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Mensagem por E.R » 12 Jul 2022, 10:40

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https://www1.folha.uol.com.br/mercado/2 ... avel.shtml

Em uma fazenda de 80 hectares em Barra do Choça, no sudoeste da Bahia, o produtor rural Idimar Barreto Paes Filho, 64, produz por ano entre 400 e 600 sacas de café arábica, seguindo regras de produção sustentável, pelas quais recebe uma bonificação.

Esse pagamento extra pelo cumprimento de diversos parâmetros de sustentabilidade – cuidados com a terra, manejo de água e trabalho decente são alguns deles – precisa subir, demandam produtores e representantes de associações de cafeicultores da Bahia e de Minas Gerais.

O bônus pela produção sustentável está hoje entre R$ 10, quanto paga a Starbucks, uma das maiores redes de cafeterias do mundo, e R$ 45 por saca de 60 quilos de café, afirmam.

Os valores seguem a média mundial, mas os produtores brasileiros defendem que os custos locais são tradicionalmente maiores e subiram até 50% em dois anos.

A Sincal (associação dos cafeicultores) diz que o cafeicultor brasileiro tem custos maiores de produção do que os vizinhos com questões trabalhistas, por exemplo, que elevam os custos da mão de obra.

Desde 2020, o setor também sofre com o aumento do preço dos fertilizantes.

O grão produzido por Idimar Barreto Paes Filho já recebeu diversos prêmios ao longo dos anos, sendo o mais recente o do 18º Concurso Nacional ABIC de Qualidade de Café, promovido pela ABIC (Associação Brasileira da Indústria do Café). ​

A sustentabilidade, por sua vez, é garantida pelo certificado C.A.F.E. Practices, que obteve há quatro anos da Starbucks, e para quem ele vende boa parte de seus cafés especiais, sempre acima dos 85 pontos.

O café certificado é exigência das grandes compradoras de café no mundo, diante da pressão dos consumidores por um café baseado nos princípios de ESG, sigla em inglês se refere às práticas de respeito ao meio ambiente, à responsabilidade social e à governança.

Para o produtor, a certificação não tem sido suficiente para obter maiores ganhos com o seu café, contrariando um dos princípios do ESG, que é o comércio justo.

A Starbucks paga a ele R$ 10 por cada saca de 60 kg do grão como bonificação, além do preço normal da saca, cotada atualmente em R$ 1.300. A bonificação, diz o produtor, mal paga a saca de café vazia, que custa R$ 8.

"Bonificação de R$ 10 não compensa. Sou produtor de cafés especiais, e isso tem custo e leva tempo e muito trabalho para conseguir chegar num nível de qualidade que essas empresas exigem", afirma o produtor da Bahia.

Além da Starbucks, outras empresas também pagam bonificações pela certificação, como a Nestlé (bonificação de R$ 15 a R$ 20) e a JDE Coffee (entre R$ 20 e R$ 30), segundo a Associação dos Cafeicultores do Brasil, a Sincal, sediada em Guapé, em Minas.

A Starbucks, por exemplo, vende em suas cafeterias o pacote de 250 gramas de café em grão torrado por R$ 35, ou R$ 140 o kg. De acordo com produtores, um quilo de café faz 133 cafezinhos, cada um com 7,5 gramas de café.

As únicas que pagam um valor de bonificação mais atrativo ao produtor brasileiro, segundo a Sincal, são as certificadoras UTZ e a Rainforest Alliance, ambas com R$ 45.

Presidente da Sincal, Armando Matiello afirma que "as certificações só servem para as comercializadoras de café mostrarem para os clientes e consumidor final que trabalham com café sustentável, mas o produtor não recebe apoio algum, só tem despesa".

Para ter uma certificação de café sustentável, baseada em regras do ESG (sigla para melhores práticas ambientais, sociais e de governança), o custo varia entre R$ 120 mil a R$ 150 mil, dependendo da certificadora e das condições da propriedade rural, informa Armando Matiello.

Presidente da Assocafé (Associação de Produtores de Café da Bahia), João Lopes Araújo declarou que "a certificação não agrega valor que justifique por conseguir essa qualidade, isso fica mais no marketing das certificadoras".

Em Luís Eduardo Magalhães, oeste baiano, o cafeicultor Augusto Blanco, certificado pela Starbucks há três anos, também deseja melhores bonificações. "Acima de R$ 50 já estaria bom", diz o produtor.

Em uma fazenda que produz 30 mil sacas de cafés especiais em Mucugê, na Chapada Diamantina (BA), uma cafeicultora que prefere não ter o nome divulgado disse que buscou outros mercados para fugir de empresas como Starbucks, Nestlé e JDE.

"Possuímos certificados diversos, de café orgânico, biodinâmico, sustentável, e vendemos para cafeterias dos Estados Unidos e outros países da Europa, de forma direta. Não quero essas empresas nem na minha porta", diz.

Em nota, a Starbucks e a Nestlé não comentaram as bonificações dadas aos produtores.

Apesar das críticas dos cafeicultores, a Starbucks diz que tem "o compromisso de adquirir café de forma responsável, para o bem das pessoas e do planeta, enquanto trabalhamos para empoderar os agricultores".

A Nestlé, por sua vez, declarou que "é a maior compradora de café sustentável e certificado no Brasil" e trabalha "garantindo transparência sobre o preço pago ao produtor e remuneração justa", mas não comentou sobre os valores pagos de bonificação.

Maior produtor mundial de café, o Brasil exporta o grão para 122 países. Estados Unidos (maior consumidor), Alemanha, Itália, Bélgica e Japão são os maiores compradores.

Já os principais concorrentes são Vietnã, Colômbia, Indonésia e Honduras.

Em 2021, de forma geral, foram exportadas 40,5 milhões de sacas, com receita de US$ 6,2 bilhões. Até abril de 2022, já foram exportadas 2.808.573 sacas, com receita de US$ 3,1 bilhões.
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Mensagem por E.R » 13 Jul 2022, 16:01

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A Nestlé lançou uma nova linha de sabores do Nescafé : Cappuccino Doce de Leite, Cappuccino Chocolate Dois Frades, Cappuccino & Negresco, Cappuccino & Alpino e Cappuccino Tradicional.
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Mensagem por E.R » 14 Jul 2022, 14:39

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Mensagem por E.R » 17 Jul 2022, 03:37

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Mensagem por E.R » 21 Jul 2022, 10:53

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Mensagem por E.R » 25 Jul 2022, 06:14

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Mensagem por E.R » 28 Jul 2022, 18:57

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Mensagem por E.R » 31 Jul 2022, 00:50

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Mensagem por E.R » 03 Ago 2022, 01:15

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Fanta Abacaxi e Fanta Pomelo.
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Mensagem por E.R » 06 Ago 2022, 09:49

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Mensagem por E.R » 07 Ago 2022, 20:10

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Mensagem por E.R » 08 Ago 2022, 15:19

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Mensagem por E.R » 11 Ago 2022, 20:51

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https://diariodorio.com/cervejaria-noi- ... ards-2022/

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A Cervejaria Noi, nascida e produzida em Niterói, conquistou no último sábado, em Londres, na Inglaterra, quatro medalhas pela participação no World Beer Awards 2022, um dos mais importantes concursos cervejeiros internacionais.

Para Bárbara Buzin, diretora da Noi, a retomada das premiações é um importante estímulo para o mercado cervejeiro. “A medalha é um reconhecimento da qualidade técnica do nosso trabalho e é muito importante para consolidar a marca Noi como sinônimo de excelência”, comentou.
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Mensagem por E.R » 14 Ago 2022, 08:16

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Mensagem por E.R » 17 Ago 2022, 16:11

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https://diariodorio.com/tijuca-ganha-no ... do-brasil/

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A partir de amanhã, a Tijuca passa a contar com uma unidade da “Go Coffee”.

A rede pioneira no segmento “to go” (que consiste na ideia de que a pessoa compre o seu produto para consumir ao ar livre, em casa ou no trabalho, o famoso “pra viagem”) vai abrir 129ª loja da rede no país, que já conta com o novo conceito de arquitetura 3.0.

A marca chega a Praça Saenz Peña prometendo conquistar os tijucanos e clientes de todas as regiões da cidade com suas receitas exclusivas preparadas com grãos 100% arábica.

Entre os destaques do cardápio da Go Coffee estão os famosos frappes, como o Caramel, à base de creme ou café, bastante caramelo e finalizado com chantilly.

A marca também tem uma linha clássica de cafés, como o espresso, latte, mocha e três tipos de cappuccino: o italiano, o brasileiro e o Go Coffee, com calda de caramelo e chantilly.
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