Não lembro o ano ao certo, mas acho que foi no final dos anos 90, e passou junto a um episódio aleatório do Chaves (sem ser o dos Desenhos), acho que no final da tarde para preencher horário...Como ainda era criança não lembro muitos detalhes. O @Andy que já era um Velho Lobo do Mar mais velho que eu deve se lembrar melhor.Andy escreveu: ↑12 Abr 2025, 15:11Pois sim, eu não lembro mesmo qual foi o ano exatoNeuvillette escreveu: ↑12 Abr 2025, 14:58O @Andy e o @Jacinto relataram terem visto o esquete do "Dom Quixote" (1974) em algumas ocasiões durante a década de 90, depois da padronização que houve em 1992. Andy disse no outro fórum que viu o esquete por volta de 1994-1995, aproximadamente, enquanto o Jacinto ali no final da década de 90.
A certeza que eu tenho é que eu estava morando em João Pessoa (de 22 agosto de 1992 a 22 de julho de 1995, antes de passar uma temporada em Recife) e (de 13 de dezembro de 1997 a 16 de janeiro de 2007, antes de morar em Goiânia, cidade que estou morando até o dia de hoje).
Pode ser que eu tenha antecipado o ano de exibição sem querer(mas garanto que não foi no período que eu estava em Recife)
A única coisa que eu lembro é que depois passou Reivindicação Salarial para o Chaves. Então, se o @Jacinto conseguir se lembrar qual foi o episódio seguinte, e se for o mesmo episódio que passou no dia que eu assisti, prevalecerá o ano que ele assistiu.
LISTA CH - GUIA DE EPISÓDIOS E QUADRINHOS
A mais completa Lista de Episódios das séries de Chespirito!
- Jacinto
- Colaborador
- Programa CH: Chaves
- Time de Futebol: Sport
- Curtiu: 7325 vezes
- Curtiram: 4050 vezes
- Esses usuários curtiram o post de Jacinto (total: 3):
- Sargento Refúgio • Andy • Episódio Perdido Mundial
- matheus153854
- Membro
- Programa CH: Chespirito
- Curtiu: 388 vezes
- Curtiram: 702 vezes
E tem outra coisa que pode reforçar a teoria das exibições locais, é que as afiliadas nem sempre conseguiam gravar as exibições da Rede, então muita coisa pode ter passado nelas depois de 1992 por conta disso.
- Esses usuários curtiram o post de matheus153854 (total: 3):
- Sargento Refúgio • Andy • Episódio Perdido Mundial
- Neuvillette
- Membro
- Time de Futebol: Santos
- Curtiu: 369 vezes
- Curtiram: 1319 vezes
Tem isso tambémmatheus153854 escreveu: ↑12 Abr 2025, 16:37E tem outra coisa que pode reforçar a teoria das exibições locais, é que as afiliadas nem sempre conseguiam gravar as exibições da Rede, então muita coisa pode ter passado nelas depois de 1992 por conta disso.
Inclusive tem um amigo meu que mora no Paraná que relatou que a Rede Massa chegou a exibir por volta de 2011 alguns episódios de Chaves que eram até então perdidos, como o do "Pintores amadores" de 1973 que voltou nessa semana. Só que olha que engraçado: em plena década de 2010 eles ainda utilizavam as gravações em VHS dos anos 90, com direito ao logo antigo do SBT e tudo...

- Esses usuários curtiram o post de Neuvillette (total: 3):
- Sargento Refúgio • Episódio Perdido Mundial • cyber Revolvinho
Desde 2013 no Meio CH
No Fórum Chaves desde 09/07/2018
Usuário do Mês de outubro/2020
Eleito o segundo melhor usuário do Fórum Chaves no ano de 2020
Um dos fundadores e ex-ADM do grupo Casa 8 no Discord
► Exibir Spoiler
- Jacinto
- Colaborador
Bem que ele podia postar a gravação! Quem sabe não tenha um áudio melhor.James Revolti escreveu: ↑12 Abr 2025, 15:28A gente adotou 1992 como o ano da separação dos episódios, mas na prática talvez não seja exatamente assim.
O Luis Pancada, por exemplo, me disse que tem uma gravação do episódio da lavadora ainda com dublagem de 1984, mas exibida em 1993.
Essa padronização pelo jeito não foi imediata (assim como hoje em dia as substituições de cópias são gradativas). Acho que o mais certo seria colocar "por volta de 1992" em todos esses casos.
- Jacinto
- Colaborador
Mencionei no outro Fórum a exibição do Conde Terra Nova em 2008 na TV Alterosa de MG, na volta do Chapolin, com edição velha e tudo.matheus153854 escreveu: ↑12 Abr 2025, 16:37E tem outra coisa que pode reforçar a teoria das exibições locais, é que as afiliadas nem sempre conseguiam gravar as exibições da Rede, então muita coisa pode ter passado nelas depois de 1992 por conta disso.
- Esses usuários curtiram o post de Jacinto (total: 1):
- Sargento Refúgio
- Cyrano (Fabricio De Carvalho).
- Membro
- Programa CH: Chapolin
- Time de Futebol: Flamengo
- Curtiu: 10314 vezes
- Curtiram: 1565 vezes
Lembro disso.Jacinto escreveu: ↑12 Abr 2025, 16:43Mencionei no outro Fórum a exibição do Conde Terra Nova em 2008 na TV Alterosa de MG, na volta do Chapolin, com edição velha e tudo.matheus153854 escreveu: ↑12 Abr 2025, 16:37E tem outra coisa que pode reforçar a teoria das exibições locais, é que as afiliadas nem sempre conseguiam gravar as exibições da Rede, então muita coisa pode ter passado nelas depois de 1992 por conta disso.
Oficialmente no fórum desde 13/09/2024.
No meio CH desde 2024.
Conquistas no fórum e no meio:
Eleito o terceiro melhor usuário do Fórum Chaves no ano de 2024.
No meio CH desde 2024.
Conquistas no fórum e no meio:
Eleito o terceiro melhor usuário do Fórum Chaves no ano de 2024.

- ClebersonP
- Membro
- Time de Futebol: Corinthians
- Curtiu: 172 vezes
- Curtiram: 1586 vezes
Falei com o Luis Pancada, ele disse que tem, mais que nao lembra aonde ta, ele disse que vai procurar e achando ja sobe pra gente.Jacinto escreveu: ↑12 Abr 2025, 16:42Bem que ele podia postar a gravação! Quem sabe não tenha um áudio melhor.James Revolti escreveu: ↑12 Abr 2025, 15:28A gente adotou 1992 como o ano da separação dos episódios, mas na prática talvez não seja exatamente assim.
O Luis Pancada, por exemplo, me disse que tem uma gravação do episódio da lavadora ainda com dublagem de 1984, mas exibida em 1993.
Essa padronização pelo jeito não foi imediata (assim como hoje em dia as substituições de cópias são gradativas). Acho que o mais certo seria colocar "por volta de 1992" em todos esses casos.
- Esses usuários curtiram o post de ClebersonP (total: 8):
- Neuvillette • Sargento Refúgio • matheus153854 • Cyrano (Fabricio De Carvalho). • Pavi • Andy • Episódio Perdido Mundial • cyber Revolvinho

- Jacinto
- Colaborador
- Gabriel_Lupin
- Membro
- Curtiu: 1167 vezes
- Curtiram: 131 vezes
O Fabio Mendes no Facebook também relatou ter assistido Dom Quixote em 97 no horário da almoço, junto com Isso Merece um PrêmioNeuvillette escreveu: ↑12 Abr 2025, 14:58Eu não sei se vale a pena adicionarem nas curiosidades, mas vou deixar aqui caso o @James Revolti ache uma boa.
O @Andy e o @Jacinto relataram terem visto o esquete do "Dom Quixote" (1974) em algumas ocasiões durante a década de 90, depois da padronização que houve em 1992. Andy disse no outro fórum que viu o esquete por volta de 1994-1995, aproximadamente, enquanto o Jacinto ali no final da década de 90.
- Esses usuários curtiram o post de Gabriel_Lupin (total: 3):
- Jacinto • Andy • Episódio Perdido Mundial
Bernkastel escreveu:wtf meu pau virou um episódio perdido
Neuvillette escreveu:CHUUUUUUUUPAAAAA @Barbano! E AGORA, FALA QUE A MAGA NÃO DUBLOU O FINAL DO EPISÓDIO DA SINUCA, VAI!!!! KKKKKKKKKKKKKKK
- ClebersonP
- Membro
@Jacinto @James Revolti O @luispancada depois que falei com ele foi procurar a gravação e achou, é realmente uma gravação de 93 porém já está com a redublagem porém ainda na abertura antiga, subi o trecho no X já que no Youtube podia bloquear.
Editado pela última vez por James Revolti em 13 Abr 2025, 01:57, em um total de 1 vez.
Razão: Corrigindo a menção.
Razão: Corrigindo a menção.
- Esses usuários curtiram o post de ClebersonP (total: 5):
- Jacinto • Episódio Perdido Mundial • Cyrano (Fabricio De Carvalho). • James Revolti • cyber Revolvinho

- Jacinto
- Colaborador
Valeu! Ah, então já era com a dublagem comum mesmo! O curioso é usarem abertura antiga, provavelmente ainda não tinham trocado.
- Gui Leão
- Membro
- Time de Futebol: Botafogo
- Curtiu: 66 vezes
- Curtiram: 260 vezes
@James Revolti, segue a capa do número 333 dos gibis mexicanos "El Chapulín Colorado". Em termos de conteúdo, trata-se de republicação de edição anterior ainda não identificada.

- Esses usuários curtiram o post de Gui Leão (total: 1):
- Episódio Perdido Mundial
- Membro
- Time de Futebol: Corinthians (Sei que tá ruim)
- Curtiu: 6460 vezes
- Curtiram: 1780 vezes
SBT RS em 2016 exibindo Chaves com abertura e creditos hahahahamatheus153854 escreveu: ↑12 Abr 2025, 16:37E tem outra coisa que pode reforçar a teoria das exibições locais, é que as afiliadas nem sempre conseguiam gravar as exibições da Rede, então muita coisa pode ter passado nelas depois de 1992 por conta disso.
Ele upou toda a gravação? Se sim, compartilha comigoClebersonP escreveu: ↑12 Abr 2025, 20:44@Jacinto @james1982 O @luispancada depois que falei com ele foi procurar a gravação e achou, é realmente uma gravação de 93 porém já está com a redublagem porém ainda na abertura antiga, subi o trecho no X já que no Youtube podia bloquear.

A Rede Massa foi fundada em 2008, isso deve explicar algoNeuvillette escreveu: ↑12 Abr 2025, 16:40Tem isso tambémmatheus153854 escreveu: ↑12 Abr 2025, 16:37E tem outra coisa que pode reforçar a teoria das exibições locais, é que as afiliadas nem sempre conseguiam gravar as exibições da Rede, então muita coisa pode ter passado nelas depois de 1992 por conta disso.
Inclusive tem um amigo meu que mora no Paraná que relatou que a Rede Massa chegou a exibir por volta de 2011 alguns episódios de Chaves que eram até então perdidos, como o do "Pintores amadores" de 1973 que voltou nessa semana. Só que olha que engraçado: em plena década de 2010 eles ainda utilizavam as gravações em VHS dos anos 90, com direito ao logo antigo do SBT e tudo...![]()
![]()

- ClebersonP
- Membro
Upou apenas esse trecho pra ver qual era a dublagem
- Esses usuários curtiram o post de ClebersonP (total: 1):

- Membro
- Time de Futebol: Corinthians (Sei que tá ruim)
- Curtiu: 6460 vezes
- Curtiram: 1780 vezes
Agora fiquei aqui pensando, o Luiz Pancada deve ter um grande acervo, nisso deve ter alguma coisa rara, um corte, etc. Seria bom ele dá uma geral
- Esses usuários curtiram o post de Episódio Perdido Mundial (total: 1):
- Odorico Paraguaçu