Notícias e debates sobre os demais estados

Espaço para debates sobre assuntos que não sejam relacionados a Chespirito, como cinema, política, atualidades, música, cotidiano, games, tecnologias, etc.
Chapolin Gremista
Banido
Banido
Mensagens: 7100
Registrado em: 03 Fev 2009, 00:22
Programa CH: Chapolin
Time de Futebol: Grêmio
Localização: Viamão - RS
Curtiu: 223 vezes
Curtiram: 137 vezes

Notícias e Debates sobre o Rio de Janeiro

Mensagem por Chapolin Gremista » 03 Abr 2022, 13:48

Tragédia anunciada
Novos deslizamentos no Rio mostram que o problema é o governo
O Governo insiste em ignorar a população que vive em área de risco mesmo após tragédias de Petrópolis

(...)

Quatorze pessoas morreram hoje dia dois de abril de 2022 entre elas três crianças entre 4 e 11 anos e outras pessoas estão desaparecidas, uma realidade cruel no rio de Janeiro no qual já tem por natureza geográfica esse problema dos deslizamentos e a política burguesa de direita nada faz para solucionar o problema urbano de moradia.

Entre a população que cria a consciência de luta por moradia entoa-se uma frase das mais fortes que é ideia condutora para a consciência de classe que é: “enquanto morar for um privilégio, ocupar é um direito”. Expressa assim uma tendência que entende o direito a dignidade de lar, um direito que extrapola a organização simples e precisa articular-se para a organização complexa para Movimentos e Partidos. Os maiores prejudicados foram os populares , os trabalhadores que fazem parte da parcela da sociedade que que não tiveram suas reivindicações atendidas.

Assim sendo as comunidades precisam estar unidades ao fio condutor revolucionário que articulará o movimento de massas para enfrentar os articuladores da morte no governo. Sem nossa organização de classe em todo âmbito social o que teremos será o mesmo resultados dos últimos tempos que é uma política desvinculada do principal agente transformador que é o povo unido, governando junto ao Estado, com o Estado, no Estado e atuando para que as necessidades humanas sejam atendidas em detrimento dos interesses monopolistas e dos interesses das corporações.

Um movimento tal que irá frear a tendência de legislações feitas quase que exclusivamente para os interesses burgueses (corporações e monopólios) pondo a todos em risco pelo completo desinteresse em nossos interesses de classe. A negligência pública em realizar ações de segurança nos locais com risco de desabamento esbarrou na incapacidade do Estado em tutelar a vida daqueles que procuram por moradia e recebem como política pública em moradia o completo descaso à população que vive lá todos eles trabalhadores.

https://www.causaoperaria.org.br/rede/d ... o-governo/
Adquirir conhecimento e experiencia e ao mesmo tempo não dissipar o espirito lutador, o auto-sacrificio revolucionário e a disposição de ir até o final, esta é a tarefa da educação e da auto-educação da juventude revolucionária. '' LEON TROTSKI

Churi Churin Fun Flais
Membro
Membro
Mensagens: 1005
Registrado em: 21 Mar 2020, 21:31
Programa CH: Chapolin
Time de Futebol: Flamengo
Localização: Do lado do vizinho
Curtiu: 203 vezes
Curtiram: 75 vezes

Notícias e Debates sobre o Rio de Janeiro

Mensagem por Churi Churin Fun Flais » 03 Abr 2022, 17:04

Que? Existe um tópico pra debater sobre o Rio de Janeiro???


Atendo orações de:
Domingo á Sexta-feira
SÁBADÃO O PAI TÁ OFF


Chapolin Gremista
Banido
Banido
Mensagens: 7100
Registrado em: 03 Fev 2009, 00:22
Programa CH: Chapolin
Time de Futebol: Grêmio
Localização: Viamão - RS
Curtiu: 223 vezes
Curtiram: 137 vezes

Notícias e Debates sobre o Rio de Janeiro

Mensagem por Chapolin Gremista » 06 Abr 2022, 21:30

Em defesa da greve
Garis em greve marcham em nova manifestação no Rio
Trabalhadores da limpeza urbana realizaram grande ato e marcharam por bairros da zona sul

(...)

A manifestação contou com cerca de 300 pessoas e partiu da Central do Brasil rumo à Zona Sul. Os garis foram todos de metrô até a estação de Copacabana e de lá marcharam alguns quilômetros até o posto 9, já em Ipanema. O ato contou com a participação do PCO e da Bateria Popular Zumbi dos Palmares, muito conhecida e querida pelos garis, que transformam a bateria num espetáculo de agitação política ao se juntarem. Desde os primeiros atos dos garis, a bateria tem sido uma verdadeira atração, juntando a militância do PCO com os trabalhadores, que se agregam no entorno dos instrumentos.

A revolta dos garis têm resultado numa sequência incansável de manifestações. Os trabalhadores têm organizado piquetes nos locais de trabalho e pretendem levar a greve com afinco. O prefeito golpista Eduardo Paes não quer negociar e já chamou os garis de “baderneiros” e “terroristas”, atacando diariamente a categoria. Por outro lado, também não se pode contar com o sindicato porque são pelegos filiados à UGT, conhecida central patronal e que queriam acabar com a greve.

Neste sentido, cabe aos trabalhadores manter de pé as mobilizações e intensificá-las cada vez mais. A esquerda deve apoiar não só a mobilização, mas também a manutenção da greve até que todas as reivindicações dos trabalhadores sejam atendidas. Os trabalhadores devem montar seu comandos de greves para organizar a mobilização e não deixar na mão dos sindicalistas pelegos.

O caso dos garis, da mesma forma com os professores e várias outras categorias, demonstram a crise do regime político e da situação econômica, cada vez mais insustentável. As manifestações dos garis irão continuar e os próximos passos já foram marcados: hoje (6), às 10h haverá um ato em frente à Comlurb (Rua Major Ávila, 358), na Tijuca e às 14h os garis irão se juntar ao ato dos professores em frente à Prefeitura, na Cidade Nova, seguindo a tendência de mobilização.

Todo apoio à greve dos garis!

https://www.causaoperaria.org.br/rede/d ... ao-no-rio/
Adquirir conhecimento e experiencia e ao mesmo tempo não dissipar o espirito lutador, o auto-sacrificio revolucionário e a disposição de ir até o final, esta é a tarefa da educação e da auto-educação da juventude revolucionária. '' LEON TROTSKI

Chapolin Gremista
Banido
Banido
Mensagens: 7100
Registrado em: 03 Fev 2009, 00:22
Programa CH: Chapolin
Time de Futebol: Grêmio
Localização: Viamão - RS
Curtiu: 223 vezes
Curtiram: 137 vezes

Notícias e Debates sobre o Rio de Janeiro

Mensagem por Chapolin Gremista » 11 Mai 2022, 18:24

Fim da PM
Fim da polícia: PM do Rio assassina jovem na Barreira do Vasco
Os fascistas da polícia assassinaram um jovem, que possuía deficiência intelectual, na Barreira do Vasco.

ImagemMais uma vez, a polícia fascista mata um morador da favela no Rio de Janeiro. A vítima desses verdadeiros inimigos do povo foi Ruan, que morava na Barreira do Vasco. – Foto: reprodução

Mais uma vez, a polícia fascista mata um morador da favela no Rio de Janeiro. A vítima desses verdadeiros inimigos do povo foi Ruan, que morava na Barreira do Vasco. – Foto: reprodução

A Polícia Militar do Rio deu três tiros pelas costas de Ruan do Nascimento, um morador da favela da Barreira do Vasco, enquanto ele estava indo cortar o cabelo. Sem qualquer motivo, a polícia assassinou mais um negro, deixando claro que é um poder inimigo do povo.

O assassinato ocorreu sexta-feira, por volta das 18h30. A polícia entrou atirando na favela, como faz com grande frequência, o que apenas demonstra a necessidade de extinguir este braço fascista armado do Estado.

Ruan, que foi o morador assassinado, era membro da Força Jovem, torcida organizada do Vasco, e recebeu homenagens póstumas antes do jogo contra o CSA, ontem. A polícia – tanto a civil, quanto a polícia militar e a polícia federal – é uma máquina de assassinar pretos, pobres e favelados, são verdadeiras milícias armadas e organizadas pelo Estado burguês.

Contra elas, é preciso organizar a autodefesa dos trabalhadores. O povo tem de ter o direito de se armar para se defender das atrocidades cometidas pelo Estado e pelos inimigos da população; além disso, é preciso mobilizar o povo contra a polícia, pela sua extinção, visto que se trata de uma organização cuja única função é oprimir e perseguir os trabalhadores.

A “desmilitarização” não muda absolutamente nada, visto que continua se tratando de uma milícia inimiga do povo, que recebe treinamento especializado para exterminar os pobres. A polícia é a instituição mais racista que existe – é um racismo real, que consiste em matar os negros, não um racismo baseado numa moral pequeno-burguesa, segundo o qual, tais ou quais palavras “ofenderiam os negros”.

Tendo isso em vista, é preciso defender, não, a desmilitarização da PM, mas, isso sim, o fim da polícia e de todo o aparato repressivo do Estado. A segurança dos trabalhadores deve ficar a cargo dos próprios trabalhadores, armados e organizados em bairros, de modo algum pode ficar a cargo do Estado, que é controlado pela burguesia e, portanto, pelos inimigos mais ferozes de toda a classe operária.

O fim da polícia e de todo aparato repressivo do Estado é uma demanda real tanto da classe trabalhadora de conjunto, quanto do povo negro em particular, que é a principal vítima da opressão do Estado. A polícia é uma organização fascista, totalmente inimiga do povo; ao defender a “desmilitarização da PM” ou que se dê “cursos antirracistas” para estes verdadeiros monstros, ao invés de defender o seu fim, está se defendendo os maiores inimigos do povo.

Por isso os marxistas, tal qual Trótski, defendem a formação de Comitês de Autodefesa, o armamento do povo, o fim da polícia e de todo aparato repressivo do Estado. A segurança dos trabalhadores deve ser organizada pelos seus próprios Comitês de Autodefesa, não pelo Estado burguês, cujo único interesse, neste caso, é defender a propriedade privada (isto é, trata-se de um interesse reacionário).

https://www.causaoperaria.org.br/rede/t ... -do-vasco/
Adquirir conhecimento e experiencia e ao mesmo tempo não dissipar o espirito lutador, o auto-sacrificio revolucionário e a disposição de ir até o final, esta é a tarefa da educação e da auto-educação da juventude revolucionária. '' LEON TROTSKI

Chapolin Gremista
Banido
Banido
Mensagens: 7100
Registrado em: 03 Fev 2009, 00:22
Programa CH: Chapolin
Time de Futebol: Grêmio
Localização: Viamão - RS
Curtiu: 223 vezes
Curtiram: 137 vezes

Notícias e Debates sobre o Rio de Janeiro

Mensagem por Chapolin Gremista » 22 Mai 2022, 18:59

Contra o Povo
No Rio, a unidade a favor da repressão
A segurança pública sempre foi o maior pega trouxa da esquerda pequeno-burguesa no Rio de Janeiro, empurrando todos os seus candidatos para a direita.

ImagemA Polícia em seu estado natural – Foto: Ravena Rosa

O portal de notícias UOL publicou uma reportagem com a declaração de diversos candidatos ao governo do Rio sobre a organização da polícia no estado, obviamente que o PCO ficou de fora. Todos defenderam algum tipo de reforma da polícia, seja para integrá-las (militar e civil), seja para dar mais equipamentos e maior formação. Claro que, foi também unanimidade as “melhores condições de trabalho” para os policiais. Em época de eleições a esquerda pequeno-burguesa não pode deixar de fazer demagogia com nenhum setor.

A reportagem começa com uma declaração do atual governador sobre colocar câmeras nos policiais, gradualmente, primeiro naqueles que atuam em áreas de turismo, e “só depois expandida para todos os batalhões”, o que podemos interpretar como “só depois para os polícias que promovem as chacinas”. O uso de câmeras pelos polícias é um mero paliativo, na maioria dos estados dos EUA isso já é uma prática comum, mas a polícia não diminui o número de assassinatos nos “guetos”. O único lado positivo é que se obtém provas mais concretas contra a truculência do Estado. Portanto, se algum setor da polícia precisa dessas câmeras é aquele que invade as favelas e chacina a população.

Freixo mal se diferencia de Claudio Castro em suas falas. Já faz um tempo que o político tem aumentado sua campanha pró-polícia.

Imagem
Imagem
Imagem
Suas críticas ao atual governo não é de que esta é absolutamente criminosa, e que a polícia é um órgão de assassinato, mas da “falta de valorização dos policiais atualmente” e que “é preciso oferecer melhores condições de trabalho para os agentes”. A polícia é desvalorizada somente na cabeça de Freixo e da direita, da qual ele tanto parece querer fazer parte — sua saída do PSOL para o PSB foi um passo em diante, de fato a segurança pública é uma das pastas que recebe mais investimento. Em 2018 o orçamento federal foi de R$ 8,8 bilhões, e em 2020 passada R$ 10,7 bilhões, enquanto a educação no mesmo período passou de R$ 95,6 bi para R$ 88,1 bi.

Da direita também falaram Anthony Garotinho (União Brasil), e Felipe Santa Cruz (PSD), suas falas continuaram com o mantra direitista agora repetido pela esquerda pequeno-burguesa: “Não há saída para a situação do Rio que não passe por integração, pela organização da polícia e de todo o sistema da Justiça”, disse Santa Cruz; “O que nós temos que ter é uma unidade nos procedimentos e a uniformização de todo o trabalho da polícia, além de fortalecer a corregedoria externa e aproximar a política de segurança do estado com o que há de mais moderno no mundo”, falou Garotinho.

Rodrigo Neves, ex-petista e prefeito da cidade de Niterói, agora concorrendo ao Governo do Estado pelo PDT disse “é preciso integrar as agências de segurança pública. Hoje, o Rio não tem uma agência estadual, uma secretaria, que faça a interface com a Polícia Federal, com as Forças Armadas”.

A esquerda-pequeno burguesa está tão parecida com a direita que todas as falas giram em torno de melhorar a carreira dos polícias, ou na integração, união e afins do aparato repressivo. A seguir as falas do candidato do PCB e logo após a proposta do candidato do PSTU:

“Nós temos uma proposta para a polícia que é a extinção das duas polícias que existem hoje —Civil e Militar— e a criação de uma nova: uma instituição civil e uniformizada para ela ser uma polícia de ação investigativa, preventiva e educativa”.

“A ideia é transformar a instituição, mudar a forma de entrada, fazer com que todos tenham carreira, salários dignos e uma formação forte, principalmente no sentido de definir o seu papel como protetor da população e vai trabalhar em conjunto com a comunidade”.

Segundo o PSTU seria “necessária a desmilitarização da polícia e a criação de uma Polícia Civil que incorpore tanto os setores de inteligência da corporação quanto o policiamento ostensivo.” (tirado da reportagem do UOL).

Nenhum candidato fala do fim da polícia. Para todos é uma questão de mais investimento, ou de ajustes na instituição, mudar o nome, mas mantendo a forma. O PCB fala em extinção da polícia, uma revindicação histórica dos marxistas, mas somente para inglês ver, de que serviria extingui-la se no lugar colocará outra? Falar que ela irá trabalhar com a comunidade é fácil, pode ser uma mera formalidade, o que importa é quem está no controle. O marxismo não defende um “trabalho dos trabalhadores com a polícia, mas sim o fim deste e sua substituição por milícias populares dos trabalhadores, e controladas por eles”.

As propostas de integrar a polícia, de melhorar a carreira dos polícias e as condições de trabalho não farão avançar em um milimetro a luta dos trabalhadores contra a repressão estatal. Pelo contrário, com mais condições a polícia irá, na prática, aumentar seu poder repressivo sob o povo. Não se trata de um problema de inteligência operacional como defende a esquerda pequeno-burguesa, e muito menos um problema de condições de trabalho. É um problema de classes, da natureza do Estado e de suas ferramentas. O Estado burguês e suas instituições servem à burguesia, a polícia é uma das mais importantes instituições, tem o papel de oprimir a população e impedir que esta se revolte. Não é à toa que a polícia atua nas favelas e comunidades carentes, as constantes operações policiais, seja pela Polícia Militar, ou pela Polícia Civil, tem por fim explicitar a dominação da burguesia sobre a classe operária.

A única saída é uma população armada, assim esta se torna capaz de se defender, e o fim da polícia. Deixemos ao povo o direito de se organizar territorialmente em milícias para gerir suas comunidades, bairros, vilas e setores de trabalho, assim, ao invés de uma ação alienígena do Estado que chega para matar e prender os moradores e trabalhadores, a própria população que conhece os seus problemas e suas fraquezas possa atuar sobre elas com o intuito real de resolvê-las.

https://www.causaoperaria.org.br/rede/d ... repressao/
Adquirir conhecimento e experiencia e ao mesmo tempo não dissipar o espirito lutador, o auto-sacrificio revolucionário e a disposição de ir até o final, esta é a tarefa da educação e da auto-educação da juventude revolucionária. '' LEON TROTSKI

Churi Churin Fun Flais
Membro
Membro
Mensagens: 1005
Registrado em: 21 Mar 2020, 21:31
Programa CH: Chapolin
Time de Futebol: Flamengo
Localização: Do lado do vizinho
Curtiu: 203 vezes
Curtiram: 75 vezes

Notícias e Debates sobre o Rio de Janeiro

Mensagem por Churi Churin Fun Flais » 22 Mai 2022, 19:05

Como se na favela só tivesse santo né, @Chapolin Gremista, foi mal mas na minha opinião, a culpa da polícia invadir a favela atirando é dos traficantes que moram lá, a culpa da violência nas favelas é desses vagabundos, infelizmente por conta deles a polícia acaba tendo que invadir.


Atendo orações de:
Domingo á Sexta-feira
SÁBADÃO O PAI TÁ OFF


Chapolin Gremista
Banido
Banido
Mensagens: 7100
Registrado em: 03 Fev 2009, 00:22
Programa CH: Chapolin
Time de Futebol: Grêmio
Localização: Viamão - RS
Curtiu: 223 vezes
Curtiram: 137 vezes

Notícias e Debates sobre o Rio de Janeiro

Mensagem por Chapolin Gremista » 22 Mai 2022, 19:09

Você que fala como se na polícia tivesse algum santo, quando é justamente o contrário. E qualquer um que já teve uma aula de sociologia na vida sabe que o motivo da criminalidade existir não tem a ver com ''porque bandidos são maus''.
Adquirir conhecimento e experiencia e ao mesmo tempo não dissipar o espirito lutador, o auto-sacrificio revolucionário e a disposição de ir até o final, esta é a tarefa da educação e da auto-educação da juventude revolucionária. '' LEON TROTSKI

Churi Churin Fun Flais
Membro
Membro
Mensagens: 1005
Registrado em: 21 Mar 2020, 21:31
Programa CH: Chapolin
Time de Futebol: Flamengo
Localização: Do lado do vizinho
Curtiu: 203 vezes
Curtiram: 75 vezes

Notícias e Debates sobre o Rio de Janeiro

Mensagem por Churi Churin Fun Flais » 22 Mai 2022, 19:14

Chapolin Gremista escreveu:
22 Mai 2022, 19:09
Você que fala como se na polícia tivesse algum santo, quando é justamente o contrário. E qualquer um que já teve uma aula de sociologia na vida sabe que o motivo da criminalidade existir não tem a ver com ''porque bandidos são maus''.
Hoje em dia aula de sociologia só serve pra defender marginal, a culpa é todo do tráfico sim, vocês que fingem não saber disso se na favela não tivesse essa onda de vagabundo que se droga e essa onda de vagabundo que vende droga, nada disso estaria acontecendo e os maconheiros, cracudos e tals esses que se drogam tem total culpa no jeito que tá hoje pq são esses babacas que financiam essa criminalidade.


Atendo orações de:
Domingo á Sexta-feira
SÁBADÃO O PAI TÁ OFF


Chapolin Gremista
Banido
Banido
Mensagens: 7100
Registrado em: 03 Fev 2009, 00:22
Programa CH: Chapolin
Time de Futebol: Grêmio
Localização: Viamão - RS
Curtiu: 223 vezes
Curtiram: 137 vezes

Notícias e Debates sobre o Rio de Janeiro

Mensagem por Chapolin Gremista » 23 Mai 2022, 23:26

Mobilização derruba capitão!
Os verdadeiros problema do PT e da esquerda no Rio
Ao lançar a candidatura do defensor da PM, Marcelo Freixo, o PT desanima ainda mais suas bases, que são quem de fato podem conquistar a presidência de Lula

ImagemGolpistas do PSB, Freixo e Molon. – Foto: reprodução.

As últimas pesquisas eleitoras acerca do Rio de Janeiro indicam a derrota eleitoral da esquerda ante a extrema direita mais uma vez. A diferença entre Lula e Bolsonaro está cada vez menor e, ao mesmo tempo,o candidato apoiado pelo PT, Marcelo Freixo, do PSB, está perdendo do atual governador fascista, ligado a Bolsonaro, Claudio Castro, PL. Apesar de nunca serem confiáveis, essas pesquisas da burguesia indicam uma realidade do Rio de Janeiro, a esmagadora maioria da esquerda, e em especial o PT, seguem abdicando do estado, algo que sempre leva a vitórias da direita.

O Rio de Janeiro teve seu último governo progressista ainda na década de 1990 com o segundo governo do pedetista Leonel Brizola. Com a desmoralização do PDT o natural seria que o partido mais popular do país, o partido da maior liderança popular nacional, o ex presidente Lula, estivesse sempre nas disputas de governo do segundo mais importante e mais industrializado estado do Brasil. O que ocorreu na verdade foi o oposto total, o único momento em que o PT governou foi por alguns meses em 2002 quando Benedita da Silva assumiu o governo após Garotinho sair do cargo para disputar a presidência.

Os acordos nacionais do PT sempre colocaram o Rio de Janeiro com o domínio dos partidos tradicionais da direita, Garotinho PDT/PSB, Rosinha PDT/PMDB, Sérgio Cabral, PMDB, Pezão, PMDB, algo que aconteceu até o golpe de Estado de 2016, em que essas alianças do PT no estado foram atacadas pela lava jato de Bretas. A crise estourou em 2018 quando o governo Temer realizou a intervenção militar que assumiu o governo e em seguida com a eleição, extremamente suspeita, do juiz desconhecido Wilson Witzel, que foi derrubado pelo STJ em prol do atual governador bolsonarista Claudio Castro.

A política de alianças da direção do PT desaminou as bases e fortaleceu os partidos como oportunistas como PSOL que se colocavam supostamente à esquerda do governo federal. O golpe de 2016 também modificou essa realidade, a militância vem se tornando cada vez mais ativa desde luta contra o impeachment, pela liberdade de Lula, pelo fora Bolsonaro e agora na campanha em defesa de Lula presidente. Enquanto as bases do partido se radicalizam a direção estadual assume a posição totalmente oposta.

O vice presidente do PT, Washington Quaquá, é quem tem o maior poder internamente no partido no Rio de Janeiro. Ele é conhecido por suas posições direitistas como o ataque à ex presidenta Dilma e a tentativa de apoiar o atual governador, Claudio Castro, nas eleições de 2022. Ele também está ligado ao candidato do PT ao senado André Ceciliano, que faz parte de seu acordo com o atual governo pois o PT, mesmo sendo minoria, possui a presidência da ALERJ na figura de Ceciliano. Ou seja, na prática a direção do PT do Rio de Janeiro atua não como um partido de luta dos trabalhadores, mas como um partido burguês, disposto a se aliar até com o candidato de Bolsonaro.

Por outro lado ala esquerda do PT também errou ao firmar o apoio à Marcelo Freixo como candidato a governo do estado. O ex psolista não levanta ânimos de quase ninguém, ao concorrer contra o bispo Crivella para a prefeitura ele teve apoio aberto da Rede Globo e mesmo assim perdeu as eleições. É um claro aliado do golpista Eduardo Paes e em nenhum momento em toda a campanha de luta contra o golpe e em defesa de Lula saiu em defesa real do PT. Ele é mais um dos direitistas que finge apoiar Lula para na verdade se apoiar em Lula tentando conquistar mais um cargo.

Marcelo Freixo além de todas as relações espúrias, é famoso principalmente por ser um dos maiores defensores da PM já avistado. A polícia que mata ao menos 5 pessoas todos os dias no estado é mais defendida por Freixo do que pelo próprio governador fascista Claudio Castro, responsável pelas chacinas do Jacarezinho e do Salgueiro. A campanha de freixo em muitos momentos chega a parecer da extrema direita devido a seu verde amarelismo e a suas propagandas pró polícia. Isso sem falar em seu apoio aberto a conspiração golpista Lava Jato.

Ante a essa campanha morna cheia de direitistas a vitória da esquerda nas eleições não esta nada garantida. Para o governo, nem sequer há candidato de esquerda além do que será lançado pelo PCO. Para animar os trabalhadores o partido do presidente Lula poderia lançar um candidato próprio, um candidato independente, alguém dos movimentos sociais como, por exemplo o companheiro André Constantine, destacado militante do PT e do movimento de favelas do Rio de Janeiro.

E necessário uma campanha mobilizadora no Rio de Janeiro, que não envolva os direitistas impopulares, que defenda as principais reivindicações da classe operária. A reestatização de tudo que foi roubado da Petrobrás, o fim imediato de todos os processos da Lava Jato, que destruíram o estado, a reestatização da Companhia Siderúrgica Nacional, a semana de trabalho de 35h semanais, salário-mínimo vital, expulsão da política de todas as favelas, fim da polícia militar. Todas essas pautas unificadas na luta por Lula presidente e por um governo dos trabalhadores. Esse é o caminho para a vitória eleitoral da esquerda bem como para a vitória de toda a classe trabalhadora.

https://www.causaoperaria.org.br/rede/d ... da-no-rio/
Adquirir conhecimento e experiencia e ao mesmo tempo não dissipar o espirito lutador, o auto-sacrificio revolucionário e a disposição de ir até o final, esta é a tarefa da educação e da auto-educação da juventude revolucionária. '' LEON TROTSKI

Chapolin Gremista
Banido
Banido
Mensagens: 7100
Registrado em: 03 Fev 2009, 00:22
Programa CH: Chapolin
Time de Futebol: Grêmio
Localização: Viamão - RS
Curtiu: 223 vezes
Curtiram: 137 vezes

Notícias e Debates sobre o Rio de Janeiro

Mensagem por Chapolin Gremista » 25 Mai 2022, 00:42

Massacre
Chacina Estatal: Bope mata 24 no Rio de Janeiro
Mais um morticínio provocado pelo Estado burguês. A polícia brasileira nada mais é do que um esquadrão da morte em guerra contra a população.

ImagemComplexo da Penha-RJ – Reprodução

Mais uma vez vemos ocorrer outro massacre nas favelas do Rio de Janeiro. Equipes do BOPE, o temido Batalhão de Operações Policiais Especiais, realizaram desde as primeiras horas desta terça-feira (24) uma ação no Complexo da Penha, zona norte do Rio. A operação teve o apoio da PRF, Polícia Rodoviária Federal. De início, logo cedo, foram reportadas 11 pessoas mortas. Segundo os policiais, dez delas seriam criminosos. Já a décima primeira vítima seria uma mulher, moradora da comunidade da Chatuba, que também veio a óbito ao ser atingida supostamente por balas perdidas.

No decorrer do dia o número de mortes avançou para 24, além de 7 feridos, segundo notícias reportadas no portal VozdasComunidades na internet. Foram noticiados também denúncias de moradores contendo relatos de abuso de poder, o que é sempre comum nessas ocorrências. Anonimamente um morador revelou que os agentes policiais circulavam pela região gritando: “todo mundo vai morrer”.


Como sempre o MPF, Ministério Público Federal, anunciou a instauração de outro procedimento investigativo que, como os anteriores, certamente não resultará em nada. Segundo noticiado, o MPF vai apurar as eventuais violações e ilegalidades. Podemos esperar sentados.

Esse massacre é apenas mais um caso do extermínio que as forças de repressão do Estado burguês tem por sua verdadeira função quando se trata de lidar com a população pobre, e em sua maioria negra, do país. As instituições policiais são nada menos que esquadrões da morte cujo nefasto papel é matar pobres em favelas ou em qualquer outra localidade carente que exista no país.

Causa horror a quantidade de morticínios provocados pelas polícias só este ano. Apenas no Rio de Janeiro, dados oficiais divulgados pelo portal da BandNewsFM este mês, dia 06, dão conta que de 2007 a 2021 foram computadas 3 chacinas por mês. Os argumentos são sempre os mesmos. Confronto à bala contra criminosos que revidaram. E os locais das ocorrências são sempre os locais pobres e desassistidos das periferias.

É uma verdadeira guerra contra o povo humilde do país. Não há Estado que olhe por ele. Nem que lhe dê o devido tratamento justo e legal a fim de que haja a oportunidade de se apurar quem é e quem não é criminoso. Quem decide é o próprio agente de segurança no momento da ação, que assim exerce um absurdo papel tríplice: Policial, promotor e juiz. E a sentença é muitas vezes sumariamente a morte.

O Estado capitalista burguês serve apenas para isso: defender o interesse dos ricos contra a população pobre. Os ricos são a única parcela da população a quem verdadeiramente o Estado protege. Para os pobres restam a repressão e o chumbo. O cidadão de posses é tratado por “Senhor” ou “Doutor”, mesmo que seja um criminoso evidente. Já o cidadão pobre da periferia, sendo criminoso ou não, é logo tido como um delinquente e o tratamento é a agressão ou, muitas vezes, a bala.

Na teoria as polícias no Estado capitalista servem para cuidar da segurança dos cidadãos e combater o crime. Já na prática, o que ocorre em larga escala, é o que vemos na notícia acima. Na prática, qualquer crime de furto, roubo ou assassinato fica em sua maioria sem solução e nem há um real interesse do Estado quanto a isso. O cidadão que não pertence à classe dos abastados está entregue a própria sorte e sem o direito de se defender.

A polícia é o braço armado do Estado burguês e o papel real para o qual foi criada é o que vimos acontecer agora, nesse caso mais recente do Complexo da Penha. Essa guerra genocida sem tréguas contra a população só acabará com o fim do sistema capitalista onde a segurança dos cidadãos estará a cargo e sob administração deles próprios.

https://www.causaoperaria.org.br/rede/d ... e-janeiro/
Adquirir conhecimento e experiencia e ao mesmo tempo não dissipar o espirito lutador, o auto-sacrificio revolucionário e a disposição de ir até o final, esta é a tarefa da educação e da auto-educação da juventude revolucionária. '' LEON TROTSKI

Avatar do usuário
E.R
Membro
Membro
Mensagens: 103915
Registrado em: 01 Fev 2009, 19:39
Programa CH: Chaves
Time de Futebol: Flamengo
Localização: Rio de Janeiro
Curtiu: 4913 vezes
Curtiram: 1900 vezes

Notícias e Debates sobre o Rio de Janeiro

Mensagem por E.R » 05 Jun 2022, 08:56

NOTÍCIAS
https://blogs.oglobo.globo.com/ancelmo/ ... atins.html

Imagem

Chuvas fortes e até mesmo ressaca no mar costumam inviabilizar trechos da ciclovia da Lagoa Rodrigo de Freitas.

Eduardo Paes entregou o primeiro trecho de uma rota alternativa na altura do Parque dos Patins.

O próximo, já em construção, fica próximo ao Corte do Cantagalo.
Imagem
Imagem

Avatar do usuário
E.R
Membro
Membro
Mensagens: 103915
Registrado em: 01 Fev 2009, 19:39
Programa CH: Chaves
Time de Futebol: Flamengo
Localização: Rio de Janeiro
Curtiu: 4913 vezes
Curtiram: 1900 vezes

Notícias e Debates sobre o Rio de Janeiro

Mensagem por E.R » 15 Jun 2022, 19:17

NOTÍCIAS
https://extra.globo.com/casos-de-polici ... 27593.html

Uma operação integrada entre a 14ª DP (Leblon), o 23º BPM (Leblon) e agentes do programa Segurança Presente apreenderam aos menos 10 armas brancas e outros objetos perfurantes com 27 pessoas em situação de rua, na manhã de terça-feira, em diversas ruas do Leblon, na Zona Sul do Rio.

De acordo com a Polícia Civil, o objetivo da ação é combater crimes praticados nos bairros da Zona Sul.

Todos os abordados foram cadastrados por agentes da Secretaria municipal de Assistência Social.

A operação aconteceu nas Avenidas Ataulfo de Paiva e Afrânio de Melo Franco, na Rua José Linhares e nas Praças Cazuza e Antero de Quental. Além de outros pontos do bairro.

— Essa é uma operação integrada e continuaremos com essa investigação durante todo este ano. Vamos cadastrar, identificar e qualificar todos os suspeitos que frequentam os bairros de Ipanema e do Leblon. Estaremos com a delegacia aberta para que as pessoas nos procurem com informações que possam nos facilitar a identificar pessoas que cometem crimes na região — disse Daniela Campos Rodriguez Terra, delegada da 14ª DP.

Das 27 pessoas abordades, 22 tinham passagem pela polícia por crimes como furto, roubo, latrocínio e Lei Maria da Penha.

— Estamos expandindo as ações para mais pontos da Zona Sul. Esse é um trabalho de inteligência e integrado para identificar criminosos infiltrados entre os moradores em situação de rua. Queremos garantir que as pessoas circulem pelos bairros com tranquilidade — afirmou Marcelo Maywald, superintendente da Zona Sul (SEGOV).

Houve uma explosão do número de furtos em Copacabana, área do 19º BPM (Copacabana), que registrou 737 furtos no mês março, um aumento de 167% quando comparado ao mesmo mês do ano passado.

Isso significa que, a cada 53 minutos, em média, uma pessoa tem um pertence tomado por criminosos em Copacabana, seja vítima de roubo ou furto, como mostram os dados do Instituto de Segurança Pública (ISP).
Imagem
Imagem

Chapolin Gremista
Banido
Banido
Mensagens: 7100
Registrado em: 03 Fev 2009, 00:22
Programa CH: Chapolin
Time de Futebol: Grêmio
Localização: Viamão - RS
Curtiu: 223 vezes
Curtiram: 137 vezes

Notícias e debates sobre os demais estados

Mensagem por Chapolin Gremista » 06 Jul 2022, 12:56

Culpa da Natureza?
Falência total: 56 mil desabrigados por chuvas em Alagoas
É certo que desastres naturais acontecem, o problema é quando o Estado não investe em prevenção e deixa a população à própria sorte

ImagemPovo deve tomar as ruas contra o caos engendrado pela política genocida dos banqueiros – Foto: Reprodução

Desde maio de 2022, o estado de Alagoas vem registrando chuvas intensas em diversas regiões. As últimas registradas nessa intensidade foram em 2010. Então, diversas catástrofes foram causadas pela chuva intensa, porém nada de efetivo foi feito, apenas paliativos.

É sabido que em alguns tipos de relevo não se recomenda a construção de casas. Porém, a população pobre, frente à especulação imobiliária, não tem escolha e é obrigada a viver nestes lugares. Infelizmente uma tragédia anunciada ignorada pelo poder público.


As chuvas, que deveriam ser algo corriqueiro e bem-vindo pela população, já causaram algumas mortes e milhões de desabrigados. Até agora, foi registrado pelo menos seis mortes e mais de 56 mil desabrigados nas diversas regiões do estado. Mais da metade dos municípios estão em situação de emergência. Situação que poderia ter sido facilmente evitada. Até o momento, entretanto, o governo só fez medidas frouxas, como colocar milhares de pessoas em escolas e ofereceram uma mixaria para a reconstrução das suas casas.

É preciso que as prefeituras reconstruam as casas das pessoas, pois muitas perderam tudo. Decerto que, além disso, cestas básicas e auxílio de 2 mil são necessários, porém não resolvem a situação.

Desde o começo do ano, estamos vivendo essa calamidade pública. O Estado está falido, praticamente toda a verba vai para o bolso dos bancos parasitas com o pagamento das dívidas, e a população fica sem assistência.

O problemas não é somente em Alagoas, pois outros estados do Nordeste estão em situação de calamidade pública devido ainda às chuvas do primeiro semestre de 2022. O abandono também é igual: dinheiro para banqueiro e a população entregue a própria sorte.

No estado de Pernambuco, mais de 33 municípios foram afetados pelas chuvas. São mais de 10 mil pessoas desalojadas e desabrigadas e uma morte. Algo que poderia ter sido evitado com a construção de barragens. Entretanto, das 5 prometidas, somente uma foi construída.

É preciso dar um basta a essa situação. A população tem que exigir que Estado invista em obras públicas em vez de alimentar tubarões. Somente a mobilização dos trabalhadores vai pôr em xeque essa situação, pois em ano eleitoral vale qualquer demagogia para ganhar a eleição, e isso a burguesia faz sempre.

https://www.causaoperaria.org.br/rede/d ... m-alagoas/
Adquirir conhecimento e experiencia e ao mesmo tempo não dissipar o espirito lutador, o auto-sacrificio revolucionário e a disposição de ir até o final, esta é a tarefa da educação e da auto-educação da juventude revolucionária. '' LEON TROTSKI

Chapolin Gremista
Banido
Banido
Mensagens: 7100
Registrado em: 03 Fev 2009, 00:22
Programa CH: Chapolin
Time de Futebol: Grêmio
Localização: Viamão - RS
Curtiu: 223 vezes
Curtiram: 137 vezes

Notícias e Debates sobre o Rio de Janeiro

Mensagem por Chapolin Gremista » 08 Jul 2022, 21:03

Miséria crescente
Rio de Janeiro: mais de 100.000 pessoas na fila por Auxílio
Crise econômica joga o povo na miséria, dependendo de um mísero auxílio para a compra dos mais básicos dos alimentos

ImagemFome cresce no País inteiro – Foto: Reprodução

A fome vem assolando o povo brasileiro e, no último ano, bateu recordes. Como aponta o estudo da Organização das Nações Unidas (ONU) a fome cresceu no Brasil. Segundo o relatório divulgado quarta-feira (6), a prevalência grave da fome em relação à população total do Brasil aumentou de 1,9% (3,9 milhões de pessoas), entre 2014 e 2016, para 7,3% (15,4 milhões) entre 2019 e 2021.

A fome está relacionada à diversos fatores, como o desemprego, que também bate recordes no último período. Essa matemática catastrófica escancara um número gigantesco de pessoas na fila por pedidos de ajuda estatal.

Segundo relatório da Secretaria Municipal de Assistência Social, mais de 109 mil pessoas estão à espera do Auxílio Brasil somente na cidade do Rio de Janeiro. Nos últimos meses, disparou o número de pedidos. Ao mesmo tempo, muitos já esperam mais de dois meses para receber o Auxílio.

Os diversos pedidos foram cadastrados pelos Centros de Referência de Assistência Social (CRAS) da prefeitura por se enquadrarem no perfil de concessão. Para conseguir o benefício, as pessoas devem enquadrar-se no seguinte critério: “as famílias em situação de extrema pobreza, de acordo com as regras do Auxílio Brasil, são aquelas com renda mensal per capita de até R$ 105. As que são consideradas como em situação de pobreza são as que possuem renda familiar mensal per capita entre R$ 105 e R$ 210″.

Exemplo é o que não falta neste momento para descrever a extrema pobreza que o povo está vivendo. É o caso de diversos setores, como ambulantes e donas de casa que tem que sustentar suas famílias enquanto recebem quantias irrisórias de dinheiro.

Estudo mostra que o Brasil, depois do golpe, voltou para o mapa da fome. As pessoas não conseguem comprar o básico para comer e limpar suas casas. O quadro é absurdo, isso mostra o tamanho da crise a qual estamos passando. É uma situação de miséria que tem como origem o golpe de estado orquestrado pelo imperialismo no País.

O Mapa da Fome mostra que mais de 1,2 milhão de pessoas no Rio de Janeiro não conseguem colocar comida suficiente na mesa. O número equivale a 6,8% de toda a população. De acordo com dados do 2º Inquérito Nacional sobre Insegurança Alimentar no Contexto da Pandemia da Covid-19 no Brasil, 57% da população, o que equivale a 17,4 milhões de pessoas, passa por alguma privação alimentar.

Diante da situação é preciso que a CUT e os sindicatos liderem a luta contra a fome e a miséria que assola o País. É preciso sair às ruas e lutar por um verdadeiro governo dos trabalhadores. Somente com a luta é que vamos obter êxito nessa batalha contra os algozes do imperialismo.

https://www.causaoperaria.org.br/rede/d ... r-auxilio/
Adquirir conhecimento e experiencia e ao mesmo tempo não dissipar o espirito lutador, o auto-sacrificio revolucionário e a disposição de ir até o final, esta é a tarefa da educação e da auto-educação da juventude revolucionária. '' LEON TROTSKI

Chapolin Gremista
Banido
Banido
Mensagens: 7100
Registrado em: 03 Fev 2009, 00:22
Programa CH: Chapolin
Time de Futebol: Grêmio
Localização: Viamão - RS
Curtiu: 223 vezes
Curtiram: 137 vezes

Notícias e Debates sobre o Rio de Janeiro

Mensagem por Chapolin Gremista » 10 Jul 2022, 03:14

C​hega de derrotas e traições
Chapa da CUT nos metalúrgicos de Volta Redonda
Setores classistas se unificam para apresentar alternativa de luta contra décadas de dominação do peleguismo da Força Sindical e à política de traição da CTB-Conlutas (Chapa 2)

ImagemA chapa 3 é a chapa da CUT, a chapa dos trabalhadores – Foto: Reprodução.

Unindo vários setores do movimento de luta dos metalúrgicos, a Luta Metalúrgica, a Aliança Operária, a Oposição Metalúrgica Sul Fluminense, militantes e apoiadores da Central Única dos Trabalhadores (CUT), foi inscrita a Chapa 3, para as eleições para o Sindicato dos Metalúrgicos do Sul Fluminense (Volta Redonda e Região), para lutar pela retomada do Sindicato para os trabalhadores.

Leia abaixo o texto de apresentação da Chapa do primeiro Boletim de campanha da Luta Metalúrgica, que há anos participa ativamente das lutas da categoria.

“Depois de anos de derrotas e humilhações, temos uma oportunidade de de virar o jogo, prá cima dos patrões da CSN e demais empresas da região.

Lutamos pela volta do nosso Sindicato para a CUT, para se unificar com o conjunto dos metalúrgicos e toda a classe operária brasileira para mudarmos a situação. Avançar para uma nova etapa de lutas e vitórias, como as muitas que tivemos no passado, como aquela que nos levou à conquista do turno de 6 horas.

Vamos juntos, trabalhadores da ativa e aposentados, empregados e demitidos, lutar pelas nossas reivindicações, mobilizando todo o povo trabalhador de Volta Redonda.

Começando pela reintegração de todos os demitidos, depois do duro golpe e trairagem da última mobilização na qual mais 220 pais e mães de família perderam seus empregos, enquanto os sindicalistas da Chapa 1, apoiavam a empresa (como sempre), contra os trabalhadores, e alguns sindicalistas da chapa 2 (PCdoB e PSTU) buscavam promoção, garantiam em acordo com a CSN apenas o emprego do seu cabeça de chapa e traíram os trabalhadores.

Chega!

É um momento esperado, já por 30 anos, que a gente sofre as chantagens das Chefias, e a omissão do Sindicato. Um sofrimento sem fim em nossa categoria e em nossas famílias. Milhares de demitidos, famílias destroçadas. Um arrocho salarial que levou nossa categoria a ter um dos menores vencimentos de todos os metalúrgicos do País.

Vamos unir forças, contra os pelegos e os patrões, se somar a todos os movimentos sociais, estudantis e populares e fazer nosso sindicato, de novo, forte e decisivo na luta dos trabalhadores de nossa região e do País.

A direção pelega e traíra, que está atualmente no sindicato (Chapa 1), nos levou a muitas derrotas: perdemos o turno de 6 horas, o Plano de Saúde Nacional, recebemos salários de fome e PLRs miseráveis; as horas extras deixaram de ser pagas e passaram a ser acumuladas em bancos de Horas, sem bonificações.

Em abril passado, houve um levante espontâneo da peãozada dentro da CSN, no chão de fábrica, acendendo uma grande esperança de vitória. Mas, nada aconteceu porque a CSP conlutas e a CTB (Chapa 2) se apropriaram do movimento, cooptaram a Comissão e os isolaram dos apoiadores. Se opuseram a uma greve geral na CSN e na categoria; facilitaram o caminho para as demissões.. Uma tremenda traição!

Nós da Luta Metalúrgica fizemos de tudo para impulsionar a mobilização, produzimos cartaz, boletins, diversas manifestações nas portas de Fábrica e nos Atos, dizendo palavras de ordem como: Parar tudo, Greve geral da categoria, unificar todo apoio, e todos os setores da categoria da CSN, em VR e Região , Itaguaí – RJ e Casa de Pedra, Congonhas – MG. Mas os traidores encaminharam a favor da divisão da categoria, das demissões e da derrota.

Os patrões só entendem a linguagem dos braços cruzados e das máquinas paradas. Por isso, vamos nos unir, fortalecer nossa organização e, juntos, retomar o Sindicato para a luta dos trabalhadores, para enfrentar e derrotar os patrões e conquistar nossas reivindicações.

Venha com A única Oposição de Verdade. Para resgatar a história de lutas de nosso Sindicato e abrir caminho para novas lutas e vitórias!

CHAPA – 3, OPOSIÇÃO UNIFICADA, para retomar o Sindicato para os trabalhadores.“

https://www.causaoperaria.org.br/artigo ... a-redonda/
Adquirir conhecimento e experiencia e ao mesmo tempo não dissipar o espirito lutador, o auto-sacrificio revolucionário e a disposição de ir até o final, esta é a tarefa da educação e da auto-educação da juventude revolucionária. '' LEON TROTSKI

Responder