Não tem nenhum intervalo comercial na gravação completa? É só pra tentar conseguir uma data mais precisa.
"Ainda estamos procurando" - Silvio Santos
Quando acaba um desenho começa outro, eu que fico agradecido. A gravação completa compartilhei com alguns membros daqui. Consiste de Turma do Pica-pau e Ligeirinho.
Já que comprovamos essa gravação do Ligeirinho como verídica. Seria interessante adicionar ela nas infos da bgm.Me Sacaron del Programa CH escreveu: ↑16 Jan 2025, 13:36
Decidi tomar a iniciativa de fazer um reboot desse tópico, e para isso estarei instaurando uma política de tolerância zero para fake leads, com algumas condições inspiradas nas sugestões @Chamone:
Informações novas devem vir com um lastro sólido no passado - ou seja, se a trilha aparecer num streaming, é preferível que a data bata com a época em que ela foi usada, ou o album tenha sua existência facilmente provada em uma plataforma como o Discogs, ou o site oficial de uma distribuídora musical, ou qualquer outra base de dados que confirme a veracidade.
Isso significa que se você chegar dizendo "SERÁ QUE ACHAMOS A TRILHA?" e o link for um album claramente gerado por IA ou upado recentemente num serviço de distribuição aberto (como DistroKid e similares), você VAI ser zoado como otário (ou até banido), então aprenda a identificar bem esse tipo de coisa antes de trazer algo aqui. Sites criados em plataformas de site gratuído (como Webnode, por exemplo) ou citando empresas que não existem (como aquela "Music Tracks Unity") também não serão tolerados e quem os divulgar serão banidos sem julgamento. Então tenha certeza que algo é real antes de postar aqui.
Dito isso, vamos aos fatos:
O QUE A MÚSICA É
● Uma música eletrônica com uma seção de clarinete
● Semelhante ao estilo alemão "polka"
● Utilizada na abertura de 1993 do Chapolin no SBT (Vinheta produzida pelo departamento de chamadas - NÃO faz parte do seriado em si, ou seja, sem relação com o audio original e nem com a MAGA)
● Utilizada em chamada do Chaves entre 1988 e 1990 (Chamada de 1988 e de 1990)
● Utilizada no primeiro episódio do Veja o Gordo de 1988 (Comprovável no +SBT, episódio de 30 de Março de 1988)
● Inferido pelas informações acima, a trilha está em um album lançado no começo de 1988 ou antes.
● O SBT apenas tem um corte de 30 segundos dela com o nome "Chamada Chapolin" para uso interno pelo departamento de chamadas. Quem trabalhava com chamadas no SBT entre 1988 e 1993 NÃO trabalha mais lá. Então tenham o semancol de não encher o saco do Diego Alves com isso.
O QUE FOI ESPECULADO
● Que a música teria sido feita em um mini-moog.
● Que o lead seria um talkbox.
● Que a bateria teria sido feita em um Roland-CR 78.
● Que a bateria teria sido feita na drum machine Ace Tone Rhythm Ace FR-3.
O QUE A MÚSICA NÃO É
● Utilizada nas séries CH. A trilha só apareceu em produtos do SBT (chamadas, vinhetas, programas nacionais produzidos pelo SBT). A dublagem MAGA em nenhum momento registrado utilizou a música.
● Composta pras séries CH. Ela foi feita pra outra coisa e então, posteriormente, o SBT associou a CH. Então, se forem pedir informaçoes em grupos de lostwave gringos, pelo amor de deus, NÃO CITEM CHAPOLIN. Nenhum gringo precisa saber que a musica é do Chapolin. Chapolin tem vários temas (Stiff Uper Lip, Finale de Tom Sawyer, Flying Fists, Freedom March, The Red Sea, etc). Contar pra um gringo que a música tocou no Chapolin atrapalha mais do que ajuda, pois vai fazer o gringo procurar por Chapolin.
● Todas as polkas que existem. Digo isso pois no tópico anterior quase todo dia postavam uma polka aleatória. Polkas se parecem entre si, é por isso que você vê semelhança. Por favor aprenda a identificar se a melodia é realmente a mesma antes de postar uma polka aleatória aqui e, de preferência, não poste caso você não saiba separar o que é melodia, o que é timbre, o que é tom e o que é ritmo. Afinal, há pessoas que ouvem a Valsa do Adeus e a Canção da Despedida e não notam diferença.
A versão que o SBT possui, com o nome "Chamada Chapolin",
remasterizada pelo Higor Vieira:
Obrigado por compartilhar esse trecho que é de grande ajuda no registro dessa BGM e nas buscas da verdadeira origem dela.
Tudo bem. Até pq, o vídeo que vocês ti. Vi essa parte num server do Discord. E realmente me lembro do vídeo do Dark com a marca d'água no vídeo todo.Sargento Refúgio escreveu: ↑07 Fev 2025, 23:58Obrigado por compartilhar esse trecho que é de grande ajuda no registro dessa BGM e nas buscas da verdadeira origem dela.E me desculpe por ter duvidado da veracidade da vinheta.
![]()
Fui um dos que duvidou dessa gravação kkkkkk. Ainda acho o corte pro desenho muito abrupto, mas ter um registro maior dá um pouco mais de segurança. As falhas no VHS também "combinam", mesmo com esse corte abrupto, então parece verídico mesmo.
Por incrível que pareça esse é o único. Caso queiram, me chamem na dm e mando a gravação.Pyettro escreveu: ↑08 Fev 2025, 10:49Fui um dos que duvidou dessa gravação kkkkkk. Ainda acho o corte pro desenho muito abrupto, mas ter um registro maior dá um pouco mais de segurança. As falhas no VHS também "combinam", mesmo com esse corte abrupto, então parece verídico mesmo.
Muito legal saber que esse uso mais antigo da bgm é real! E, só por curiosidade, nessa gravação tem outro trecho parecido? Um title card de outro desenho?
Bom, como já disse aqui há pouco tempo, estou com a impressão que aparecerá algo interessante nessas exibições no +SBT.Chamone escreveu: ↑11 Fev 2025, 16:19O lado brasileiro dessa busca da trilha pode ter uma boa oportunidade no momento presente. Nas reprises dos infantis, Domingo no Parque e possivelmente na futura reprise do programa do Bozo no +SBT existe uma chance remota de que a trilha apareça em mais um contexto significativo.
A sonorização dos programas, chamadas e o áudio MAGA no SBT são essencialmente uma coisa só.
O Domingo no Parque de 03/05/1987 usou I Were a Bell em uma das provas, esta faixa aparece em A Fonte dos Desejos (1975)[Maga 1984]. Outra edição do mesmo ano usou esta versão específica de Green Lantern Snag que aparece num dos slides do Carrossel Animado numa exibição do Pica-Pau em 1982. Também tocou outras trilhas divertidas, eletrônicas e desconhecidas, ainda não detectáveis pelo Shazam.
Fiquem atentos à esses programas.
Não lembrava que nessa chamada era mostrado Como Pegar o Touro a Unha.