SBT vai redublar os episódios de Chaves?

Discuta aqui tudo relacionado aos trabalhos de Chespirito, como Chaves, Chapolin, Chaves em Desenho e Programa Chespirito. Discuta aqui também o trabalho de outros atores, como as séries do Kiko.
Avatar do usuário
Fbdooito
Membro
Membro
Mensagens: 806
Registrado em: 23 Out 2011, 20:17
Programa CH: Chapolin
Time de Futebol: Club Necaxa
Localização: Tangamandapio, Michoacán
Curtiu: 630 vezes
Curtiram: 300 vezes

SBT vai redublar os episódios de Chaves?

Mensagem por Fbdooito » 13 Set 2024, 07:22

Churi Churin Fun Flais escreveu:
13 Set 2024, 06:04
Fbdooito escreveu:
13 Set 2024, 05:12
Redublar Maga por padronização é como... redublar Maga por padronização! Nem consigo pensar em exemplo mais esdrúxulo.
Claro, eu lembro bem de tu, tu é mais fã da MAGA do que de CH, cê só gosta de CH se tiver com a dublagem MAGA. Pra mim isso não é ser fã de CH, é ser fã da MAGA, já falei sobre isso aqui.
Olha cara, sinceramente, não sei qual é o seu problema. Mas, pelo visto, é grave.

Não, você não se lembra bem de mim. Nem ao menos me conhece. Isso de "fã da Maga" só existe na sua cabecinha.

Sim, já tivemos uma discussão idiota a respeito, e eu te disse que também gosto da BKS, Parisi, Gota. Que desde os DVDs da Amazonas eu tenho o hábito de assistir CH em espanhol. Disso você não lembra?

Não. O que você quer é brigar, é bater boca, é aparecer. Mas eu também já te disse que não sou esse tipo de membro. Eu sou da paz, meu irmão! :vitoria:

Bom, por via das dúvidas, aqui tem o endereço de um psiquiatra muito bom. Fala para sua mãe te levar até lá.

Imagem
Esses usuários curtiram o post de Fbdooito (total: 3):
João Lucas SimãoEngenheiro PudimJacinto
Imagem

Avatar do usuário
John Charles Fiddy
Membro
Membro
Mensagens: 2176
Registrado em: 13 Out 2023, 12:30
Programa CH: Chapolin
Time de Futebol: Corinthians (Sei que tá ruim)
Curtiu: 1202 vezes
Curtiram: 325 vezes

SBT vai redublar os episódios de Chaves?

Mensagem por John Charles Fiddy » 13 Set 2024, 07:29

Churi Churin Fun Flais escreveu:
12 Set 2024, 21:16
Eu acho que eu sou o único fã de CH brasileiro que não gosta da dublagem da MAGA.
Tú é só mais um troll, sem personalidade própria...
Esses usuários curtiram o post de John Charles Fiddy (total: 4):
FbdooitoJoão Lucas SimãoDona ClotildeJacinto
Imagem

Editando a sonoplastia da SVDC (feita por Eduardo Gouvêa), tornando seus episódios mais assistivéis. Para ver minhas edições, mande um MP.

Chapolin Cristão, o melhor servidor de CH na internet, se quiser entrar envie-me um MP :joia:

Avatar do usuário
FLASH
Moderador
Moderador
Mensagens: 2693
Registrado em: 19 Jul 2018, 22:07
Programa CH: Chespirito
Curtiu: 385 vezes
Curtiram: 720 vezes

SBT vai redublar os episódios de Chaves?

Mensagem por FLASH » 13 Set 2024, 07:46

A questão vai além de ser só "fã de dublagem".
Comercialmente, é um tiro no pé.
Redublagem dava certo antigamente porque era feita enquanto a TV ainda tinha o monopólio da atenção e o poder de injetar goela abaixo 500 reprises em horários diferentes.
Aí o que começa a ser chato fica regular, aceitável e, depois, marcante.
Não estamos mais em 2010.
Hoje a mídia é pulverizada e as pessoas escolhem o que assistir.
Se redublar, vai espantar o fã clássico, que com certeza vai preferir continuar acessando IPTVs e DVDs piratas pra rever a obra com a dublagem que cresceu ouvindo.
SBT reprisou TANTO os mesmos episódios com dublagem MAGA que hoje é impossível você não lembrar de uma cena sem a dublagem.
A única estratégia que funcionaria pra acostumar o público com uma redublagem seria mandar dublar as primeiras temporadas do programa Chespirito.
Ora, episódios inéditos, dublagem inédita.
O público ia passar a se acostumar com essa nova dublagem, aí aos poucos o SBT poderia soltar um ou outro episódio dos anos 70 redublado.
O problema é que o mesmo SBT acostumou os fãs a se limitarem a uma parte da obra original, em vez de abrir portas pro restante.
E sobre a questão dos "erros" da MAGA, só posso dizer que quem ignora o conceito de adaptação não está apto a palpitar sobre erro em dublagem.
Num programa humorístico, o objetivo é fazer o público entender a piada, como numa equação onde um termo pode ser substituído por outro que gere o mesmo resultado.
O fã médio preguiçoso do Brasil que não quer saber da história do México não vai pesquisar o nome das celebridades mexicanas, seus programas e tudo mais, mas todos saberão quem foi o Jô Soares ou a Maitê Proença.
Adaptar nomes também, pelo menos nos anos 80-90, era algo perfeitamente compreensível.
Com a TV de tubo e um péssimo sinal, teve gente que cresceu por anos achando que Chaves era uma obra nacional.
Agora, fazer referência interna onde não cabe, isso é anti ético e anti profissional, é querer fazer uma "marcação artística" numa obra que não lhe pertence e já está pronta.
Esses usuários curtiram o post de FLASH (total: 11):
John Charles FiddyFbdooitoHomessaJoão Lucas SimãoRogério JuvenalesBarbanoGeotti GuaraPedro GomesArieelChispirito - by Tatá GuarnieriChiquitito
Imagem

Avatar do usuário
JoãoB
Membro
Membro
Mensagens: 1340
Registrado em: 12 Jul 2009, 20:30
Programa CH: Chaves
Time de Futebol: Botafogo
Curtiu: 76 vezes
Curtiram: 252 vezes

SBT vai redublar os episódios de Chaves?

Mensagem por JoãoB » 13 Set 2024, 08:29

FLASH escreveu:
12 Set 2024, 18:20
Em momento algum eu disse que os dubladores não têm esse direito.
Eu disse que, na minha opinião, devia haver nova lei que acabasse com isso.
Não tem que acabar porque não seria justo com os dubladores. Não só os de Chaves, todos os dubladores. O trabalho deles passando na televisão ou no streaming milhões de vezes, por muitos anos, sem que os dubladores recebessem nada por isso...para mim não seria nada justo porque é o trabalho deles que está sendo utilizado. Quando a Globo reprisa uma novela, por exemplo, os atores da novela recebem pelas reprises. Não tem que ser diferente na dublagem.
João Lucas Simão escreveu:
12 Set 2024, 21:40
É muito mais barato resolver com os sanguessugas, digo, dubladores e exibir normalmente do que redublar.
Não concordo com essa exploração máxima e absurda que eles fazem.
Pessoas que estão apenas defendendo os seus direitos não são sanguessugas, nem estão fazendo exploração. Eles tem que receber, inclusive isso é um direito deles garantido por lei.
Me Sacaron del Programa CH escreveu:
12 Set 2024, 21:50
Eu não acho legal os caras quererem viver até hoje de trabalho feito nos anos 80

E quem disse que eles vivem disso, eles trabalham, dublam outras coisas, nenhum deles vive só da dublagem clássica de Chaves. O que não tira o direito deles de serem pagos pela utilização da dublagem que eles fizeram.
Editado pela última vez por JoãoB em 13 Set 2024, 14:29, em um total de 2 vezes.

RAMONCHITO
Membro
Membro
Mensagens: 140
Registrado em: 02 Jul 2011, 23:18
Programa CH: Chaves
Time de Futebol: FLAMENGO
Curtiu: 22 vezes
Curtiram: 28 vezes

SBT vai redublar os episódios de Chaves?

Mensagem por RAMONCHITO » 13 Set 2024, 08:38

Sinceramente, depois do que ocorreu com Kamenrider na band, não tenho muita esperança disso ser resolvido numa boa tão cedo. Direitos conexos no Brasil estão longe de serem facilmente quantificados, o que deixa muita margem de especulação (tanto pra cima quanto pra baixo, dependendo da parte que se beneficia).

Sobre uma nova dublagem, sinceramente, se esse tempo sem exibição não matou a chama de ch no país, não vão ser novas vozes que farão isso. Sei que é chato, sei que as vozes originais são maravilhosas, mas todo o produto antigo sempre acaba tendo redublagem, e isso não "apaga" as vozes originais. Melhor isso que, em toda nova exibição, ficar refém de uma extensa negociação de direitos autorais, com vários dubladores, e que precisa ser aceita por todo o elenco pra vingar.

João Neto (Eng. Camin)
Membro
Membro
Mensagens: 1816
Registrado em: 27 Mar 2012, 21:48
Programa CH: Chapolin
Time de Futebol: Esporte Clube Bahia
Curtiu: 59 vezes
Curtiram: 105 vezes

SBT vai redublar os episódios de Chaves?

Mensagem por João Neto (Eng. Camin) » 13 Set 2024, 09:19

E afinal, redublar todos os episódios sairia mais barato ao SBT do que pagar esses direitos conexos dos dubladores clássicos?

Se fosse redublado, os novos dubladores não teriam os mesmos direitos? Ou abririam mão desses direitos assinando um contrato com cláusula específica?

E mesmo sendo redublado, isso não dispensaria o SBT de pagar a dívida retroativa de tantos anos até 2020 com os dubladores clássicos. Tô achando essa história muito mal contada...

Pedro Gomes
Membro
Membro
Mensagens: 543
Registrado em: 12 Ago 2022, 10:00
Programa CH: Chaves
Curtiu: 271 vezes
Curtiram: 49 vezes

SBT vai redublar os episódios de Chaves?

Mensagem por Pedro Gomes » 13 Set 2024, 09:33

Como eu disse antes, eu entendo o ponto de que redublagem é algo normal para obras antigas, tanto que muito antes dessa treta o Gabriel do turma ch já pensou em possibilidades de redublagem, seria oportunidade de dublar tudo( o que duvido do sbt) mas seria também trocar o certo pelo duvidoso, nem vimos ainda e já tá sofrendo rejeição, tem dois pontos interessantes que vi recentemente o ponto do Renan que diz que sbt deve saber esse apego por essa dublagem e essa redublagem seria só um teste e ponto que sbt não liga pro fãs e se não der audiência tira do ar, eu quero quero acreditar que o primeiro ponto seja o certoembora também não duvido que o segundo ponto seja o certo. Mas o que vale mais a dublagem clássica dar 5 ou 6 pontos (sendo bem realista) ou uma redublagem dar 2 ou 1 ponto?

Avatar do usuário
João Lucas Simão
Membro
Membro
Mensagens: 901
Registrado em: 03 Ago 2022, 00:07
Programa CH: Chapolin
Curtiu: 216 vezes
Curtiram: 112 vezes

SBT vai redublar os episódios de Chaves?

Mensagem por João Lucas Simão » 13 Set 2024, 11:04

João Neto (Eng. Camin) escreveu:
13 Set 2024, 09:19
E afinal, redublar todos os episódios sairia mais barato ao SBT do que pagar esses direitos conexos dos dubladores clássicos?

Se fosse redublado, os novos dubladores não teriam os mesmos direitos? Ou abririam mão desses direitos assinando um contrato com cláusula específica?

E mesmo sendo redublado, isso não dispensaria o SBT de pagar a dívida retroativa de tantos anos até 2020 com os dubladores clássicos. Tô achando essa história muito mal contada...
É exatamente isso. Não há motivo nenhum pra redublar.

FLASH escreveu:
13 Set 2024, 07:46
A questão vai além de ser só "fã de dublagem".
Comercialmente, é um tiro no pé.
Redublagem dava certo antigamente porque era feita enquanto a TV ainda tinha o monopólio da atenção e o poder de injetar goela abaixo 500 reprises em horários diferentes.
Aí o que começa a ser chato fica regular, aceitável e, depois, marcante.
Não estamos mais em 2010.
Hoje a mídia é pulverizada e as pessoas escolhem o que assistir.
Se redublar, vai espantar o fã clássico, que com certeza vai preferir continuar acessando IPTVs e DVDs piratas pra rever a obra com a dublagem que cresceu ouvindo.
SBT reprisou TANTO os mesmos episódios com dublagem MAGA que hoje é impossível você não lembrar de uma cena sem a dublagem.
A única estratégia que funcionaria pra acostumar o público com uma redublagem seria mandar dublar as primeiras temporadas do programa Chespirito.
Ora, episódios inéditos, dublagem inédita.
O público ia passar a se acostumar com essa nova dublagem, aí aos poucos o SBT poderia soltar um ou outro episódio dos anos 70 redublado.
O problema é que o mesmo SBT acostumou os fãs a se limitarem a uma parte da obra original, em vez de abrir portas pro restante.
E sobre a questão dos "erros" da MAGA, só posso dizer que quem ignora o conceito de adaptação não está apto a palpitar sobre erro em dublagem.
Num programa humorístico, o objetivo é fazer o público entender a piada, como numa equação onde um termo pode ser substituído por outro que gere o mesmo resultado.
O fã médio preguiçoso do Brasil que não quer saber da história do México não vai pesquisar o nome das celebridades mexicanas, seus programas e tudo mais, mas todos saberão quem foi o Jô Soares ou a Maitê Proença.
Adaptar nomes também, pelo menos nos anos 80-90, era algo perfeitamente compreensível.
Com a TV de tubo e um péssimo sinal, teve gente que cresceu por anos achando que Chaves era uma obra nacional.
Agora, fazer referência interna onde não cabe, isso é anti ético e anti profissional, é querer fazer uma "marcação artística" numa obra que não lhe pertence e já está pronta.
Sem mais. :sentido:

Avatar do usuário
TVS-SBT
Membro
Membro
Mensagens: 3329
Registrado em: 27 Jan 2012, 22:50
Programa CH: Chaves
Time de Futebol: Grêmio
Localização: Porto Alegre
Curtiu: 212 vezes
Curtiram: 161 vezes

SBT vai redublar os episódios de Chaves?

Mensagem por TVS-SBT » 13 Set 2024, 11:35

RAMONCHITO escreveu:
13 Set 2024, 08:38
Sinceramente, depois do que ocorreu com Kamenrider na band, não tenho muita esperança disso ser resolvido numa boa tão cedo. Direitos conexos no Brasil estão longe de serem facilmente quantificados, o que deixa muita margem de especulação (tanto pra cima quanto pra baixo, dependendo da parte que se beneficia).

Sobre uma nova dublagem, sinceramente, se esse tempo sem exibição não matou a chama de ch no país, não vão ser novas vozes que farão isso. Sei que é chato, sei que as vozes originais são maravilhosas, mas todo o produto antigo sempre acaba tendo redublagem, e isso não "apaga" as vozes originais. Melhor isso que, em toda nova exibição, ficar refém de uma extensa negociação de direitos autorais, com vários dubladores, e que precisa ser aceita por todo o elenco pra vingar.
O problema ta justamente na qualidade das redublagens, eles não se dão nem ao trabalho de realizar uma pesquisa minuciosa em busca de timbres de vozes que realmente se aproximem dos originais, Daniel Muller não se encaixa no Chaves, ele é aceitavel no Chapolin porém quando dubla o Chaves fica uma desgraça, e o Girafales com voz de Pumba tbm não ficou legal.
E o que falar do Berriel tentando emular o Vilela? ele de Nhonho até vai, mas dublando o Seu Barriga causa extremo desgosto, parece até fan dublagem de tão deslocada que fica aquela voz comparado á imagem do Edgar Vivar.
Esses usuários curtiram o post de TVS-SBT (total: 1):
Jacinto
"Esperem só até eu ganhar minha bola quadrada!"

Avatar do usuário
Rogério Juvenales
Membro
Membro
Mensagens: 2734
Registrado em: 07 Ago 2012, 11:19
Programa CH: Chaves
Time de Futebol: Santos
Localização: Botucatu/SP
Curtiu: 1012 vezes
Curtiram: 202 vezes

SBT vai redublar os episódios de Chaves?

Mensagem por Rogério Juvenales » 13 Set 2024, 11:45

Fbdooito escreveu:
13 Set 2024, 05:12
Redublar Maga por padronização é como... redublar Maga por padronização! Nem consigo pensar em exemplo mais esdrúxulo.
Pois é,ainda mais pensando em uma dublagem infinitamente inferior da RioSound com a mesma equipe e os mesmos erros de sempre,talvez sem nem BGMs clássicas,outros dubladores e os antigos que sobraram (isso se o SBT não trocar todos pela questão da treta financeira com os dubladores) com a voz diferente e mais cansada pela idade. Nem nos inéditos de 2012 o povo gostou dessa padronização nas sagas com partes inéditas no Brasil,imagina a série inteira...

Não adianta...é impossível dissociar Chaves e Chapolin dos anos 70 da dublagem MAGA porque é algo que já virou uma coisa só. Há não ser em casos de episódios que não tem a mesma e temos SDVC para suprir. Muito mais inteligente seria dublar Prog.Chespirito 80's que é outra coisa do que gastar redublando o que já estamos cansados de ver há décadas com a MAGA.
Editado pela última vez por Rogério Juvenales em 13 Set 2024, 11:47, em um total de 2 vezes.
- Ex-Moderador Global do FCH de 05/2017 à 11/2017
- Usuário do Mês de 04/2017

Avatar do usuário
Barbano
Administrador
Administrador
Mensagens: 44179
Registrado em: 28 Jan 2009, 13:29
Time de Futebol: São Paulo
Localização: São Carlos (SP)
Curtiu: 1756 vezes
Curtiram: 3538 vezes

SBT vai redublar os episódios de Chaves?

Mensagem por Barbano » 13 Set 2024, 11:46

FLASH escreveu:
12 Set 2024, 18:20
Assim como, de fato, exibição gera sim divulgação e receita de forma indireta.
Isso é irrelevante para a maioria dos trabalhos. Público em geral nem sabe quem são os dubladores do filme da Tela Quente de segunda-feira, ou do episódio de The Good Doctor que passou quinta na Globo. Em geral nem creditam os dubladores, nem dá para chamar isso de divulgação. De qualquer forma, são eles quem teriam que aceitar abrir mão de algo em troca de divulgação, e não isso ocorrer por livre iniciativa das emissoras.
João Neto (Eng. Camin) escreveu:
13 Set 2024, 09:19
E afinal, redublar todos os episódios sairia mais barato ao SBT do que pagar esses direitos conexos dos dubladores clássicos?

Se fosse redublado, os novos dubladores não teriam os mesmos direitos? Ou abririam mão desses direitos assinando um contrato com cláusula específica?
Seguramente sai mais caro, mas seria algo com mais segurança jurídica. Dublagem de 40 anos atrás sempre pode aparecer algum dublador que fez um figurante querendo exigir algo.

Sim, pelo que o Fly disse essa semana em uma live, nas produções atuais os dubladores assinam um documento cedendo por 70 anos as dublagens para qualquer mídia que venha a existir. Quanto aos direitos conexos, é lei. Mesmo que cedam no papel, acordo não tem valor maior que a própria lei, e a emissora perderia na justiça. É como funcionário assinando um documento abrindo mão de férias e horas extras. Se ele processa a empresa na justiça, ela perde.
Esses usuários curtiram o post de Barbano (total: 1):
Rogério Juvenales

Avatar do usuário
Me Sacaron del Programa CH
Moderador
Moderador
Mensagens: 22640
Registrado em: 07 Mai 2010, 19:59
Programa CH: La Chicharra
Localização: O Baú de Peças de Tabuleiro da Bernkastel
Curtiu: 442 vezes
Curtiram: 3797 vezes

SBT vai redublar os episódios de Chaves?

Mensagem por Me Sacaron del Programa CH » 13 Set 2024, 11:57

"Timbre" não funciona do jeito que metade das pessoas desse fórum parece achar que funciona.

Não existe "pesquisa minuciosa" de perfil de voz em dublagem, não "se dão" ao trabalho pq esse trabalho não existe, não existem dubladores infinitos com todas as vozes do mundo, todo diretor sabe que tipo de voz tá disponível no mercado.

Berriel se esgueirou no elenco como herança do aproveitamento e amadorismo da Amazonas em 2005, então ele é uma exceção, mas quando o assunto é dublar o Chaves em si, a gente tem que aceitar o seguinte: Todos os cinco dubladores que dublaram o Chaves desde o falecimento do Marcelo (Sérgio, Cassiano, Tatá, Fábio e Daniel) eram as melhores opções disponíveis pro papel no momento em que fizeram.
Esses usuários curtiram o post de Me Sacaron del Programa CH (total: 3):
BarbanoGeotti GuaraZenon CH

Avatar do usuário
Dona Clotilde
Membro
Membro
Mensagens: 8555
Registrado em: 13 Nov 2012, 23:45
Programa CH: Chespirito
Localização: Casa nº 71
Curtiu: 40 vezes
Curtiram: 542 vezes

SBT vai redublar os episódios de Chaves?

Mensagem por Dona Clotilde » 13 Set 2024, 12:12

Churi Churin Fun Flais escreveu:
12 Set 2024, 21:16
Eu acho que eu sou o único fã de CH brasileiro que não gosta da dublagem da MAGA.
Já passou da hora desse querido ir para a lista do banimento definitivo por troll e baderneiro.
Esses usuários curtiram o post de Dona Clotilde (total: 2):
FbdooitoJacinto
Imagem

Avatar do usuário
Churi Churin Fun Flais
Membro
Membro
Mensagens: 1139
Registrado em: 21 Mar 2020, 21:31
Programa CH: Chapolin
Time de Futebol: Flamengo
Localização: Do lado do vizinho
Curtiu: 220 vezes
Curtiram: 104 vezes

SBT vai redublar os episódios de Chaves?

Mensagem por Churi Churin Fun Flais » 13 Set 2024, 12:25

Mas não é troll, todo mundo que me conhece fora daqui sabe eu só assisto CH em espanhol e não gosto realmente da dublagem da MAGA


AMIGO


Avatar do usuário
Geotti Guara
Membro
Membro
Mensagens: 90
Registrado em: 05 Ago 2024, 22:36
Programa CH: Chapolin
Curtiu: 63 vezes
Curtiram: 56 vezes

SBT vai redublar os episódios de Chaves?

Mensagem por Geotti Guara » 13 Set 2024, 12:30

Sobre essa questão toda, tenho meus chutes do que acho que pode acontecer:
1)Ou o SBT vai real resolver esse rolo todo e vai voltar tudo como era antes de 2020(se Deus quiser)

2)Ou SBT não vai resolver nada e desistir definitivo de exibir as séries clássicas, mas pode ser que a Globo e demais(Prime video e etc) paguem de boas a Maga, por que pelo menos até onde se sabe ou até onde eu sei, só o SBT por enquanto ta sendo cobrado pelo que to vendo de tudo.(mas não descarto também do pessoal da Maga cobrar os demais)

Existe a terceira opção que é pouco provável e que alguns já falaram aqui se rolar mesmo bagulho de novas vozes, que é dublar de vez PCH anos 80 como tapa-buraco do SBT não conseguir as dublagens das séries dos anos 70(exibindo junto com a Gota Mágica), mas duvido muito depois que eles fizeram a pior estratégia de marketing pra fase dos anos 90 aqui no Brasil.

Eu cada vez to acreditando menos em possibilidade de Redublagem por que isso seria extremamente caro pro SBT de todas as formas, talvez ainda mais do que pagar as dívidas do pessoal da Maga, e se eles já estão numa situação ruim com os dubladores clássicos, imagina bancar mais orçamento pros novos + os direitos deles das novas reprises? E Claro, com a experiência ruim da RioSound 2014, eu espero muito que eles estejam mais inteligentes a respeito disso.
Sobre a questão de direitos dos dubladores receberem das reprises ou não, eu acho que a opinião é bem subjetiva pra cada um, mas se está na lei, tem que ser respeitado independente se concorde ou não se é um produto de 50, 40, 30 anos atrás e etc, é triste por que perdemos muitas obras por causa desse tipo de incidente na TV Aberta? É, mas, lei é lei e são direitos deles.
E se realmente existir redublagem, eu só peço por Deus que não seja desastroso ou pior que a RioSound ou a Gábia.
Imagem
Quer acompanhar os dotes de um grande artista?
Blue Sky

Instagram

Twitter/X


Responder