A Globo e a Paramount fecharam um acordo milionário para a transmissão de Pantanal para toda a América do Sul. O contrato, assinado nesta quarta (13), prevê a exibição do remake da novela de Benedito Ruy Barbosa para todo o continente. É o primeiro grande acordo de venda internacional fechado pela líder de audiência para a produção.
A estimativa é que a Paramount tenha desembolsado algo em torno de US$ 10 milhões (R$ 54,7 milhões). Segundo apurou o Notícias da TV, a empresa terá a exclusividade de exibição do folhetim em outros territórios sul-americanos nos próximos três anos --ou seja, até 2025. A exceção, claro, é o Brasil, onde a trama fica disponível no Globoplay.
O tratamento será diferente em cada país. No Chile e na Argentina, Pantanal será mostrada pela Chilevisión e pela Telefé, emissoras de TV aberta que pertencem à Paramount. Ainda não há previsão de estreia exata. A companhia promete montar um plano de exibição para que a saga de José Leôncio (Marcos Palmeira) tenha o mesmo impacto que teve no Brasil.
No resto do continente, em países como Uruguai e Colômbia, Pantanal será disponibilizada no Paramount+, streaming da antiga Viacom.
Para a imprensa chilena, Francisco Espinoza, diretor de Programação da Chilevision, contou que um negócio não será um negócio solo e que a Paramount deseja comprar mais novelas para exibição:
"Adquirimos os direitos desta série de televisão, que é um sucesso indiscutível no Brasil, e estamos vendo agora qual será o plano de exibição em cada um de seus canais de exibição."
A Globo espera novos contratos de venda internacional para Pantanal ainda neste ano. Desde antes de sua estreia, quatro redes de TV da Europa já conversavam com a área de aquisição da Globo. Entre elas estão a SIC, emissora de Portugal que tem nas novelas da Globo um de seus principais pilares para atrair público. Pantanal já é exibida por lá.
Ainda no ano passado, a emissora colocou a trama como sua maior aposta na área de dramaturgia na Natpe, o mais importante evento para venda de produtos de televisão no mundo. Recentemente, a Globo chamou a atenção pelo fato da novela já ter alcançado 140 milhões de brasileiros.
A versão original da novela, produzida pela extinta Rede Manchete (1983-1999) em 1990, tem êxito internacional até os dias de hoje. Para a Globo, a sua nova versão tem todo o potencial de repetir o sucesso de vendas como aconteceu antigamente.