Tecnologia

Espaço para debates sobre assuntos que não sejam relacionados a Chespirito, como cinema, política, atualidades, música, cotidiano, games, tecnologias, etc.
Avatar do usuário
E.R
Membro
Membro
Mensagens: 103915
Registrado em: 01 Fev 2009, 19:39
Programa CH: Chaves
Time de Futebol: Flamengo
Localização: Rio de Janeiro
Curtiu: 4913 vezes
Curtiram: 1900 vezes

Tecnologia

Mensagem por E.R » 18 Mai 2022, 19:59

NOTÍCIAS
Imagem
Imagem

Chapolin Gremista
Banido
Banido
Mensagens: 7100
Registrado em: 03 Fev 2009, 00:22
Programa CH: Chapolin
Time de Futebol: Grêmio
Localização: Viamão - RS
Curtiu: 223 vezes
Curtiram: 137 vezes

Tecnologia

Mensagem por Chapolin Gremista » 20 Mai 2022, 08:43

Tecnologia
Open source é o mesmo que Software Livre?
A criação colaborativa de softwares e sua distribuição precisam visar o bem de toda a humanidade, e não se deixar restringir a um modelo de negócio.

ImagemSoftwares Livre X Open Source – Montagem – DCO

Emmanuel Ferro – ColTec (Coletivo de Tecnologia do PCO)

A discussão proposta nesse artigo tem como base o documentário Revolution OS disponibilizado com legendas pelo canal Diolinux no Youtube, disponível aqui.


Revolution OS foi produzido em 2001 para contar a história de 20 anos da GNU, do Linux, do Open Source, e do movimento Software Livre. Dirigido por J. T. S. Moore, o filme mostra em 1 hora e 25 minutos entrevistas com os principais atores desse movimento, hackers e empresários como Richard Stallman, Michael Tiemann, Linus Torvalds, Larry Augustin, Eric S. Raymond, Bruce Perens, Frank Hecker e Brian Behlendorf.

Todo esse movimento nasceu com militância de Richard Stallman, engenheiro do Massachusetts Institute of Technology (MIT), em oposição ao surgimento do software proprietário em 1976, evento marcado pela publicação de uma carta aberta escrita por Bill Gates (co-fundador da Microsoft) intitulada “Carta Aberta aos Hobbystas”. Nesse documento, Gates expressa indignação e preocupação com o compartilhamento de software, prática corrente desde os primórdios da programação de computadores, e propõe um novo modelo com base na cobrança de royalties e na proteção da propriedade intelectual.

A gênese do movimento Software Livre é o surgimento do projeto GNU, de Richard Stallman, criado com a intenção de oferecer um sistema operacional (SO) baseado em UNIX, que pudesse ser mantido pela comunidade e disponibilizado sem restrições a qualquer pessoa. O Projeto GNU produziu um arcabouço legal através da GPL (General Public License), que serviu de base para um amplo movimento ideológico focado na produção colaborativa de software e no compartilhamento irrestrito dessas soluções. A GPLv3 é até hoje a licença de Software Livre mais usada no mundo. (Saiba mais). https://www.gnu.org/licenses/gpl-3.0.html

O projeto GNU permaneceu relativamente anônimo até 1991 quando incorporou o kernel Linux, desenvolvido pelo finlandês Linus Torvalds. O Linux trouxe o conceito de microkernel, permitindo modularizar o SO e tornando-o muito flexível, sendo uma inovação frente ao kernel monolítico do MS-Windows, uma peça única de software. Essa característica permitiu que milhares de pessoas criassem e melhorassem separadamente as partes constituintes do GNU/Linux, criando um ciclo de evolução por partes, enquanto seu concorrente era obrigado a gerar uma nova versão do SO a cada modificação significativa. A modularização do GNU/Linux facilitou seu desenvolvimento, o que rapidamente fez dele um concorrente à altura dos rivais.

O tema do Software Livre ganhou força com a evolução do GNU/Linux. Em 1998, um usuário de computadores australiano requereu na justiça de seu país, e obteve êxito, com a devolução do valor pago pela licença do Windows que veio em seu computador. A prática da venda casada de hardware e software fez da Microsoft a empresa mais rica do mundo. A partir dessa iniciativa, muitos entusiastas do Software Livre passaram a contestar o modelo de negócios da Microsoft. O episódio na Austrália ensejou um grupo de 150 ativistas a realizarem um protesto em frente a sede da Microsoft na Califórnia, conquistando o direito de comprar um notebook sem Windows nos Estados Unidos. No Brasil, vários usuários solicitaram o ressarcimento a ponto de alguns fabricantes passarem a disponibilizar uma opção com Linux.

Hoje, muita gente trata open source como sinônimo de Software Livre, mas isso não está correto. Bruce Perens e Eric Raymond criaram o Manifesto Open Source com a preocupação de dar um sentido prático e empresarial ao movimento do Software Livre. A posição de Parens sobre o assunto pode ser vista neste trecho. No instante 1:03:50 do documentário Eric Raymond é questionado se a prática de compartilhar software pelo bem das pessoas não seria algo comunista, ao que ele responde enfaticamente: “Absolutamente sem sentido, fico com muito raiva quando fazem isso”. Para Raymond, comunismo é uma ideologia que força as pessoas a compartilharem, sob a ameaça de prisão ou de morte, enquanto que open source estimula o compartilhamento voluntário. Esse é um argumento desprovido de qualquer reflexão sobre uma doutrina política estudada há mais de um século, e é uma afirmação absurda, para não dizer estúpida, difícil de se esperar de um gênio da programação.

A ginástica mental de Raymond para afastar a ideia de que compartilhar e cooperar são características do comunismo o levou a buscar distância do termo Software Livre (Free Software em inglês) exatamente para evitar a palavra Free, que é a mesma em inglês tanto para livre quanto para grátis, sendo um desconforto para um capitalista e sua busca constante pela mais-valia.

Stallman, por outro lado, afirma que o Movimento Open Source foca em vantagens práticas, enquanto a sua visão expressa no termo Software Livre enxerga algo bem mais importante que é a liberdade em cooperar e constituir uma comunidade. Isso diz respeito a melhorar a qualidade de vida, o que implica no surgimento de uma sociedade melhor. Confira o depoimento de Richard Stallman (veja).



Certamente nenhum desses hackers nunca foi simpático ao comunismo, mas ainda assim todos eles perceberam, à sua maneira, como a burguesia busca se apropriar rapidamente das inovações. Constataram igualmente como estas inovações encontram um ambiente favorável para florescer quando a liberdade criativa se alia ao cooperativismo. Isso explica como o Linux saiu de 10.000 linhas de código no início da década de 1990 para se tornar quase uma unanimidade entre os servidores de aplicação anos mais tarde, a despeito de concorrer com uma empresa multibilionária. Hoje, as grandes empresas de TI se renderam ao Linux, inclusive a Microsoft, que investe milhões no desenvolvimento de soluções Open Source que lhe interessam diretamente.

Os conceitos de Open Source e Software Livre estão tão próximos a ponto de não constituir-se um absurdo total afirmar que são a mesma coisa, pois ambos implicam na publicidade do código fonte e portanto afastam igualmente a propriedade intelectual sobre o software. No entanto, o propósito a que cada termo atende nos obriga a refletir sobre as implicações políticas de criar tecnologia de forma colaborativa, e da importância que o compartilhamento irrestrito dessa tecnologia tem para o equilíbrio e a prosperidade da humanidade. Não podemos aceitar que tudo isso seja apenas um modelo de negócios, que em algum momento torne alguém capaz de acumular riqueza a partir do trabalho de uma comunidade, mesmo que todos nessa comunidade se beneficiem de alguma forma. Cooperar e compartilhar são uma forma de resolver juntos problemas que afetam a todos e a disponibilidade de levar esta resolução a outras pessoas.

É triste constatar que aquilo que surgiu do idealismo de hackers apaixonados dividiu-se posteriormente entre o idealismos libertário e um mero modelo de negócios que, embora seja igualmente progressista, busca distanciar-se das implicação políticas guardadas no cerne do movimento. Dessa forma, imbuídos da rebeldia inata aos hackers, os revolucionários da tecnologia, devemos preferir o uso do termo original “Software Livre” em oposição ao termo Open Source, ou mesmo seu equivalente em português Código Aberto. Fazemos isso para destacar as qualidades libertárias e socialistas que o movimento sempre teve, mesmo que estas qualidades tenham se revelado a contragosto e à revelia de alguns de seus criadores pioneiros.

https://www.causaoperaria.org.br/artigo ... are-livre/
Adquirir conhecimento e experiencia e ao mesmo tempo não dissipar o espirito lutador, o auto-sacrificio revolucionário e a disposição de ir até o final, esta é a tarefa da educação e da auto-educação da juventude revolucionária. '' LEON TROTSKI

Avatar do usuário
E.R
Membro
Membro
Mensagens: 103915
Registrado em: 01 Fev 2009, 19:39
Programa CH: Chaves
Time de Futebol: Flamengo
Localização: Rio de Janeiro
Curtiu: 4913 vezes
Curtiram: 1900 vezes

Tecnologia

Mensagem por E.R » 20 Mai 2022, 08:58

Caralho, até nesse tópico meterem política no meio. Devem meter política no meio até de sexo.

--
NOTÍCIAS
Imagem
Imagem

Chapolin Gremista
Banido
Banido
Mensagens: 7100
Registrado em: 03 Fev 2009, 00:22
Programa CH: Chapolin
Time de Futebol: Grêmio
Localização: Viamão - RS
Curtiu: 223 vezes
Curtiram: 137 vezes

Tecnologia

Mensagem por Chapolin Gremista » 20 Mai 2022, 09:00

Tudo é político, principalmente essa questão do software livre.
Adquirir conhecimento e experiencia e ao mesmo tempo não dissipar o espirito lutador, o auto-sacrificio revolucionário e a disposição de ir até o final, esta é a tarefa da educação e da auto-educação da juventude revolucionária. '' LEON TROTSKI

Avatar do usuário
E.R
Membro
Membro
Mensagens: 103915
Registrado em: 01 Fev 2009, 19:39
Programa CH: Chaves
Time de Futebol: Flamengo
Localização: Rio de Janeiro
Curtiu: 4913 vezes
Curtiram: 1900 vezes

Tecnologia

Mensagem por E.R » 20 Mai 2022, 09:01

Chapolin Gremista escreveu:
20 Mai 2022, 09:00
Tudo é político.
Nem tudo, graças a Deus.
Imagem
Imagem

Avatar do usuário
Barbano
Administrador
Administrador
Mensagens: 43832
Registrado em: 28 Jan 2009, 13:29
Time de Futebol: São Paulo
Localização: São Carlos (SP)
Curtiu: 1673 vezes
Curtiram: 3371 vezes

Tecnologia

Mensagem por Barbano » 20 Mai 2022, 17:37

E.R escreveu:
20 Mai 2022, 08:58
Caralho, até nesse tópico meterem política no meio. Devem meter política no meio até de sexo.
"Vem querida, vou te fuder igual o Bolsonaro fudeu com o Brasil" :corona:

Avatar do usuário
E.R
Membro
Membro
Mensagens: 103915
Registrado em: 01 Fev 2009, 19:39
Programa CH: Chaves
Time de Futebol: Flamengo
Localização: Rio de Janeiro
Curtiu: 4913 vezes
Curtiram: 1900 vezes

Tecnologia

Mensagem por E.R » 20 Mai 2022, 17:38

Barbano escreveu:
20 Mai 2022, 17:37
E.R escreveu:
20 Mai 2022, 08:58
Caralho, até nesse tópico meterem política no meio. Devem meter política no meio até de sexo.
"Vem querida, vou te fuder igual o Bolsonaro fudeu com o Brasil" :corona:
E o PT também. :gaspar:
Esses usuários curtiram o post de E.R (total: 1):
Barbano
Imagem
Imagem

Avatar do usuário
JF CH
Membro
Membro
Mensagens: 15961
Registrado em: 29 Dez 2015, 14:02
Programa CH: Chapolin
Time de Futebol: Santos
Localização: Dourados-MS
Curtiu: 980 vezes
Curtiram: 901 vezes

Tecnologia

Mensagem por JF CH » 20 Mai 2022, 20:11

Rapaz, se juntar os dois dá uma foda e tanto.
Esses usuários curtiram o post de JF CH (total: 1):
E.R
JF CH
Usuário do Fórum Chaves desde 29 de Dezembro de 2015
Campeão do De Que Episódio é Essa Foto? - Edição 2016
Usuário do Mês de Outubro/2016, Janeiro/2018, Maio/2019, Janeiro/2020 e Setembro/2020

F42 escreveu:
18 Abr 2021, 21:26
com todo o perdão da palavra e com toda a certeza que eu serei punido, piada é a cabeça da minha piroca! porra mano, eu tive que adicionar seu nome como "pseudo" pré candidato a moderação lá no datafórum e você agora fala que é piada? o que vc tem na sua cabeça, mano?
piadaitaliano/

Avatar do usuário
E.R
Membro
Membro
Mensagens: 103915
Registrado em: 01 Fev 2009, 19:39
Programa CH: Chaves
Time de Futebol: Flamengo
Localização: Rio de Janeiro
Curtiu: 4913 vezes
Curtiram: 1900 vezes

Tecnologia

Mensagem por E.R » 28 Mai 2022, 19:30

NOTÍCIAS
Imagem
Imagem

Avatar do usuário
E.R
Membro
Membro
Mensagens: 103915
Registrado em: 01 Fev 2009, 19:39
Programa CH: Chaves
Time de Futebol: Flamengo
Localização: Rio de Janeiro
Curtiu: 4913 vezes
Curtiram: 1900 vezes

Tecnologia

Mensagem por E.R » 07 Jun 2022, 12:05

NOTÍCIAS
O ESTADO DE S.PAULO

A pandemia e a guerra entre Rússia e Ucrânia estão forçando um rearranjo na cadeia global de produção de semicondutores. O item se tornou símbolo das dificuldades de uma economia globalizada que tem a maior parte de sua fabricação concentrada na Ásia. Os chips são essenciais a produtos que vão de brinquedos e rádios a pilha até supercomputadores e carros autônomos.

Após uma onda de fechamento de fábricas por falta de componentes, especialmente na indústria automotiva, vários governos, como o dos Estados Unidos e os da União Europeia, abriram seus cofres para atrair novas fábricas ou ampliar as fábricas já existentes.

O governo americano espera aprovação do Senado de US$ 52 bilhões para essa finalidade. A União Europeia já liberou US$ 45 bilhões

O problema de escassez persiste e deve se estender até 2024 ou 2025.

Para este ano e o próximo estão programadas inaugurações de 29 fábricas. Os investimentos dessa leva de empresas somam cerca de R$ 140 bilhões.

A maioria delas será instalada na própria Ásia – oito em Taiwan, oito na China e duas na Coreia do Sul. Os três países já concentram cerca de 80% da produção mundial, mas especialistas esperam que o movimento de desconcentração altere esse mapa.

Outros grandes destinos são Estados Unidos e Alemanha. “As indústrias vão continuar dependentes da Ásia, mas com novas capacidades indo também para outras regiões”, avalia Carlos Libera, sócio da consultoria Bain & Company. “Pelo menos uma parte da demanda vai ser suprida pelas fábricas que estão surgindo nos outros países, até por uma questão de segurança.”

A Intel, uma das gigantes no setor, anunciou este ano duas novas fábricas nos Estados Unidos e uma na Alemanha.

Carlos Augusto Buarque, diretor de marketing da Intel Brasil, explica que a intenção do grupo é diversificar sua cadeia de suprimentos. “Nosso objetivo é um equilíbrio de 50% da oferta nas Américas e na Europa e os outros 50% na Ásia até 2030.”

Até o Brasil, onde a atividade ligada a semicondutores é limitada à fase final de montagem, chamada de encapsulamento, decidiu participar do movimento, após vários encontros com representantes de setores como automotivo e eletroeletrônicos.

O Ministério da Economia promete apresentar neste mês ou início do próximo um programa que deve conter medidas como a desoneração da cadeia de produção de semicondutores, apoio à pesquisa e desenvolvimento, formação e capacitação de profissionais e facilitação de importações. O setor tem hoje cerca de 20 empresas, segundo a Associação Brasileira da Indústria de Semicondutores (Abisemi).

A ampliação da capacidade de produção de semicondutores já estava nos planos das grandes corporações em razão da superdemanda por chips que virá da tecnologia 5G, dos carros elétricos e autônomos, da internet das coisas e da inteligência artificial. “Os sensores serão o grande vetor de crescimento da indústria mundial”, diz Márcio Kanamaru, sócio líder de Tecnologia, Mídia e Telecomunicações da KPMG no Brasil.

Relatório de mercado feito pela Semi, associação global de fabricantes de eletrônicos, cita que 86 novas fábricas ou expansões de plantas já ativas foram anunciadas para o período de 2020 a 2024. 

Das plantas que já iniciaram atividades – como a da Bosch na Alemanha, em 2021 – e daquelas que estão em construção, 15 ficarão em Taiwan, 14 na China, nove na Europa, oito nas Américas, sete na Coreia do Sul, seis no Japão e pelo menos uma na Índia.

Uma fábrica leva em média dois anos para ficar pronta. Alguns grupos ainda não anunciaram os locais das novas unidades. Segundo a Semi, essas novas plantas devem ampliar a capacidade produtiva atual em 20% a 40%.

A expectativa dos executivos do setor de semicondutores é de que em oito a dez anos a indústria dobre sua capacidade de produção global, com mais fábricas ou aumento de produtividade.

Hoje os semicondutores são o quarto produto mais comercializado no mundo, atrás de óleo cru, veículos e peças e óleo refinado. Um automóvel moderno, por exemplo, tem até 1,5 mil semicondutores, informa a KPMG. Um carro elétrico terá por volta de 3 mil, diz um executivo da Ford.

Com nove fábricas nos Estados Unidos, Costa Rica, Irlanda, Israel, China, Vietnã e Malásia, a americana Intel vai investir US$ 38,2 bilhões nas três novas unidades previstas para entrar em operação em 2025.

As duas plantas americanas vão dar origem a um complexo que futuramente poderá abrigar até oito fábricas, tornando-se um dos maiores locais de produção de semicondutores do mundo. Outros US$ 20 bilhões estão sendo gastos em duas novas operações no complexo do Arizona, para início de atividades em 2024. 

A Bosch inaugurou sua segunda fábrica de semicondutores na cidade alemã de Dresden em julho passado, com investimento de US$ 1,07 bilhão, o maior valor gasto em um único projeto na história da empresa. Em outubro, o grupo anunciou mais US$ 428 milhões para ampliação dessa unidade e da mais antiga, em Reutlingen. Além disso, está construindo um centro de testes na Malásia.

A coreana Samsung também informou recentemente que vai construir uma nova fábrica de semicondutores no Texas (EUA), plano estimado em US$ 17 bilhões. Outro que vai ampliar atuação no mercado americano é a TSMC, grupo de Taiwan considerado o maior do mundo em produção terceirizada. A empresa pretende gastar US$ 12 bilhões em uma planta no Arizona e tem vários outros projetos, em especial na Ásia. 
Imagem
Imagem

Avatar do usuário
E.R
Membro
Membro
Mensagens: 103915
Registrado em: 01 Fev 2009, 19:39
Programa CH: Chaves
Time de Futebol: Flamengo
Localização: Rio de Janeiro
Curtiu: 4913 vezes
Curtiram: 1900 vezes

Tecnologia

Mensagem por E.R » 07 Jun 2022, 19:59

NOTÍCIAS
Imagem
Imagem

Avatar do usuário
E.R
Membro
Membro
Mensagens: 103915
Registrado em: 01 Fev 2009, 19:39
Programa CH: Chaves
Time de Futebol: Flamengo
Localização: Rio de Janeiro
Curtiu: 4913 vezes
Curtiram: 1900 vezes

Tecnologia

Mensagem por E.R » 09 Jun 2022, 15:46

NOTÍCIAS
Imagem
Imagem

Avatar do usuário
E.R
Membro
Membro
Mensagens: 103915
Registrado em: 01 Fev 2009, 19:39
Programa CH: Chaves
Time de Futebol: Flamengo
Localização: Rio de Janeiro
Curtiu: 4913 vezes
Curtiram: 1900 vezes

Tecnologia

Mensagem por E.R » 13 Jun 2022, 19:22

NOTÍCIAS
Imagem
Imagem

Avatar do usuário
E.R
Membro
Membro
Mensagens: 103915
Registrado em: 01 Fev 2009, 19:39
Programa CH: Chaves
Time de Futebol: Flamengo
Localização: Rio de Janeiro
Curtiu: 4913 vezes
Curtiram: 1900 vezes

Tecnologia

Mensagem por E.R » 16 Jun 2022, 15:47

NOTÍCIAS
Imagem
Imagem

Avatar do usuário
E.R
Membro
Membro
Mensagens: 103915
Registrado em: 01 Fev 2009, 19:39
Programa CH: Chaves
Time de Futebol: Flamengo
Localização: Rio de Janeiro
Curtiu: 4913 vezes
Curtiram: 1900 vezes

Tecnologia

Mensagem por E.R » 18 Jun 2022, 19:34

NOTÍCIAS
Imagem
Imagem

Responder