Espaço para debates sobre assuntos que não sejam relacionados a Chespirito, como cinema, política, atualidades, música, cotidiano, games, tecnologias, etc.
Trecho entre Bahia e Espírito Santo está parcialmente bloqueado desde as 4 horas desta manhã.
Trecho entre Bahia e Espírito Santo está parcialmente bloqueado desde as 4 horas desta manhã.
Desde as 4 horas da manhã, motoristas bloqueiam, parcialmente, a BR-101, que liga o Espírito Santo à Bahia. O motivo da manifestação é protestar contra o aumento dos combustíveis.
Como já dito neste Diário, a intervenção do presidente iletígimo, Jair Bolsonaro, na Petrobras tem como objetivo fazer demagogia com esta parcela da população, impedindo que o fascista tenha reduzida sua base social.
Adquirir conhecimento e experiencia e ao mesmo tempo não dissipar o espirito lutador, o auto-sacrificio revolucionário e a disposição de ir até o final, esta é a tarefa da educação e da auto-educação da juventude revolucionária. '' LEON TROTSKI
O setor de veículos de carga está driblando a escassez de componentes eletrônicos no mercado mundial e vive uma forte expansão neste ano, com entregas já programadas para o segundo semestre de 2022.
De acordo com um levantamento da Federação Nacional da Distribuição de Veículos Automotores, a venda de caminhões novos cresceu quase 50% em 2021, em comparação com o ano passado.
De janeiro a setembro foram vendidos cerca de 30 mil veículos a mais, totalizando cerca de 90 mil unidades. Esse aumento reflete a recuperação da economia, de acordo com a entidade.
O crescimento é puxado pelos pesados, modelos de maior valor agregado e mais demandados pelo agronegócio.
O mesmo ocorre no setor de máquinas, em que o Brasil é referência global no desenvolvimento de tratores, plantadeiras e colheitadeiras, entre outros equipamentos voltados para o campo.
De acordo com previsões da Associação Brasileira da Indústria de Máquinas e Equipamentos, a venda de maquinário agrícola deve crescer entre 30% e 40% em 2021, na comparação com 2020.
O bom resultado se reflete em contratações : hoje há cerca de 60 mil trabalhadores nas indústrias do setor, uma alta de aproximadamente 35% em relação ao ano passado.
Caminhoneiros de todo o país estão decididos a entrar em greve na segunda-feira, 1º de novembro. A disparada no preço do óleo diesel inflamou uma insatisfação da categoria.
A pauta de reivindicações vai muito além do custo nas bombas. A agenda do setor contém ao todo 14 itens, sendo os 4 itens principais :
. A constitucionalidade do piso mínimo de frete;
. Uma nova política de preços da Petrobras;
. Aposentadoria especial;
. Maior fiscalização nas rodovias.
"O principal, hoje, são essas pautas", diz o presidente da Associação Brasileira de Condutores de Veículos Automotores (Abrava), Wallace Landim, o "Chorão", um dos coordenadores da convocação da paralisação.
As outras 10 pautas são :
Caminhão 11 eixos
Caminhoneiros são contra os super rodotrens, caminhões de 11 eixos. Esses caminhões haviam sido proibidos em atendimento a demandas de concessionárias de rodovias e voltaram a ser liberados pelo Conselho Nacional de Trânsito (Contran). São veículos mais caros e que podem tirar alguns autônomos do mercado, dizem líderes.
Voto em trânsito
A permissão de que qualquer seção eleitoral do país possa permitir que o caminhoneiro exerça seu direito de voto caso esteja em viagem a trabalho.
BR do Mar
Caminhoneiros desejam mudanças no projeto do "BR do Mar", texto que incentiva a navegação de cabotagem. A matéria tramita no Senado.
DT-e
A categoria quer uma "trava" do piso no Documento de Transporte Eletrônico (DT-e), que unifica dezenas de documentos utilizados no transporte rodoviário de cargas.
PPDs
Construções de novos pontos de parada e descanso (PPDs) em rodovias brasileiras.
Marco regulatório
O marco regulatório, que está no Senado, define questões como condições de contratação, pagamentos, seguro do caminhão e da carga, contratação direta entre autônomo e embarcador, entre outras.
Renovação de frota
Caminhoneiros autônomos pedem uma cesta de soluções para viabilizar a troca de um caminhão antigo por um novo sem o aumento da frota de veículos no país.
Cargas da Conab
Transportadores querem 30% das cargas da Companhia Nacional de Abastecimento (Conab) para as cooperativas.
INSS pago pelo caminhoneiro
Caminhoneiros querem que a contribuição do INSS seja descontada por mês, e não por viagem, como ocorre atualmente.
Exame toxicológico
Os trabalhadores querem que o Serviço Social do Transporte e o Serviço Nacional de Aprendizagem do Transporte (Sest/Senat) custeiem o exame toxicológico dos profissionais.
O governo federal transformou em lei o projeto aprovado pelo Congresso do "MEI caminhoneiro".
Sem vetos, a sanção presidencial permite que o transportador autônomo de cargas se inscreva como microempreendedor individual caso tenha um faturamento anual de até R$ 251,6 mil.
Pela lei, o valor mensal da contribuição dos caminhoneiros enquadrados como MEI para o Instituto Nacional do Seguro Social (INSS) será de 12% sobre o salário mínimo mensal.
A ideia da lei é estimular a formalização dos caminhoneiros como empresários individuais e atender a um dos pleitos da categoria.
O presidente Jair Bolsonaro (PL) espera que o novo ministro de Minas e Energia, Adolfo Sachsida, consiga encontrar uma solução para o problema dos preços dos combustíveis sem precisar intervir na Petrobras.
O novo ministro foi o autor da ideia de dar uma linha de crédito para caminhoneiros anteciparem valores a serem recebidos pelos fretes.
Geralmente, eles são remunerados somente após a conclusão do serviço e, pelo programa, podem antecipar valores em até 120 dias, com juros de 1,79%.
Relatos de assessores do Planalto afirmam que Bolsonaro se irritou com o último reajuste de preços do diesel, de 8,87%, feito pela Petrobras.
Adquirir conhecimento e experiencia e ao mesmo tempo não dissipar o espirito lutador, o auto-sacrificio revolucionário e a disposição de ir até o final, esta é a tarefa da educação e da auto-educação da juventude revolucionária. '' LEON TROTSKI
Greve já! Contra preço do diesel, caminhoneiros anunciam nova greve Mobilização da categoria pode representar mais uma etapa na crise do governo de Bolsonaro
Caminhoneiros fazem greve contra aumento no preço do diese – Reprodução
Nessa sexta-feira, 11, em nota oficial, o Sindicam-ES (Sindicato dos caminhoneiros do Espírito Santo) reafirmou que a situação dos caminhoneiros é impraticável e declarou em nota oficial:
“O Sindicam/ES, a ACA e a Coopercolog, juntamente com os representantes dos caçambeiros, apoiam esse movimento. Entendemos que a situação dos autônomos ficou insustentável depois de tantos reajustes, seja no preço do diesel ou dos insumos que compõem o dia a dia do caminhoneiro”.
Muitas categorias que são atingidas pela alta dos combustíveis estão se unindo para discutir a organização de uma grande paralização, a imprensa golpista não está divulgando a mobilização e o chamado para greve, até nisso a categoria está sendo cerceada.
Segundo relatos recebidos pelo Wallace Landim, o popular Chorão, líder dos caminhoneiros, “muitos caminhoneiros já pararam seus caminhões por falta de dinheiro para abastecer, e que tem alguns companheiros que estão deixando seus caminhões no destino do frete e voltando pra casa de ônibus por não ter dinheiro para abastecer seus veículos”.
Devido à precificação do petróleo e à entrega das refinarias para o “mercado”, principal aliado na política econômica do ministro Paulo Guedes, que resultou em mais um aumento de R$ 0,40 no litro do Diesel e insumos gerais, o presidente da Associação Fluminense de Transportadores de Carga, Isaac de Oliveira, afirmou que o presidente Jair Bolsonaro já perdeu 80% do apoio que tinha da categoria no início do seu governo:
“Mais uma vez esse governo joga a culpa para os outros. Porque quem bota e tira o presidente e quem é o sócio majoritário da Petrobrás, que é o governo. Se ele não tomar essa atitude é porque ele não quer, o presidente não cumpriu a palavra dele. Ele continua com esses presidentes fantoches da Petrobrás que fazem exatamente o que ele quer. A situação se tornou insustentável”.
O chamado de greve está sendo feito pelos caminhoneiros e se estende aos taxistas, motoristas de fretes e aplicativos que dependem do combustível para trabalhar.
Assista ao chamado de Wallace nas redes sociais nesta última sexta-feira, 11:
As soluções para o problema da alta dos preços atual pode vir de diversas ações, como por exemplom a revogação da política de preços da empresa, chamada de PPI (Preço de Paridade Internacional), instituída no governo Temer, a qual o ex-presidente Lula já afirmou em sua campanha eleitoral, que vai extinguir e reestatizar a companhia.
“Nós não vamos manter o preço dolarizado. Eu acho que os acionistas de Nova York, os acionistas do Brasil, têm direito de receber dividendos quando a Petrobras der lucro, mas é importante que a gente saiba que a Petrobras tem que cuidar do povo brasileiro”, afirmou Lula em uma entrevista a Rede de Rádios do Paraná (RDR).
Para o ex-presidente, não faz sentido que os acionistas da empresa enriqueçam enquanto a população brasileira tenha de se prejudicar economicamente.
“Eu não posso enriquecer um acionista americano e empobrecer a dona de casa que vai comprar um quilo de feijão e paga mais caro por causa do preço da gasolina”, argumentou Lula.
A solução para a categoria que pode literalmente parar o país, é a greve e as urnas em outubro, com Fora Bolsonaro e Lula Presidente.
Adquirir conhecimento e experiencia e ao mesmo tempo não dissipar o espirito lutador, o auto-sacrificio revolucionário e a disposição de ir até o final, esta é a tarefa da educação e da auto-educação da juventude revolucionária. '' LEON TROTSKI
E com a ajuda da ''esquerda radical'' que não fez porra nenhuma em 4 anos.
Adquirir conhecimento e experiencia e ao mesmo tempo não dissipar o espirito lutador, o auto-sacrificio revolucionário e a disposição de ir até o final, esta é a tarefa da educação e da auto-educação da juventude revolucionária. '' LEON TROTSKI
O governo federal editou uma medida provisória que permite a revisão da tabela do frete sempre que houver oscilação superior a 5% no preço do óleo diesel em relação ao preço de referência.
O gatilho anterior para o aumento dos valores do frete era de 10%.
A medida foi tomada para aliviar a pressão dos caminhoneiros ao governo diante da escalada do preço dos combustíveis.