Mensagem
por BrunoSamppa » 10 Fev 2025, 10:16
Fala, galera
Mais alguns detalhes desta força-tarefa:
Eu decidi desde o início do processo não utilizar nenhuma ferramenta de Inteligência Artificial para não gerar artefatos anômalos, mesmo familiarizado com este tipo de ferramenta há quase 5 anos. Também era notório que não era possível restaurar o episódio somente passando por I.A., como na tentativa fracassada do SBT. Pensei logo em um conhecido que mora na Letônia e restaura material de vídeo há mais de 10 anos. Ele é um cara bem restrito e não trabalha na indústria de grandes estúdios, mas é sem dúvida, assim como muitos, um desses caras extremamente hábeis que estão de certo modo escondidos em suas casas e não aproveitados pela grande indústria. Rudolf Griva é seu nome e ele tem vasto conhecimento em um software de código aberto criado há 24 anos atrás chamado AviSynth. Este software trabalha com filtros e scripts criados pela própria comunidade mundial e não possui interface amigável. Para trabalhar com ele, é preciso dominar uma linguagem de programação específica que inclui variáveis, dados, condicionais e expressões complexas.
Os tipos de filtros de restauração para este material incluiu Desentrelaçador, Denoisers temporais e espaciais, "Desoscilador" de cores, entre outros. É uma cadeia de filtros com parâmetros customizáveis. Com este tipo de imagem deteriorada, há uma linha tênue entre estragar e melhorar. É uma balança onde os prós devem sobressair com grande vantagem sobre os contras.Tem que haver habilidade, senso crítico e estético. Pelo curto espaço de tempo e outras limitações, algumas imperfeições residuais ainda são notáveis, muitos deles provavelmente provenientes da própria cópia enviada à emissora colombiana pela Televisa. Excluir estes artefatos demandaria muito tempo removendo manualmente frame a frame e em processo autônomo adicionaria mais camadas de filtros, levando a uma imagem artificial.
O vídeo original foi transferido de uma fita Betamax caseira gravada de uma emissora de TV aberta colombiana por volta de 1982. Diferentes tipos de ruídos são inerentes a esta era analógica. Há interferências de sinal e também os desgastes na fita, como amassados, riscos, poeira, desmagnetização e até fungos, que geram imperfeições na sua reprodução. Também temos que levar em conta que este episódio originalmente não foi gravado quando utilizavam as melhores câmeras. Em 1974, data deste episódio, ainda usavam as câmeras General Electric PE-350 lançadas em 1968, com cores e luminância deficientes, que logo ficou ultrapassada em qualidade por câmeras como da RCA, que a Televisa também adquiriu e passou a ser usada posteriormente em 1975
O áudio também sofre de artefatos inerentes à era analógica e sua gravação. Eu usei diferentes ferramentas no iZotope RX como De-click, De-rustle, De-crackle e Espectral Repair. São ferramentas customizáveis e manuais, que podem ser ajustadas para problemas distintos e específicos do material em questão. No Adobe Audition eu também usei Equalizador, Hiss Reduction e um Compressor muito sutil. O objetivo é sempre obter um áudio limpo sem deteriorar o conteúdo original. A gente elimina só o que realmente é sujeira e melhora o restante do material até o limite. Não foi usada I.A. pois se trata de uma ferramenta automática, embora treinada, mas que tem suas limitações e pode gerar anomalias sintéticas não agradáveis aos ouvidos, ficando algo artificial, já que não tem ingerência nem controle humano.
I.A. não é solução definitiva. Tem que ser apenas uma ferramenta agregadora ao trabalho humano. Desta vez, ela foi dispensada.
A verdade é que o achado deste episódio, bem como sua restauração, é um verdadeiro milagre saído das mãos de fãs e profissionais dedicados. Também expõe o desinteresse da Televisa e seu departamento de digitalização e remasterização chamado Protele, onde os programas são tratados como fábrica de salsicha, mesmo tendo em posse as Master Tapes. É o que alguém uma vez chamou de "Vandalismo Audiovisual". Certamente um termo adequado.
Isso também vale para a "preguiça" do SBT que possui cópias do material e acha que um botão de I.A. automática irá resolver qualquer coisa. É vergonhoso.
Os programas geram lucro, têm valor histórico e cultural inestimáveis, mas são tratados com desleixo descomunal.
Editado pela última vez por
BrunoSamppa em 10 Fev 2025, 10:58, em um total de 1 vez.
-----------------------------------------------------------------------------------------------------------------
25 anos de Chespirito na Internet. A reserva moral do "Meio CH"