Mundo

Espaço para debates sobre assuntos que não sejam relacionados a Chespirito, como cinema, política, atualidades, música, cotidiano, games, tecnologias, etc.
Chapolin Gremista
Banido
Banido
Mensagens: 7100
Registrado em: 03 Fev 2009, 00:22
Programa CH: Chapolin
Time de Futebol: Grêmio
Localização: Viamão - RS
Curtiu: 223 vezes
Curtiram: 137 vezes

América Latina

Mensagem por Chapolin Gremista » 11 Ago 2022, 22:31

Um desastre anunciado
Sergio Massa: caminho peronista para entregar o governo à direita
A política da “esquerda” só tem tido o efeito de confundir a classe trabalhadora. Alimentar esperanças em Alberto Fernández só faz jogar a população no colo da extrema-direita

ImagemA moeda argentina está em queda livre – Montagem – DCO

Este Diário noticiou que a comemoração da vitória da chapa Fernández / Kirchner não fazia sentido, pois não se tratava de um avanço da esquerda na América Latina. É preciso relembrar que nas eleições de 2019 Cristina Kirchner era a candidata favorita. No entanto, foi alvo de uma perseguição judiciária, como as tantas que estamos acostumados a ver ultimamente, o que a fez recuar, pois saiu como vice de Alberto Fernández. Tratou-se de uma capitulação diante da pressão da burguesia e do imperialismo para que em seu lugar entrasse um governo mais estável que fosse de maior controle por parte dos banqueiros e de menos enraizamento popular.

Após o desastre da gestão neoliberal de Mauricio Macri, Alberto Fernández venceu as eleições ainda no primeiro turno. Porém, ao contrário do que tentaram propagandear, não se trata de um político de esquerda, oscila entre a chamada “centro-esquerda” e a direita, além de ser um homem no qual os bancos confiam. Aliás, é preciso muita imaginação para considerar que exista uma onda cor-de-rosa no continente. É impossível considerar como sendo de esquerda figuras como Fernández, Boric, Castillo, Petro… Mas, existem aqueles que gostam de viver iludidos.

O governo de Fernández acabou colocando um freio nas mobilizações populares, uma vez que a presença de Cristina Kirchner emprestava uma certa credibilidade à sua candidatura. Durante todo o mandato, o que assistimos foi a queima do capital político acumulado que o kichnerismo emprestou à gestão e, agora, o governo se vê mergulhado em uma crise que causa importantes rachas internos, além da renúncia de funcionários de primeiro escalão.

Como era de se esperar, o ultra moderado presidente argentino tratou de conduzir a economia, para não se chocar com o mercado financeiro, a um beco sem saída. Com isso, está se abrindo um grande espaço para o ascenso da extrema-direita. O fenômeno que estamos observando na França, na Itália e por toda a Europa.

Esse fenômeno do crescimento da extrema-direita é fruto da covardia e cegueira de boa parte da esquerda que, em vez de levar adiante uma política independente, acaba apoiando um candidato vendido como ‘mal menor’. Como esse ‘mal menor’ vai fracassar invariavelmente, pois sempre está a serviço da burguesia, acaba arrastando consigo a esquerda que o apoiou. Com isso, uma parcela da classe trabalhadora e da pequena burguesia deixa de enxergar na esquerda uma alternativa, e se vê atraída para a extrema-direita que acaba se apresentando como antissistema.



A crise argentina

A população argentina está saindo às ruas se manifestando e exigindo do governo programas como renda básica, aumento do subsídio da renda mensal e planos sociais. A pressão política sobre o governo se acentuou tanto que Silvia Batakis, ministra da economia, durou apenas 25 dias no cargo. E ela já estava substituindo Martin Guzmán, que renunciou ao cargo no início de julho.

A inflação atingiu 64% em julho (no acumulado de 12 meses). Já se observam saques em supermercados há alguns anos ─ boa parte disso se deve também ao pânico que o governo causou ao permitir o racionamento de alimentos nos supermercados. Os preços dispararam e as prateleiras se esvaziaram, o que provocou filas para se fazer compras.

Os preços estão subindo durante o dia, um produto pode custar x pela manhã e y na parte da tarde. A inflação corrói os salários, por isso os argentinos estão preferindo fazer seus pagamentos em dólar, o que é um paliativo, pelo menos no curto prazo, para proteger minimamente o poder de compra dos trabalhadores, pois o Peso tem se desvalorizado demais.

A diferença entre o dólar paralelo e o oficial chega a ser de 160%. Nas ruas, a moeda americana foi vendida a 338 pesos, enquanto no oficial seu valor é de 130 pesos.

Em outras palavras, a situação política na Argentina é explosiva e com certeza essas tendências vão se espalhar por todo o continente. Por isso já estamos vendo um grande endurecimento dos regimes, com o aumento da censura e da repressão.

Direitista de plantão

Com a saída de Silvia Batakis, Sergio Massa, presidente da Câmara, foi alçado ao posto de “superministro” e vai acumular as pastas de Economia, Desenvolvimento Produtivo e Agricultura, Pecuária e Pesca, e Relações com os Órgãos Internacionais, Bilaterais e Multilaterais de Crédito.

Sergio Massa é vendido como um peronista de ‘centro’, palavra que não passa de eufemismo para ‘direitista’. Aqui no Brasil, por exemplo, o ‘Centrão’ abriga todo tipo de golpistas, portanto, é bom que se percam logo as esperanças de que haja qualquer tipo tendência progressista no novo ministro.

Massa criou a Frente Renovadora como oposição ao kichnerismo. Em 2015 se candidatou à presidência e ficou em terceiro lugar com 21,9% dos votos. Sergio Massa militou no começo de sua carreira no Sindicato de Centro Democrático, considerado historicamente um dos maiores grupos antiperonistas.

Terceira via?

Neste 1º de agosto, promotores acusaram Cristina Kirchner de criar e liderar “uma extraordinária matriz de corrupção” ao lado de Néstor Kirchner, seu marido (morto em 2010), quando governaram a Argentina.

Ora, quem já não viu esse filme? É mais uma vez o Judiciário entrando em ação para determinar o que deve acontecer no Executivo. É o mesmo modus operandi que vimos contra o PT e Lula no Mensalão e na Lava Jato. Seguramente, querem com isso tirar C. Kirchner das próximas eleições e minar a sua influência sobre o governo. Talvez seja prematuro assegurar, mas quem garante que não seja uma operação para viabilizar o próprio Massa para a futura presidência?

No Brasil já tivemos um “superministro”: o supergolpista FHC. Que de ministro do governo Itamar Franco, com os bons serviços prestados à burguesia, foi premiado com a presidência, cargo que desempenhou muito bem no papel de capacho do imperialismo e destruiu a nossa economia.

Em 2023 ocorrerão novas eleições na Argentina e poderemos enxergar com mais clareza os passos que começam a ser dados nesse cenário de crise.

É certo que existe um ator muito importante: a classe operária. Os trabalhadores são a peça fundamental que pode de fato alterar os rumos políticos na Argentina. Por isso, desde já é preciso que nos solidarizemos com os nossos vizinhos, pois a luta deles é também a nossa luta. É preciso romper com as ilusões de que concertos eleitorais e institucionais com a direita “civilizada” em nome da tal “governabilidade” são necessários. Isso apenas prejudica a esquerda e a luta dos trabalhadores, descredibiliza a esquerda diante da população e enfraquece sua própria atuação, colocando-a a reboque dos políticos profissionais da burguesia.

https://www.causaoperaria.org.br/rede/d ... a-direita/
Adquirir conhecimento e experiencia e ao mesmo tempo não dissipar o espirito lutador, o auto-sacrificio revolucionário e a disposição de ir até o final, esta é a tarefa da educação e da auto-educação da juventude revolucionária. '' LEON TROTSKI

Chapolin Gremista
Banido
Banido
Mensagens: 7100
Registrado em: 03 Fev 2009, 00:22
Programa CH: Chapolin
Time de Futebol: Grêmio
Localização: Viamão - RS
Curtiu: 223 vezes
Curtiram: 137 vezes

Mundo

Mensagem por Chapolin Gremista » 11 Ago 2022, 23:20

Presença de navios dos EUA
China prossegue exercícios militares no Estreito de Taiwan
O Comando de Teatro de Operações do Leste do ELP continuou seus exercícios conjuntos orientados para o combate no espaço marítimo e aéreo ao redor da ilha de Taiwan

ImagemManobras começaram semana passada devido à provocação de Nancy Pelosi visitando Formosa – Foto: Reprodução

─Brasil 247 ─ O Exército de Libertação do Povo Chinês (ELP) continuou seus exercícios militares abertos e transparentes em torno da ilha de Taiwan na terça-feira (9), após os comentários do presidente dos EUA, Joe Biden, de que ele estava preocupado com os exercícios militares do país socialista asiático, informa o Global Times.

O Comando de Teatro de Operações do Leste do ELP continuou seus exercícios conjuntos orientados para o combate no espaço marítimo e aéreo ao redor da ilha de Taiwan na terça-feira, com foco em bloqueios conjuntos e operações de apoio conjunto.

A Marinha enviou destróieres e fragatas, e a Força Aérea enviou aeronaves de alerta antecipado, caças, aviões-tanque e aeronaves de guerra eletrônica para os exercícios, com foco em manter a superioridade aérea, reabastecimento aéreo e apoio marítimo e aprimorar as capacidades de bloqueio conjunto sob condições eletromagnéticas complexas. ambiente, disse o Comando do Teatro Oriental do PLA.

Jatos de combate J-16 e um avião-tanque YU-20 foram vistos em um vídeo divulgado pelo Comando de Teatro do Leste do PLA.



Analistas chineses disseram que o governo Biden evitou comentar sobre a causa raiz da escalada das tensões no Estreito de Taiwan e não considera completamente as consequências de seus movimentos imprudentes, que são a falha mais fatal na política de Biden para a China.

Esses analistas alertaram que as relações através do Estreito e as relações China-EUA enfrentam crescente incerteza e instabilidade com possíveis movimentos mais radicais dos EUA no apoio às forças secessionistas de Taiwan por meio de mais vendas de armas e treinamento militar, além de incitar mais políticos ocidentais a visitar a ilha. A China e os EUA estão enfrentando altos riscos de erro de cálculo e até crise, já que vários canais de comunicação bilaterais foram cancelados.

Quanto ao possível movimento dos militares dos EUA de enviar navios de guerra através do Estreito de Taiwan, analistas chineses disseram que era mais um movimento “simbólico” para pacificar políticos americanos, secessionistas de Taiwan e forças anti-China que se sentem chateados porque os militares dos EUA não tomaram quaisquer medidas práticas sobre as contramedidas da China, mas o ELP se preparou totalmente, não importa como os EUA flexionarão seus músculos.

Na segunda-feira, Biden, em seus primeiros comentários públicos sobre a questão de Taiwan desde a visita de Pelosi, afirmou que não estava preocupado com Taiwan, mas com os exercícios militares da China.

“Estou preocupado que eles estejam se movendo tanto quanto estão”, disse Biden a repórteres em Delaware. “Mas eu não acho que eles vão fazer nada mais do que estão fazendo”, informou a Reuters.

A CNBC disse que os comentários de Biden refletem uma opinião mais ampla dentro do governo Biden de que Pequim não pretende “invadir Taiwan”, “pelo menos não no curto prazo”.

Isso foi ecoado pelo subsecretário de Defesa para Política dos EUA, Colin Kahl, que disse que os EUA ainda acreditam que é improvável que “a China tente retomar Taiwan militarmente nos próximos anos”, segundo a Reuters.

Yang Xiyu, membro sênior do Instituto de Estudos Internacionais da China, disse ao Global Times que Biden criticou deliberadamente os movimentos da China, mas evitou falar sobre o que os desencadeou.

O foco dos exercícios do ELP no bloqueio conjunto na terça-feira veio depois que os EUA reiteraram na segunda-feira que continuarão a enviar navios de guerra para o Estreito de Taiwan, apesar dos exercícios do ELP.

“Espera-se que a Marinha dos EUA conduza algumas operações de liberdade de navegação na região nos próximos dias”, inormou Colin Kahl, do Instituto Naval dos EUA USNI News durante uma coletiva de imprensa na segunda-feira.

Agora que o ELP estendeu seus exercícios ao redor da ilha de Taiwan sem dar uma data de conclusão, além do cancelamento da China das conversas dos comandantes do teatro de operações, conversas de coordenação de políticas de defesa e reuniões de acordo consultivo marítimo militar com os EUA como contramedidas em resposta à provocativa visita de Pelosi a Taiwan , foram levantadas questões sobre a decisão dos EUA de insistir em enviar navios de guerra através do Estreito de Taiwan.

Em junho, o Ministério das Relações Exteriores da China enfatizou que a China tem soberania, direitos soberanos e jurisdição sobre o Estreito de Taiwan. Isso significa que, se navios de guerra ou aviões de guerra dos EUA quiserem passar pelo Estreito de Taiwan, eles não devem realizar nenhuma atividade provocativa, disse Song Zhongping, especialista militar chinês e comentarista de TV, ao Global Times.

Mas os trânsitos de navios e aeronaves militares dos EUA no Estreito de Taiwan são sempre sensíveis. É difícil não pensar que os EUA estão fazendo provocações intencionalmente, especialmente na situação atual, disseram analistas.

O ELP pode definir novas zonas de restrição de navegação em meio a seus exercícios consecutivos ao redor da ilha de Taiwan, e isso impedirá que navios de guerra dos EUA entrem no Estreito de Taiwan a partir de um nível tático, disse Song.

Em um momento em que três grandes negociações militares e de defesa China-EUA foram canceladas, se os EUA insistirem em enviar navios de guerra pelo Estreito de Taiwan, onde o ELP está realizando exercícios claramente destinados a impedir a interferência dos EUA, o risco de um conflito acidental é alto, disseram analistas.

Os EUA devem perceber que o ELP não cederá um centímetro quando se trata de salvaguardar a soberania nacional, a segurança e os principais interesses centrais, como a questão de Taiwan, disse Song.


https://www.causaoperaria.org.br/rede/i ... de-taiwan/
Adquirir conhecimento e experiencia e ao mesmo tempo não dissipar o espirito lutador, o auto-sacrificio revolucionário e a disposição de ir até o final, esta é a tarefa da educação e da auto-educação da juventude revolucionária. '' LEON TROTSKI

Chapolin Gremista
Banido
Banido
Mensagens: 7100
Registrado em: 03 Fev 2009, 00:22
Programa CH: Chapolin
Time de Futebol: Grêmio
Localização: Viamão - RS
Curtiu: 223 vezes
Curtiram: 137 vezes

América Latina

Mensagem por Chapolin Gremista » 12 Ago 2022, 18:57

Identitarismo
Petro, Boric e a “esquerda” imperialista no poder
Gustavo Petro tomou posse na Colômbia. Porém, verificando-se a composição ministerial e ligação de membros do Estado com fundações como a USAID, não se pode ter ilusões.

ImagemGustavo Petro, o novo presidente da Bolívia, que a impresa trata como sendo de esquerda. – Reprodução

O governo de direita encabeçado por Ivan Duque foi bastante obediente às ordens dadas pelos EUA, porém ficou bastante desgastado pela crise econômica. Esse desgaste abriu espaço ao primeiro presidente de esquerda da Colômbia, Gustavo Petro. Embora ele tenha sido guerrilheiro e acenado recentemente a restabelecer relações com a Venezuela, seu o governo está em boa parte infiltrado pelo imperialismo e a grande imprensa corporativa não o tem criticado. Isso pode indicar que o novo presidente colombiano não seja de fato um empecilho para o domínio do imperialismo na Colômbia, mas que conta com seu apoio.

Em seguida, podemos analisar o perfil dos ministros anunciados por Gustavo Petro:

– [Interior]: Alfonso Prada, mão direita do Gustavo, entrou na política por meio do partido Liberal; participou da Alianza Verde e atualmente se encontra no Partido de la Unión por la Gente, que também é liberal;

– [Fazenda]: José Antonio Ocampo, visão liberal; professor da Universidade de Columbia (Estados Unidos); economista, já foi ministro da fazenda e da agricultura na Colômbia e trabalhou na ONU de 2003 a 2007;

– [Habitação]: Catalina Velasco Campuzano, sem informação sobre sua filiação ou tendência política;

– [Justiça]: Néstor Iván Osuna, próximo ao partido Liberal, Justiça, independencia e “luta contra a corrupção”;

– [Chanceler]: Álvaro Leyva Durán, do partido Conservador, já foi ministro das Minas e Energia e negociador da paz com as FARCS em 2016;

– [Agricultura]: Cecilia López Montaño, partido Liberal Colombiano, já foi ministra do ambiente e do planejamento;

– [Educação]: Alejandro Gaviria, – liberal, pesquisador do Banco Interamericano de Desenvolvimento,
Escritor, economista e engenheiro e ex-ministro da saúde no governo do expresidente Juan Manuel Santos;

– [Saúde e Social]: Carolina Corcho Mejia, sem informação sobre sua filiação política, médica e presidente da ONG Corporación Latinoamericana Sur, foi integrante de la Comisión de Seguimiento de la Sentencia T-760 por una Reforma Estructural del Sistema de Salud;

– [Cultura]: Patricia Ariza Flórez, filiada a partido de esquerda Unión Patriótica, diretora de teatro;

– [Esporte]: María Isabel Urrutia, sem informação sobre sua filiação ou visão política, campeã olímpica em levantamento de peso;

– [Minas e Energia]: Irene Vélez, sem informação sobre sua filiação, filósofa e geógrafa, trabalhará com a política de descarbonização e ecologia;

– [Trabalho]: Gloria Inés Ramírez, partido Comunista Colombiano, professora de matemática, foi presidente de la Federación Colombiana de Trabajadores de la Educación (FECODE) e integrante do comite executivo da Central Unitaria de Trabajadores (CUT);

– [Defesa]: Iván Velasquez Gómez, sem informação sobre sua filiação política, advogado, trabalhou como magistrado auxiliar na Corte Suprema de Justicia;

– [Comércio, Industria e Turismo]: Germán Umaña Mendoza, partido de esquerda Unión Patriótica, economista e engenheiro industrial. Teve um irmão assassinado por um comando paramilitar de direita em 1998. Este comando combateu as FARCS;

– [Transporte]: Guillermo Reyes González, partido Conservador Colombiano, foi vice ministro de justiça e ministro conselheiro da embaixada de Colombia na ONU;

– [Informação e Comunicação]: Mery Gutiérrez, sem informação sobre sua filiação política;

Uma breve pesquisa no Wikipédia pelos nomes dos novos ministros do governo do Gustavo Petro, demonstra que 7 dos 16 ministros são de partidos de direita liberal ou conservador, e alguns já foram ministros para antigos presidentes de direita. Desses 16 ministros, 6 não tem sua filiação políticas declarada na Wikipédia. Apenas 3 dos ministros são declarados de partido de esquerda. Irene Vélez, embora não tenha sua filiação declarada, tem militado na “política de descarbonização”, que como sabemos é uma porta de entrada para financiamentos de fundações imperialista, como Fundação Ford, USAID etc. Portanto, o ministério de Gustavo Petro é pelo menos metade de direita, com um potencial de boa parte dos ministros sem filiação serem também de direita.

Petro prometeu zerar a fome no país, diminuir a desigualdade, fazer uma reforma tributária, implementar realmente o acordo de paz e, por fim, voltar com as relações diplomáticas com a Venezuela. Porém, com um ministério lotado de liberais e conservadores, principalmente o da Fazenda, a política do Petro será um reformismo muito limitado. Apesar de seus belos discursos, tudo poderá não passar de demagogia, pois será impossível com um ministério desses criar condições favoráveis para uma política voltada para o povo.

O que chama a atenção é a questão do identitarismo. Petro tem como vice uma mulher negra chamada Francia Márquez, óbvio que qualquer pessoa poderia ser escolhida para esse posto. Tem participado de lutas principalmente contra mineração e faz parte do partido Soy Porque Somos, que pode ser classificado como esquerda social-democrata identitária. Francia atraiu votos dos jovens e dos negros e coordena a Fundação Foro Suroccidente, uma ONG que ‘luta pelo fortalecimento da democracia’ e é financiada, dentre outros, pela Fundação Ford e USAID, que são fachadas para o financiamento da CIA,

Vale lembrar que Samantha Power, pessoa à frente da USAID, organismo ianque voltado para a desestabilização de regimes soberanos no mundo, esteve presente na cerimônia de posse de Petro, o que pode significar não só que o governo já inicia sob a ameaça de instabilidades internas como também pode ser utilizado como cavalo de Troia, através do discurso de aproximação com a Venezuela, para infiltrar instabilidades no país vizinho (como sugere o canal Verdade Concreta).

Portanto, Petro é uma mistura de Haddad com FHC colombiano. Dizem que ele é o primeiro presidente de esquerda a ser eleito no país, mas ele é uma esquerda tipo o Boric, totalmente identitária, com um ministério de direita e fortes ligações com o imperialismo. Nada indica que Petro fará um governo de esquerda, socialista, anti-imperialista, soberano na economia e voltado para o povo.

https://www.causaoperaria.org.br/rede/i ... -no-poder/
Adquirir conhecimento e experiencia e ao mesmo tempo não dissipar o espirito lutador, o auto-sacrificio revolucionário e a disposição de ir até o final, esta é a tarefa da educação e da auto-educação da juventude revolucionária. '' LEON TROTSKI

Chapolin Gremista
Banido
Banido
Mensagens: 7100
Registrado em: 03 Fev 2009, 00:22
Programa CH: Chapolin
Time de Futebol: Grêmio
Localização: Viamão - RS
Curtiu: 223 vezes
Curtiram: 137 vezes

Europa

Mensagem por Chapolin Gremista » 12 Ago 2022, 19:02

Imprensa capitalista admite
Reino Unido está se desmoronando sob o peso da crise ucraniana
A crise ucraniana, o aumento súbito dos preços dos combustíveis e mercadorias, junto com o envelhecimento demográfico, estão destruindo a economia do Reino Unido

ImagemBandeira britânica – Reprodução

─Sputnik News ─ A crise ucraniana, o aumento súbito dos preços dos combustíveis e mercadorias, junto com o envelhecimento demográfico, estão destruindo a economia do Reino Unido, afirma o colunista do The Telegraph Ben Wright.

“Sejam bem-vindos ao Reino Unido contemporâneo, onde nada funciona, tudo é caro, enquanto todos nós estamos demasiado preocupados com as discussões sobre as razões dos nossos sarilhos para encontrar quaisquer decisões”, reclamou o jornalista.

Segundo Wright, a população britânica está testemunhando com desalento o aumento constante do preço da eletricidade. Assim, a firma de consultoria Cornwall Insight divulgou que os boletos mensais médios de eletricidade vão subir das atuais 164 libras esterlinas (R$ 1.026) para 298 (R$ 1.865) em outubro e 355 (R$ 2.222) em janeiro do próximo ano, devorando uma parte significativa das receitas de uma família britânica comum. As camadas pobres, entretanto, não poderão suportar tais despesas, salientou o autor.

Ben Wright está convencido de que o Estado britânico deixou de funcionar de maneira normal. Enquanto em uma parte do Reino Unido, devido à onda recorde de calor, foi proibido usar mangueiras para regar a fim de economizar água, no norte de Londres, um acidente nos tubos sob a rodovia inundou as ruas da capital.

A recente pesquisa do The Telegraph demonstrou que, ao longo dos três últimos anos, a polícia não conseguiu desvendar nenhum roubo em oito das dez zonas da Inglaterra e País de Gales. O número de pessoas nas listas de espera do Serviço Nacional de Saúde aumentou para 6,6 milhões, em comparação com os 4,4 milhões registrados antes da pandemia. As filas nos aeroportos estão crescendo, junto com os preços dos alimentos, enquanto há cada vez mais greves.

Ao longo de dez anos, os salários no Reino Unido têm estagnado. Trabalhadores do transporte e dos correios, bombeiros, médicos, enfermeiras, professores, funcionários públicos, juristas e até produtores de televisão – todos se recusam a trabalhar, conforme o artigo.

Na opinião do colunista, a situação econômica tão tensa no Reino Unido foi provocada pelo conflito na Ucrânia, uma inflação alta, quebras nas cadeias de suprimento devido à pandemia e o fim da globalização.

Além disso, o Reino Unido tem enfrentado o problema do envelhecimento demográfico, que está fazendo aumentar a pressão sobre o seu sistema financeiro.

Após o início da operação especial russa para proteger a zona de Donbass, o Reino Unido se juntou às sanções do Ocidente contra a Rússia. Isso afetou de forma séria a sua própria economia, tendo provocado uma crise de combustíveis e levado ao aumento dos preços dos alimentos no país.

https://www.causaoperaria.org.br/rede/i ... ucraniana/
Adquirir conhecimento e experiencia e ao mesmo tempo não dissipar o espirito lutador, o auto-sacrificio revolucionário e a disposição de ir até o final, esta é a tarefa da educação e da auto-educação da juventude revolucionária. '' LEON TROTSKI

Chapolin Gremista
Banido
Banido
Mensagens: 7100
Registrado em: 03 Fev 2009, 00:22
Programa CH: Chapolin
Time de Futebol: Grêmio
Localização: Viamão - RS
Curtiu: 223 vezes
Curtiram: 137 vezes

Mundo

Mensagem por Chapolin Gremista » 12 Ago 2022, 19:09

Presos assassinados
Morte e prisões em massa são denunciadas em El Salvador
Em 100 dias do Estado de Exceção decretado por Nayib Bukele, 59 pessoas morreram e quase 49.000 foram detidas

ImagemDe acordo com o Observatório de Direitos Humanos, as mortes de numerosos presos sob custódia do Estado foram devido a espancamentos em prisões ou celas de prisão – Reprodução

─TeleSur ─ Em 100 dias do Estado de Exceção decretado por Nayib Bukele, 59 pessoas morreram e quase 49.000 foram detidas.

O Observatório Universitário de Direitos Humanos (OUDH) da Universidade Centro-Americana de El Salvador publicou nesta quarta-feira um relatório sobre os primeiros 100 dias do regime de emergência que governa o país centro-americano desde março passado, que dá conta da morte de 59 detidos sob esse regime.

O documento, denominado “Regime de Exceção 100 Dias em El Salvador” e elaborado pelo Observatório Universitário de Direitos Humanos (OUDH) da Universidade Jesuíta Centro-Americana (UCA), indica que todas as vítimas são homens e que 27,1 por cento estavam entre 18 e 30 anos.

Percentual semelhante eram pessoas entre 31 e 40 anos, 35% tinham 42 anos ou mais e em 10% dos casos não foi possível identificar a idade.

De acordo com a denúncia da UCA, o regime de emergência levou a prisões em massa de pessoas e, em 26 de julho, havia pouco mais de 49.000 pessoas detidas sob ele.

Da mesma forma, referem que do número pouco mais de 1.100 são crianças entre os 12 e os 18 anos e há, além disso, uma diferença de quase 9.000 pessoas detidas entre os dados divulgados pela Polícia e pela Ouvidoria dos Direitos Humanos (PDDH). . , o que viola o disposto na Constituição que diz que todas as prisões devem ser notificadas ao PDDH.

Segundo a pesquisadora Natalia Ponce, do Observatório de Direitos Humanos, “as mortes de presos sob custódia do Estado se devem a espancamentos em presídios ou celas, agressões físicas de outros presos, e também por negligência no atendimento por não tratamento adequado.”

Mais de 49.000 supostos membros de gangues foram capturados em El Salvador durante quatro meses do regime de emergência, uma medida implementada desde o final de março para combater as gangues, conforme revelou na segunda-feira passada o chefe do Ministério da Justiça e Segurança, Gustavo Villatoro.

O regime excecional, aprovado em março e renovado sucessivamente na Assembleia Legislativa em quatro ocasiões, suspende o direito de ser informado dos motivos da sua detenção, bem como os limites da detenção administrativa, entre outros direitos associados à prevenção de detenções arbitrárias.

https://www.causaoperaria.org.br/rede/i ... -salvador/
Adquirir conhecimento e experiencia e ao mesmo tempo não dissipar o espirito lutador, o auto-sacrificio revolucionário e a disposição de ir até o final, esta é a tarefa da educação e da auto-educação da juventude revolucionária. '' LEON TROTSKI

Avatar do usuário
E.R
Membro
Membro
Mensagens: 104214
Registrado em: 01 Fev 2009, 19:39
Programa CH: Chaves
Time de Futebol: Flamengo
Localização: Rio de Janeiro
Curtiu: 4939 vezes
Curtiram: 1906 vezes

América Latina

Mensagem por E.R » 14 Ago 2022, 08:33

NOTÍCIAS
https://valor.globo.com/mundo/noticia/2 ... hile.ghtml

A falta de regras claras, que deem segurança jurídica às empresas privadas, e as incertezas sobre custos de concessão estão bloqueando bilhões de novos investimentos no setor de cobre e outros minerais no Chile, afirmam especialistas.

“A ausência de um marco jurídico está freando investimentos novos de aproximadamente US$ 30 bilhões em dez anos”, afirmou Diego Hernández, diretor-geral da Sociedad Nacional de Minería (Sonami), que representa as empresas do setor. “Tudo o que os investidores pedem é clareza”, disse.

Tramitam no Congresso projetos de leis que ampliam os royalties da venda do cobre que também afastariam novos investidores. Essas iniciativas têm, em grande medida, apoio do governo de Gabriel Boric, de esquerda, que tomou posse em março.
Imagem
Imagem

Chapolin Gremista
Banido
Banido
Mensagens: 7100
Registrado em: 03 Fev 2009, 00:22
Programa CH: Chapolin
Time de Futebol: Grêmio
Localização: Viamão - RS
Curtiu: 223 vezes
Curtiram: 137 vezes

América Latina

Mensagem por Chapolin Gremista » 17 Ago 2022, 02:31

Companheiro de fadas ou fardas
Quem é Gabriel Boric? Por ele mesmo
Breve crítica sobre personalidade política de Gabriel Boric e os charlatões da esquerda

ImagemBoric e sua ídolo norte-americana, nem para ser uma boa cantora de POP – Reprodução

Muitas vezes, na política, pouco importa o que uma pessoa diz ou o que consta em seu programa. Pelo contrário, na grande maioria dos casos isso não passa de puro lixo. Talvez sirva, apenas, para classificarmos sua posição como demagoga, mentirosa, hipócrita, etc. Mas para entender de fato o direcionamento político de alguma figura, é fundamental ver concretamente quais são as suas ações, e como elas interferem na luta de classes.

Pode parecer óbvio, mas gostaria de chamar atenção desse aspecto da análise política para esclarecer confusões comuns que podem ocorrer com o que chamamos no PCO de esquerda pequeno-burguesa. É bem típico desse setor da esquerda falar muito, mas na prática agir de acordo com os interesses imperialistas e prejudicar drasticamente o desenvolvimento da luta operária.

A título de exemplo de tal charlatanismo, temos o caso de Gabriel Boric, atual presidente do Chile, muito aclamado pelo PSOL e pela ala mais antipetista da esquerda brasileira. Para opor a realidade a seu discurso, separei algumas manchetes de jornais com as últimas notícias sobre ele. Convido o leitor para analisá-las sem nenhum julgamento moral. Apenas uma análise simples e direta sobre o que fez e faz Boric no Chile e na América Latina, e como o povo reagiu às suas ações.

Hoje, o candidato que era conhecido como “representante da luta popular” e “Jovem prodígio da política” e tem uma das maiores impopularidades da história do País.

Popularidade de Boric vai de 50% a 36% em menos de dois meses de mandato – Veja

Gabriel Boric é reprovado por 62% da população chilena – Brasil 247

Hoje, o candidato que possuía um “plano transcendental para os povos originários” (de fato isto está no programa do Boric), declarou estado de sítio contra os Mapuches na região Centro Sul do Chile.

Gabriel Boric prorroga militarização de zona mapuche no sul do Chile – G1

A organização mapuche pede “resistência armada” em resposta às propostas do governo Boric no sul do Chile. – Jornal 247

Hoje, o candidato que surgiu do movimento estudantil e que defende “uma educação pública e de qualidade para todos” é um dos maiores repressores da luta dos estudantes,

Gabriel Boric sugere que estudantes conversem em vez de protestar violentamente porque senão terão que “responder à lei” –

Gabriel Boric é alvo de pedradas em manifestação estudantil no interior do Chile – Brasil 247

Hoje o candidato da “nova esquerda” do Chile diz: “devemos parar de pensar que responsabilidade fiscal é uma questão de direita” – Brasil 247

Pois bem, os fatos falam por si mesmos. É fácil concluir que Boric não é praticamente nada do que diz ser. Mas o ponto sobre o qual chamo a atenção é um que nunca foi ao menos ocultado na campanha de Boric. Um ponto sobre o qual ele não se deu o trabalho de fazer nenhuma demagogia, nenhuma demagogia:

Desde o começo de sua campanha eleitoral, Boric fez críticas ferrenhas aos governos populares da América Latina. De acordo com ele, Cuba e Venezuela “violam os direitos humanos” e “perseguem os seus opositores”, além de terem “políticas populistas que fazem mal ao povo”. Gabriel Boric, inclusive, foi elogiado pelo próprio Biden – presidente dos EUA – por suas posições logo que assumiu a presidência.

Mais recentemente, Boric chegou a conversar diretamente com Zelensky, e declarou que a ‘Ucrânia tem um amigo na América do Sul’ – Brasil 247

Assim, ao contrário de tudo que Boric diz, é fácil concluir que de todos os governantes pró imperialistas da América latina, ele é o maior. Ou seja, mesmo com sua faceta de esquerda, ele é um dos principais aliados do maior inimigo da classe trabalhadora.

https://www.causaoperaria.org.br/rede/d ... ele-mesmo/
Adquirir conhecimento e experiencia e ao mesmo tempo não dissipar o espirito lutador, o auto-sacrificio revolucionário e a disposição de ir até o final, esta é a tarefa da educação e da auto-educação da juventude revolucionária. '' LEON TROTSKI

Chapolin Gremista
Banido
Banido
Mensagens: 7100
Registrado em: 03 Fev 2009, 00:22
Programa CH: Chapolin
Time de Futebol: Grêmio
Localização: Viamão - RS
Curtiu: 223 vezes
Curtiram: 137 vezes

Europa

Mensagem por Chapolin Gremista » 17 Ago 2022, 02:42

Ameaça imperialista
O imperialismo busca a guerra
Crise da dominação imperialista torna-o mais agressivo e uma ameaça real à Rússia e aos povos do leste europeu.

ImagemImperialismo usa governos vassalos preparando um ataque. Tropas suecas treinam nas margens do Báltico. – Foto: reprodução.

Na última semana, os governos de Estônia e Finlândia anunciaram que estão em discussão para adoção de medidas militares conjuntas na região do mar báltico. Ministros e porta-vozes anunciaram o objetivo de realizar uma integração de baterias de mísseis em torno do mar báltico, além de cogitar ações com aviões de combate no espaço aéreo da região, com o claro objetivo de fechar o acesso para a marinha russa.

Em entrevista ao jornal finlandês Iltalehti o ministro de defesa da Estônia Hanno Pevkur afirmou “Precisamos integrar nossas defesas costeiras. O alcance de voo dos mísseis estoniano e finlandês é maior do que a largura do Golfo da Finlândia” e ainda “Para mim, este é um espaço aéreo”, Pevkur acrescentou. “O espaço aéreo finlandês não pode ser protegido se o espaço aéreo estoniano não estiver protegido ao mesmo tempo, e vice-versa. Caças cruzam o Golfo da Finlândia de 80 quilômetros de largura em minutos“.

Deixando claro os objetivos de aderir à política agressiva e belicista do imperialismo complementou “O Mar Báltico será o mar interno da OTAN quando a Finlândia e a Suécia se juntarem à OTAN. Em comparação com o que é hoje, a situação está mudando“. Funcionários do governo polonês, outro que tem adotado o mesmo discurso agressivo contra os russos afirmaram que essas medidas transformariam o Báltico num “mar interno da OTAN” reproduzindo as declarações do presidente polonês e do ministro das relações exteriores da Letônia em junho que “esperamos que o Báltico se torne um mar da OTAN”.

Não são apenas palavras

As declarações em tom agressivo pelos membros dos governos da Polônia, Estônia, Letônia e Finlândia, não são vazias. Estão, na verdade repercutindo o avanço da política do imperialismo frente à própria crise da sua dominação internacional, escancarada com os recentes acontecimentos: derrota acachapante no Afeganistão, enfretamento russo à sua dominação na Ucrânia e o enfrentamento chinês à sua intervenção em Taiwan.

Os governos dos países da região do báltico tem sido completamente subservientes aos interesses dos países de primeiro plano do imperialismo que usam a OTAN e a falácia da defesa contra um suposto inimigo comum para intensificar as agressões contra a Rússia. E isto não está sendo mera retórica, somente este ano os valores dedicados com equipamentos militares para a região do Leste Europeu pela União Europeia, pelos Estados Unidos e pelos próprios governos locais estão na casa das dezenas de bilhões de dólares.

Os noticiários da imprensa imperialista destacam os equipamentos militares destinados à Ucrânia e à Polônia, que estão nas fronteiras mais próximas a Moscou, mas todos os países da região estão recebendo equipamentos, bases militares e recursos financeiros. Uma clara jornada de escalada de agressividades à Rússia, sem que haja nem uma motivação concreta. Lembrando que a operação russa na Ucrânia foi motivada exatamente pelos mesmo motivos citados, a intensificação de uma política agressiva e belicista com ataques concretos aos povos russos do leste da ucrânia e aos próprios ucranianos, além de ameaças ao próprio território russo.

Nas declarações dos membros dos governos da Estônia, Letônia e Finlândia fica claro a intenção de atacar os russos em uma frente em que, concretamente, não há nenhum conflito se desenvolvendo, exceto o que os próprios estão criando. Além disso, mostra mais uma vez a política nada democrática e típica do imperialismo e seus vassalos de tentar impedir o acesso a uma região na qual a Rússia também tem direito de livre acesso, assim como os demais países que possuem fronteiras com o mar Báltico.

Neste sentido, é importante destacar que, apesar da crise na dominação internacional pelo imperialismo, evidenciada com a própria questão coma a Rússia, a tendência é que a agressividade aumente a cada dia na política externa dos Estados Unidos e seus “parceiros” da União Europeia, exatamente o que estamos vendo acontecer no caso do Báltico.

E para concretizar essas ameaças, uma das táticas mais usadas nas últimas décadas é a guerra por procuração, o que parece estar sendo organizado em toda a região do leste europeu nas fronteiras com a Rússia. Ou seja, o imperialismo está “enchendo a cesta” da burguesia de países como Polônia, Estônia, Suécia, Finlândia, Letônia com muito dinheiro e promessas, inclusive, da “defesa” do grande inimigo para que estes entrem em conflito real com os russos.

Nestas condições, assim como está acontecendo com a Ucrânia, fica cada vez mais possível um ataque concreto contra os russos, abrindo um conflito regional, no qual os povos desses países seriam os principais afetados, e logicamente suas respectivas economias. Fica cada vez mais claro que, mesmo debilitado, o imperialismo possui diversas ferramentas para intervir contra os países oprimidos, e nessas ferramentas sempre está em posição de destaque o uso da força, das armas, o que obviamente inclui conflitos generalizados e armas de grande poder de destruição, como as armas nucleares.

https://www.causaoperaria.org.br/rede/i ... -a-guerra/
Adquirir conhecimento e experiencia e ao mesmo tempo não dissipar o espirito lutador, o auto-sacrificio revolucionário e a disposição de ir até o final, esta é a tarefa da educação e da auto-educação da juventude revolucionária. '' LEON TROTSKI

Chapolin Gremista
Banido
Banido
Mensagens: 7100
Registrado em: 03 Fev 2009, 00:22
Programa CH: Chapolin
Time de Futebol: Grêmio
Localização: Viamão - RS
Curtiu: 223 vezes
Curtiram: 137 vezes

Mundo

Mensagem por Chapolin Gremista » 17 Ago 2022, 02:47

Ásia preparada
Forças aéreas chinesas e tailandesas abrem exercícios conjuntos
As forças aéreas chinesa e tailandesa iniciaram hoje as manobras Falcon Strike 2022, como parte de sua cooperação no campo militar

ImagemForça aérea chinesa – Reprodução

─Prensa Latina ─ De acordo com o Ministério da Defesa, os exercícios acontecem na base Udorn Royal naquele país e incluirão treinamento de deslocamento de tropas de pequeno e grande porte, ataques a alvos terrestres e apoio total ao voo.

A China está participando com caças, bombardeiros e outras embarcações de última geração, pois a operação busca aumentar a confiança mútua, a amizade e a cooperação prática entre as duas nações asiáticas.

https://www.causaoperaria.org.br/rede/i ... conjuntos/
Adquirir conhecimento e experiencia e ao mesmo tempo não dissipar o espirito lutador, o auto-sacrificio revolucionário e a disposição de ir até o final, esta é a tarefa da educação e da auto-educação da juventude revolucionária. '' LEON TROTSKI

Chapolin Gremista
Banido
Banido
Mensagens: 7100
Registrado em: 03 Fev 2009, 00:22
Programa CH: Chapolin
Time de Futebol: Grêmio
Localização: Viamão - RS
Curtiu: 223 vezes
Curtiram: 137 vezes

Conflito Israel-Palestina

Mensagem por Chapolin Gremista » 17 Ago 2022, 02:52

Pela liberdade
Hamas chama uma frente única contra Israel no Oriente Médio
“As nações regionais devem enfrentar o regime e acabar com esses crimes”, disse o porta-voz do Hamas, Hazem Qassem

ImagemHamas – Reprodução


─Brasil 247 ─ O movimento de resistência palestino Hamas pediu a formação de uma frente única contra os ataques de Israel, depois que pelo menos três soldados sírios foram mortos e outros três ficaram feridos em ataques de mísseis israelenses à Síria.

O porta-voz do Hamas, Hazem Qassem, disse em comunicado que a “ocupação sionista terrorista” está expandindo sua agressão contra o povo palestino após sua última onda de ataques aéreos na Faixa de Gaza, que causou a morte deliberada de civis, operações de assassinato na Cisjordânia e incursões de ultranacionalistas na mesquita al-Aqsa.

“Agora cometeu um novo ato de agressão por meio do bombardeio bárbaro da irmã República Árabe da Síria”, disse Qassem. “As nações regionais devem enfrentar o regime e acabar com esses crimes”, enfatizou Qassem.

O governo sírio diz que o regime israelense e seus aliados ocidentais e regionais ajudam os grupos terroristas Takfiri que continuam a causar caos no país. (Com informações da PressTV).

https://www.causaoperaria.org.br/rede/i ... nte-medio/
Adquirir conhecimento e experiencia e ao mesmo tempo não dissipar o espirito lutador, o auto-sacrificio revolucionário e a disposição de ir até o final, esta é a tarefa da educação e da auto-educação da juventude revolucionária. '' LEON TROTSKI

Avatar do usuário
E.R
Membro
Membro
Mensagens: 104214
Registrado em: 01 Fev 2009, 19:39
Programa CH: Chaves
Time de Futebol: Flamengo
Localização: Rio de Janeiro
Curtiu: 4939 vezes
Curtiram: 1906 vezes

América Latina

Mensagem por E.R » 17 Ago 2022, 22:43

NOTÍCIAS
O Brasil em 2023.
Imagem
Imagem

Avatar do usuário
E.R
Membro
Membro
Mensagens: 104214
Registrado em: 01 Fev 2009, 19:39
Programa CH: Chaves
Time de Futebol: Flamengo
Localização: Rio de Janeiro
Curtiu: 4939 vezes
Curtiram: 1906 vezes

Europa

Mensagem por E.R » 18 Ago 2022, 19:45

NOTÍCIAS
https://www.correiobraziliense.com.br/b ... hnson.html

Imagem

A ministra britânica das Relações Exteriores, Liz Truss, é a favorita para assumir o cargo de primeira-ministra do Reino Unido, em substituição a Boris Johnson, de acordo com uma pesquisa publicada nesta quinta-feira.

Liz Truss tem 32 pontos de vantagem sobre o rival na disputa, o ex-ministro das Finanças, Rishi Sunak.

66 % dos membros do Partido Conservador apoiam Liz Truss e apenas 34 % pretendem votar em Rishi Sunak, de acordo com a pesquisa YouGov/Sky News.

Liz Truss, de 47 anos, à direita do partido se considera pupila de Margaret Thatcher.
Imagem
Imagem

Chapolin Gremista
Banido
Banido
Mensagens: 7100
Registrado em: 03 Fev 2009, 00:22
Programa CH: Chapolin
Time de Futebol: Grêmio
Localização: Viamão - RS
Curtiu: 223 vezes
Curtiram: 137 vezes

Conflito Israel-Palestina

Mensagem por Chapolin Gremista » 19 Ago 2022, 02:05

Abaixo o imperialismo
Fora as tropas imperialistas da Síria! Fim do Estado de Israel!
Enquanto os EUA saqueiam 83% do petróleo da síria e os seus lacaios sionistas bombardeiam a capital do país o Hamas clama pela união dos árabes contra o imperialismo

ImagemÉ preciso mobilizar os trabalhadores sírios para expulsar as tropas imperialistas. – foto: reprodução.

No último dia 09 de agosto, o Ministério do Petróleo da Síria revelou que nos territórios até hoje ocupados pelos EUA no norte do país são roubados todos os dias 83% da produção de petróleo. São 66,000 barris sendo saqueados todos os dias pelos invasores que perpetuam uma guerra de 11 anos que já assassinou mais de meio milhão de pessoas. Nessa semana Israel também iniciou um bombardeio contra a cidade de Damasco, é preciso declarar apoio total ao governo Assad e ao povo da Síria.

Desde a primavera Árabe, a Síria é um dos países que mais sofre com a intervenção imperialista no Oriente Médio. São mais de 15 facções que atuam em território sírio, os “rebeldes” financiados pelos EUA, o Estado Islâmico, o exército da Turquia, os Curdos financiados pelos EUA, o exército de Israel, todos contra o governo de Assad. Ao seu favor há o próprio exército Sírio, o Hezbollah, do Líbano, a Guarda Revolucionária Iraniana e algumas tropas russas. Dada a resistência dos povos árabes, após 11 anos de guerra, o governo conseguiu reconquistar grande parte do território, mas ainda resta um terço do país sob o controle dos EUA, ao norte.

Após a ação militar da Rússia na Ucrânia, que derrotou militarmente a Otan e demonstrou a debilidade do imperialismo, o governo da Síria afirmou que a ocupação militar dos EUA, que é estável há 5 anos, terminaria no futuro próximo. Agora, o governo revela os dados do tamanho do saque que o imperialismo realiza no país, não basta toda a destruição, as centenas de milhares de mortes, os milhões de refugiados. O imperialismo está disposto a manter uma guerra eterna para controlar o petróleo do país.

Ao mesmo tempo Israel segue atuando como um lacaio imperialista atacando a Síria. O Estado sionista ocupou as colinas de Golã ainda em 1967 e assim segue em guerra com a Síria há 55 anos. Com o início da guerra civil em 2011, a intervenção de Israel aumentou mais ainda, o exército israelense está literalmente bombardeando a capital do país. Os sírios têm todo o direito de retribuir os ataques bombardeando quaisquer cidades israelenses para se defender. O que impossibilita essa atuação é o financiamento bilionário que o estado de Israel recebe do imperialismo.

Após o último bombardeio, o Hamas convocou todos os povos árabes a se unirem e lutarem contra o Estado de Israel. Essa é a política correta a se tomar, não apenas pelos árabes, como todos os povos oprimidos do Planeta, o Estado de Israel é uma abominação que deve deixar de existir. A crise no Oriente Médio tende a se resolver por meio das armas, a aliança de todos os grupos que lutam contra o imperialismo, os governos da Síria e do Irã, o Hamas, o Hezbollah, os Houthis, o Talibã, a Milícia Mahdi dentre outros seria um grande avanço na luta dos povos da região.

No caso da Síria e da Palestina não há como tergiversar é preciso declarar apoio total ao governo da Síria e ao Hamas em sua luta contra o Estado de Israel e todo o imperialismo. É preciso expulsar todas as tropas norte americanas da Síria e destruir o governo sionista para que assim se conquista a libertação de ambos estes países. A vitória de um povo oprimido é a vitória de todos os povos oprimidos, a vitória dos sírios e dos palestinos é a vitória dos brasileiros.

https://www.causaoperaria.org.br/rede/d ... de-israel/
Adquirir conhecimento e experiencia e ao mesmo tempo não dissipar o espirito lutador, o auto-sacrificio revolucionário e a disposição de ir até o final, esta é a tarefa da educação e da auto-educação da juventude revolucionária. '' LEON TROTSKI

Chapolin Gremista
Banido
Banido
Mensagens: 7100
Registrado em: 03 Fev 2009, 00:22
Programa CH: Chapolin
Time de Futebol: Grêmio
Localização: Viamão - RS
Curtiu: 223 vezes
Curtiram: 137 vezes

América Latina

Mensagem por Chapolin Gremista » 19 Ago 2022, 02:08

"sem precedentes"
Bolívia tem a inflação mais baixa da região
O presidente boliviano Luis Arce destacou hoje em um tweet a força econômica da Bolívia apesar da crise internacional "sem precedentes"

ImagemBaixa do alimentos – Reprodução

─Prensa Latina ─ “A Bolívia continua a se mostrar forte e estável aos olhos do mundo”. A partir de julho de 2022, nossa inflação atingiu 1,6%, mantendo o nível mais baixo da região”, escreveu ele em sua conta no Twitter.

Em maio deste ano, a Economist Intelligence Unit (EIU) publicou um relatório concluindo que a Bolívia é o país mais bem posicionado na América Latina para resistir aos efeitos globais de milhares de sanções aplicadas pelos EUA e seus aliados contra Moscou após o início de sua operação militar na Ucrânia e a pandemia de Covid-19.

O Fundo Monetário Internacional, a Trading Economics, a Bloomberg e a British Broadcasting Corporation concordaram todos.

Em junho passado, o Ministro da Economia e Finanças Públicas, Marcelo Montenegro, assegurou que a nação montanhosa havia reduzido o desemprego aberto urbano para 5,3% no primeiro trimestre deste ano e mostrou um crescimento de 6,1 pontos percentuais do produto interno bruto (PIB). De acordo com a manchete, no país andino-amazônico, a taxa de desemprego urbano aberto caiu de 8,1% em março de 2021 para 5,3 unidades em 100 no mesmo mês de 2022, graças às medidas implementadas pelo governo do Presidente Arce.

Ele disse que a pobreza moderada na Bolívia caiu de 39,0% em 2020 para 36,2 pontos percentuais em 2021, enquanto a pobreza extrema caiu de 13,7% de 100 para 11,1% nos 12 meses analisados. Segundo Montenegro, devido a medidas governamentais para reconstruir e reativar o setor produtivo, o país registrou um crescimento do produto interno bruto de 6,1%, superior às projeções das agências internacionais e do Programa Financeiro Fiscal previsto para 2021.

Por outro lado, o Ministro do Planejamento Sergio Cusicanqui informou em 1º de julho que a Bolívia está relatando um superávit comercial de mais de um bilhão de dólares este ano, graças às estratégias de exportação e ao apoio à produção nacional.

Especificou que as exportações atingiram 5.715 milhões de dólares, enquanto as importações totalizaram 4.633 milhões de dólares, resultando em um superávit comercial avaliado em1.082 milhões de dólares.

Estes dados confirmam que entre janeiro e maio, as exportações cresceram 37,5% e as importações 36,7 pontos percentuais, disse ele.

https://www.causaoperaria.org.br/rede/i ... da-regiao/
Adquirir conhecimento e experiencia e ao mesmo tempo não dissipar o espirito lutador, o auto-sacrificio revolucionário e a disposição de ir até o final, esta é a tarefa da educação e da auto-educação da juventude revolucionária. '' LEON TROTSKI

Chapolin Gremista
Banido
Banido
Mensagens: 7100
Registrado em: 03 Fev 2009, 00:22
Programa CH: Chapolin
Time de Futebol: Grêmio
Localização: Viamão - RS
Curtiu: 223 vezes
Curtiram: 137 vezes

Europa

Mensagem por Chapolin Gremista » 19 Ago 2022, 02:13

Ameaça imperialista
Rússia preocupa-se com sua defesa diante da proximidade da OTAN
Ministro da Defesa russo considerou “difícil” chegar a um acordo sobre a limitação de armas ofensivas estratégicas nestas circunstâncias

Russia x OTAN – Reprodução
Imagem

─Prensa Latina ─
A Rússia está revendo suas abordagens de defesa tendo em vista a adesão da Finlândia e da Suécia à OTAN e o possível posicionamento de armamentos perto de suas fronteiras, disse hoje o Ministro da Defesa Sergey Shoigu.

Em seu discurso na 10ª Conferência Internacional de Segurança realizada aqui, o chefe militar disse que eles têm algumas conclusões sobre o assunto, que foram incluídas na Doutrina Naval aprovada pelo Presidente Vladimir Putin em julho, entretanto, ele garantiu que eles continuam a trabalhar nessa direção.

Para Shoigou, a expansão da Organização do Tratado do Atlântico Norte (OTAN) com a adesão de Estocolmo e Helsinque não está relacionada com a operação especial russa na Ucrânia.

“A aproximação destes países com a Aliança Atlântica vem ocorrendo há muitos anos. De fato, a associação regional Nordefco (Nordic Defence Cooperation) é uma subsidiária da OTAN e serve como cobertura para a participação das nações escandinavas no treinamento conjunto de combate”, denunciou ele.

Ele acrescentou que o fortalecimento do bloco militar no flanco oriental consome a degradação dos mecanismos de construção de confiança e controle de armas estabelecidos na Europa durante a Guerra Fria.

A este respeito, o Ministro da Defesa russo considerou “difícil” chegar a um acordo sobre a limitação de armas ofensivas estratégicas nestas circunstâncias.

Também ridicularizou as afirmações de que a Rússia deve “ganhar o direito” de dialogar com os EUA, enquanto lamentava que a Secretaria da Organização para Segurança e Cooperação na Europa (OSCE), destinada a ser uma plataforma de diálogo, tornou-se um “gerador de narrativas anti-russas”.

“A rejeição do Ocidente a um mundo multipolar é claramente vista na região Ásia-Pacífico”, disse Shoigou, citando como exemplo “a visita provocadora” da Presidente da Câmara dos EUA Nancy Pelosi a Taiwan, que descreveu como “mais um passo para desestabilizar a situação na região”.

Além disso, o ministro russo advertiu que a aliança Aukus estabelecida entre Washington, o Reino Unido e a Austrália poderia evoluir para um “bloco político-militar”.

Como parte desta cooperação, Shoigu advertiu que a Casa Branca deveria ajudar Camberra com as tecnologias de que necessita para se equipar com submarinos movidos a energia nuclear. “O surgimento de uma frota nuclear submersível na Austrália levará outros países a fazer o mesmo”, previu o chefe militar.

https://www.causaoperaria.org.br/rede/i ... e-da-otan/
Adquirir conhecimento e experiencia e ao mesmo tempo não dissipar o espirito lutador, o auto-sacrificio revolucionário e a disposição de ir até o final, esta é a tarefa da educação e da auto-educação da juventude revolucionária. '' LEON TROTSKI

Responder