Qual a sua opinião sobre Chaves e Chapolin nos anos 80 e 90?

Você curte Chaves e Chapolin nos anos 80 e 90?

Discuta aqui tudo relacionado aos trabalhos de Chespirito, como Chaves, Chapolin, Chaves em Desenho e Programa Chespirito. Discuta aqui também o trabalho de outros atores, como as séries do Kiko.
Polegar
Membro
Membro
Mensagens: 8841
Registrado em: 30 Jul 2014, 22:54
Programa CH: Chapolin
Curtiu: 1 vez
Curtiram: 731 vezes

Qual a sua opinião sobre Chaves e Chapolin nos anos 80 e 90?

Mensagem por Polegar » 07 Fev 2024, 01:17

Dá pra perceber quando os atores tão no piloto automático. É uma coisa que não se explica, mas existe. É uma aura. Em vários episódios de 1978, pura era clássica, já tinha isso. Basta ver o dos ioiôs por exemplo.

Não é só timing, não é só interpretação, é mais um pique, um gás ou algo parecido. Tem um brilho no olho que às vezes falta. E eu não culpo eles, porque é impossível entregar 100% o tempo todo em qualquer trabalho. Muitas vezes teu corpo tá lá e tua alma não.

A questão é que com o passar dos anos (e aí entra o demérito do Programa Chespirito, que foi pegando o elenco cada vez mais cansado), o piloto automático vai se tornando a regra, não a exceção. Ainda mais em roteiros como os do Roberto, que não são só cheios de bordões e situações repetitivas, como até as histórias são infinitos remakes. É muito fácil tu cair na armadilha e entrar numa vibe mortiça ali, por mais que seja um excelente ator.

Chaves e os amigos deles são crianças. Chapolin é um herói jovem e ágil. Não dá pra engolir a ideia à medida que os anos 80 avança, e piora nos 90. Quem vê senhores e senhoras cada vez mais flácidos, enrugados, barrigudos e sedentários fazendo esses personagens e compra a proposta? Porra, as últimas esquetes do Chaves nem foram na vila porque ele não conseguia mais sair da cadeira da escolinha!

Tem muita questão comercial envolvida ali. Eram os quadros mais rentáveis, faz sentido forçar a barra pra continuar. Mas o próprio Chespirito já tinha largado a mão do Chavinho e se interessado mais pelo Chaveco. É legal acompanhar Chaveco, Chapatin, Chaparrón, Don Caveira... Chaves e Chapolin não. O lugar desses tipos específicos é nos anos 70.

Outra coisa que pesa: enquanto o elenco envelhece o figurino vai ficando mais colorido, caricato, carnavalesco. É uma evolução contrária, doida. Eles entram na loucura do arco-íris do fim do século XX, mas não são de lá. Fica deslocado, tipo seu avô querer "ser cool". Chega a ser sofrível.

Ainda tem magia de acompanhar porque é o Roberto. É a Florinda, o Ruben, a Maria, o Edgar... E eles sempre vão fazer dar certo em algum grau. Mas que não precisava, não precisava. Pro resto da américa latina essa diferença pode ser menos sentida pelo fator nostalgia, já que o PG sempre esteve lá. Mas aqui no Brasil o choque é mais intenso.

E não tem a ver com "não ser fã de verdade". Tem a ver com encarar os fatos.
Esses usuários curtiram o post de Polegar (total: 2):
JacintoChamone

Avatar do usuário
Billy Drescher
Membro
Membro
Mensagens: 13285
Registrado em: 05 Ago 2011, 20:35
Programa CH: Chapolin
Curtiu: 25 vezes
Curtiram: 811 vezes

Qual a sua opinião sobre Chaves e Chapolin nos anos 80 e 90?

Mensagem por Billy Drescher » 07 Fev 2024, 01:28

Tirado Alanís escreveu:
07 Fev 2024, 01:17
Outra coisa que pesa: enquanto o elenco envelhece o figurino vai ficando mais colorido, caricato, carnavalesco. É uma evolução contrária, doida. Eles entram na loucura do arco-íris do fim do século XX, mas não são de lá. Fica deslocado, tipo seu avô querer "ser cool". Chega a ser sofrível.
Lendo isso, veio na hora essa imagem:
Imagem

As situações não são parecidas, mas passam a mesma vibe.
Colaborador (08/2011 - 12/2021)
Moderador - DDNL / Exterior (05/2013 - 11/2013)
Moderador Global (11/2013 - 11/2014)
Administrador (11/2014 - 05/2016)
Moderador - DDNL / Exterior (05/2016 - 11/2016)
Moderador (11/2016 - 05/2018, 07/2018 - 05/2019 e 11/2019 - 05/2021)
► Exibir Spoiler

Avatar do usuário
Cláudio
Membro
Membro
Mensagens: 1895
Registrado em: 19 Out 2009, 13:18
Programa CH: Chaves
Time de Futebol: Atlético - MG
Localização: Minas Gerais
Curtiu: 201 vezes
Curtiram: 201 vezes

Qual a sua opinião sobre Chaves e Chapolin nos anos 80 e 90?

Mensagem por Cláudio » 07 Fev 2024, 01:30

Eu gosto bastante dessa fase, acho que seria um grande desperdício se Chespirito parasse de interpretar Chaves e Chapolin em 1979, pois ele ainda tinha bastante vitalidade e capacidade para tal, fora os outros atores, o entrosamento que ele tinha com a María era excepcional. Talvez tenha se estendido demais gravando até 1992 (principalmente em Chaves), mas aí já é outra história.

Avatar do usuário
Jacinto
Colaborador
Colaborador
Mensagens: 20769
Registrado em: 12 Dez 2009, 22:54
Programa CH: Chaves
Time de Futebol: Sport
Localização: Jaboatão - PE
Curtiu: 3936 vezes
Curtiram: 854 vezes

Qual a sua opinião sobre Chaves e Chapolin nos anos 80 e 90?

Mensagem por Jacinto » 07 Fev 2024, 02:34

Churi Churin Fun Flais escreveu:
06 Fev 2024, 06:59
Lucas-Ribeiro97 escreveu:
06 Fev 2024, 06:12
TheGamercrafterBR escreveu:
06 Fev 2024, 00:51
Riddle Snowcraft escreveu:
05 Fev 2024, 23:51
Quando a pessoa só não gosta pq "nao tem o somagruga e o kico"
Tem também o "Ce a dubragin naum four MAGA, nom acisto"
Confesso que eu não acho a dublagem MAGA essa coca cola toda...
Eu também, pra falar a verdade eu acho uma dublagem bem ruim, prefiro assistir o material no idioma original. Eu acho que tinham que redublar a série inteira pq a MAGA fez muito desserviço, o principal foi mudar a localização da série pra São Paulo, que pra mim não faz sentido nenhum.
misericórdia
Imagem
Esses usuários curtiram o post de Jacinto (total: 1):
MeltDown

Avatar do usuário
Don CHelipe
Membro
Membro
Mensagens: 3036
Registrado em: 07 Out 2010, 21:59
Programa CH: Chapolin
Time de Futebol: Corinthians
Localização: Guarulhos - SP
Curtiu: 27 vezes
Curtiram: 107 vezes

Qual a sua opinião sobre Chaves e Chapolin nos anos 80 e 90?

Mensagem por Don CHelipe » 07 Fev 2024, 08:04

E qual o problema em você gostar de algo por nostalgia?
Para além disso, anos 70, mesmo com os inumeros remakes a qualidade é otima.

Agora, falar que tem não gostar dos anos 80 e 90 não é ser fã, é foda! Quase ninguém liga para esse período. Quem liga é realmente o fã muito hardcore.

Para o publico em geral, tem pessoas que nem sabem que exista essa fase, de tão relevante que ela é. E nem adianta vir com o papo de que não foi saturado no Brasil. Os episódios do Clube do Chaves são horríveis, nem a dublagem MAGA salvaria aquilo.

Novamente, já tentei anos 80 e 90. Não foi por falta de interesse. E tentei pq realmente curto muito CH, mas, não rola.

Vou fazer de novo paralelo com musica. Rolling Stones ainda lançam albuns. Agora, os discos novos são "tão relevantes" que o setlist sempre é na fase classica. Ninguem se importa com nada que é lançado deles agora, pq sabem que a qualidade é muito inferior ao que já foi lançado.

Dai, se eu não der bola para esses discos, não sou fã? Sou fã "nostalgia"?

Eu realmente prefiro assistir 10000x a episódios como "Filme de Terror", "Julgamento do Chaves", "Mansão mal assombrada", do que qualquer coisa dos anos 80 e 90.
Desde 2006 no meio CH

Avatar do usuário
Riddle Snowcraft
Moderador
Moderador
Mensagens: 22429
Registrado em: 07 Mai 2010, 19:59
Programa CH: La Chicharra
Localização: O Baú de Peças de Tabuleiro da Bernkastel
Curtiu: 425 vezes
Curtiram: 3497 vezes

Qual a sua opinião sobre Chaves e Chapolin nos anos 80 e 90?

Mensagem por Riddle Snowcraft » 07 Fev 2024, 08:30

Em toda oportunidade de explicar melhor qual é o tal problema dos anos 80/90 vc só repete que "não é tão bom" ou que "não é tão relevante, LOGO, não é bom"

Assim, obrigado a gostar ninguém é, mas fica dificil levar a sério quando os argumentos parece uma criança não querendo comer brocolis
Esses usuários curtiram o post de Riddle Snowcraft (total: 3):
FbdooitoJohn Charles FiddyMeltDown
Imagem

Clique aqui e me ajude a comprar os direitos de Chaves da Televisa!


Let me tell you what I wish I'd known
When I was young and dreamed of glory
You have no control

Who Lives, Who Dies, Who Tells Your Story

Avatar do usuário
Fbdooito
Membro
Membro
Mensagens: 413
Registrado em: 23 Out 2011, 20:17
Programa CH: Chapolin
Time de Futebol: Club Necaxa
Localização: Tangamandapio, Michoacán
Curtiu: 115 vezes
Curtiram: 118 vezes

Qual a sua opinião sobre Chaves e Chapolin nos anos 80 e 90?

Mensagem por Fbdooito » 07 Fev 2024, 10:33

Parece que fazem um esforço descomunal para inventar e aumentar defeitos só para validar a opinião deles.

Eu também acho que o Roberto exagerou nos remakes nessa época, também acho que ele poderia ter parado com os personagens bem antes. Agora, jogar 12 anos de programa na lixeira só porque "não é o meu Chaves, o meu Chapolin", sinceramente, não dá.

"O lugar desses tipos específicos é nos anos 70". Se isso não é obsessão, eu já não sei o que é.

E sobre o Chapolin ser "um herói jovem e ágil", essa nunca foi a descrição do personagem. Segundo o próprio Roberto, ele é um herói de terceiro mundo, sendo o completo oposto dos heróis norte-americanos.

Para mim, faz muito mais sentido ele ser coroa e fora de forma. Já com o Chaves, são outros quinhentos.
Editado pela última vez por Fbdooito em 07 Fev 2024, 10:53, em um total de 1 vez.
Esses usuários curtiram o post de Fbdooito (total: 2):
John Charles FiddyMeltDown
Imagem

Avatar do usuário
Chamone
Membro
Membro
Mensagens: 198
Registrado em: 30 Set 2022, 19:09
Programa CH: Chaves
Curtiu: 23 vezes
Curtiram: 70 vezes

Qual a sua opinião sobre Chaves e Chapolin nos anos 80 e 90?

Mensagem por Chamone » 07 Fev 2024, 10:42

@Tirado Alanís

Concordo com tudo que você disse. Programas humorísticos possuem essa síndrome de se extenderem além da vida útil e só terminarem quando o ator principal é forçado a se aposentar, como nos casos do Renato Aragão e Chico Anysio. Não tem como sujeito de cara limpa dizer que gosta mais do processo de decadência do que da plena forma de qualquer forma de entretenimento.

Avatar do usuário
John Charles Fiddy
Membro
Membro
Mensagens: 1251
Registrado em: 13 Out 2023, 12:30
Programa CH: Chapolin
Time de Futebol: Corinthians (Sei que tá ruim)
Curtiu: 506 vezes
Curtiram: 132 vezes

Qual a sua opinião sobre Chaves e Chapolin nos anos 80 e 90?

Mensagem por John Charles Fiddy » 07 Fev 2024, 11:11

Fbdooito escreveu:
07 Fev 2024, 10:33
Parece que fazem um esforço descomunal para inventar e aumentar defeitos só para validar a opinião deles.

Eu também acho que o Roberto exagerou nos remakes nessa época, também acho que ele poderia ter parado com os personagens bem antes. Agora, jogar 12 anos de programa na lixeira só porque "não é o meu Chaves, o meu Chapolin", sinceramente, não dá.

"O lugar desses tipos específicos é nos anos 70". Se isso não é obsessão, eu já não sei o que é.

E sobre o Chapolin ser "um herói jovem e ágil", essa nunca foi a descrição do personagem. Segundo o próprio Roberto, ele é um herói de terceiro mundo, sendo o completo oposto dos heróis norte-americanos.

Para mim, faz muito mais sentido ele ser coroa e fora de forma. Já com o Chaves, são outros quinhentos.
Esse ponto do Chapolin que eu ia dizer, ser fraco, feio e barrigudo, pois ele é um homem normal, não o super homem. Outra que em 1990 ele nem ajuda tanto assim as pessoas como por exemplo em 1980, é mais um charlatão que era o que o Cassiano fez pra ele. "Não é porque sua namorada ou esposa ganha uns quilinhos que você deixa ela".
Imagem

Editando a sonoplastia da SVDC (feita por Eduardo Gouvêa), tornando seus episódios mais assistivéis. Para ver minhas edições, mande um MP.

Chapolin Cristão, o melhor servidor de CH na internet, se quiser entrar envie-me um MP :joia:

Imagem
Servidor para discutir, comentar, conversar sobre o Meio CH e até ver CH, tudo porém com uma moral cristã. Temos vários chats, categorias, transmissões de CH e muitas coisas extras...

Avatar do usuário
Riddle Snowcraft
Moderador
Moderador
Mensagens: 22429
Registrado em: 07 Mai 2010, 19:59
Programa CH: La Chicharra
Localização: O Baú de Peças de Tabuleiro da Bernkastel
Curtiu: 425 vezes
Curtiram: 3497 vezes

Qual a sua opinião sobre Chaves e Chapolin nos anos 80 e 90?

Mensagem por Riddle Snowcraft » 07 Fev 2024, 11:20

Se é pra falar em ponto de decadência dos quadros Chaves e Chapolin em especifico, pra mim esse ponto é só em 1986.

De 1987 em diante, "Chaves" e "Chapolin" morreram em termos de paixão mesmo.

Mas é mais ou menos nesse ponto que Chompiras melhora pra caralho e começa a se destacar, e o programa como um todo continua firme até mesmo em 1995. Diria até que acabou cedo demais, isso sim.

Dá pra enxergar decadência em quadros específicos, mas o programa inteiro é uma coisa boa só do começo ao fim. Quem acha o contrário pra mim assistiu com expectativas irreais que nem os anos 70 supririam.
Esses usuários curtiram o post de Riddle Snowcraft (total: 2):
MeltDownJacinto
Imagem

Clique aqui e me ajude a comprar os direitos de Chaves da Televisa!


Let me tell you what I wish I'd known
When I was young and dreamed of glory
You have no control

Who Lives, Who Dies, Who Tells Your Story

Engenheiro Pudim
Moderador
Moderador
Mensagens: 4870
Registrado em: 29 Abr 2018, 00:32
Programa CH: Chapolin
Curtiu: 344 vezes
Curtiram: 616 vezes

Qual a sua opinião sobre Chaves e Chapolin nos anos 80 e 90?

Mensagem por Engenheiro Pudim » 07 Fev 2024, 11:28

Riddle Snowcraft escreveu:
07 Fev 2024, 11:20
Mas é mais ou menos nesse ponto que Chompiras melhora pra caralho e começa a se destacar, e o programa como um todo continua firme até mesmo em 1995. Diria até que acabou cedo demais, isso sim.
Finalmente alguém que também acha. Tem quem diga que em 95 até o Chompiras tava ruim, pela falta do delegado e da Maruja, mas ainda tem ótimos episódios (velhinhos em lua de mel, o amigo do defunto, Grande prêmio, Como ganhar dinheiro dando, Fantasma por acaso...). Pra mim ia tranquilo até 99, 2000.

Avatar do usuário
Fbdooito
Membro
Membro
Mensagens: 413
Registrado em: 23 Out 2011, 20:17
Programa CH: Chapolin
Time de Futebol: Club Necaxa
Localização: Tangamandapio, Michoacán
Curtiu: 115 vezes
Curtiram: 118 vezes

Qual a sua opinião sobre Chaves e Chapolin nos anos 80 e 90?

Mensagem por Fbdooito » 07 Fev 2024, 11:36

John Charles Fiddy escreveu:
07 Fev 2024, 11:11
"Não é porque sua namorada ou esposa ganha uns quilinhos que você deixa ela".
Gostei da figura de linguagem.
Engenheiro Pudim escreveu:
07 Fev 2024, 11:28
Tem quem diga que em 95 até o Chompiras tava ruim, pela falta do delegado e da Maruja, mas ainda tem ótimos episódios (velhinhos em lua de mel, o amigo do defunto, Grande prêmio, Como ganhar dinheiro dando, Fantasma por acaso...).
É O QUÊ!? :]
Esses usuários curtiram o post de Fbdooito (total: 1):
MeltDown
Imagem

Avatar do usuário
Sardse
Membro
Membro
Mensagens: 1047
Registrado em: 30 Jan 2014, 21:21
Programa CH: Chapolin
Time de Futebol: O Que Tá Ganhando
Localização: Eu Ainda Estou Nesse País
Curtiu: 207 vezes
Curtiram: 81 vezes

Qual a sua opinião sobre Chaves e Chapolin nos anos 80 e 90?

Mensagem por Sardse » 07 Fev 2024, 11:49

Para ser honesto a idade/aparencia dos atores não me incomoda, até porque eles atuando crianças já era um "absurdo" nos anos 70, a "suspensão de descrença" é algo que você tem que fazer em qualquer temporada
"Perdido Vemos, Aonde, Não Sabemos" versão com o kiko

Avatar do usuário
Tio Trambique
Membro
Membro
Mensagens: 4872
Registrado em: 12 Abr 2018, 10:22
Programa CH: Chespirito
Localização: Mato Grosso
Curtiu: 55 vezes
Curtiram: 306 vezes

Qual a sua opinião sobre Chaves e Chapolin nos anos 80 e 90?

Mensagem por Tio Trambique » 07 Fev 2024, 12:15

Concordo que os quadros "morreram" em 1987. Assisti Chespirito do início ao fim, e ao contrário do que muitos imaginam, os remakes não eram necessariamente um copia e cola, na verdade envolvia piadas inéditas, situações inusitadas (Dona Neves andando de patinete, crianças jogando baralho).

Fora episódios maravilhosos do Chapolin 80 que são superiores a alguns episódios dos anos 70, por exemplo "A empregada bruxa" de 1985. :joia:
Don CHelipe escreveu:
07 Fev 2024, 08:04
Para o publico em geral, tem pessoas que nem sabem que exista essa fase, de tão relevante que ela é. E nem adianta vir com o papo de que não foi saturado no Brasil. Os episódios do Clube do Chaves são horríveis, nem a dublagem MAGA salvaria aquilo.
Mas não foi mesmo. Poucas exibições nos anos 2000. Como bem citaram alí em cima, a saturação fez o público preferir por "Na ponta dos pés" que "Os insetos do Chaves". :wacko:
Esses usuários curtiram o post de Tio Trambique (total: 1):
John Charles Fiddy

Avatar do usuário
TheGamercrafterBR
Moderador
Moderador
Mensagens: 1460
Registrado em: 11 Fev 2020, 11:55
Programa CH: Chespirito
Time de Futebol: Nenhum
Localização: Estado do Rio de Janeiro, Brasil
Curtiu: 526 vezes
Curtiram: 116 vezes

Qual a sua opinião sobre Chaves e Chapolin nos anos 80 e 90?

Mensagem por TheGamercrafterBR » 07 Fev 2024, 12:25

Engenheiro Pudim escreveu:
07 Fev 2024, 11:28
Riddle Snowcraft escreveu:
07 Fev 2024, 11:20
Mas é mais ou menos nesse ponto que Chompiras melhora pra caralho e começa a se destacar, e o programa como um todo continua firme até mesmo em 1995. Diria até que acabou cedo demais, isso sim.
Finalmente alguém que também acha. Tem quem diga que em 95 até o Chompiras tava ruim, pela falta do delegado e da Maruja, mas ainda tem ótimos episódios (velhinhos em lua de mel, o amigo do defunto, Grande prêmio, Como ganhar dinheiro dando, Fantasma por acaso...). Pra mim ia tranquilo até 99, 2000.
Inclusive poderiam ter mantido o formato de misturar Roteiros Con Humor+Roteiros PCH em formato de 40 minutos como estava sendo feito em 1994.
Esses usuários curtiram o post de TheGamercrafterBR (total: 3):
Engenheiro PudimJohn Charles FiddyMeltDown
Moderador do Fórum Chaves desde 05/11/2023

Meu canal do Youtube


Caso queiram ajudar o meu canal:


Me adicionem na Steam


Iceberg das Séries de Chespirito:


Iceberg de Dublagens Perdidas


Responder