Transporte Público

Espaço para debates sobre assuntos que não sejam relacionados a Chespirito, como cinema, política, atualidades, música, cotidiano, games, tecnologias, etc.
Avatar do usuário
E.R
Colaborador
Colaborador
Mensagens: 105518
Registrado em: 01 Fev 2009, 19:39
Programa CH: Chaves
Time de Futebol: Flamengo
Localização: Rio de Janeiro
Curtiu: 6130 vezes
Curtiram: 3596 vezes

Transporte Público

Mensagem por E.R » 09 Jan 2025, 05:56

NOTÍCIAS
https://oglobo.globo.com/rio/noticia/20 ... -jae.ghtml

O prefeito do Rio de Janeiro, Eduardo Paes (PSD), anunciou o adiamento do uso exclusivo do Jaé nos modais municipais.

A nova previsão é que, a partir de 1º de julho de 2025, os passageiros só poderão pagar os bilhetes de ônibus, BRT, vans e VLT da capital com dinheiro ou com o novo cartão.

Um dos principais problemas para a implantação do Jaé, e um dos motivos do adiamento para julho, é a falta de integração com os modais sob a responsabilidade do governo estadual.

O novo cartão não é aceito em linhas intermunicipais, metrô, trens e barcas, que continuam a operar apenas com o Riocard, que é administrado pelos empresários de ônibus.

O secretário estadual de Transportes, Washington Reis, disse que não tem como integrar o atual sistema com o novo da prefeitura até fevereiro.

A ideia do governo estadual é licitar em até dois meses uma nova bilhetagem que será integrada com o novo sistema da prefeitura.
Imagem
Imagem
Imagem

Avatar do usuário
E.R
Colaborador
Colaborador
Mensagens: 105518
Registrado em: 01 Fev 2009, 19:39
Programa CH: Chaves
Time de Futebol: Flamengo
Localização: Rio de Janeiro
Curtiu: 6130 vezes
Curtiram: 3596 vezes

Transporte Público

Mensagem por E.R » 25 Fev 2025, 13:41

NOTÍCIAS
https://noticias.uol.com.br/cotidiano/u ... rulhos.htm

O governo de São Paulo está elaborando o projeto executivo da expansão da linha 2-Verde do metrô entre a Penha e Guarulhos. Esta é a última etapa antes do começo das obras, que já estão contratadas.

Segunda cidade mais populosa do estado de São Paulo, Guarulhos deve receber duas estações (Ponte Grande e Dutra).

Ampliação da linha 2 deve ocorrer em duas fases. A primeira prevê a extensão da Vila Prudente (a última estação da linha atualmente) até a estação Penha, na zona leste. A segunda acrescenta 5,8 quilômetros à linha : serão cinco novas estações da Penha até a Dutra, em Guarulhos.
Imagem
Imagem
Imagem

Avatar do usuário
Rondamon
Membro
Membro
Mensagens: 6730
Registrado em: 30 Jul 2012, 11:48
Programa CH: Chaves
Time de Futebol: São Paulo
Localização: Caieiras, SP
Curtiu: 560 vezes
Curtiram: 549 vezes

Transporte Público

Mensagem por Rondamon » 26 Fev 2025, 20:49

Imagem

Tarcísio extingue EMTU. Veja o que muda nos ônibus intermunicipais
Processo de extinção da EMTU começou nesta segunda-feira (24). Fiscalização dos contratos de ônibus passa para a Artesp - https://www.metropoles.com/sao-paulo/ta ... o-que-muda
Há 12 anos no Fórum Chaves! :vitoria:

Avatar do usuário
E.R
Colaborador
Colaborador
Mensagens: 105518
Registrado em: 01 Fev 2009, 19:39
Programa CH: Chaves
Time de Futebol: Flamengo
Localização: Rio de Janeiro
Curtiu: 6130 vezes
Curtiram: 3596 vezes

Transporte Público

Mensagem por E.R » 27 Fev 2025, 08:48

NOTÍCIAS
https://noticias.uol.com.br/cotidiano/u ... edital.htm

A cerimônia de anúncio do edital de licitação para a construção do túnel submerso Santos-Guarujá, com investimento estimado em R$ 6 bilhões, será realizada nesta quinta-feira.

A obra promete reduzir o tempo da travessia entre os dois municípios para cerca de dois minutos.

Inauguração do túnel é planejada para 2028.
-
NOTÍCIAS
https://oglobo.globo.com/rio/noticia/20 ... iras.ghtml

A prefeitura do Rio de Janeiro fechou um acordo no Tribunal de Justiça com os quatro consórcios que operam linhas de ônibus na cidade (Transcarioca, Transoeste, Intersul e Internorte), que prevê a antecipação do fim dos contratos de concessão de boa parte das linhas de coletivos que operam no Rio - o que estava previsto apenas para o fim de 2028.

A proposta vai agora para homologação do Ministério Público. As mudanças deverão começar provavelmente a partir de junho de 2025, quando 23 linhas que operam na Zona Oeste serão assumidas pelo município, seja por intermédio da Mobi-Rio (que já opera os corredores de BRT) ou com o aluguel de ônibus de empresas, enquanto não é feita uma nova licitação.

— O objetivo é oferecer um serviço de melhor qualidade para o usuário, melhorando o sistema, assim como fizemos nos corredores de BRTs no governo passado. Isso foi inclusive promessa na campanha da reeleição do prefeito. Optamos por iniciar essa mudança pelas linhas que oferecem os serviços de pior qualidade — disse o vice-prefeito, Eduardo Cavaliere.

A seleção das primeiras linhas a ser retomadas pelo município toma como base dados obtidos por uma metodologia que avalia a qualidade dos serviços prestados pelos operadores.

O Índice de Qualidade de Transportes (IQT) leva em conta, por exemplo, o estado de conservação dos coletivos, a idade média da frota colocada à disposição do usuário e se as operadoras mantém em operação o número de veículos determinados pelo poder público.

Entre as linhas que sairão imediatamente do controle dos consórcios estão: 731 (Campo Grande -Marechal Hermes), 765 (Mendanha-Deodoro), 870 (Santa Cruz -Sepetiba), 804 (Campo Grande-Curral Falso) e 893 (Jardim Palmares-Campo Grande). No fim do ano, há a previsão que a prefeitura assuma mais linhas que atendem a Zona Oeste e a Ilha do Governador. Para 2027 e 2028, o processo prosseguiria com a troca de operadores da Zona Norte e Zona Sul.

— Esse processo se dará de forma faseada. Até o fim dos contratos atuais teríamos operadores do sistema atual convivendo com os novos operadores do sistema — explicou o procurador-geral do Município, Daniel Bucar.

Eduardo Cavaliere antecipou que o formato das novas concessões será bem diferente do modelo introduzido em 2010, no primeiro governo do prefeito Eduardo Paes, quando todas as linhas da cidade foram licitadas pela primeira vez.

Em lugar de dividir a cidade por quatro lotes operados por um pool de empresas (os consórcios), as concessões serão pulverizadas. O número de contratos de concessão ainda está sendo definido, mas devem ficar perto de 40. A ideia é que cada lote tenha linhas mais ou menos atrativas economicamente para os operadores.

— Nós já temos um plano de transição das concessões fechado que deveremos divulgar em breve —acrescentou o vice-prefeito.

O acordo foi costurado em audiência de conciliação convocado pela juíza Alessandra Tufvesson Peixoto, da 8ª Vara de Fazenda Pública do Rio. Os empresários alegavam que a prefeitura não cumpria na íntegra um acordo judicial firmado em 2022 que encerrou uma série de disputas judiciais com os consórcios que se arrastava desde 2019. Na reunião desta quarta foi feito um novo acordo para que os empresários enfim aposentem os últimos 200 ônibus (cerca de 5% da frota) que ainda não dispõem de ar-condicionado com o prazo limite de 1º de novembro. No acordo, a prefeitura repassará aos consórcios cerca de R$ 70 milhões que se encontram em uma conta judicial.

— Esse dinheiro seria usado na compra de novos ônibus, climatizados. As próprias empresas também estão renovando a frota — disse o presidente do Sindicato das Empresas (Rio ônibus), João Gouveia.

Os valores depositados em juízo se referem a uma disputa entre a prefeitura e os consórcios a respeito da climatização dos ônibus. Os empresários entraram na Justiça e chegaram a conseguir uma liminar para que não fossem multados por manterem coletivos nas ruas sem ar, alegando que isso não estaria previsto em contrato.

No encontro, a prefeitura e os empresários renegociaram ainda os valores dos subsídios que a prefeitura repassa aos consórcios pela operação das linhas, bem como repasses de parcelas em aberto.
Imagem
Imagem
Imagem

Avatar do usuário
E.R
Colaborador
Colaborador
Mensagens: 105518
Registrado em: 01 Fev 2009, 19:39
Programa CH: Chaves
Time de Futebol: Flamengo
Localização: Rio de Janeiro
Curtiu: 6130 vezes
Curtiram: 3596 vezes

Transporte Público

Mensagem por E.R » 19 Mai 2025, 08:35

NOTÍCIAS
Imagem
Imagem
Imagem
Imagem

Avatar do usuário
E.R
Colaborador
Colaborador
Mensagens: 105518
Registrado em: 01 Fev 2009, 19:39
Programa CH: Chaves
Time de Futebol: Flamengo
Localização: Rio de Janeiro
Curtiu: 6130 vezes
Curtiram: 3596 vezes

Transporte Público

Mensagem por E.R » 31 Mai 2025, 20:30

NOTÍCIAS
https://g1.globo.com/rj/rio-de-janeiro/ ... -rio.ghtml

A Prefeitura do Rio de Janeiro anunciou detalhes sobre a antecipação da nova licitação do sistema de ônibus da cidade.

O processo estava previsto para acontecer apenas em 2028, mas começa este ano. Ele prevê que todos os veículos que rodam na cidade sejam trocados e que a frota de ônibus aumente em 25 %.

Hoje, 2,8 milhões de pessoas por dia rodam em 4 mil coletivos, que atendem 89 % da população carioca.

A licitação vai acontecer em quatro fases e começa pela Zona Oeste da capital fluminense.

A Zona Oeste foi escolhida para ser a primeira a receber as mudanças por ter o serviço que é considerado menos eficiente e com necessidade de mudanças mais urgentes.

O sistema não será operado por apenas quatro consórcios, como acontece atualmente. Serão 31 áreas com diferentes operadores, aumentando a concorrência.
Imagem
Imagem
Imagem

Avatar do usuário
E.R
Colaborador
Colaborador
Mensagens: 105518
Registrado em: 01 Fev 2009, 19:39
Programa CH: Chaves
Time de Futebol: Flamengo
Localização: Rio de Janeiro
Curtiu: 6130 vezes
Curtiram: 3596 vezes

Transporte Público

Mensagem por E.R » 10 Jun 2025, 12:43

NOTÍCIAS
O GLOBO

Imagem
Imagem
Imagem
Imagem

Avatar do usuário
E.R
Colaborador
Colaborador
Mensagens: 105518
Registrado em: 01 Fev 2009, 19:39
Programa CH: Chaves
Time de Futebol: Flamengo
Localização: Rio de Janeiro
Curtiu: 6130 vezes
Curtiram: 3596 vezes

Transporte Público

Mensagem por E.R » 16 Jul 2025, 08:49

NOTÍCIAS
https://oglobo.globo.com/rio/noticia/20 ... -rio.ghtml

Após a Prefeitura do Rio de Janeiro publicar, na última segunda-feira, uma resolução que prevê a redução média de 20 % nas viagens de ônibus na cidade, passageiros de diversas regiões relatam aumento no tempo de espera nos pontos e criticam as condições dos veículos na cidade.

— Pego ônibus fora do horário de pico, por volta de 14h, e mesmo assim preciso esperar mais de 30 minutos para pegar ele. Tem vezes que chego a aguardar por 50 minutos — explica, Félix da Silva, passageiro da linha 371 (Praça Seca x Praça Tiradentes) sob operação da viação Novacap.

A garçonete Graziele Ramos, também convive com os problemas de atraso na linha 371. Segundo a moradora do bairro de São Cristóvão, na Zona Norte, o problema do itinerário não é a quantidade de veículos, mas o intervalo entre eles.

— Hoje (terça-feira) aguardei por 40 minutos no ponto (Praça Tiradentes). Ao invés de um ônibus, chegaram três ônibus, então vai lotar um e os outros dois vão seguir vazios. Não dá para entender essa lógica — desabafa Graziele.

Algumas dessas adversidades enfrentadas diariamente pelos passageiros são refletidas em dados publicados no painel da Secretaria Municipal de Transporte (SMTR). Na plataforma, é possível acessar o relatório de multas aplicadas.

Somente no primeiro semestre de 2025, a inoperância ou mau funcionamento do sistema de ar condicionado foi a razão de 1.223 multas no município, enquanto o mau estado dos bancos foi responsável por 452 multas.

Os números representam um aumento em relação ao mesmo período do ano passado. Na ocasião, a inoperância ou mau funcionamento do sistema de ar condicionado representou 619 multas, enquanto o mau estado dos bancos foi responsável por 74 multas

No começo de julho foi dado início do uso obrigatório do cartão Jaé para pessoas com direito a gratuidade (idosos, estudantes da rede pública e pessoas com deficiência). Além disso, este é o último mês em que o RioCard vai valer para os transportes municipais para todos os passageiros.

A partir do dia 2 de agosto de 2025, será implementado o novo sistema de bilhetagem eletrônica, o Jaé.

A mudança é uma tentativa de “quebrar a caixa preta” dos transportes, afirma o prefeito Eduardo Paes, já que a empresa Riocard TI é administrada pelos próprios empresários que operam as linhas de ônibus do Rio de Janeiro.

Embora a migração seja feita em duas etapas, ela demonstra ser mais uma adversidade ao usuário do transporte público municipal.

Usuários enfrentam postos lotados, atrasos no recebimento dos cartões Jaé e desinformação.

Na tentativa de melhorar a situação, a prefeitura tem inaugurado novos postos de atendimento, ampliado a capacidade e aumentado o horário de funcionamento. Mesmo assim, ainda não conseguiu integrar os modais municipais com os estaduais (metrô, trem e barcas).
-
NOTÍCIAS
EXTRA

Imagem
Imagem
Imagem
Imagem

Responder