Isso nunca vai acabar, já ficou descontrolado. Alguns como o Falatron tiveram que retirar os seus bancos de dados (como o dublador do Sonic ameaçou com um processinho) mas isso não impede que alguém com o mínimo conhecimento faça o seu banco de dados e use as vozes de dubladores a vontade. Então não, não vai parar. Já tá rolando treta nos EUA por causa disso.Bzv23 escreveu: ↑22 Out 2023, 15:49Não sei ao certo se isso se adequa perfeitamente a esse tópico. Mas eu já vi gente dizer que a dublagem com dubladores deveria parar e só o que deveria existir é a voz do ator original em outras línguas através de I.A. O que acham disso? Eu acho um extremo absurdo e desrespeito aos dubladores.
Voz do Chaves foi recriada através de I.A
- Rafael - Kiko botones forever
- Membro
- Programa CH: Chapolin
- Curtiu: 34 vezes
- Curtiram: 109 vezes

- kelvindesouza
- Membro
- Time de Futebol: Flamengo
- Curtiu: 27 vezes
- Curtiram: 36 vezes
Vou ser sincero sem ofender o gosto de ninguém. Mas para o meio CH a dublagem IA caiu do céu. Principalmente para uma série que tem seus principais dubladores mortos, além dos eternos fãs da dublagem Maga. Eu mesmo prefiro mil vezes a dublagem IA do que as dublagem que não sejam Maga. É claro sempre precisa de um aprimoramento, mas o avanço que já vi desde o surgimento dessa técnica me deixa esperançoso.
A uma vasta possibilidade com a IA. Como por exemplo a dublagem dos episódios perdidos mundiais, e episódios do chaves e chapolin do Programa Chespirito.
A uma vasta possibilidade com a IA. Como por exemplo a dublagem dos episódios perdidos mundiais, e episódios do chaves e chapolin do Programa Chespirito.
Usuário do FCH desde 19 Out 2011.
#GloboLixo
#GloboLixo
- Bzv23
- Membro
- Programa CH: Chaves em Desenho
- Time de Futebol: Santos
- Curtiu: 8 vezes
- Curtiram: 15 vezes
Pessoalmente discordo, consigo me acostumar o suficiente com troca de vozes desde que sejam decentes.kelvindesouza escreveu: ↑26 Out 2023, 09:00Vou ser sincero sem ofender o gosto de ninguém. Mas para o meio CH a dublagem IA caiu do céu. Principalmente para uma série que tem seus principais dubladores mortos, além dos eternos fãs da dublagem Maga. Eu mesmo prefiro mil vezes a dublagem IA do que as dublagem que não sejam Maga. É claro sempre precisa de um aprimoramento, mas o avanço que já vi desde o surgimento dessa técnica me deixa esperançoso.
- Esses usuários curtiram o post de Bzv23 (total: 3):
- Rogério Juvenales • Steve Gray • Fbdooito
- Chavito de la Mancha
- Membro
- Programa CH: Chaves
- Curtiu: 50 vezes
- Curtiram: 52 vezes
https://youtube.com/shorts/0F60Tfd8W5U? ... yZIFe_vm_W
Á um tempo atrás, usando a voz do Gastaldi narrador do falatron e, colocando de fundo a BGM do pianinho, eu tentei montar uma abertura em português, simulando o lote de 84.
Teve momentos que até ficou interessante, porém, em geral, o resultado ainda é extremamente falso e artificial.
Destaque para a bizarrice que ficou, quando ele foi falar: "ele é o Chapolin Colorado"
Á um tempo atrás, usando a voz do Gastaldi narrador do falatron e, colocando de fundo a BGM do pianinho, eu tentei montar uma abertura em português, simulando o lote de 84.
Teve momentos que até ficou interessante, porém, em geral, o resultado ainda é extremamente falso e artificial.
Destaque para a bizarrice que ficou, quando ele foi falar: "ele é o Chapolin Colorado"

- Steve Gray
- Membro
- Time de Futebol: Ceará
- Curtiu: 71 vezes
- Curtiram: 17 vezes
O pessoal pelo que eu vejo gosta mais da Maga do que o CH em si mesmo, por isso não conseguem se acostumar com as novas vozes e preferem ser por IA, porque? porque o importante é só a vozBzv23 escreveu: ↑26 Out 2023, 22:00Pessoalmente discordo, consigo me acostumar o suficiente com troca de vozes desde que sejam decentes.kelvindesouza escreveu: ↑26 Out 2023, 09:00Vou ser sincero sem ofender o gosto de ninguém. Mas para o meio CH a dublagem IA caiu do céu. Principalmente para uma série que tem seus principais dubladores mortos, além dos eternos fãs da dublagem Maga. Eu mesmo prefiro mil vezes a dublagem IA do que as dublagem que não sejam Maga. É claro sempre precisa de um aprimoramento, mas o avanço que já vi desde o surgimento dessa técnica me deixa esperançoso.
A IA é falsa e artificialChavito de la Mancha escreveu: ↑02 Nov 2023, 15:25https://youtube.com/shorts/0F60Tfd8W5U? ... yZIFe_vm_W
Destaque para a bizarrice que ficou, quando ele foi falar: "ele é o Chapolin Colorado"![]()
![vampire :]](./images/smilies/vampire.png)
O cara da "Abertura e Sonoplastia feita por Conde Fox Terrier". Tentando corrigir a lambança da sonoplastia feita pelo Valette nos episódios da Som de Vera Cruz
- João Victor Trascastro
- Administrador
- Programa CH: Chespirito
- Time de Futebol: Novorizontino
- Curtiu: 195 vezes
- Curtiram: 716 vezes
Dublador bom fazendo o trabalho + skin da voz do Gastaldi aplicada por cima bem moldada = evolução natural das coisas.
- Esses usuários curtiram o post de João Victor Trascastro (total: 2):
- 45chaves45 • Estoque Segregado
- Steve Gray
- Membro
Muito esse vídeo que o Wendel Bezerra gravou sobre a IA e dublagem
O cara da "Abertura e Sonoplastia feita por Conde Fox Terrier". Tentando corrigir a lambança da sonoplastia feita pelo Valette nos episódios da Som de Vera Cruz
- Homessa
- Membro
- Time de Futebol: Botafogo
- Curtiu: 253 vezes
- Curtiram: 1864 vezes
Gastaldi encheu a cara e foi dublar.Chavito de la Mancha escreveu: ↑02 Nov 2023, 15:25
Destaque para a bizarrice que ficou, quando ele foi falar: "ele é o Chapolin Colorado"![]()
- Esses usuários curtiram o post de Homessa (total: 1):
- Steve Gray
- Steve Gray
- Membro
Homessa escreveu: ↑14 Nov 2023, 12:24Gastaldi encheu a cara e foi dublar.Chavito de la Mancha escreveu: ↑02 Nov 2023, 15:25

- Homessa
- Membro
- Time de Futebol: Botafogo
- Curtiu: 253 vezes
- Curtiram: 1864 vezes
Ficou parecendo a voz do marinheiro mareado.
- Esses usuários curtiram o post de Homessa (total: 1):
- Chavito de la Mancha
- TVS-SBT
- Membro
- Programa CH: Chaves
- Time de Futebol: Grêmio
- Curtiu: 133 vezes
- Curtiram: 130 vezes
Olha o que eu achei no app do Tiko e Teko:João Victor Trascastro escreveu: ↑04 Nov 2023, 15:17Dublador bom fazendo o trabalho + skin da voz do Gastaldi aplicada por cima bem moldada = evolução natural das coisas.
Acho a voz que o Daniel faz para ambos os personagens horrível e agoniante, porém devo confesar que a interpretação dele é bastante proxima á do Gastaldi.
Quer ter a experiência de jogar GTA V em PT-BR? Veja como aqui e nos ajude!
"Esperem só até eu ganhar minha bola quadrada!"
"Esperem só até eu ganhar minha bola quadrada!"
- Steve Gray
- Membro
Po não é a toa que foi o Gastaldi o fator principal pra o sucesso de CH no Brasil. (Este posto contém ironia)TVS-SBT escreveu: ↑14 Nov 2023, 22:16Olha o que eu achei no app do Tiko e Teko:João Victor Trascastro escreveu: ↑04 Nov 2023, 15:17Dublador bom fazendo o trabalho + skin da voz do Gastaldi aplicada por cima bem moldada = evolução natural das coisas.
Acho a voz que o Daniel faz para ambos os personagens horrível e agoniante, porém devo confesar que a interpretação dele é bastante proxima á do Gastaldi.
- Fbdooito
- Membro
- Time de Futebol: Club Necaxa
- Curtiu: 29 vezes
- Curtiram: 18 vezes
Caramba! Finalmente alguém que também pensa assim, achava que era só eu. A imitação de Vilela do Berriel também é sofrível.
Quanto ao vídeo, me surpreendeu muito. Ainda assim, tem a questão ética de reviver a voz de um dublador falecido para fins comerciais.
- João Victor Trascastro
- Administrador
- Programa CH: Chespirito
- Time de Futebol: Novorizontino
- Curtiu: 195 vezes
- Curtiram: 716 vezes
Existem várias questões. Falam da interpretação do Daniel ser fiel ao Gastaldi ainda que a voz em si não seja… balela. A interpretação também é destoante, bem como inflexão e pronúncia das palavras. Nem todo “burro” ou outra palavra com dois “R” falado pelo Maga era puxado como alegam, porque variava de acordo com o episódio ou passagem de cena. Além disso, a forçação traz o que já seria sutilmente caricato para algo extremamente falso aos ouvidos comuns mesmo. A percepção de alguém assistindo um Gastaldi falando “luz” ou “Jesus” se faz presente quando o Daniel desliza e solta “LuIZ” ou “JesUIS” (como na música Ouça Bem, Escute Bem).
E, pra piorar, o trabalho de tradução feito no automático foi incapaz de trazer uma versão brasileira pro texto do Roberto nesses trampos de 2018. O Chapolin falando “calma, homem” ou qualquer coisa com “homem” ao final de frases mostra a incapacidade da equipe (ir)responsável em trazer SINÔNIMOS ou incorporar expressões nessas terminações. Em contrapartida, a mesma equipe pensou detalhadamente em INVENTAR coisas quando o texto não pedia… Com isso quero dizer que, mesmo se aplicar uma IA incrível sobre a voz do Daniel, a base é ruim, o texto é ruim e o timbre do Gastaldi ali seria a única coisa próxima do natural, mesmo sendo artificial kk.
E, pra piorar, o trabalho de tradução feito no automático foi incapaz de trazer uma versão brasileira pro texto do Roberto nesses trampos de 2018. O Chapolin falando “calma, homem” ou qualquer coisa com “homem” ao final de frases mostra a incapacidade da equipe (ir)responsável em trazer SINÔNIMOS ou incorporar expressões nessas terminações. Em contrapartida, a mesma equipe pensou detalhadamente em INVENTAR coisas quando o texto não pedia… Com isso quero dizer que, mesmo se aplicar uma IA incrível sobre a voz do Daniel, a base é ruim, o texto é ruim e o timbre do Gastaldi ali seria a única coisa próxima do natural, mesmo sendo artificial kk.
- Esses usuários curtiram o post de João Victor Trascastro (total: 3):
- Steve Gray • Fbdooito • Jacinto
- Sardse
- Membro
- Time de Futebol: O Que Tá Ganhando
- Curtiu: 79 vezes
- Curtiram: 36 vezes
Porra, isso é bem convincente, se me mostrassem esse clipe em um vácuo dava para acreditar que era o Gastaldi mesmo falando
Ainda não sei se me sinto confortável com a ideia de usar I.A para replicar os dubladores mortos, considerando o dilema moral que está por cima disso (pelo menos nesse caso ainda teria uma pessoa dublando o personagem, mas ainda tem um fato que uma empresa taria capitalizando em uma pessoa morta, se isso faz sentindo, alguém seria mais capaz de descrever o que eu estou falando)
"Perdido Vemos, Aonde, Não Sabemos" versão com o kiko