http://contigo.abril.com.br/noticias/hu ... a-sua-casa
. Nascido na Ilha do Governador, onde morou por 21 anos,
Leandro Hassum, 37, se assume como niteroiense convicto. Desde que se casou com a fotógrafa Karina Gomes, 31, o humorista atravessou a ponte e foi viver com ela num apartamento da sogra, na época que a grana para comprar um imóvel ainda era curta. Mais uma mudança e só em abril deste ano se instalaram nessa bela e confortável casa, em São Francisco, também em Niterói, depois de meses de obras. ''Não sou milionário, mas hoje tenho um padrão de vida confortável. Não conseguiria ter essa casa na Zona Sul do Rio. E não me importo com trânsito, sempre fui acostumado a sair mais cedo, pois já morava longe'', explica ao abrir o novo lar para CONTIGO!.
Nada de glamour ''Sou muito caseiro, fiz um espaço aconchegante para receber meus amigos. Sou chamado de antissocial porque confirmo que vou a um evento, por exemplo, mas aí chego em casa, encontro minha mulher e minha filha (Pietra, 10) e não tenho mais vontade de sair'', confessa o também artista plástico e músico nas horas livres.
Apesar da personalidade divertida na TV, Hassum não gosta de fazer palhaçadas na rua. Na educação da filha mistura as duas coisas: ''Sou um pai severo à beça. Sou amigo pra caramba, palhaço, brincalhão, mas sou duro porque eu tenho pavor de criança mal-educada, aquela criança que não é bem-vinda nos lugares''.
Leandro Hassum recebeu a equipe em sua casa, mas correu para o Teatro dos Grandes Atores, onde está em cartaz com o espetáculo solo Lente de Aumento, sucesso há dois anos nos palcos cariocas.
Ateliê das horas vagas
Hassum montou um ateliê em sua casa só para se dedicar ao hobby, descoberto quando morou em Nova York, por dois meses, quando tinha 18 anos. ''Uma namorada bailarina, lá, me ensinou algumas técnicas e, quando ela ia trabalhar, eu ficava em casa com aquelas telas e tintas. Aprendi a gostar'', conta o humorista, sem saber contabilizar quantas telas já pintou - talvez mais de 30. Entre os artistas preferidos estão Tarsila do Amaral, Maria Leontina da Costa e, principalmente, Leonardo da Vinci: ''Gosto muito de pintar figuras e pessoas e ele era muito assim''.
Cozinha dos amigos
A cozinha é um dos ambientes em que recebe os amigos para jantares e reuniões caseiras. ''Eu adoro isso. Faço um bom churrasco e sou bom cozinheiro'', vai logo dizendo ao preparar uma travessa de morangos com chantilly. Regime ? ''Já fiz todas as dietas milagrosas, mas adoro comer, jantar, cafés em hotéis em viagens, ganho caixas de bombons de fãs... Sou bem resolvido com meu corpo e feliz. Minha mulher e minha filha me aceitam desta forma, então está tudo certo'', completa.
Sinuca e viagens
A sala de jogos não podia faltar na casa de Hassum, porém a mesona com tecido vermelho e tábua de mármore de 1929 viu o dono só para a foto deste ensaio nos útlimos tempos. ''Não tenho parado, é muito trabalho. Estou há dois meses sem jogar sinuca'', admite. ''Também coloquei uma mesa de buraco porque o Marcius Melhem adora jogar e ele vem muito aqui'', diz o bom anfitrião. Na mesma sala, que fica no 3o andar da casa, ele coleciona ímãs que compra nas viagens que faz pelo mundo. ''Eu adoro, já conheci 35 países. Só na Disney fui 19 vezes'', diz
Sala do Piano
A salona principal, com piso de madeira e móveis contemporâneos, tem um piano, um sonho que ganhou de presente de aniversário da mulher. ''Sempre fui muito abusado. Sou autoditada, comprei livros para ter uma pequena noção. Hoje eu tive a minha primeira aula e vi o quanto é difícil'', conta, arriscando algumas notas.