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Muitos fãs e torcidas do "BBB 23" estão em pé de guerra com as páginas de fofoca que fazem a cobertura do programa, devido ao fato de alguns dos participantes, notadamente do quarto Deserto, receberem ataques orquestrados, enquanto que outros, especialmente Domitila Barros, são elogiados na base do "se não vencer, não será justo".
Um fã-clube da banda Rouge fez um desabafo contundente no Twitter, sugerindo que os perfis podem estar sendo financiados para agir desta forma
"Independente de quem é a sua fav, precisamos conversar sobre o papel vergonhoso e o desserviço que algumas 'grandes' páginas de fofoca tem feito com relação ao BBB: São ataques orquestrados, mentiras, cortes e posts tendenciosos feitos diariamente. Quem ganha com tudo isso? Ou quanto ganha? Vale a pena perder a credibilidade em troca de algum engajamento?", questionou o perfil que apoia a cantora Aline Wirley. "Todo mundo tem direito de demonstrar sua insatisfação com as atitudes ou o jogo de determinados brothers, mas percebemos um aumento considerável dessas publicações totalmente tendenciosas, o que nos alerta para algo maior acontecendo nos bastidores dessas páginas", completou.
Não é de hoje que a prática da uma "máfia" digital vem sendo denunciada na grande mídia. No ano passado, o portal Terra abordou a gravidade do assunto e apontou que certos perfis estavam recebendo verbas milionárias provenientes de campanhas publicitárias da Banca Digital, braço de marketing de influência da agência Mynd8, que tem Preta Gil entre seus sócios. "Os perfis agenciados pela Banca Digital tratam majoritariamente de temas relacionados a celebridades e entretenimento, mas também têm poder para estabelecer debates sobre outros assuntos", acusou a reportagem.
Os sites Aos Fatos e o Núcleo Jornalismo analisaram todas as publicações feitas no Instagram por 24 perfis agenciados pela empresa, durante a semana de 5 a 12 de junho do ano passado, e constataram que quase metade dos posts com um mesmo assunto apareceu em mais de um perfil. Para os anunciantes, a Banca Digital se define como "a forma perfeita da sua marca fazer parte das conversas mais virais do momento".
Ainda em 2021, o colunista Leo Dias e o UOL também chegaram a investigar a Mynd8. Na ocasião, o portal disponibilizou um vídeo no TikTok explicando como a empresa liderada por Murilo Henare funcionava. Agora, por ironia do destino, alguns dos atuais comentaristas do BBB no Splash (do UOL) são contratados pela agência, como é o caso da Ana Paula Renault, por exemplo.
Fazem parte da Banca Digital algumas das principais páginas de fofoca do Brasil. E também dezenas de influencers. E todos parecem ter as mesmas preferências em relação ao "BBB 23", com as páginas destacando todos os comentários positivos dos agenciados a determinados concorrentes.
Neste contexto, chama atenção que a Mynd8 tem o costume de contratar integrantes do "BBB". Muitos já entram no programa agenciados pela empresa, outros saem com contrato encaminhado por seus administradores de conta. Para se ter noção, no "BBB 21" a Mynd8 não tinha Juliette, mas fez o 2º, o 3º e o 4º lugares do programa, com os agenciados Camilla de Lucas, Fiuk e Gil do Vigor.
Neste ano, a Central Reality, integrante da Banca Digital, publicou uma postagem curiosa citando que Fred Nicácio e Domitila Barros comemoravam estar na mesma agência.
Ter o vencedor do BBB como contratado é um grande vantagem para qualquer agência, pois a exposição e fama atrai os melhores contratos publicitários. Mas, no caminho até a vitória, quem não é contratado pode ser considerado um obstáculo a ser superado. "O que já vi em alguns comentários aqui é que, quando um participante de 'BBB' não aceita ser agenciado pela Mynd8, as páginas fazem várias publicações negativas sobre a pessoa", escreveu um perfil no microblog.
O site oficial da agência cita que as páginas Otariano, Subcelebrities, Fofoquei, Rainha Matos, Portal Popline, Gina Indelicada, entre muitos outras, fazem pare da Banca Digital. Contudo, omite os perfis da Central Reality e Dantinhas, que escrevem pautas diárias sobre o "BBB 23" e também possuem vínculo com a empresa. Já a Choquei, supostamente, rompeu com a Mynd8 neste "BBB".
A tática de queimar participantes para favorecer outros foi vista de forma clara durante o auge do fenômeno Juliette Freitas. Na época, a Mynd8 teria tentado agenciar a Rainha dos Cactos, mas a cantora preferiu fechar contrato com a BPM, mesma agência que oferece suporte digital à Anitta. "A partir daí, eles começam a queimar a Ju e até hoje tenta saturar a imagem dela. Com a Anitta, eles fazem o mesmo", explicou uma internauta no Twitter.
Embora a Mynd8 seja uma das maiores financiadoras de famosos, a agência ADR (do influenciador Pedro Rezende) não fica para trás. Em fevereiro deste ano, Domitila Barros chegou a apontar que Key Alves era agenciada pela empresa. A informação foi confirmada pela coluna de Fábia Oliveira. "Tu sabia que o empresário da Key é a empresa do Rezende? É muito bom, né? Ela tava falando que eles investiram meio milhão só para criar conteúdo enquanto ela estivesse aqui", contou a modelo para Fred Nicácio.