Melhores aberturas da TV
Tópicos pra postarmos links e discutimos sobre melhores aberturas de novelas e minisséries
- Odorico Paraguaçu
- Membro
- Programa CH: Chaves
- Time de Futebol: Corinthians
- Curtiu: 2711 vezes
- Curtiram: 961 vezes
- HOMESSA
- Membro
- Programa CH: Chapolin
- Time de Futebol: Botafogo
- Curtiu: 785 vezes
- Curtiram: 5105 vezes
Melhores aberturas de novelas/minisséries
Essa é minha preferida. Só quem sabe a situação que o país estava passando, vai entender.
- Esses usuários curtiram o post de HOMESSA (total: 1):
- Odorico Paraguaçu

- Odorico Paraguaçu
- Membro
final do governo do Collor e a inflação rolando a solta, senão me engano essa novela é de 1992.
- Esses usuários curtiram o post de Odorico Paraguaçu (total: 1):
- HOMESSA
- Suco de Tamarindo
- Membro
- Time de Futebol: Flamengo
- Curtiu: 5 vezes
- Curtiram: 4 vezes
Minha abertura preferida é da novela "Roque Santeiro". Abertura muito bem feita pelo genial Hans Donner e sua equipe.
- Esses usuários curtiram o post de Suco de Tamarindo (total: 1):
- Odorico Paraguaçu
- Odorico Paraguaçu
- Membro
melhor do que ela é a novela em si, pena que a novela perde um pouco na reta final, por isso que pra mim "O Bem-Amado" ainda supera "Roque Santeiro".Suco de Tamarindo escreveu: ↑22 Jul 2025, 20:24Minha abertura preferida é da novela "Roque Santeiro". Abertura muito bem feita pelo genial Hans Donner e sua equipe.
- Esses usuários curtiram o post de Odorico Paraguaçu (total: 1):
- Suco de Tamarindo
- h264
- Membro
- Curtiu: 5 vezes
- Curtiram: 5 vezes
A abertura da novela O Espigão, de 1974, com a justaposição metafórica do progresso tecnológico e urbano a um restrito e sufocante labirinto regado à fumaça.
Na mesma linha, a abertura da novela Fogo Sobre Terra, também de 1974. Fortíssima, com uma mensagem infelizmente ainda pertinente sobre o destino que a humanidade está concedendo ao planeta Terra.
Na mesma linha, a abertura da novela Fogo Sobre Terra, também de 1974. Fortíssima, com uma mensagem infelizmente ainda pertinente sobre o destino que a humanidade está concedendo ao planeta Terra.
- Esses usuários curtiram o post de h264 (total: 1):
- Odorico Paraguaçu
- Odorico Paraguaçu
- Membro
Já que o usuário @h264 lembrou mais de uma abertura, eu também vou fazer isso e autorizo o pessoal a fazer isso também:
A abertura de "Fera Ferida" (novela que vai entrar no GloboPlay na próxima Segunda) é muito boa, embalada pela música de mesmo nome da Maria Bethânia, tem toda a visão da tal "fera" andando pelo penhasco e em nenhum momento chegamos a ver a "Fera" de fato, enfim a abertura é essa:
A abertura de "Fera Ferida" (novela que vai entrar no GloboPlay na próxima Segunda) é muito boa, embalada pela música de mesmo nome da Maria Bethânia, tem toda a visão da tal "fera" andando pelo penhasco e em nenhum momento chegamos a ver a "Fera" de fato, enfim a abertura é essa:
- Bebê de Carne sem Osso
- Membro
- Programa CH: Chespirito
- Time de Futebol: Nenhum
- Curtiu: 132 vezes
- Curtiram: 880 vezes
A minha abertura favorita de novela é Final Feliz, que mostrava cenas de filmes:
- Esses usuários curtiram o post de Bebê de Carne sem Osso (total: 1):
- Odorico Paraguaçu
Realizações no meio CH:
- Odorico Paraguaçu
- Membro
Aliás, staff do Fórum, pensei em dar uma utilidade maior pro tópico e mudar ele pra "melhores aberturas da TV" e aí com isso vale tudo, qualquer gênero, então eu começo postando então a abertura da temporada de 84 de Chico Anysio Show, aliás ignorem o áudio estourado:
- Burrro Estropiado
- Membro
- Programa CH: Chapolin
- Curtiu: 704 vezes
- Curtiram: 327 vezes
Melhores aberturas da TV
NOVELAS
3º LUGAR - As Pupilas do Senhor Reitor (SBT, 1994)
Esse plano sequência é ótimo, deve ter demorado muito tempo para ser gravado. Cinematográfico! E a música também é bonita demais.
2º LUGAR - Tropicaliente (Globo, 1994)
Hans Donner e seus rapazes foram muito criativos aqui.
1º LUGAR - Deus nos Acuda (Globo, 1992)
Aqui a mesma coisa, incrementada com a crítica sobre as elites do país, que ficou genial (e continua atual).
Aliás, é uma das primeiras lembranças que tenho da televisão. Eu tinha 2 pra 3 anos de idade e colocava um pouco de água no tanque em que minha vó lavava roupa, depois tirava a tampa e gritava "Deus nos acuda!"
PROGRAMA DE TELEVISÃO
3º LUGAR - Rá-Tim-Bum (Cultura, 1990)
Esse tipo de vídeo sempre me prende para assistir até o final.
2º LUGAR - Jornal da Manchete (Manchete, 1998)
A montagem das imagens e a trilha em uma nova roupagem ficaram excelentes, transmitindo a credibilidade do jornalismo da Manchete.
1º LUGAR - Perdidos na Noite (Bandeirantes, 1987)
Aqui... precisa dizer algo? G-E-N-I-A-L!
3º LUGAR - As Pupilas do Senhor Reitor (SBT, 1994)
Esse plano sequência é ótimo, deve ter demorado muito tempo para ser gravado. Cinematográfico! E a música também é bonita demais.
2º LUGAR - Tropicaliente (Globo, 1994)
Hans Donner e seus rapazes foram muito criativos aqui.
1º LUGAR - Deus nos Acuda (Globo, 1992)
Aqui a mesma coisa, incrementada com a crítica sobre as elites do país, que ficou genial (e continua atual).
Aliás, é uma das primeiras lembranças que tenho da televisão. Eu tinha 2 pra 3 anos de idade e colocava um pouco de água no tanque em que minha vó lavava roupa, depois tirava a tampa e gritava "Deus nos acuda!"
PROGRAMA DE TELEVISÃO
3º LUGAR - Rá-Tim-Bum (Cultura, 1990)
Esse tipo de vídeo sempre me prende para assistir até o final.
2º LUGAR - Jornal da Manchete (Manchete, 1998)
A montagem das imagens e a trilha em uma nova roupagem ficaram excelentes, transmitindo a credibilidade do jornalismo da Manchete.
1º LUGAR - Perdidos na Noite (Bandeirantes, 1987)
Aqui... precisa dizer algo? G-E-N-I-A-L!
- Esses usuários curtiram o post de Burrro Estropiado (total: 1):
- Odorico Paraguaçu
Desde 1993 acompanhando CH pela tv e desde 2001 o Meio CH pela internet.
- Chamone
- Membro
- Curtiu: 183 vezes
- Curtiram: 761 vezes
Melhores aberturas da TV
Glub-Glub (1991) - Uma rara abertura toda feita em animação, de modo criativo explica o conceito do programa. O tema e a sonoplastia são maravilhosos.
Rá-Tim-Bum (1989) - Abertura muito elaborada feita no estilo "máquina de Rube Goldberg". Note o coro de vozes no final, seriam as meninas cantoras do LP do Chaves?
X-Tudo (1992) - Mais uma da TV Cultura. Abertura loucassa bem estilo "MTV". A trilha é excelente.
Vereda Tropical (1984) - Outra animação. Essa (quase) flui entre ilustrações bem estilizadas. Bela abertura, mesmo com o remendo.
Veja o Gordo (1987) - Demorei a pensar em alguma abertura notável e high effort do SBT, acaba por ser a do Veja o Gordo. Usa os manjados efeitos do Chapolin, mas no fim faz coisas avançadas como apagar a mancha na cabeça do Gorbachev, inserir o pôster do Jô na mão da Cicciolina e inserir o Jô por trás do Mário Covas. Mesmo as cenas mais simples possuem correção de cor e iluminação. Impressionante.
Rá-Tim-Bum (1989) - Abertura muito elaborada feita no estilo "máquina de Rube Goldberg". Note o coro de vozes no final, seriam as meninas cantoras do LP do Chaves?
► Exibir Spoiler
Vereda Tropical (1984) - Outra animação. Essa (quase) flui entre ilustrações bem estilizadas. Bela abertura, mesmo com o remendo.
Veja o Gordo (1987) - Demorei a pensar em alguma abertura notável e high effort do SBT, acaba por ser a do Veja o Gordo. Usa os manjados efeitos do Chapolin, mas no fim faz coisas avançadas como apagar a mancha na cabeça do Gorbachev, inserir o pôster do Jô na mão da Cicciolina e inserir o Jô por trás do Mário Covas. Mesmo as cenas mais simples possuem correção de cor e iluminação. Impressionante.
- Esses usuários curtiram o post de Chamone (total: 1):
- Odorico Paraguaçu
(...)
- Senhor Madruga
- Membro
- Curtiu: 1029 vezes
- Curtiram: 349 vezes
Melhores aberturas da TV
A abertura do veja o gordo é mesmo impressionante pra época no Brasil.
- Esses usuários curtiram o post de Senhor Madruga (total: 1):
- Odorico Paraguaçu
De louco e louco todo 45Chaves45 tem um pouco.
últimas fotos de perfil:
► Exibir Spoiler
► Exibir Spoiler