A cisma de Bolaños com o espiritismo e astrologia

Discuta aqui tudo relacionado aos trabalhos de Chespirito, como Chaves, Chapolin, Chaves em Desenho e Programa Chespirito. Discuta aqui também o trabalho de outros atores, como as séries do Kiko.
Marquês de Sade
Membro
Membro
Programa CH: Chapolin
Curtiu: 42 vezes
Curtiram: 110 vezes

Re: A cisma de Bolaños com o espiritismo e astrologia

Mensagem por Marquês de Sade » 28 Jan 2015, 23:54

Yoko Ono é uma grande humanitária, música e artista plástica. Ela foi odiada a vida toda pela maioria, mas eu não me guio pela maioria.

Não defendo a Florinda. Defendo o senso comum que me manda não me meter na vida e nas coisas privadas dela.

Muitas das coisas que você fala, eu não sei de onde você tirou. Mas você diz que eu crio tópicos "como este" e "não aceito" a opinião dos outros. Eu poderia dizer a mesma coisa se quisesse soar como um ser recém saído da selva que não entende que a proposta de um debate não é mudar a opinião de ninguém, mas debater as diferentes visões.

O problema é que muitos de vocês parecem estar acostumados e até gostar de nunca ouvir umas verdades, e quando isso acontece, do céu caem as pedras.

Debate não é doutrinamento.

Se você não gosta dos meus tópicos, não entre neles, pois é você quem escolhe entrar, ler e comentar. Ninguém te obriga.

Sobre ser fã, existe hercúlea diferença entre ser fã e ser um fanático que nunca questiona. Eu questiono, a tudo e a todos. A mim, principalmente. Não estou atrelado a nada. Meu pensamento evolui, e amanhã eu posso concluir que o que hoje eu penso, era besteira. Minhas ideias não foram talhadas em pedra por Moisés, elas mudam.

Fellipe
Membro
Membro
Curtiu: 663 vezes
Curtiram: 933 vezes

Mensagem por Fellipe » 28 Jan 2015, 23:58

Talvez a gente esteja (ou pelo menos eu esteja) acostumado a nunca ouvir umas verdades por preferir assim. Chaves é a série mais marcante da minha infância. Se assisto hoje em dia é justamente pra lembrar daquela época, lembrar da minha inocência. E começar a enxergar assuntos sérios na série para debater é ruim pra mim, pois acaba tirando de mim essa nostalgia que sinto ao assistir a série. É interessante discutir essas coisas, mas não vejo muito objetivo. No fim das contas não vamos poder debater isso com os atores ou com o autor do programa. Vamos aos poucos tirando a magia da série. Sei lá, tudo bem se vocês se sentem bem com isso, mas eu não me sinto.

E você defende a Florinda sim.

Antonio Felipe
Administrador
Administrador
Time de Futebol: Grêmio
Curtiu: 310 vezes
Curtiram: 2845 vezes

Mensagem por Antonio Felipe » 29 Jan 2015, 00:02

Com o perdão do trocadilho, o problema está em problematizar a série até espremer e ainda forçar certas coisas para se alcançar um ponto de vista
Esses usuários curtiram o post de Antonio Felipe (total: 3):
FellipeIgorkk33Episódio Perdido Mundial
Administrador desde 2010, no meio CH desde 2003.

Me Sacaron del Programa CH
Moderador
Moderador
Programa CH: La Chicharra
Curtiu: 504 vezes
Curtiram: 4867 vezes

Mensagem por Me Sacaron del Programa CH » 29 Jan 2015, 00:03

Se enxergar seriedade na série para debater é errado, qual é o propósito do fórum então? No caso, o fórum principal mesmo, DDNL, não a entidade, o sistema mesmo.

Parte da magia tem que vazar mesmo.... hoje não vivemos de boa sabendo que, enquanto as câmeras pegavam o Chaves e o Quico dando um abraço amistoso, por trás delas um mandava o outro tomar naquele lugar onde o sol não bate?
Esses usuários curtiram o post de Me Sacaron del Programa CH (total: 1):
cyber Revolvinho

Fellipe
Membro
Membro

Mensagem por Fellipe » 29 Jan 2015, 00:05

Eu me expressei mal, mas o Antonio disse o que eu pensava realmente desse tópico e dos outros em questão.

quico, devolva meu pau
Membro
Membro
Programa CH: Chaves
Time de Futebol: potiguar de mossoró
Curtiu: 223 vezes
Curtiram: 1376 vezes

Mensagem por quico, devolva meu pau » 29 Jan 2015, 00:07

Ora e o que tem a ver? Se o Chespirito queria difundir a sua religião e fuder com o espiritismo, o problema é dele. O velho já morreu, o que ele fez, fez! e acabou.
O que houve com a liberdade de livre expressão?
Editado pela última vez por quico, devolva meu pau em 29 Jan 2015, 00:09, em um total de 1 vez.
VOANDO
Ruan Fonseca A.K.A. Chafundifórnios
-- Membro do fórum desde abril de 2014 --

BrendaMarzipan
Membro
Membro
Time de Futebol: gremio
Curtiu: 183 vezes
Curtiram: 158 vezes

Mensagem por BrendaMarzipan » 29 Jan 2015, 00:08

Barbano escreveu:
Bruce Dubber escreveu:Eu até concordo que talvez seja um pouco extremo julgar Chaves como machista pela realidade que a série tenta simular dentro do seu universo, mas já é exagero usar esse mesmo argumento para justificar o fato de Chespirito claramente zombar não apenas da doutrina espírita como de seus seguidores num dos episódios mais queridos e populares do seriado, e é exatamente isso que vi por aqui, não há contexto histórico que legitime isso.
Mas quais usuários tentaram legitimar o menosprezo a essa doutrina aqui no tópico? Eu não vi isso por aqui...
Vários comentários neste tópico em que alguns usuários tentam usar o contexto histórico para anular a argumentação do Marquês, que é basicamente baseada no menosprezo de Chespirito pelas religiões alheias.

E eu não disse em nenhum momento que alguém aqui tentou legitimar tal coisa, apenas justificar, o que apesar de não ser algo tão diferente, ainda está a parte.

Antonio Felipe
Administrador
Administrador
Time de Futebol: Grêmio
Curtiu: 310 vezes
Curtiram: 2845 vezes

Mensagem por Antonio Felipe » 29 Jan 2015, 00:09

Bom, eu não usei o contexto histórico. Falei que o Chespirito era católico e que o México é um país muito católico:

"Por fim, sobre a religião: o México é um dos países com maior população católica no mundo. Chespirito sempre foi católico. Como produção dele e como produto da Indústria Cultural, não é de se estranhar que o programa dê um tom mais crítico a outras religiões e louve o catolicismo - só lembrar da canção "Oyelo, Escúchalo"."
Administrador desde 2010, no meio CH desde 2003.

Marquês de Sade
Membro
Membro
Curtiu: 42 vezes
Curtiram: 110 vezes

Mensagem por Marquês de Sade » 29 Jan 2015, 00:13

Eu entendo que muitas pessoas prefiram não ver certas coisas, e reapeito. Cada um sabe até que ponto está disposto a se despir de suas fantasias infantis e se esse véu irreal é realmente necessário para apreciar algo.

Mas que não reclamem porque leram o que não queriam. Os títulos dos tópicos servem para algo, não?
Antonio Felipe escreveu:Com o perdão do trocadilho, o problema está em problematizar a série até espremer e ainda forçar certas coisas para se alcançar um ponto de vista
Quem força certas coisas aqui para argumentar é quem começa a falar de Hitler. Definições mudam, diferem de pessoa para pessoa. Acho desespero alguém vir e dizer que eu comparei Roberto com Hitler.

Me Sacaron del Programa CH
Moderador
Moderador
Programa CH: La Chicharra
Curtiu: 504 vezes
Curtiram: 4867 vezes

Mensagem por Me Sacaron del Programa CH » 29 Jan 2015, 00:15

Eu tou desconsiderando opiniões do Marquês sobre a Florinda e os direitos do SBT, os quais discordo pra caralho, pois esse tpc já é tipo outro assunto. E nesse assunto em especifico, eu concordo e muito com ele. Não podemos tornar os debatentes protagonistas do debate... essa função deve ser do assunto.

Chespirito morreu e não pode "corrigir" o que fez? Sim, morreu, e mesmo que tivesse vivo, ele nem precisaria corrigir pois ele já deixou claro tantas vezes que se arrepende de tanta coisa... como saber se esse erro das religiões não é um desses arrependimentos? O foco não é o Roberto hoje, nem o que ele poderia fazer em relação ao passado. É uma simples constatação de que o erro existiu. E de fato existiu, não?

E jachegouodiscovoador, sem flood.

Medeirosmaníaco CH
Membro
Membro
Programa CH: Chaves
Curtiu: 406 vezes
Curtiram: 515 vezes

Mensagem por Medeirosmaníaco CH » 29 Jan 2015, 00:25

chespirito encheu as series de espiritismo,mas ele encheu mesmo foi o programa chespirito,tanto que acho que a maioria dos remakes do programa chespirito são de sessão espirita.

BrendaMarzipan
Membro
Membro
Time de Futebol: gremio
Curtiu: 183 vezes
Curtiram: 158 vezes

Mensagem por BrendaMarzipan » 29 Jan 2015, 00:27

Antonio Felipe escreveu:Bom, eu não usei o contexto histórico. Falei que o Chespirito era católico e que o México é um país muito católico.
De fato, acabei deixando meu post um pouco estrito demais, dá pra ampliar um pouco e considerar qualquer tipo de contexto.

Chokito Cabuloso
Membro
Membro
Programa CH: Chespirito
Time de Futebol: Ed Gein FC
Localização: Centro de Atenção Integrada à Saúde Mental - Irmandade da Santa Casa de Misericórdia de São Paulo
Curtiu: 12 vezes
Curtiram: 191 vezes

Mensagem por Chokito Cabuloso » 29 Jan 2015, 01:20

Deram adv. no outro só por ter falado que o autor fo tpc era mau-caráter? Nada a ver.
Fora o link que ele passou me fez rir quando a tiazinha esquerda condenou slut-shaming da Bruxa do 71.

Eu acho que passou do ponto a discussão, pelo menos no que se refere a machismo ou homofobia. As únicas coisas que se sustentam pra resmungar é o bulimento de gordos e o desprezo pelo espiritismo.

Eu tbm defendo a Yoko Ono. Tem que ter mta cara de pau e veia artística pra fazer aquela apresentação experimental em Glastonbury. Fora que qual o problema de defender a Florinda Meza, recalque?

O que me incomoda mais no Chaves é eles não terem feito uma maquete da vila, pra deixar as casas com os cômodos nos lugares certos. Aquele quarto flutuante da Chiquinha ou no ep. Espiritos Zombeteiros, o Quico não indo pro quarto dele, ele apenas sai de cena, fica mto amador.
Esses usuários curtiram o post de Chokito Cabuloso (total: 1):
Samuel Boitar
Imagem

Fellipe
Membro
Membro

Mensagem por Fellipe » 29 Jan 2015, 02:38

Eu apenas exemplifiquei, ao citar a Yoko e a Florinda, o complexo dele de ir sempre de encontro as opiniões da maioria.

Chokito Cabuloso
Membro
Membro
Programa CH: Chespirito
Time de Futebol: Ed Gein FC
Localização: Centro de Atenção Integrada à Saúde Mental - Irmandade da Santa Casa de Misericórdia de São Paulo
Curtiu: 12 vezes
Curtiram: 191 vezes

Mensagem por Chokito Cabuloso » 29 Jan 2015, 03:00

Pra falar a vdd, eu tbm sou do contra. Nunca gostei da Xuxa, mas quando eu percebi que as pessoas tbm não gostavam dela e chegavam até as raias do ódio, eu passei a gostar mais. O problema não é ser do contra, é ótimo que tenha alguém que defenda pessoas imcompreendidas, o problema está antes em querer forçar a barra e escrutinizar demais.

Este tpc estava indo bem depois descarrilhou. A parte do espiritismo ser para os ignorantes e dito daquela forma doutrinatória realmente não teria mto espaço hoje.

Agora era outra época e não se pode esperar melhor, além de não ser aquilo tudo de humor grotesco. Podia ter uma falha pontual ou outra, mas no geral era só um circo elaborado pra entreter. Não vejo nada de acadêmico no Chaves pra ficar debatendo, tudo era repetivo e bem simples: o Chaves faz algo contra o Kiko, o Kiko não explicava direito e a Dona Florinda bate no Seu Madruga que depois desconta no Chaves que por sua vez sempre recebe o Sr. Barriga com uma pancada. Não tem muito o que se discutir em termos de padrões ideológicos.
Esses usuários curtiram o post de Chokito Cabuloso (total: 3):
Igorkk33Fellipecyber Revolvinho
Imagem

Responder