CHAVES:
1º - 1975 
:
Aqui quase todos os episódios são animalescos!

Só um ou outro não me agradam tanto, mas numa dessas ou foi porque passaram (ou melhor, reprisaram) em excesso, ou porque os redublaram em 1990, ou algo assim...
A Chiquinha teve sua melhor atuação nessa temporada, adicionando muito aos episódios! E também uma das melhores do Seu Madruga (prá mim é bem difícil dizer exatamente em qual temporada do Chaves o nosso querido Ramon Valdez se saiu melhor...).
2° - 1974 
:
Muito recentemente resolvi considerar que ela supera a de 1973; aliás, "Sem querer querendo" (como quase tudo relacionado às séries CH) o fato de ser uma das mais "solitárias" das temporadas (não tinha a Chiquinha, que deixou um vazio muito maior do que parece - sem bem que isso começou mesmo em 1973...) contou também com a estréia dos personagens Nhonho, Pópis (se bem que eu não gosto dela...) e Godinez - além da participação "relâmpago" da Malicha. Possui histórias simplesmente geniais, e quase todas posteriormente ganharam remakes fracos depois (a maioria em 1977 ou 1978). Essa temporada tem só "classicão" do naipe de
Os espíritos zombeteiros (as duas partes),
A briga dos pombinhos,
Falta de água,
A troca de bolos,
O cofrinho,
Exibição de io-iôs,
O bilhete de loteria,
Os remédios do Quico,
Troca de chapéus,
O despejo do grande campeão,
Isto merece um prêmio!,
Já chegou o disco voador! (bem superior ao seu remake fracassado de 1977), etc.
A dupla Chaves + Quico nunca esteve tão entrosada como nessa temporada!
Ganha da temporada de 1973, mas por muitissississíssimo pouco!
3° - 1973 
:
Magnífica temporada, com uma das melhores atuações da Chiquinha em toda a série (lembrando que em 1975 a Chiquinha foi melhor que em qualquer outra temporada). Episódios como
Os toureiros,
A pichorra,
Os insetos (em que o Chaves acidentalmente usa uma calça azul),
Seu Madruga pintor (a 1ª versão),
O ofício de sapateiro (versão 1),
Natal na casa de Dona Florinda,
Ano novo na casa de Seu Madruga e muitos outros são espetaculares!
Perde prá temporada de 1974, mas por muitissississíssimo pouco!
4º - 1977 :
Tem como vantagem ótimos remakes - principalmente da temporada de 1974 - porém embora sejam ótimos (a maioria) e seja lá de qual temporada o refizeram que eu me lembre quase nenhum bate sua versão anterior (uma das exceções é o episódio
O professor apaixonado e o
A caixa de Madeira - que acaba com a raça do
Seu Madroga, de 1975

). Tudo bem, possui alguns remakes fracos (como por exemplo
O disco voador,
O despejo do Seu Madruga,
Recordações,
Os desenhos das crianças,
O cofrinho,
A casinha do Quico, etc.), também possui os que se saem bem, mas não batem a versão anterior (as duas partes do episódio dos carpinteiros, as 3 dos espíritos zombeteiros, as 2 do falta de água, etc.), os que
empatam (
O álbum de figurinhas,
O regresso da Chiquinha,
O calo do Sr. Barriga, etc.) mas possui também alguns então novos episódios fantásticos como
O fantasma da vila, A duas partes do
Seu Madruga fotógrafo,
O curto circuito,
As panquecas de Dona Clotilde,
A casemira, etc.
O único dessa temporada que eu detesto totalmente é o
Uma aula de canto.
5º - 1972 :
Ótima temporada, embora bastante curtinha. Possui a melhor versão de episódios da zarabatana e de Seu Madruga carpinteiro que eu já vi!
6º - 1976 :
Até já disse isso antes: Pus a de 1977 acima dessa pois embora os episódios magníficos não ganhem dos (poucos) episódios magníficos de 1976, em compensação os episódios que são bem "sem-vergonha" de 1976 são bem piores que os "sem-vergonhas" de 1977. Possui alguns clássicos eternos como
As cascas de banana (que inicia maravilhosamente a temporada

),
O terno do Tio Jacinto,
As bombinhas (bem melhor que a versão 1 de 1973),
Os remédios do Quico,
Chutando pênaltis,
O filme de terror (bem superior à "legalzinha" versão de 1973),
Roupa suja lava-se em público (idem),
Natal (maravilhoso!

), etc., mas também possui umas "tralhas" do naipe de
Os toureadores (as 2 partes),
Invisibilidade,
Roupa limpa suja-se em casa,
O livro da Chiquinha,
O ladrão da vila, etc. O interessante dessa temporada é que em vários episódios há uma concentração muito grande dos personagens da série (como no
A venda da vila, em que só ficaram faltando a Pópis, o Nhonho e o Godines; de resto tá todo mundo lá!). Ele tem também as 4 partes da injustamente superestimada saga do FBV.
Quanto à atuações dos atores/personagens Chaves e Quico foram até que bem nessa temporada, o Seu Madruga se manteve fenomenal como sempre, mas já se nota que a da Chiquinha começa a desandar...
Prá mim se a compararmos com a anterior (1975), foi um enorme tombo qualitativo!
7º - 1979 :
Temporada metade ruim, metade boa (talvez um pouquinho mais da metade boa). Nela temos a estréia do personagem Jaiminho e a "efetivação" da Dona Neves (já que ela estreou MESMO em 1977) no início temos uns episódios fraquiiiinhos que doem como
Nas pontas dos pés (patético!

),
É duro ser eletricista!,
Um astro cai na vila,
Os remédios de Dona Florinda (remake ridículo!),
A fonte dos desejos (idem),
O chiclete grudou no paletó (idem²),
O livro de animais (bem pior que sua versão anterior de 1976
O livro da Chiquinha - que por sinal já é bem ruim...

),
O cachorrinho (o pior episódio
DE TODA A SÉRIE - nota 0,5 prá ele!

), etc. . Mas com o advento dos episódios passados no restaurante a série ganha um sopro de ar fresco, e ainda que hajam uns episódios mais fraquinhos há também episódios ótimos como
Tem uma mosca no meu café! (na minha opinião o melhor de todos do restaurante),
O parque (só a 2ª parte!),
O sonho que deu bolo,
Eu sou a mosca que caiu na sua sopa, as 2 partes do
Caça ao rato,
O protesto,
O bolo e as magníficas 4 partes do
Os hóspedes do Senhor Barriga pelo menos fizeram com que a série desse uma boa renovada e tivesse uma melhora prá lá de necessária, coisa que não ocorreu na temporada de 1978 - aliás, muito pelo contrário!
8º - 1978 
:
Horrenda temporada, onde só alguns pouquíssimos episódios se safam como a 3ª parte do
A sociedade, a 1ª de Acapulco (
Vamos todos à Acapulco!),
Os chifres queimados do professor Girafales - em especial se for com a 1ª dublagem Maga, que é muito melhor do que a segunda, o
A Chirimóia - embora perca da versão de 1973 - , e que eu me lembre são só esses mesmo!

), pois o resto é lamentável. Prá mim a atuação de
TODOS os personagens (talvez com exceção do Chavinho, que meio que "se garantiu", mesmo que não tão brilhantemente como outrora) foi ridícula, em especial a do Quico e a da Chiquinha - e até o Ramon se deu mal! A atuação de todos eles é mórbida e "pré-programada" (o improviso tinha ido pro saco de maneira notável!

).
Outra coisa, as 2 últimas partes da saga de Acapulco são os piores "ouros de tolo" (ou seja, que reluz, mas não é realmente ouro) da série Chaves. Digo, são episódios extremamente sem-graças que muita gente endeusa só porque eles tão na praia, ou algo assim. Enquanto tem muito clássico que é infinitamente melhor que esses dois episódios que são injustiçados por boa parte dos fãs.
CHAPOLIN
/b]
EMPATE TÉCNICO NO 1º LUGAR!!!!
1º - 1973
:
Aqui não há muito o que dizer: uma temporada que conta com clássicos do naipe de O pistoleiro da marreta biônica, O planeta Vênus (que acaba com a raça do fraco O planeta selvagem), Uma múmia bastante egípcia (de onde saiu o meu nick "Ô cô..." - sem comentários!
), De noite todos os gatos fazem miau (o melhor ex-inédito de 2006 que tenho notícia!), O bom, o mau e o Chapolin ("Vamos à Disneylândia com o Polegar Vermelho?" - "E onde é que tá o meu leite, hein?"
), O carateca (também conhecido como "Folclore japonês" - e o seu maravilhosos entremés A autópsia, que consegue ser muito melhor que o próprio episódio principal) O debilitador potencial e alguns ainda inéditos na tv brasileira também são ótimos como Casamento à força (uma das melhores - e únicas versões que prestam - da história da Corneta Paralisadora),Livrai-nos dos metidos, senhor... (e mais o "entremés" ...e livrai-nos também dos distraídos - que chega a ser muito superior que o próprio episódio em questão!) As piadas do Tio Ramon, Um defunto bastante morto, entre outros já dizem tudo! Em termos de quantidade de episódios magníficos a temporada de 1974 até pode ganhar dessa, mas os poucos de 1973 são tão especiais, mas tão especiais que ofuscam tudo isso - me pareceu justo empatar as duas!
Entre os únicos episódios dessa temporada que realmente não me descem tanto são O marcianozinho e O espião invisível, pois me soam um tanto "intermináveis"...
1° - 1974
:
Minha opinião com essa é bem similar à que tenho sobre a de 1973: muitos episódios geniais, mas aqui já podemos ver que existem uns não tão bons - e talvez não sejam tão poucos assim. Alguns magníficos são A revolver dado não se olham as balas, O extrato de energia volátil, A casa mal assombrada (com o perdão da palavra, mas essa versão simplesmente come a bunda da ridícula versão de 1976 - e com areia!
), Não se enrugue couro velho, que te quero prá tambor! (episódio lindaço em que a "estrela" é o papagaio!
), Depois de jogarem o Chapolin, tapem o poço (o "entremés" O soldado atrapalhado é a coisa mais linda do universo - chega até a ser melhor do que esse próprio episódio do Racha Cuca!
), o entremés de Chespirito O bar de Chespirito (outro que consegue ser MUITO MELHOR que o episódio principal - nesse caso o episódio O verniz invisibilizador), Uma coisa é ser Sansão, outra é usar peruca (e a dublagem desse então?
), O anel perdido (muito melhor que o remake de 1976!
) e A casa caindo de velha (me nego à chamar esse episódio pelo ridículo nome que consta na lista CH "A casa velha"
- muda aê Thomas ou então eu serei forçado a chamar o... "BATMAAAN!!!!"
) e há alguns que nunca passaram na tv brasileira e/ou saíram só em DVDs da Amazonas Filmes, como O anel da bruxa, A Corneta Paralisadora (muito melhor que o remake que fizeram em 1976 - que por sua vez é apenas "legalzinho"
), O retorno da Corneta Paralisadora, De Chapolin, poeta e louco todos nós temos um pouco (episódio que tem uma trama simplesmente bizarra!
), Não me irrite, mosquito! (mais o "entremés" O garçom trapalhão), Ladrão que rouba ladrão está traindo o sindicato e eu não poderia me esquecer do mais lindaço deles - A bela adormecida era um senhor muito feio
Em termos de quantidades de episódios magníficos essa temporada ganha de 1973, mas em termos de quantidade e (falta de) qualidade dos episódios meia-boca ou ruins aqui também ganha (e como ganha!
) de 1973, então achei justo o empate entre ambas.
Prá mim dois episódio que considero bastante fracos são Expedição arqueológica e O mão negra (esse por sinal não tem absolutamente graça nenhuma!!! :mad: ).
3° - 1975
:
Aqui ainda temos alguns episódios simplesmente geniais (e uma das melhores dublagens Maga em uma mesma temporada - me refiro nesse caso só aos do lote de 84, claro!
) como A picada da serpente (dublagem Maga MARAVILHOSA!!!!
), A múmia do museu (outro episódio com a dublagem linda!!!
), Nem o Chapolin pôde com a lei do funil (mas só com a 1ª dublagem Maga, pois a 2ª é um cocozaço desproporcional!!!), Cleópatra (idem ao citado anteriormente), O louco da cabana (magnífico ex-perdido!!!
), Sai de baixo que lá vem pedra!, etc e ela possui alguns episódios inéditos na tv brasileira (que podem ou não estar disponíveis nos DVDs da Amazonas Filmes) como As pilhas explosivas (melhor que a versão de 1977, que por si só já é ótima!
), Um bandido bastante morto, Onde manda Satanás, não governa um pobre diabo, o entremés Cristóvão Colombo (que é bem melhor que o episódio Vovô Matusquela), Um herói meio biruta, etc.
Mas alguns aqui são bem fracos (inclusive na dublagem Maga '90) como Pedintes em família (que NÃO É o episódio perdido do Mendigo da praça - viu Thomas?
), Construção (que perde feio prá versão de 1979), De médico, Chapolin e louco todo mundo tem um pouco, O planeta selvagem, etc.
4º - 1976:
Aqui o declínio já passa a ser bem mais notável; enquanto temos episódios maravilhosos como Nas guerras médicas, a baioneta se chamava bisturi, O abominável homem das neves, Leonardo Da Vinci (embora esse TALVEZ perca pra versão de 1979
), o remake em 3 partes de A bela adormecida era um senhor muito feio (mesmo perdendo da versão de 1974, acabou se saindo muito bem!
), É aqui onde vive o difunto?, etc., temos também alguns beeeeem sem-vergonhas (fraquinhos de doer!
) como A casa mal assombrada (ridículo se o compararmos com a impecável versão de 1974...
), O pelotão de fuzilamento, O caratê cara a cara, Os documentos confidenciais, A caricatura, A Dona da Ilha dos Homens, O transplante de mão, Morte ao Chapolin! (esse é simplesmente patético! ;sono:), O ventrilouco, etc.
Apesar de tudo porém parece que o figurino, cenografia e a qualidade de produção deram uma evoluída latente...
5º - 1978:
Essa conta com alguns bons (ou ótimos - ou excelentes!
) episódios como O anel da bruxa, Aristocratas vemos, gatunos não sabemos ("O" clássico dessa temporada!
), a 3ª e a 5ª parte de O show deve continuar (as duas melhores, pois as outras quatro não chegam a ser tão boas não...), O ovo de Colombo, As pessoas podem mudar, Um giro com o vampiro, etc. Mas conta também com alguns bem fracos como As pulgas amestradas, Dr. Chapatin e as Melancias / Super Sam x Poucas Trancas, O Mosquito Biônico, O rei dos disfarces, Brincadeira de mão é para boxeadores, Uma buzina na barbearia, etc.
Tem também aquele lance de ele passar a contar muitas "histórias" como no da Branca de Neve, no da bailarina Mangova, o do alfaiatezinho valente, e por aí vai. Não curti muito isso não, e sinceramente eu acharia bem melhor se ele tivesse deixado prá fazer tudo isso no programa Chespirito nos anos 80 (coisa que por sinal ele acabou fazendo)...
6º - 1979 :
Outra temporada curta, que conta com VÁRIOS remakes (bons ou não) e alguns ótimos episódios como O pintor, À procura do Doutor Zurita, O robô pi-pi (melhor e BEEEEEEMMMM mais plausível que a versão de 1973), Vinte mil beijinhos para não morar com a sogra (mais o genial entremés do Dr. Chapatin O futebol é a minha melhor medicina
), etc. porém alguns episódios fraquinhos como Segurem a minha mão!, O regresso da Corneta Paralisadora, A volta do renegado, as 2 partes do Festa à fantasia, A bomba do Botina (esse dá um soooono lascado!
), etc.
Temporada meio chinfrim, mas até que terminou dignamente a série!
7º - 1972 :
Temporada curtinha, mas competente. Gosto do episódio do Conde Terranova, dos vadios do bairro e do Matafácil. Perdeu da de 1976 e das de 1978 e 1979 só por causa da curta quantidade de episódios e por não ter realmente uma quantidade de episódios "clasicaços" como as temporadas anteriores.
Não possui nenhum episódio horrível, mas também não possui nenhum que possa ser realmente considerado um clássico - ou seja, essa temporada fica bem "em cima do muro"
8º - 1977
:
Aqui há MUITOS episódios fracos como Não seja burro, Chapolin!, O Chapolin em Acapulco (igual ao do Chaves: fazem um puta dum auê só porque eles tão na praia, mas a história é boba que dói!
), A vingança (me refiro àquele do Fura-Tripa; ou seja, o pior de toda a série - nota 1!!!!!
:mad:
) e muitos outros. Mas há alguns interessantes como Os animais viajam no disco voador (esse eu acho melhor que a versão de 1974), e A bomba na lanterna. Muitos remakes desnecessários foram feitos nessa temporada...