Depois de vários anos pensando e analisando se escreveria ou não um livro contando suas memórias, o ator Rubén Aguirre, intérprete do Professor Girafales em Chaves, lançará nas próximas semanas o título Después de usted, memórias de Rubén Aguirre (Depois de você, memórias de Rubén Aguirre), pela Editorial Planeta.
O conteúdo do livro foi escrito desde março de 2014 e revelerá tudo o que ocorreu dentro e fora do grupo de atores que Roberto Gómez Bolaños formou nos anos 70.
Em entrevista ao Diário Basta!, do México, Aguirre confirma a existência do texto e conta o que público lerá.
"Este mês sai meu livro que dará o que falar. É sobre minhas memórias, do programa, sobre os bastidores do programa, o que as pessoas não sabiam, tudo. Não tenho data exata, mas me disseram que em janeiro estará à venda.
"Já está na gráfica, está sendo preparado. Desde antes do programa eu era amigo de Roberto. Esta manhã me avisaram que o livro sai este mês, pela Editorial Planeta. Tudo é sério e bem fundamentado, ressalto. Se o público nos deu seu aplauso e seu carinho, é justo que também saiba como estava tudo por dentro", disse.
Rubén adianta alguns episódios que estarão em seu livro de memórias e que, sem dúvida, todos os atores que participaram estarão incluídos.
"Falarei de coisas de todos e claro que está incluída a Chiquinha, dos que se forma e que argumentaram para deixar o programa. Inclusive há histórias das viagens, das gravações, coisas de cada um deles, tudo é verídico e certo. Eu escrevi isso desde antes que a Chiquinha ficou com o personagem. Tentei apagar muitas linhas porque são muito fortes, mas ao final as deixei, mas no momento não posso contar mais do texto", advertiu.
Um capítulo importante é o da convivência entre os atores, mas Rubén põe uma leve ênfase de como os ciúmes reinaram e ensurdeceram alguns atores.
"Abordei o tema dos ciúmes, as discussões, o litígio que os advogados de Roberto e Maria Antonieta sustentaram, os confrontos... Agora prefiro não falar mais do tema para que leiam meu livro e através do texto conheçam a verdade do que passou e tenham sua própria opinião. Por fora não vou dizer nada, tudo vem no livro", acrescenta.
Aguirre comentou que foi em novembro de 2014 que concluiu a escrita do libro, o qual Roberto Gómez Bolaños não pôde ler.
"Eu não pensava em fazer um livro e veio um senhor muito inteligente e me disse que o público merecia, e que podíamos trabalhar para benefícios de ambas as partes. Me convenceram, por isso entrei [no projeto]; Não falei com Roberto porque me proibiram de dizê-lo; quando terminei, ele morreu, mas o epílogo vem dedicado ao funeral, à morte de Roberto. Recordo que a última vez que conversamos foi algo assim como: 'Roberto, se há alguma coisa que eu possa fazer por você, me diga'. Ele me disse: 'Já está fazendo isso ao me telefonar'. Aí vem tudo isso porque Roberto acaba de falecer".
A obra será vendida nas principais lojas e livrarias de todo o país, assim como em toda a América Latina e será traduzido ao português.
É assim que o ator buscará acabar com as dúvidas das relações pessoais e conflitos que existiram em torno do grupo de atores que trabalharam e conquistaram fama internacional com o falecido ator Roberto Gómez Bolaños "Chespirito".