UMA AVENTURA PELA ORDEM DE DUBLAGEM MAGA!

E a discussão de algumas curiosidades!

Discuta aqui tudo relacionado aos trabalhos de Chespirito, como Chaves, Chapolin, Chaves em Desenho e Programa Chespirito. Discuta aqui também o trabalho de outros atores, como as séries do Kiko.
Diego@Marinho
Membro
Membro
Programa CH: Chapolin
Time de Futebol: Flamengo
Curtiu: 160 vezes
Curtiram: 297 vezes

Mensagem por Diego@Marinho » 22 Jul 2024, 20:52

Obvio que o SBT não recebeu tudo.

Até acredito que na época o SBT, Marcelo e cia acharam que sim, por conta da desorganização da Televisa, a gente não sabe qauis EPs sumiram e apareceram na década de 80 e 90 quando se ia renovando os lotes, não ajudava o Brasil não receber os EPs por temporada. Exemplo, a 4 parte do FBV: Pode muito bem ter ficado perdida nos anos 80/90 ou o SBT receberia as partes que faltavam mas pela numeração com o sumiço de algum EP nas renovação dos lotes a Televisa mandou novamente a parte 3 ou chega o lote de 92 e o SBT quer completar e a parte 2 foi eliminada aí não mandam a parte 4 achando que o SBT quer a parte 2.

Outra exemplo, o SBT quer completar a saga do Pintando a Vila no Lote 92, por conta do que eu falei, eles me recebem A caricatura do Professor Girafales v2 ao invés da segunda parte .

São tantas possibilidades e todas fazem sentido.

E sim, na hora de selecionar os EPs pra dublar o Lote de 92 algum EP pode ter rodado por burrice de quem fez a seleção (como a saga do Fotografo).
Esses usuários curtiram o post de Diego@Marinho (total: 2):
PaviJacinto
Imagem

Sargento Refúgio
Membro
Membro
Programa CH: Chaves
Time de Futebol: Santos
Curtiu: 20511 vezes
Curtiram: 2753 vezes

Mensagem por Sargento Refúgio » 23 Jul 2024, 10:19

Resumindo,quem começou a bagunça foi a Televisa mandando episódios repetidos e aleatórios com partes de saga faltando,a MAGA tentou organizar classificando as versões diferentes como episódios semelhantes e desintencionalmente acabou bagunçando mais um pouco,e o SBT bagunçou mais ainda fazendo uma "reorganização" limando outras versões de episódios e considerando episódios repetidos e partes de saga como se fossem semelhantes...
Esses usuários curtiram o post de Sargento Refúgio (total: 1):
Pavi
- Ex-Moderador Global do FCH de 05/2017 à 11/2017
- Usuário do Mês de 04/2017
- Eleito em 5º lugar no Melhor Usuário do Ano de 2024 do FCH

Pavi
Membro
Membro
Curtiu: 1505 vezes
Curtiram: 858 vezes

Mensagem por Pavi » 23 Jul 2024, 21:34

Se o SBT e a MAGA não tivesse inventado as categorias "EP" e "ES", apenas focando só em remover os episódios repetidos sem precisar passar pela redublagem, exibindo tudo o que eles tinham, não teríamos passado por esse tipo de situação.

Episódio Perdido Mundial
Membro
Membro
Time de Futebol: Corinthians (Sei que tá ruim)
Curtiu: 6574 vezes
Curtiram: 1788 vezes

Mensagem por Episódio Perdido Mundial » 23 Jul 2024, 22:11

Mas vai que eles entendem episodio repetido com remakes
Imagem
Imagem

NADA! :garg:

Eng. Pudim
Moderador
Moderador
Curtiu: 492 vezes
Curtiram: 1594 vezes

Mensagem por Eng. Pudim » 23 Jul 2024, 22:20

Certamente não, porque eles sabiam o que tinha lá e catalogavam como "semelhante à história X". Com certeza saberiam qual material estava dublado, o que era repetido... Sacaram isso logo no primeiro lote.

João Neto (Eng. Camin)
Membro
Membro
Time de Futebol: Esporte Clube Bahia
Curtiu: 148 vezes
Curtiram: 353 vezes

Mensagem por João Neto (Eng. Camin) » 23 Jul 2024, 23:13

Diego@Marinho escreveu:
22 Jul 2024, 01:09
Nessa entrevista recente do Wendel aos 18:00 ele conta por cima o porque dos estúdios de dublagem na TVS fecharam.

https://www.youtube.com/watch?v=zjJhZwvNTvw&t=1231s

Já foi falado algumas vezes como a Maga sabia que estava dublando mais de uma vez o mesmo EP e que se aproveitava da bagunça da Televisa ao mandar os lotes. Segundo o Wendel, Silvio descobriu um golpe monstro, que eu acredito que justamente tem a ver com as series CH, e fechou tudo.
Muito doido pensar que Chaves e Chapolin podem ter sido os catalizadores, me reforça acreditar nisso já que quando questionaram a Sandra Mara do porque mais de uma dublagem dos EPs ela preferiu não falar.
Depois que fechou o Estúdio de Dublagem da TVS, Silvio Santos mandou dublar os filmes e as novelas mexicanas no RJ (Herbert Richers). Só deixou em SP justamente a dublagem de Chaves (continuou na mão da Maga, agora na Marshmallow).

Se o golpe monstro fosse "a Maga dublando o mesmo episódio de Chaves várias vezes" (e isso é golpe monstro?)... Qual seria a lógica de continuar deixando a dublagem a cargo da mesma empresa que "deu o golpe"? E além disso, essas redublagens de Chaves continuaram acontecendo.

Faz mais sentido que esse "golpe monstro" seja um golpe na área contábil, na gestão interna da TVS etc. E vale lembrar que existia outra empresa que dublava na TVS (Elenco), que foi extinta após o fechamento desse estúdio da TVS.
Esses usuários curtiram o post de João Neto (Eng. Camin) (total: 1):
Sargento Refúgio

Eng. Pudim
Moderador
Moderador

Mensagem por Eng. Pudim » 23 Jul 2024, 23:26

João Neto (Eng. Camin) escreveu:
23 Jul 2024, 23:13
E além disso, essas redublagens de Chaves continuaram acontecendo.
Só corrigindo rapidamente: não continuaram. Quando fecharam o núcleo de dublagem, aparentemente passaram a selecionar o que ia ser dublado ou não. É aquela teoria da triagem.
Esses usuários curtiram o post de Eng. Pudim (total: 1):
Diego@Marinho

João Neto (Eng. Camin)
Membro
Membro

Mensagem por João Neto (Eng. Camin) » 23 Jul 2024, 23:59

Engenheiro Pudim escreveu:
23 Jul 2024, 23:26
Só corrigindo rapidamente: não continuaram. Quando fecharam o núcleo de dublagem, aparentemente passaram a selecionar o que ia ser dublado ou não. É aquela teoria da triagem.
Tem razão! Não aconteceram mais. Os episódios com duas dublagens geralmente são de 1984 e 1990.

Certamente passou a ser feita uma triagem. Vale ressaltar que não teria necessidade de fechar um Estúdio de Dublagem da TVS para simplesmente fazer uma triagem. A triagem poderia ser feita pela TVS (e deve ter sido feita pela TVS mesmo).

Foram quantos episódios com 2 (ou até 3) dublagens? Uns 20, 30 no meio de mais de 200? Acho que isso passa longe de ser um "golpe monstro"...

Diego@Marinho
Membro
Membro

Mensagem por Diego@Marinho » 24 Jul 2024, 00:08

Não é barato assim pra se dublar um EP e lembre-se que o Brasil no fim dos anos 80 estava quebrado.

Redublar quase 40 EPs sem necessidade não deixa de ser um rombo (contando Chaves e Chapolin, e jogo a conta pra 40 poque nunca descobrimos se houveram muitas redublagens do Chapolin)

E estamos falando da emissora que não quis dublar as musicas do Chapolin pra economizar.
Editado pela última vez por Diego@Marinho em 24 Jul 2024, 00:19, em um total de 3 vezes.
Imagem

Eng. Pudim
Moderador
Moderador

Mensagem por Eng. Pudim » 24 Jul 2024, 00:12

23 Jul 2024, 23:59
23 Jul 2024, 23:26
Tem razão! Não aconteceram mais. Os episódios com duas dublagens geralmente são de 1984 e 1990.

Certamente passou a ser feita uma triagem. Vale ressaltar que não teria necessidade de fechar um Estúdio de Dublagem da TVS para simplesmente fazer uma triagem. A triagem poderia ser feita pela TVS (e deve ter sido feita pela TVS mesmo).

Foram quantos episódios com 2 (ou até 3) dublagens? Uns 20, 30 no meio de mais de 200? Acho que isso passa longe de ser um "golpe monstro"...
Por aí, uns 20 de Chaves e 5 de Chapolin. Uma vez chamaram atenção pra uma sequência do lote de 84 que foi quase toda redublada. Era essa:
Gol D Roger escreveu:
24 Mar 2016, 07:58
18. De engraxate à cabeleireiro (1976) - 1ª dublagem
19. A briga de quem é o varal (1976) - 1ª dublagem
20. Quem com catapora fere, com catapora será ferido! (1975)
21. Os insetos do Chaves (1975) - 1ª dublagem
22. O frango da Dona Clotilde (1976) - 1ª dublagem
23. Violinistas e violonadas (1975) - 1ª dublagem
Desses, só o da catapora não tem redublagem conhecida. Não sei se teve "golpe monstro" aí, nem acho que devemos fazer acusações contra quem não pode se defender com base em achismos, mas sempre me atino a essa sequência. É um detalhe muito curioso.

Diego@Marinho
Membro
Membro

Mensagem por Diego@Marinho » 24 Jul 2024, 00:26

Só pra reforçar, isso tudo é achismo meu, como o Engenheiro Pudim disse, a pessoa nem está mais aqui pra se defender.

Os únicos fatos é que a Maga sabia que estava dublando novamente o mesmo EP, os núcleos de dublagem da TVS foram fechados por conta de um golpe (vindo de uma fonte confiável pelo Wendell) e ocorreu uma seleção pra se dublar os EPs do Lote de 92.

Como tudo isso ocorreu, talvez nunca saberemos.
Imagem

Jacinto
Colaborador
Colaborador
Time de Futebol: Sport
Curtiu: 7439 vezes
Curtiram: 4124 vezes

Mensagem por Jacinto » 24 Jul 2024, 00:31

Do Chapolin tem algo parecido na ordem: Tesouro do Pirata Fantasma, Cleópatra, Louco da Cabana e Pedintes, desses só o do Louco da Cabana não há índicio de redublagem conhecida, mas vai saber...

João Neto (Eng. Camin)
Membro
Membro

Mensagem por João Neto (Eng. Camin) » 24 Jul 2024, 00:32

Diego@Marinho escreveu:
24 Jul 2024, 00:08
Não é barato assim pra se dublar um EP e lembre-se que o Brasil no fim dos anos 80 estava quebrado.
Redublar quase 40 EPs sem necessidade não deixa de ser um rombo.
E estamos falando da emissora que não quis dublar as musicas do Chapolin pra economizar.
24 Jul 2024, 00:12
Por aí, uns 20 de Chaves e 5 de Chapolin. Uma vez chamaram atenção pra uma sequência do lote de 84 que foi quase toda redublada. Era essa:
Não tô dizendo que é barato dublar um episódio, nem defendendo (e nem atacando) a honestidade da Maga.

Tô tentando dizer que não faz o menor sentido a TVS fechar um estúdio próprio de dublagem onde dublava filmes e novelas (geralmente com a empresa Elenco) porque a empresa Maga redublou uns 30 episódios de CH que a Televisa vendeu repetidos. E ainda por cima, continuar trabalhando com a Maga que teria "causado o rombo".

Eng. Pudim
Moderador
Moderador

Mensagem por Eng. Pudim » 24 Jul 2024, 00:38

Jacinto escreveu:
24 Jul 2024, 00:31
Do Chapolin tem algo parecido na ordem: Tesouro do Pirata Fantasma, Cleópatra, Louco da Cabana e Pedintes, desses só o do Louco da Cabana não há índicio de redublagem conhecida, mas vai saber...
Ainda bem, já pensou se a gente não tivesse essa dublagem maravilhosa e ela tivesse sido trocada por uma meia boca de 90? :lol:
Esses usuários curtiram o post de Eng. Pudim (total: 1):
Jacinto

Diego@Marinho
Membro
Membro

Mensagem por Diego@Marinho » 24 Jul 2024, 01:17

24 Jul 2024, 00:32
Diego@Marinho escreveu:
24 Jul 2024, 00:08
Redublar quase 40 EPs sem necessidade não deixa de ser um rombo.
24 Jul 2024, 00:12
Não tô dizendo que é barato dublar um episódio, nem defendendo (e nem atacando) a honestidade da Maga.

Tô tentando dizer que não faz o menor sentido a TVS fechar um estúdio próprio de dublagem onde dublava filmes e novelas (geralmente com a empresa Elenco) porque a empresa Maga redublou uns 30 episódios de CH que a Televisa vendeu repetidos. E ainda por cima, continuar trabalhando com a Maga que teria "causado o rombo".
Como acabaram de dizer, a ordem que aconteceu algumas redublagens é passível de especular que na verdade não foi a Televisa que mandou novamente os EPs e sim a Maga começou a redublar por querer lucrar mais.

O motivo é mais do que suficiente pro Silvio decidir acabar com os núcleos.

Se isso aconteceu, vc fala como se fosse fácil continuar a dublar no Rio de Janeiro com o elenco Maga já consolidado, redublar quase toda serie custaria uma grana alta e na cabeça do SBT o que faltava eram as continuações das sagas, imagina a primeira parte de um EP com o Marcelo no Chaves e na outra com o André Filho dando voz a ele.
Imagem

Responder