NOVELAS & MINISSÉRIES

Espaço destinado às discussões sobre TV, como programas, audiências, grades de programação, etc.
Avatar do usuário
Príncipe da Condessa
Membro
Membro
Mensagens: 6225
Registrado em: 18 Jan 2017, 03:05
Programa CH: Chespirito
Time de Futebol: Nenhum
Curtiu: 112 vezes
Curtiram: 352 vezes

NOVELAS & MINISSÉRIES

Mensagem por Príncipe da Condessa » 23 Mai 2024, 01:03

Polegar escreveu:
22 Mai 2024, 20:12
escrevi porque quero tonto escreveu:
22 Mai 2024, 12:22
Tio Trambique escreveu:
16 Mai 2024, 21:59
Acho que Caras e Bocas é novela mais farofa que a Globo já produziu.
As novelas das 7 do Silvio de Abreu eram bem mais farofentas. Sassaricando que o diga.

Vocês vão saber o que é uma novela farofenta de verdade quando pesquisarem por uma pérola chamada "O Bofe".
Cara, faz uns 3 anos que pesquiso sobre essa novela e digo com toda a certeza: Ela deve ter sido a melhor novela dos anos 70.
Divertida, inteligente, personagens engraçados pra caralho. Dorival era um pobretão viúvo (Jardel Filho) que queria se dar bem dando golpes em pessoas ricas, e a Guiomar (Betty Faria) idem, eles se apaixonam, mas se separam logo depois.
Tinha uma personagem que se embebedava com xaropes, tinha um hippie que morre de tanto rir ao ouvir uma piada, era uma doideira.
A trama apresentava vários personagens e tipos caricatos e excêntricos que lutam por ascensão social e, em contato uns com os outros, transformavam a novela numa imensa crônica social.
Na época o público não gostou, pois ela era uma novela bem diferente, as pessoas gostavam era de Selva de Pedra, Uma Rosa com Amor, etc.
O final da novela foi até um pouco bonito, pois a personagem de Guiomar fica com Dorival mesmo ele sendo pobre, mostrando a vida como ela é, a única que querem é gostar um do outro normalmente.
Enfim, foi uma novela sensacional, que infelizmente nem existe mais.
Imagem
Imagem
Realizações no meio CH:
Achei o trecho de "O louco que escapou do manicômio" (1971).

Polegar
Membro
Membro
Mensagens: 8917
Registrado em: 30 Jul 2014, 22:54
Programa CH: Chapolin
Curtiu: 1 vez
Curtiram: 745 vezes

NOVELAS & MINISSÉRIES

Mensagem por Polegar » 23 Mai 2024, 09:18

A personagem que se embebedava com xarope era uma crítica ao Biotônico Fontoura, que tinha álcool na fórmula original e foi assim por muitos anos... Era um pequeno drinkzinho infantil. :P Hoje é lembrado com saudosismo, marcou uma geração. Tem uma esquete famosa dos Caras de Pau que parodia isso também, o "Tônico Piririco".

O hippie era o José Wilker, acredito que ele teve divergência com alguém da produção (?). A história que eu sei é que por uma briga interna ele teve que sair, então o autor decidiu matar da forma mais esdrúxula possível. Ouviu uma piada e -morreu- de rir.

Se não me engano ele defendia a novela. Mas quase ninguém mais defendia, nem o público, já que ela naufragava no ibope :garg: Foi a coisa mais louca, absurda e inacreditável que já aconteceu em matéria de teledramaturgia no Brasil, talvez até no mundo.

Quase nem existem roteiro dela, porque praticamente não tinha. Os atores chegavam pra gravar sem texto. Às vezes tinha uma orientação "hoje você vai brigar com x" "hoje você e y se beijam", outras vezes não tinha nada. "Vai lá e inventa qualquer coisa, atua, faz o que quiser. Como sair saiu". E o que saía eles usavam, sem regra nenhuma. Sem saber como ia terminar.

Isso foi numa época em que a hegemonia da Globo tava começando mas ainda não se sabia como fazer novela no país, até que ponto dava, qual era a fórmula. Então eles se permitiam ousar. Basta ver O Rebu por exemplo, os 112 capítulos se passavam concentrados em um único dia.

Tudo era plástico, modelável, sem limites de tempo e espaço. Ainda mais no horário das 10, que era o mais reservado pras experiências. Foi só por isso que O Bofe aconteceu.

Ah, e antes que eu me esqueça, essa senhora na foto acima é um homem fantasiado, como a Vovó Mafalda. Se vocês pesquisarem as chamadas da novela, que são a única coisa que ainda existe, vão ver um pequeno trecho dele/dela falando com um papagaio.

Bônus: tem outra chamada mostrando o personagem do Jardel Filho tirando catota do nariz.

Avatar do usuário
Príncipe da Condessa
Membro
Membro
Mensagens: 6225
Registrado em: 18 Jan 2017, 03:05
Programa CH: Chespirito
Time de Futebol: Nenhum
Curtiu: 112 vezes
Curtiram: 352 vezes

NOVELAS & MINISSÉRIES

Mensagem por Príncipe da Condessa » 23 Mai 2024, 17:17

Tem essa matéria da época que até defendia a novela, mesmo ela sendo fraca na audiência:
Imagem
Imagem
Realizações no meio CH:
Achei o trecho de "O louco que escapou do manicômio" (1971).

Avatar do usuário
E.R
Membro
Membro
Mensagens: 104932
Registrado em: 01 Fev 2009, 19:39
Programa CH: Chaves
Time de Futebol: Flamengo
Localização: Rio de Janeiro
Curtiu: 4995 vezes
Curtiram: 1942 vezes

NOVELAS & MINISSÉRIES

Mensagem por E.R » 24 Mai 2024, 00:36

NOTÍCIAS
O GLOBO

Imagem
Imagem
Imagem

Avatar do usuário
Barbano
Administrador
Administrador
Mensagens: 43920
Registrado em: 28 Jan 2009, 13:29
Time de Futebol: São Paulo
Localização: São Carlos (SP)
Curtiu: 1682 vezes
Curtiram: 3402 vezes

NOVELAS & MINISSÉRIES

Mensagem por Barbano » 24 Mai 2024, 17:02

Se ainda falta assinar o contrato, não contem com o ovo dentro da galinha. Vários atores estão pulando fora na hora de assinar o contrato, pois a Globo quer pagar mixaria.

Engenheiro Pudim
Moderador
Moderador
Mensagens: 4901
Registrado em: 29 Abr 2018, 00:32
Programa CH: Chapolin
Curtiu: 345 vezes
Curtiram: 618 vezes

NOVELAS & MINISSÉRIES

Mensagem por Engenheiro Pudim » 24 Mai 2024, 17:19

Foi nessa que perderam Sérgio Malheiros em Família é Tudo e Murilo Benício em Mania de Você. A coisa tá feia. :unsure:

Avatar do usuário
E.R
Membro
Membro
Mensagens: 104932
Registrado em: 01 Fev 2009, 19:39
Programa CH: Chaves
Time de Futebol: Flamengo
Localização: Rio de Janeiro
Curtiu: 4995 vezes
Curtiram: 1942 vezes

NOVELAS & MINISSÉRIES

Mensagem por E.R » 27 Mai 2024, 00:32

NOTÍCIAS
O GLOBO

Imagem
Imagem
Imagem

Avatar do usuário
Príncipe da Condessa
Membro
Membro
Mensagens: 6225
Registrado em: 18 Jan 2017, 03:05
Programa CH: Chespirito
Time de Futebol: Nenhum
Curtiu: 112 vezes
Curtiram: 352 vezes

NOVELAS & MINISSÉRIES

Mensagem por Príncipe da Condessa » 28 Mai 2024, 00:14

Polegar escreveu:
23 Mai 2024, 09:18
Foi a coisa mais louca, absurda e inacreditável que já aconteceu em matéria de teledramaturgia no Brasil, talvez até no mundo.
Também tinha o personagem do Claudio Marzo, que durante os seus diálogos, recitava poemas.
Tinha o Dorival (Jardel Filho), um personagem tragicômico, que por passar fome, comia pastas de dente.
.
Uma cena que pesquisei da novela, foi na época de Natal, (Dezembro/1972), em que Dorival arruma emprego de Papai Noel em uma loja de brinquedos.
Guiomar entra na loja com sua filha e Lenita. Ela é atendida pelo Papai Noel, que procura esconder seu rosto e disfarçar a voz. A conversa das duas amigas recai sobre Dorival. E Guiomar não faz segredo de que morre de saudades dele, mas conta sobre a proposta de casamento de casamento que receberá de Maneco.
-Eu não gosto dele, mas não posso negar que o Maneco me trata bem e não vou achar outro marido rico com facilidade.
E Dorival, ali do lado ouvindo tudo.
A filha de Guiomar pede uma boneca, Guiomar logo verifica que não pode comprar. Neste momento, Dorival oferece a boneca de graça. Guiomar recusa, mas ele insiste que a boneca está sendo ofertada por conta da loja. Logo depois saem todos, fica aquele Papai Noel pobre e sozinho:
Imagem
Imagem
Realizações no meio CH:
Achei o trecho de "O louco que escapou do manicômio" (1971).

Avatar do usuário
escrevi porque quero tonto
Membro
Membro
Mensagens: 10605
Registrado em: 10 Nov 2014, 14:39
Programa CH: Chapolin
Localização: No país
Curtiu: 1172 vezes
Curtiram: 901 vezes

NOVELAS & MINISSÉRIES

Mensagem por escrevi porque quero tonto » 28 Mai 2024, 22:19


Uma das novelas que mais queria que entrasse logo no catálogo do Globoplay. Será minha substituta de Top Model.
Homessa escreveu:
10 Jun 2024, 15:42
Confesso que eu faço o TBT da punheta. Toda quinta-feira eu faço homenagem para alguma mulher (que ainda esteja viva) em algum momento de anos/décadas atrás.

Luciano Junior
Membro
Membro
Mensagens: 4541
Registrado em: 20 Mar 2017, 16:31
Programa CH: Chapolin
Curtiu: 885 vezes
Curtiram: 496 vezes

NOVELAS & MINISSÉRIES

Mensagem por Luciano Junior » 29 Mai 2024, 14:53

Homessa escreveu:
16 Mai 2024, 19:38
E eu me arrependo de não ter assistido Cheias de Charme em 2012.
[2]

As novelas das sete eram bem melhores nessa época. As atuais tem uma atuação forçada demais.

Polegar
Membro
Membro
Mensagens: 8917
Registrado em: 30 Jul 2014, 22:54
Programa CH: Chapolin
Curtiu: 1 vez
Curtiram: 745 vezes

NOVELAS & MINISSÉRIES

Mensagem por Polegar » 29 Mai 2024, 15:11

Tava vendo Top Model e perdi o pique por puro motivo de não sei.

Avatar do usuário
Tio Trambique
Membro
Membro
Mensagens: 4907
Registrado em: 12 Abr 2018, 10:22
Programa CH: Chespirito
Localização: Mato Grosso
Curtiu: 54 vezes
Curtiram: 310 vezes

NOVELAS & MINISSÉRIES

Mensagem por Tio Trambique » 29 Mai 2024, 16:11

Atualmente estou vendo Cobras & Lagartos. Eu simplesmente amo as novelas das 19h.

Avatar do usuário
Príncipe da Condessa
Membro
Membro
Mensagens: 6225
Registrado em: 18 Jan 2017, 03:05
Programa CH: Chespirito
Time de Futebol: Nenhum
Curtiu: 112 vezes
Curtiram: 352 vezes

NOVELAS & MINISSÉRIES

Mensagem por Príncipe da Condessa » 29 Mai 2024, 16:24

Outra novela que foi meio que feita de improviso foi O Amor é Nosso! (1981).
Ela enfrentou problemas com a censura da ditadura militar vigente no país naquela época. Em depoimento, o diretor artístico Jorge Fernando conta que os diretores se reuniam e montavam um capítulo para os censores. As cenas que não ficavam prontas eram gravadas de improviso, apenas para constarem no capítulo e terem o conteúdo aprovado pela Censura Federal.
.
Acho que é porque a novela falava sobre jovens, sexo, etc.
Imagem
Realizações no meio CH:
Achei o trecho de "O louco que escapou do manicômio" (1971).

Avatar do usuário
Homessa
Membro
Membro
Mensagens: 23675
Registrado em: 24 Mar 2014, 19:00
Programa CH: Chapolin
Time de Futebol: Botafogo
Localização: Rio de Janeiro-RJ
Curtiu: 297 vezes
Curtiram: 2013 vezes

NOVELAS & MINISSÉRIES

Mensagem por Homessa » 29 Mai 2024, 16:28

Tio Trambique escreveu:
29 Mai 2024, 16:11
Atualmente estou vendo Cobras & Lagartos. Eu simplesmente amo as novelas das 19h.
Essa foi hilária.

Avatar do usuário
Dias
Membro
Membro
Mensagens: 2777
Registrado em: 30 Dez 2014, 15:39
Programa CH: Chapolin
Localização: São João de Meriti - RJ
Curtiu: 46 vezes
Curtiram: 218 vezes

NOVELAS & MINISSÉRIES

Mensagem por Dias » 29 Mai 2024, 21:15

escrevi porque quero tonto escreveu:
28 Mai 2024, 22:19

Uma das novelas que mais queria que entrasse logo no catálogo do Globoplay. Será minha substituta de Top Model.
Lá em 2021/2022 tava querendo que essa entrasse logo. Não imaginava que fosse demorar isso tudo.
"Está vendo como às vezes é bom ser burro?" - Chaves

Responder