Barbano escreveu:Claro que audiência é importante, mas o desespero por audiência das emissoras costuma no máximo ter resultados imediatos, sendo prejudicial a longo prazo. O sbt sentiu bem isso. Ficou famoso por ter uma grade voadora, que mudava frequentemente, até mesmo sem aviso algum, só para tentar alavancar a audiência, inclusive cancelando novelas sem exibir o final. Essa grade voadora só afastava cada vez mais o público, que nunca sabia quando e se a emissora ia transmitir o programa que costumava assistir.
O desespero por audiência pode se resumir nesse exemplo que você citou do SBT, nas matérias sensacionalistas da Record, estreias e mais estreias desesperadoras ou em barraco barato como A Fazenda, mas não no corte dos créditos finais de um desenho porque isso tem tudo para derrubar a audiência assim como uma maratona. Cada minuto na televisão conta e muito.
Barbano escreveu:Claro que algo que não esteja rendendo pode ser cancelado, mas sem imediatismo. A Globo vem tendo problemas de audiência com Supermax, mas alguém acha que a emissora chegará ao ponto de cancelar o produto antes de terminar a exibição da temporada? Não né, justamente por respeito ao público.
Mas o Pica Pau não tem continuidade nos episódios como o SuperMax tem. Cada episódio é uma história diferente. Se a Record cancelar a exibição do Pica Pau no próximo final de semana, não haverá nenhum desrespeito, pois não se trata de uma série ou novela, mas sim de um enlatado. Agora, se a Globo fizer isso tudo bem porque, apesar da pouca audiência, tem gente acompanhando, fora o dinheiro gasto na atração toda. Pra retirar o Pica Pau do ar não precisa de nenhuma cerimônia assim como não teve nenhuma quando ele foi exibido. É um tapa buraco, só isso.
Barbano escreveu:As maratonas surgiram assim. Antigamente as emissoras exibiam sempre um episódio das séries, e com intervalos. Não saturavam, e podiam ficar anos no ar sem perder o fôlego. Com o tempo o topa tudo por Ibope falou mais alto, e começaram a surgir as maratonas de Chaves, Pica-Pau e Chris que só saturam os produtos. Ainda bem que, desta vez, trouxeram os episódios da turma junto, o que praticamente dobra a quantidade de episódios, e deveria reduzir a saturação (não fosse o fato de começarem a repetir sem ter exibido sequer 30% dos episódios).
Como eu disse, a repetição dos episódios se deve ao fato da Record estar nem aí pro Pica Pau o que não é nenhuma surpresa. Sobre as maratonas, acho difícil um programa infantil antigo como o Pica Pau e o Tom e Jerry alcançarem uma audiência maior se a emissora exibisse apenas um episódio, da mesma forma se exibisse uma maratona como acontece atualmente. Ou seja, um produto antigo se desgasta por si só, sendo exibido 1 ou 10 vezes. Duvido se a Record teria a mesma audiência aos sábados que tem atualmente com o Pica Pau, se exibisse no mesmo tempo o Hora de Aventura. Uns décimos a mais é garantido.
Barbano escreveu:Não existe corte necessário. Tempo de exibição se ajusta nos intervalos, como as emissoras sempre faziam no passado.
E você acha que a emissora vai ajustar o seu ganha pão pra exibir um produto enlatado que nem audiência direito dá?
Barbano escreveu:Cara, se ela tiver UM motivo para exibir outra coisa no lugar, ela vai exibir. Não o faz porque Pica-Pau é um produto barato e que, na medida do possível, rende boa audiência (ou pelo menos essa era a expectativa da emissora com esse retorno, já que na década passada ele foi por um bom tempo a maior audiência da casa).
E ela tem vários motivos para exibir outra coisa. Alguma série, por exemplo. Ela está exibindo o Pica Pau porque é mais fácil e porque é um produto consagrado da casa e que muitos querem que volte, com a clara intenção da audiência em cima disso.