Entretanto, na temporada de 1977, a Chiquinha teve pouco destaque em vários episódios (pelo fato de serem remakes de 1974, temporada que marcou sua ausência).

Já na temporada de 1978, percebo um grande racha no elenco e várias atuações desanimadas.
Ô cô... escreveu:Falou tudo! :vitoria:

Já acho que a temporada de 1976 meio desequilibrada, com alguns remakes melhores que os anteriores (originalmente, enredos de 1973 e 1974). Porém os remakes fracos são REALMENTE fracos, a meu ver. Por isso acho que houve um, digamos, tombo generoso de 1975 para 1976. :sim:

Tem a de 1977 também. A de 1977, mesmo sendo um tanto escura (e não a de 1974, viu? :asso: ), se mostra mais equilibrada do que a de 1976. Possui muitos remakes (principalmente de 1974), e alguns desses empatam, superam ou perdem por muito pouco de sua versão anterior. mas tem os que perdem de longe (A casinha do Quico, por exemplo), e aí a coisa fica feia. E por esse equilíbrio a mais eu a ponho (levemente) à frente da de 1976.
Eu também considero a temporada de 1977 como superior à temporada de 1976. O início da temporada de 1976 foi ótimo, mas os episódios mais fracos da temporada de 1976 derrubam consideravelmente a qualidade da mesma.
Editado pela última vez por Arkantos em 09 Out 2012, 00:21, em um total de 1 vez.

Guilherme CH
Membro
Membro
Programa CH: Chapolin
Time de Futebol: Vasco da Gama
Curtiu: 106 vezes
Curtiram: 375 vezes

Mensagem por Guilherme CH » 09 Out 2012, 00:19

Rodrigo Alves escreveu:Votei em 1976.
Na maioria dos episódios de 1975, a vila está com um aspecto de suja e com pouca iluminação.
Ué, você queria o que de uma vila pobre?

Champion
Membro
Membro
Programa CH: Chapolin Animado
Time de Futebol: Não Tenho Time
Curtiu: 37 vezes
Curtiram: 25 vezes

Mensagem por Champion » 09 Out 2012, 00:25

Estou falando nas características de iluminação do estúdio
Imagem

Ô cô...
Membro
Membro
Time de Futebol: São Paulo Futebol Clube
Curtiram: 6 vezes

Mensagem por Ô cô... » 09 Out 2012, 00:32

1977 e 1978 são muito mais escuras que 1975.
Arkantos escreveu:
Ricardo Haertel escreveu:Por isso que as duas crianças(Quico e Chiquinha) batiam cabeça em alguns episódios. Bolaños não soube dividir bem o tempo de aparições das duas crianças e Carlos e Maria queriam aparecer mais que o outro. Villagrán queria manter o destaque da temporada de 1974 e Nieves queria reconquistar o espaço perdido no ano anterior e isso causava problemas para Roberto administrar bem.
Na temporada de 1976, a situação estava aceitável. Entretanto, na temporada de 1977, a Chiquinha teve pouco destaque em vários episódios (pelo fato de serem remakes de 1974, temporada que marcou sua ausência).

Já na temporada de 1978, percebo um grande racha no elenco e várias atuações desanimadas.
Ô cô... escreveu:Falou tudo! :vitoria:

Eu também considero a temporada de 1977 como superior à temporada de 1976. O início da temporada de 1976 foi ótimo, mas os episódios mais fracos da temporada de 1976 derrubam consideravelmente a qualidade da mesma.
O primeiro de 1976, aliás (A limpeza do pátio) é uma obra-prima daquelas! :reverencia:

Em 1978 é notável a disputa implícita (preste atenção) entre Villagrán e Maria Antonieta - dá pra sentir a racha :timido: o racha, que você falou. As atuações de Villagrán são forçadas (note como ele DE FATO quer aparecer mais do que os outros), as da Maria são meio bestas (ela não "toca o puteiro" como em 1973 ou 1975, por exemplo), e a atuação de Ramón é, digamos, "sem jeito" demais (parece que ele tá com vergonha de atuar, sei lá eu). Essa é uma das inúmeras razões que fazem com que eu não curta mesmo ela - acho que uns 8 ou 10 episódios se safam nessa.

E a de 1972 tem um grande atrativo: os sketches de abertura ("entremés") são fabulosos, e mostram Chespirito em atuações brilhantes! Mesmo sendo tudo muito cru, inspiração aqui não falta, pelo menos! Alguns de meus episódios/sketches favoritos em todos os tempos estão nessa temporada :vitoria:

E tem dois remakes de episódios de 1974 feitos em 1977 onde a Chiquinha sobra bonito e estraga absolutamente tudo: o de Isto merece um prêmio! e o de Um porquinho de cada vez. Sem falar o já mencionado A casinha do Quico, por exemplo.
Vejam finalmente a verdade sobre a minha origem no link abaixo:
[youtube][/youtube]

Jacinto
Colaborador
Colaborador
Time de Futebol: Sport
Curtiu: 7387 vezes
Curtiram: 4089 vezes

Mensagem por Jacinto » 09 Out 2012, 00:43

A de 72 eu já não acho essas maravilhas é uma temporada pequena,gosto de todos os episódios mas não são tão legais assim,o que salva mesmo são os esquetes,os que são excelentes mesmo dignos de um 10 são Quem canta seus males espanta,Marteladas,O despejo e Remédio duro de engolir as atuações os atores são péssimas e toscas o Seu Madruga meio sem graça, e o Quico parece um retardado aquueles pulos são ridiculos parece um viado :lol:

Arkantos
Membro
Membro

Mensagem por Arkantos » 09 Out 2012, 00:45

Ô cô... escreveu:O primeiro de 1976, aliás (A limpeza do pátio) é uma obra-prima daquelas! :reverencia:
Certamente. :)
Inclusive, esse início de 1976 representa uma certa continuidade das características apresentadas na temporada de 1975. É uma pena que a temporada de 1976 não conseguiu manter esse nível.
Ô cô... escreveu:E a de 1972 tem um grande atrativo: os sketches de abertura ("entremés") são fabulosos, e mostram Chespirito em atuações brilhantes! Mesmo sendo tudo muito cru, inspiração aqui não falta, pelo menos! :vitoria:
Verdade.
Eu também valorizo esse período, que considero bem genuíno.

Responder